TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, novembro 26, 2009

TRANSFORMADOR GIGANTE CHEGA A ITAIPU

Chegou na noite desta quarta (25) à Usina de Itaipu, no Paraná, um novo transformador que ficará de reserva para duas unidades geradoras de energia. A máquina veio de Blumenau, em Santa Catarina.

A viagem demorou quase 30 dias. O transformador pesa 150 toneladas e mede seis metros de comprimento por cinco e meio de altura.

Por causa do tamanho, a peça foi transportada em um caminhão especial e todo percurso foi acompanhado pela Polícia Rodoviária. A usina informou que a aquisição do novo transformador nada tem a ver com o apagão do início do mês. Do site da TV Globo

MEU COMENTÁRIO: Claro que pode ser coincidência a encomenda desse transformador ao fabricante em Blumenau justamente nesse momento de evidente crise energética no Brasil. Esse transformador foi fabricado pela catarinense WEG que possui uma fábrica de transformadores em Blumenau, aqui em Santa Catarina (Veja mais sobre isso no final deste post).

Refiro-me à crise energética porque estão ocorrendo apagões com freqüencia supreendente em vários pontos do Brasil, como o Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, segundo o noticiário nacional dessa quarta-feira.

Também já me referi aqui no blog ao fato de que o cotidiano da Venezuela tem sido marcado por apagões constantes em vários pontos daquele país. Há notícias de apações também no Equador e na Bolívia e agora também no Brasil.

Notem que todos esses países em que ocorre crise energética, sendo que na Venezuela já está havendo racionamento, são denunciadas falta de planejamento e de investimentos adequados para o setor.

Em todos esses países os governos obedecem às diretrizes do Foro de São Paulo, do qual Lula e o PT são fundadores. Trata-se de organização comuno-fascista que pretende implantar o socialismo em todo o continente latino-americano.

Em todos esses países onde ocorrem apagões elétricos os governos são populistas e aparelharam todos os órgãos estatais e empresas públicas colocando-as sob o comando de partidários dos respectivos governos. No Brasil esse aparelhamento é feito sob os critérios da CUT, o braço sindicalista do PT e vinculado diretamente a Lula, uma espécie de comandante supremo do sindicalismo brasileiro.

Até agora as autoridades do governo de Lula não conseguiram apresentar de forma clara à população brasileira os motivos desses apagões. Pipocam pela grande impensa nacional entrevistas com especialistas em energia dando conta da falta de investimentos no setor. Entretanto, essas análise são pontuais dentro de uma nuvem de mistério que abafa as verdadeiras causas dos apagões elétricos em vários pontos do Brasil.

Agora surge a entrega desse gigantesco transformador para a Usina de Itaipu. Difícil de esconder não só pelo próprio tamanho da máquina, mas também pela complexidade do transporte, feito todo por rodovias e que levou mais de 30 dias para ir de Blumenau a Itaipu.

Está aí uma boa pauta para as editorias de economia dos jornais: quando foi feita a encomenda dessa máquina ao fabricante em Blumenau? Se há novos pedidos de equipamentos semelhantes à indústria e seu impacto na estabilização do sistema.

Tirante qualquer aspecto político partidário sobre essa questão do apagão, embora tenha sim reflexo negativo direto sobre o governo de Lula, a Nação precisa saber a verdade do que está acontecendo num setor crucial que é o de geração e transmissão de energia elétrica.

MÁQUINA SÓ ENTRARÁ EM OPERAÇÃO EM 2010

No site da WEG há uma informação importante e que foi veiculada pelo jornal A Notícia, de Joinville. O que falta esclarecer é quanto a data do pedido ao fabricante e a função específica desse equipamento e se realmente nada tem a ver com os apagões constantes que vêm ocorrendo em todo o país. Eis a informação com data de 17 deste mês de novembro:

Foram apresentados à imprensa na manhã desta terça-feira os transformadores mais complexos já fabricados pela WEG Transformadores, em Blumenau. Ao todo, foram produzidas duas máquinas que entrarão em funcionamento no início de 2010 na Hidrelétrica Itaipu Binacional.

Um transformador será usado no lado brasileiro e o outro no paraguaio. Ambos foram totalmente produzidos e testados em Blumenau. Estes são os primeiros transformadores fornecidos a Itaipu feitos por uma empresa brasileira.

As máquinas substituirão equipamentos antigos da usina. Um dos transformadores de força já iniciou a viagem de 800 quilômetros para Foz do Iguaçu. Com seis metros de comprimento, sete de altura, seis de largura e 200 toneladas cada, eles são transportados em caminhões especiais. A previsão é que a viagem demore 30 dias.

Nenhum comentário: