TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, dezembro 30, 2009

MILITARES REAGEM À REVOGAÇÃO DA ANISTIA

"Se querem por coronel e general no banco dos réus, então também vamos botar a Dilma e o Franklin Martins", disse um general da ativa ao Estado, referindo-se à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ao ministro de Comunicação de Governo, que participaram da luta armada. "Não me venham falar em processo para militar pois a maioria nem está mais nos quartéis de hoje", acrescentou o general.

USE THE TOOL OF TRANSLATION IN THE SIDE COLUMN FOR ANY LANGUAGE
A terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), que se propõe a criar uma comissão especial para revogar a Lei de Anistia de 1979, provocou uma crise militar na véspera do Natal e levou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a escrever uma carta de demissão e a procurar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 22, na Base Aérea de Brasília, para entregar o cargo.

Solidários a Jobim, os três comandantes das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) decidiram que também deixariam os cargos, se a saída de Jobim fosse consumada.

Na avaliação dos militares e do próprio ministro Jobim, o PNDH-3, proposto pelo ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e lançado no dia 21 passado, tem trechos "revanchistas e provocativos".

Ao final de três dias de tensão, o presidente da República e o ministro da Defesa fizeram um acordo político: não se reescreve o texto do programa, mas as propostas de lei a enviar ao Congresso não afrontarão as Forças Armadas e, se for preciso, a base partidária governista será mobilizada para não aprovar textos de caráter revanchista.

Os comandantes militares transformaram Jobim em fiador desse acordo, mas disseram que a manutenção da Lei de Anistia é "ponto de honra". As Forças Armadas tratam com "naturalidade institucional" o fato de os benefícios da lei e sua amplitude estarem hoje sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF) - isso é decorrente de um processo legal aberto na Justiça Federal de São Paulo contra os ex-coronéis e torturadores Carlos Alberto Brilhante Ustra e Aldir dos Santos Maciel, este já falecido.

Além da proposta para revogar a Lei de Anistia, que está na diretriz que fala em acabar com "as leis remanescentes do período 1964-1985 que sejam contrárias à garantia dos Direitos Humanos", outro ponto irritou os militares e, em especial, o ministro Jobim.

Ele reclamou com Lula da quebra do "acordo tácito" para que os textos do PNDH-3 citassem as Forças Armadas e os movimentos civis da esquerda armada de oposição ao regime militar como alvos de possíveis processos "para examinar as violações de Direitos Humanos praticadas no contexto da repressão política no período 1964-1985".

Jobim foi surpreendido com um texto sem referências aos grupos da esquerda armada. Os militares dizem que se essas investigações vão ficar a cargo de uma Comissão da Verdade, então todos os fatos referentes ao regime militar devem ser investigados.

"Se querem por coronel e general no banco dos réus, então também vamos botar a Dilma e o Franklin Martins", disse um general da ativa ao Estado, referindo-se à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ao ministro de Comunicação de Governo, que participaram da luta armada. "Não me venham falar em processo para militar pois a maioria nem está mais nos quartéis de hoje", acrescentou o general.

Os militares também consideram "picuinha" e "provocação" as propostas do ministro Vannuchi incluírem a ideia de uma lei "proibindo que logradouros, atos e próprios nacionais e prédios públicos recebam nomes de pessoas que praticaram crimes de lesa-humanidade". "Estamos engolindo sapo atrás de sapo", resumiu o general, que pediu anonimato por não poder se manifestar.

A decisão de Jobim entregar o cargo foi decidida no dia 21 e teve, inicialmente, o apoio solidário dos comandantes Juniti Saito (Aeronáutica) e Enzo Peri (Exército). Consultado por telefone, porque estava no Rio, o comandante da Marinha, o almirante Moura Neto, também aderiu. Diante da tensão, o presidente Lula acertou que se encontraria com Jobim na Base Aérea de Brasília, às 16h30, na volta da viagem ao Rio, onde foi inaugurar casas populares no complexo do Alemão e visitou obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).

Na conversa, Lula rejeitou a entrega da carta de demissão e disse que contornaria politicamente o problema. Pediu que o ministro garantisse aos comandantes militares que o Planalto não seria porta-voz de medidas que revogassem a Lei de Anistia.

Os militares acataram a decisão, mas reclamaram com Jobim da posição "vacilante" do Planalto e do "ambiente de constantes provocações" criado pela secretaria de Vannuchi e o ministro Tarso Genro (Justiça). Incomodaram-se também com o que avaliaram como "empenho eleitoral excessivo" da ministra Dilma no apoio a Vannuchi.

"Lula age assim: empurra a crise com a barriga e a gente nunca sai desse ambiente de ameaça", protestou um brigadeiro em entrevista ao Estado.

Na visão das Forças Armadas, a cerimônia de premiação de vítimas da ditadura, no dia 21, foi "uma armação" para constranger os militares, tendo Dilma como figura central, não só por ter sido torturada, mas por ter chorado e escolhido a ocasião para exibir o novo visual de cabelos curtíssimos, depois da quimioterapia para tratamento de um câncer linfático. Do site do jornal O Estado de São Paulo

MEU COMENTÁRIO: A permanência do PT no poder manterá a Nação sempre em sobressalto. O esquerdismo vive criando inimigos.

Ora, os militares estão há muito tempo dedicados à sua missão profissional. A anistia ampla e irrestrita foi a principal medida legal responsável pela pacificação do país e o retorno à democracia. Não existe mais nenhuma razão para o revanchismo.

Pelo contrário, o povo brasileiro deve gratidão aos militares que evitaram que o Brasil em 1964 fosse transformado numa grande Cuba, sob o tacão de uma ditadura comunista. Esta é que é a verdade.

Enquanto não se desvencilhar do passado o Brasil jamais conquistará o futuro e o desenvolvimento. É de se perguntar por que os revanchistas do PT não praguejam contra a ditadura do caudilho Getúlio Vargas?

Chega de hipocrisia.

16 comentários:

Alexis disse...

Tá na hora de dar um basta nisso tudo, tirar o proxeneta comedor de garotos do MEP do poder, fechar aquela merda de congresso por 60 dias, cassar todos os envolvidos em escândalos e processos, tomar tudo que roubaram, incluindo propriedades, colocar tudo em leilão e enviá-los à Venezuela ou Cuba ou à PQP, com passagem de ida sem volta.
Depois eleger uma munta de civis escolhidos a dedo para governar este sofrido país.
Aproveitando, deveríamos fazer o mesmo com ministérios, prefeituras, governos e assembléias legislativas onde essa gente se elege com dinheiro de traficantes e assassinos.

Escatopholes disse...

Os militares são cidadãos como qualquer outro e estão sujeitos as mesmas leis, portanto, não há um porquê deles terem direito a alguma anistia especial.
Além de serem julgados pela violação dos direitos humanos, os militares também deveriam ser julgados por incompetência, incapacidade e outros adjetivos que denotam pouca inteligência, porque quando aplicaram o golpe de estado em 1964 o Brasil não estava de pênico na mão pedindo esmola ao FMI, mas quando voltaram para os quartéis, o Brasil estava falido, quebrado, desorganizado e tudo mais.
Aliás o retorno dos militares aos quartéis se deu justamente porque eles perderam o controle adminstrativo e porque não havia mais dinheiro para gastar em inutilidades. Se houvesse dinheiro eles estariam até hoje no poder fazendo as mesmas besteiras que fizeram durante a última ditadura protagonizada por eles mesmo.
Hoje com um caixa de mais de 200 bilhões de dólares corre-se o risco de mais um golpe militar, afinal daria para construir mais algumas transamazônicas com esse dinheiro todo que foi acumulado graças aos bons governos cívis, excessão ao vácuo governamental chamado Sarney, que se seguiram aos incompetentes fardados.

Anônimo disse...

Seria até interessante se essa idéia (de revogar a lei da anistia) fosse avante. Só assim iriam ser reviradas as indenizações imorais que foram - e ainda estão sendo - concedidas a qualquer aproveitador que se diz vítima da ditadura, acabando a vez com essa imoralidade.
Se a anistia não mais valesse, os comunas, agitadores, enfim, aqueles que queriam implantar a ditadura no Brasil, seriam também levados a julgamento por seus crimes.
Iria ser bom também porque, com a revolta dos homens sérios deste País (sim, ainda existem), muitos bandidos seriam escorraçados do poder e iriam pra cadeia (de verdade) pagar pelos assaltos aos cofres públicos.
Ah! Quem dera que esses "comunas" não se acovardem e sigam em frente. Só assim ninguém precisaria cavar a sepultura deles. Eles próprios o fariam.

Um abraço.

Escatopholes disse...

O colega anônimo está correto quando ele fala das "imorais idenizações que estão sendo pagas pelo povo a aproveitadores que se dizem vítimas da ditadura", mas o nosso amigo não pode esquecer que isso só existe porque existiu a ditadura. É parte dos subprodutos da ditadura.

O golpe de 1964 só teria tido sentido se, como queriam alguns militares incluindo Castelo Branco, tivessem sido convocadas eleições gerais logo após o primeiro governo da ditadura (mais ou menos como o que ocorreu em Honduras). Mas aqui os militares sentiram o gosto do poder e lá foram ficando cercados de uma constelação de incompetentes que se denominavam ministros de estado. O interessante é que muitos desses incompetentes institucionalizados agora andam por aí fazendo palestras sobre como administrar o país, a empresa, etc. Então por que eles mesmo não administraram o país de forma adequada?

Atha disse...

Aluizio,

Faço minhas estas tuas palavras: "o povo brasileiro deve gratidão aos militares que evitaram que o Brasil em 1964 fosse transformado numa grande Cuba, sob o tacão de uma ditadura comunista".

Quero salientar que no período militar, o Brazio foi declarado em jornais da Europa e Estados Unidos, como "o milagre econômico". Foram os militares que construiram a estrada que vai do Rio a Bahia, a que ligava o Centro Oeste ao Norte, que foi abandonada ainda em construção por esses que os chamam de "a Ditadura", que de fato, nunca existiu, mas é disfarse para não dizer que quem se dizia com poder de dar vida ou morte era o sacerdote, é só ler a História do Cristianismo desde os inícios e Vinícios que não é tão distante como querem fazer acreditar.

A Estrada de Ferro Rio-Munas, que já estava proxima de Volta Redonda "RJ), desde Belo Horizonte, também foi abandonada por conta desses conflitos e tudo roubado, incluindo o dinheiro destinado à contrução da Estrada.

Também a Sudene e Sudam foram criadas no governo militar, com o propósito de desenvolver o Nordeste, extamante de onde sairam os izquerdistas escondidos com proteção dos Bispos que aqui chegaram com esses bandos e assumir a ex-Patria amada salve salve, solesmão gentil Pátria amada com o Brabí Babri chamado de Padri Brazi Brazil.

Esses Brabi Brabi Brazi Brazi é que são os Broblebas Problemas, mas parece que a Ebenta Ementa Emenda emendada ficou bior Pior que o Bobeto Sobeto Soneto.

Para concluir, cito ainda Incentivos Fiscais para Agropecuários no Nordeste e incentivos à contrução de Hoteis cinco Estrelas, surgindo então o Hotel Nacional de Brazilia, Hotel Nacional do Rio de Janeiro em São Conrado, que ficou fechado por 16 anos, e agora, há poucos dias, foi vendido por 80 milhões de Reais.

Isto é apenas o que me vem à memória, mas tem muito mais para ser considerado "Milagre Econômico". Isto os izquerdismos não dizem, preferem depredar que muito mais bázil fazil facil.

O MST da silva é um bom ebemblo ezemblo exemplo e os assaltantes de bancos da década de 70, hoje no poder e seguem imbunis impunis e imunis e chamam isso de "Crime Político", pois se for apelidado de político pode roubar que não écrime, só se for cobum comum, mas se dizem comuni comunismo, então, é crime, se contradizem e nem se dão conta por serem obsecados por poder.

Gostaria de falar de muito mais, mas a Memória está cansada e foi deprimida no passado por esses izquerdismos da silva ou de Abiba Silba.

Unknown disse...

Aluizio: estão todos brincando com fogo. Pior, muito pior, que ditadura de direita é a ditadura de esquerda. Depois não adianta chorar. Repito, estão brincando com fogo ao deisactivaxar a situação avançar até aonde já chegou.

Anônimo disse...

ei amigos
tem um #$%%$# de ESCATOPHOLES que ingeriu demais......
Tá misturando tudo e se esquece que o sucesso após a "ditadura'foi que os civis encontraram UMA INFRAESTRUTURA QUE NUNCA HOUVE anteriormente neste país.
Daí foi só trabalhar e roubar pouco,coisa que na segunda parte adiantaram em demasia e na primeira desistiram.
Ninguém aqui é partidário de administração militar!!!!.
Militares possuem suas obrigações e atividades constitucionais.
Quer desenho?.
Quando políticos,juízes,partidos corruptos e vendidos à potências e aliados estrangeiros se PARASITAM aos fundamentos democráticos e passam a usufruir E CONSPURCAR as leis é atribuição dos MILITARES que se cumpra e se volte aos fundamentos das leis originais .
Assim de simples.
E se os militares "ficaram"tempo demais na sua análise foi devido ao fato que a SUA TURMA ainda estava ativa e VIVA infelizmente pois vemos hoje os mesmos bandidos destruindo esta nação.
Vá defender esta gang que está espalhada por aí na pqp!!!.

ai SEUS porcos!
abraços

Atha disse...

Quem mente constante mente e frequente mente? Ao chamar de "Programa Nacional de Direitos Humanos", que não são Di Leito Direitos, mas Bezbiados em Dezviados dez viados, fica explicitado que Direito Humanos não se refere ao que fazem entender, mas "direito" ao poder dos Di Leitos Diletos Prediletos e a Prediletion, Predileção, mas parece que não aprenderam com a Lytion Licion Lição. Hoje ninguém entende por discoecerlas em desconhecer ou não Coecerlas/los.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse hoje (30) que não há "nenhuma controvérsia insanável" entre o Ministério da Defesa e a Secretaria Especial de Direitos Humanos em relação ao decreto que institui o Programa Nacional de Direitos Humanos, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 21.

Tarso Genro também negou que Jobim e os comandantes militares tivessem pedido demissão. "Não há nenhum pedido de demissão e nenhuma controvérsia insanável entre o Ministério da Defesa e a Secretaria Especial de Direitos Humanos. O presidente está tranquilo e vai resolver isso com sua capacidade de mediação depois de voltar de férias."

De acordo com o ministro, a situação não provocou qualquer anormalidade. "Não tem nenhum tipo de alarme ou de preocupação. É um debate normal, que já vinha ocorrendo e que agora o presidente vai dar a palavra final", disse Tarso, após se reunir com Lula, no Palácio da Alvorada.

Tarso batafé que os Militares estão submetidos e subalternos ao comunismo.

Anônimo disse...

Apesar das diatribes e desconhecimento do petralhossauro esquerdopata, das manifestações recalcadas da prenda gaucha e da boneca dos direitos humanos (só dos vagabundos,terroristas, bandidos e petralhas), se fosse correta essa revisão, poderiam ser enquadrados todos os bolsistas dessa vergonha de bolsa ditaduta. Aliás, esses vagabundos todos, deveriam receber somente a bolsa sepultura,em uma única parcela.
PONTO 50 NELLES!!!
Eduardo.50

Atha disse...

Parece que está tudo perdido e dezviados para Izquerda que conduz ao Abismo de deixar abismados os dezviados. Parece não saber que Abistia da Besta foi dada ao dois lados.

Se for feito que defendem, os assaltantes de Banco da década de 70 têm que ser condenados por assalto, com Dilma na bagagem. Já pensou ter uma prezidenta assaltante? Os assaltos seguem em frente, mas é "crime político".

Presidente da OAB critica Jobim por negar revogação da Anistia.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, criticou nesta quarta-feira, 30, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes militares por serem contra a criação da Comissão da Verdade, dentro do Plano Nacional de Direitos Humanos, que deve investigar a tortura e os arquivos do período da ditadura militar (1964-1985).

"Um País que se acovarda diante de sua própria história não pode ser levado a sério: o direito à verdade e à memória garantido pela Constituição não pode ser revogado por pressões ocultas ou daqueles que estão comprometidos com o passado que não se quer ver revelado", afirmou Britto, em nota divulgada pela assessoria da OAB.

A OAB defende no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal Militar (STM) ações reivindicando a abertura dos arquivos da ditadura e a punição aos torturadores. "O Brasil não pode se acovardar e querer esconder a verdade; anistia não é amnésia.

É preciso conhecer a história para corrigir erros e ressaltar acertos: o povo que não conhece seu passado, a sua história, certamente pode voltar a viver tempos tenebrosos e de triste memória como tempos idos e não muito distantes".

Alexandre, The Great disse...

Sei não, Aluízio.
Eu e meus Exércitos estamos de prontidão para um novo enfrentamento com essa esquerdalha vagabunda. Aliás, não vemos a hora de mandar FOGO NOS BOTOCUDOS!

José Carlos disse...

Comentar o que? diante de tanto besterol que se produziu aqui! confirmando em absoluto a falta de memória e o desprezo pela história trágica e não muito distante vivenciada pelo povo brasileiro sob a batuta de uma ditadura burra e caolha, que em tudo via comunismo, como mote a justificar os descalabros e desatinos perpetrados!

josefo disse...

Alô, Aluizio, persiste a intenção de considerar os militares como parte excluída da sociedade. Daí a expressão preconceituosa de "sociedade civil" utilizada para excluí-los. Mas as Forças Armadas compõem a "Sociedade Nacional Brasileira", e isso não pode ser esquecido. Elas são um depositário dos atributos éticos, morais e democráticos, valores sempre desprezados pelo comuno-petista-sindical-lulismo que sobreviveu no ovo da serpente.

flipgen disse...

É preciso temperança, equilíbrio entre a razão e a emoção.
Chega de insensatez.
A população brasileira tem que permanecer UNIDA, civis, militares e eclesiásticos.
Fernando LP Gomes.

Parcialmente triste disse...

Qualquer brasileiro pode ser até presidente, mas para ser militar e seguir uma carreira até o mais alto posto, ele tem que ser dotado de inteligência e honra, coisa que a maioria desses bandidos que hoje mandam no país não teem.
Quem explode bomba luta pela democracia, quem os prende é escória, viva os defensores dos frascos e dos comprimidos.

Se o filho de FHC tivesse os estudos pagos por um empreiteiro na Suiça eu duvido que não pedissem a saída dele.

MOREIRA disse...

EU FICO PROCURANDO NOS MEUS ALBUNS DE FOTOGRAFIA, NOS MEUS "PAPIRUS" DA CASERNA, CONVERSANDO COM COLEGAS QUE SERVIRAM COMIGO, ONDE ESTÃO "AQUELES COMANDANTES" QUE TODOS NÓS RESPEITAVÁMOS, ADMIRAVAMOS E ERAM NOSSO "NORTE" DENTRO DAS FORÇAS ARMADAS ?
ONDE ESTÃO AQUELES GENERAIS QUE PELA SUA COMPETÊNCIA, LIDERAÇA E CHEFIA, COMANDAVAM SEUS HOMENS E SUAS UNIDADES E, EM HIPOTESE ALGUMA ACEITARIA ESSA SITUAÇÃO ?
HOJE ESSE GOVDERNO XIITA DO PT, ESTA ACABANDO COM AS FORÇAS ARMADAS,DESMORALIZANDO,RIDICULARIZANDO E DENEGRINDO A IMAGENS DAQUELES QUE " NA HORA DA AGRESSÃO E DA ADVERSIDADE,CUMPRIRAM O DURA DEVER DE SE OPOR A AGITADORES E TERRORISTAS DE ARMAS NA MÃO, PARA QUE A NAÇÃO NÃO FOSSE LEVADA À ANARQUIA" (General Walter Pires de Carvalho e Albuquerque).
OS AGITADORES E TERRORISTAS DE ONTEM, QUE GRAÇAS A INTERVENÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS NÃO
TRANSFORMARAM A NAÇÃO EM UMA ANARQUIA, SÃO OS MESMOS DE HOJE QUE ESTÃO VESTINDO TERNO E
PALETO, OCUPANDO CARGO DE MINISTRO E LOGRANDO EXITO EM TRANSFORMAR A NAÇÃO NUMA ANARQUIA, E PIOR DESMORALIZANDO AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS.MAS MOVIDO PELO SANGUE V.O. CONTINUAREI A PROCURAR E COM CERTEZA ENCONTRAREI CHEFES E
COMANDANTES DO "MEU EXÉRCITO" QUE NÃO É TÃO ANTIGO ASSIM (1980 a 1991)
1º Tenente R/2 Artilharia Flávio MOREIRA.