TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, dezembro 24, 2008

LULA COMANDA A AÇÃO GOLPISTA BOTOCUDA

Clique sobre a imagem para ver ampliadas as propostas golpistas do PT

A revista Veja contendo a retrospectiva 2008 e a perspectiva 2009, já está nas bancas. Destaco dessa edição de final de ano a perspectiva mais sombria de 2009, ou seja, a ação golpista do PT que tentará emplacar o terceiro mandato de Lula ou, pelo menos, uma prorrogação.

Se Lula fosse um verdadeiro democrata mandaria os botocudos pararem a ação golpista. Mas tolera de forma malandra e solerte.

Neste caso, o blog entrará em 2009 mandando fogo sem parar nos botocudos.

Leiam esta excelente reportagem de Expedido Filho. Como sempre a Veja é a única publicação brasileira decente e comprometida com a democracia e a liberdade.

A Semana Brasil
Eles não desistem

Na agenda dos aliados do governo para 2009, está o terceiro mandato para Lula. Se não der, quem sabe uma prorrogação


Expedito Filho

Alan Marques/Folha Imagem

Palavra do presidente
Ele nega que queira ficar, mas deixa o barco correr

VEJA TAMBÉM
Nesta reportagem
Quadro: As propostas


Há duas semanas, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deu seqüência ao projeto de reforma política, por meio de um parecer que altera o calendário eleitoral a partir de 2010.

De acordo com as propostas reunidas nesse parecer, os mandatos dos cargos executivos são estendidos de quatro para cinco anos, acaba a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos e o voto deixa de ser obrigatório, entre outras modificações (veja o quadro).

Parece bom, mas é preciso muito cuidado nessas horas. Reforma política é uma daquelas idéias que, exemplares no papel, correm o risco de se transformar em monstrengos casuísticos na realidade.

O bicho-papão mais feio que pode emergir dela é a possibilidade legal de permitir uma terceira eleição consecutiva a Lula ou até mesmo de prorrogar sua permanência no Palácio do Planalto.

Esse golpe branco é aventado com mais intensidade sempre que é anunciado um pico de aprovação do presidente.

Nessas horas, surgem petistas e aliados do governo que tentam vender gato por lebre. Ou seja, popularidade por legitimidade para esculhambar as instituições. O deputado Carlos Willian de Souza, do PTC de Minas Gerais, disciplinado soldado da tropa de choque oficial, é uma das vozes do casuísmo mais estridentes.

Ele anunciou que, em fevereiro próximo, tão logo sejam reabertos os trabalhos legislativos, vai materializar a proposta de re-reeleição de Lula.

"Há vários deputados que, apesar de se dizerem contrários em público, no momento propício votarão pela possibilidade de mais um mandato do presidente", anima-se Willian.

São remotas as chances de aprovação em tempo hábil de uma emenda constitucional específica que permita o terceiro mandato para Lula, mas os planos alternativos e silenciosos continuam em andamento.

No esboço do primeiro parecer da CCJ, por exemplo, algumas propostas reunidas pelo deputado-mensaleiro João Paulo Cunha, do PT, previam o fim da reeleição para os futuros governantes, mas nada falavam sobre o mandato do atual presidente.

O deputado Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, enxergou uma omissão intencional. "Criava-se o vazio e ponto final. Sem lei autorizando nem proibindo, o presidente poderia ser candidato a um terceiro mandato", explicou o parlamentar, que exigiu a retirada dessas propostas.

Os petistas reagiram com veemência. "A oposição está enxergando fantasmas em pleno meio-dia", ironizou o deputado João Paulo Cunha, apoiado pelo também mensaleiro José Genoíno. "A reação deles mostra que a nossa desconfiança fazia sentido", devolveu Caiado.

Andre Dusek/AE

Mensaleiro
João Paulo Cunha acha que a oposição vê fantasmas. Mas que "los hay, los hay"

O fato é que, na ausência de candidatos viáveis à Presidência da República, o petismo e suas adjacências resistem a entregar a rapadura. Além da proposta do deputado Carlos Willian, serão analisadas na Comissão de Constituição e Justiça mais de duas dezenas de emendas tratando da duração de mandatos e data de eleições.

Está na combinação de duas propostas já consideradas constitucionais pelos parlamentares o que os petistas chamam de plano B. Em vez de realizar um pleito a cada dois anos, o Brasil teria eleições gerais.

Assim, presidente, governadores, prefeitos, deputados federais e estaduais e vereadores seriam escolhidos numa mesma eleição.

A malandragem é que os mandatos do presidente, governadores, senadores e deputados acabam em 2010, enquanto os dos prefeitos e vereadores que estão para tomar posse, apenas em 2012.

Ou seja: para unificar tudo seria necessário alongar os atuais mandatos dos cargos executivos em mais dois anos.

Defensor mais barulhento dessa proposta, o deputado petista Devanir Ribeiro – que no início do ano articulou a realização de um plebiscito sobre o terceiro mandato presidencial – jura que ela nada tem a ver com a permanência de Lula por mais tempo no poder. É claro que não, Devanir... Eles não desistem.

4 comentários:

BOOTLEAD disse...

Amigos e Amigas,

"Tratemos da esperança nos dois sentidos possíveis da palavra: o que tenta despertar os homens para a fraternidade universal, com todas as suas implicações morais, e o que acena para a vida eterna.

Precisamos do Cristo não porque os homens se esquecem de ter fé, mas porque, com freqüência, eles abandonam a Razão".
Reinaldo Azevedo

Desejo a todos os meus amigos, um Natal de muita reflexão.

Hoje a meia-noite, horário em que habitualmente brindamos e abraçamos nossos afetos, estarei também em pensamento, lhes dando um grande abraço.

P A Z
Bootlead

Atha disse...

Se a Bôda Moda pegá, PT/Lula não vai escapá pois os "companheiros" já começam a ser derrubados por serem corrompidos, mas aqui, até agora conseguiram escapá. Juiz investigará ex-presidente Kirchner por suposta corrupção.

O ex-presidente da Argentina, Néstor Kirchner, será investigado por um tribunal em conexão com acusações de corrupção. Um juiz disse que também serão levantados alguns aspectos dos vínculos de Kirchner com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Kirchner, que não quis fazer declarações sobre o caso, é o marido da atual presidente argentina, Cristina Fernández. A investigação será feita a pedido da líder da oposição e ex-candidata à Presidência, Elisa Carrió.

Os investigadores disseram que as evidências apresentadas por Carrió são suficientes para justificar a abertura de inquérito. Carrió garante que o ex-presidente e alguns altos funcionários de seu governo firmaram importantes contratos de construção a determinadas empresas em troca de dinheiro.

A investigação também vai examinar um contrato assinado por Kirchner e Chávez em 2004. O documento previa que a Argentina compraria combustível venezuelano e a Venezuela, produtos manufaturados argentinos.

A acusação, contudo, diz que US$ 90milhões de recursos públicos argentinos destinados para este fim desapareceram sem deixar rastro. Um tribunal nos Estados Unidos condenou a penas de prisão dois empresários venezuelanos por atuarem ilegalmente como agentes do governo da Venezuela em território americano em uma iniciativa para silenciar um homem que tentou entrar na Argentina com uma maleta com US$ 800 mil.

A mala foi apreendida no aeroporto de Buenos Aires em agosto de 2007.
Segundo evidências e depoimentos no julgamento, o dinheiro vinha da PDVSA, a estatal venezuelana do petróleo, e foi enviado por Caracas para financiar a campanha eleitoral à Presidência de Cristina Fernández de Kirchner.

Concluindo, o PT fez o mesmo, quando o Padre Medina, enviado das FARC, foi portador de um Cheque entregue ao PT para a campanha de Lula que o conduziu ao primeiro mandato e devidamente documentado por um Agente da ABIN, que foi convocado a prestar depoimento na CPI de Pizza, desde então, nada mais se falou. São todos mui hermanos con los miesmos costumbres.

Anônimo disse...

A politica no Brasil cada vez pior!

Anônimo disse...

quem será o candidato do pt em 2010?