TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, agosto 10, 2009

A VERDADE SOBRE OS OBJETIVOS DA UNASUL

Segue após este prólogo, excerto de artigo que está no site UnoAmérica (banner/link permanente na coluna ao lado) que analisa a decisão do presidente da Colômbia de não participar do encontro botocudo-bolivariano da dita Unasul que se realizou hoje no Equador. Ao mesmo tempo resume os fatos que cercaram o aparecimento dessa organização e questiona a sua legitimidade.

Como vocês têm notado, deste que se iniciou a crise hondurenha tenho destacado as notícias e análises de contexto latino-americano. Não que isso antes fosse menos importante, mas o episódio de deposição de Zelaya em Honduras foi um acontecimento ímpar, um fato que passou a ser exemplar e que questiona de forma concreta a escalada comuno-fascista liderada principalmente pelo tiranete venezuelano Hugo Chávez. Foi como eviscerar a América Latina expondo aos olhos da população do continente as entranhas do insidoso processo de cubanização em curso na região sob a orientação e os auspícios do Foro de São Paulo, a organização comunista da qual Lula é um dos principais chefes.

O debate político brasileiro não pode se dar à revelia do que acontece no contexto latino-americano, já que o governo do PT é parte integrante e ativa dessa insana marcha de retrocesso político e econômico. Político no sentido de que a democracia está sendo solapada em todo o Continente, com poucas exceções; e econômico, porque a hegemonia comuno-botocuda, caso prevaleça, resultará em atraso com a conseqüente miséria da população da região

Eis o excerto do texto do site da UnoAmérica em tradução livre e ligeira e, ao final, o link para leitura na íntegra:


O chavismo assegura que a União Européia foi o modelo inspirador da Unasul; que esta buscava criar a “identidade sul-americana”, como se esta não existisse. A construção da Unasul pouco ou nada tem em realidade a ver com o espírito liberal, inclusivo e democrático que tornou possível a criação da União Européia. Na criação da EU não interveio a visão sectária que inspira a Unasul. É como se a União Européia tivesse sido fundada excluindo a Europa do Sul, qual seja Portugal, Espanha, Itália, Grécia e unicamente com os países da Europa do Norte.

Por outro lado, a Unasul foi criada como uma arma contra a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), o grande projeto de zona de livre comércio, do Alasca até a Patagonia, que o governo de George Busch propôs em 1990 ao Continente.

Contra essa zona de livre comércio, o castrismo e suas variantes recentes, como o pretendido “bolivarismo”, se opuseram com furor. Não é demais recordar que a guerrilha zapatista do chamado “subcomandante Marcos”, justificou sua violenta aparição no México como uma resposta à proposta da ALCA. Se a Unasul tem uma “filosofia”, esta é a do rechaço e do ódio ao sistema liberal-capitalista. A Unasul nasceu sob o signo do grande temor que inspira a alguns o desenvolvimento da colaboração econômica, jurídica e política entre os países do continente americano.

A Unasul é o resultado, pois, de um sectarismo e de um cálculo político solapado e intolerante, justificável unicamente desde a perspectiva utópica neo-marxista, contrária ao ideal democrático. Para se oporem à ALCA, os atores “antiimperialistas” tiveram que inventar uma série de imposturas: que a agricultura mexicana havia sido “devastada” pelo acordo de livre comércio com os Estados Unidos, que o país de Juarez ia diretamente em direção à crise total e no caminho de uma “recessão profunda”. Nenhuma dessas falsas profecias se cumpriu. Leia MAIS – Read MORE in spanish - Use translation tool for any languages

5 comentários:

mvdsister disse...

Aluizio: Escutei hoje um comentário de que o Unasul não existe juridicamente, pq nem todos os parlamentos da região aprovaram sua constituição. Você sabe alguma coisa sobre isso?

Aluizio Amorim disse...

Não li exatamente sobre esta hipótese, mas é bem colocada e procedente juridicamente. É provável que realmente não tenha passado pelo crivo do parlamento da totalidade dos países. A OEA levou muito tempo para ser criada. Não há dúvida que a UNASUL é uma organização de validade questionável jurídica, até porque já existe a OEA, embora esta também já tenha sido aparelhada pela idiotia comuno-fascista que está estraçalhando a America Latina.
Grato pelo seu comentário.

Anônimo disse...

Prezado jornalista Aluizio Amorim,
não entendo sua posição relativo aos interesse do Brasil na região,onde está em jogo a liderança regional do nosso País.
Me parace que você está defendendo os interesses norte-americanos.Se a região sul-americana fica cada vez mais integrada,isto é bom para o desenvolvimento da nossa região e contradizendo assim, o interesse dos EUA.Os EUA tem o interesse de impor sua influência regional,política,econômica,etc em nossa região e quer ser o 'jóio no meio do trigo' para desfragmentar a região,onde os americanos não gostaram nem um pouco de criar um conselho de defesa da américa do sul.
Pelo amor de Deus,para de puxar saco dos EUA!
Tem que olhar os interesses brasileiros!

Anônimo disse...

imperialistas neoliberales vende patrias !!!!!!!

Anônimo disse...

"Interesses brasileiros" nesse caso seria pouxar saco de Cuba, ao que parece.