TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, junho 30, 2010

QUE INTERESSES SE MOVEM CONTRA JOSÉ SERRA?

Não deixem de ver atentamente esta entrevista concedida pelo candidato à Presidência da República José Serra à jornalista Miriam Leitão.

Mesmo que você considere que Serra é meio durão, sério e que, vá lá, não tenha aquilo que muitas pessoas falam sem saber exatamente o que seja e que faltaria a José Serra: o carisma. Se realmente as pessoas conhecessem o conceito de carisma e os deletérios efeitos que emanam do tipo de dominação política carismática por certo reconsiderariam o que vivem falando sem saber exatamente do que se trata.

Serra é, contudo, um líder sem ser carismático. O que é ótimo. A afirmação de sua liderança se dá ao nível do conhecimento que detém, da segurança e domínio com as quais alicerça suas abordagens sobre os mais diferentes temas atinentes à administração pública. Não teatraliza e não fala por ouvir dizer. Isto é, sabe o que diz.

É um intelectual sem ser diletante, porquanto confere sentido absolutamente prático no seu discurso. Tem o preparo acadêmico e a experiência, não se perdendo, por isso mesmo, em frivolidades tão comuns nas falas e expressões daqueles que se atribuem um saber que não têm.

Em cada entrevista que Serra concede aos jornalistas que lhe tentam aplicar o que se denomina de "saia justa" se vê o quanto os profissionais da imprensa revelam ignorância e falta de estudo sério, fato que tristemente os apequena, já que se perdem em questiúnculas pelo viés do senso comum, facilmente desconstruídas por quem estudou profundamente e viveu o dia-a-dia na administração de um Ministério, de uma Prefeitura e de um Estado do tamanho e da importância de São Paulo. Ou ainda como Constituinte tenha tido expressiva contribuição à elaboração da Constituição de 1988, conhecendo por isso, de ponta a ponta, a nossa Carta Magna.

Por tudo isso, é de se perguntar: quais as razões para que se ergam antemparos à candidatura de José Serra? Que interesses se movem contra José Serra?

Vejam o vídeo. Os comentários estão abertos à consideração de vocês caros leitores.

21 comentários:

Anônimo disse...

Aluizio, brilhante sua descrição sobre o homem Jose Serra, vou repercurtir em meu blog porque vale a pena. Só lamento que ninguém vá ler e, os poucos que me acessam, já são eleitores dele o que não ajudará em nada sua candidatura. Infelizmente os que deveriam ter acesso a essas informações preciosas, não têm computador, não sabem ler nem escrever, e sua preguiça interesseira só os faz estar preocupados com a grana da bolsa-esmola para comprar a pinga do mês. Como diria a madre tereza de qual cú tá, os sábios lêem os jornais, osa vassalos limpam a bunda com eles!

Nelson Chapecó disse...

Caro Aluizio,creio que além da infame esquerda estar dominando as redações da imprensa brasileira,temos os interesses daqueles que não querem perder a verba da Petrobra$,Caixa e BB.José Serra não enrola,o homem sabe mesmo.Acho até que o conhecimento de Serra constrange alguns jornalistas medíocres.Espero que ele vença em outubro,pela democracia e pelo melhor para o nosso país.

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

A questão não é propriamente o Serra.

O fato é que o Lula e demais catervas da politicagem do momento cometeram muitos crimes contra o erário, que não querem sair do poder, para não serem punidos e hostilizados pela opinião pública.

Não se esqueça das teses de Maquiavel, do Grmasci, do Marcuse, etc, para conquista e mantuenção do poder, o que o Príncipe deve fazer. Assim o Lula vai fazendo, corrompendo a todos.

Assim o Lula vai processando, com intuíto não só de corromper, mas de destruir às instituições republicanas brasileiras, a partir da sua cidadania, com a destribuição de bolsas-família, transformadas em bolsas-voto, comprando o voto do eleitor incapaz para sustentanção e ter capilaridade no meio do povão, porém sem resgatá-lo da miséria crônica.

Todavia, as oposições, a partir do Aécio Neves, não pensam no Brasil, mas apenas no poder e não veem além dos seus umbigos, querem os cargos e suas vantagens.

Assim, o Lula vai desmontando progressivamente à nossa democracia, certamente terá Dilma Rousseff como pau-mandado e vai ferrar o povo brasileiro, inclusive o povão por ser o lado mais vulnerável e quando o pau sempre quebra no lado mais fraco.

Ou as oposições se interagem com o propósito de assegurar alternância de poder ou a democracia brasileira vai pro beleléu, como estamos observando.

Assim o Serra perderá a eleição e nós temos que procurar outra alternativa para sobreviver nessa conjuntura tão soberba e projetada por Lula, cujos objetivos foram sempre o de ter o Poder Total e fazer o que lhe der na telha.

Att. Madeiro

jc disse...

aluizio. oooo semana podre pra nos, a verdadeira "oposicao" neste pais. serra esta sendo rifado. pesquisas (?) pessimas. os vermelhos canalhas rindo a toa. agora esse boca mole do osmar dias petralhou de vez. a casa tah caindo?

essa leitao...melhor faria de brucos com uma maça na boca e assada, pq como jornalista ontem, foi uma idiota. mal educada, cortando o serra ao inicio de cada resposta. irritante.

braZil, entregou-se de VEZ ao canalhismo. soh fugindo, soh fugindo.

Unknown disse...

Bom dia, Aluizio

Seu texto vai de encontro ao meu pensamento. O que há com Serra? Inteligência, competência, preparo, experiência não falta.
Carisma ou dignidade? Fico com a dignidade.
Temos um exemplo grotesco do que é carisma no mais alto poder desse país e o que isso significa?
Significa a mentira, o escárnio, a roubalheira, o despreparo e a tremenda enganação e mais, desqualifica o adversário, o antecessor e se apropria do que foi feito anteriormente, jogando confete em si mesmo.
Num país onde o presidente tem orgulho de ter chegado onde chegou, sem estudar, sem trabalhar, vivendo às custas da "cumpanheirada" e da roubalheira evidente, aonde se vê o seu enriquecimento e dos seus, esperar o quê?
Sinceramente muitas vezes o desânimo se apodera da minha pessoa.
Mas, respiro e acredito que o mal não vencerá e que essa bandalheira explícita e escarrada vai ter um fim.
Miriam Leitão é mais uma na mídia que levou uma surra na entrevista com Serra. Ele se mostrou como sempre, serenidade e preparo para encarar as "saias justas" que querem colocá-lo.
Lamentavelmente estamos vivendo em tempos de valores morais, éticos totalmente invertidos. Triste, mas confiante.
Na minha visão, o Brasil hoje vive uma tremenda mentira e a consequência virá, quando? Espero que seja breve.
Parabéns pelo seu blog, é um dos meus refúgios, diante de tanta canalhice existente na mídia.

Maria Cristina SP

Machado disse...

Melhor aguardar a campanha na televisão.

Anônimo disse...

O que vi na entrevista foi uma Míriam Leitão arreganhando os dentes verdes. Qual será a razão pela qual ela, repentinamente, transformou-se em membro da Igreja do Aquecimento Global dos Últimos Dias? Quando o Serra disse que considera o Brasil o país com a maior carga tributária e com a maior taxa real de juros entre os países emergentes e afirmou que entra governo e sai governo e nada muda, ela, de bate pronto, tascou o comentário de praxe entre os jornalistas HIZENTOS: "Mas o senhor fez parte de um desses governos...". Não vi a entrevista com a Marina Silva. Mas desconfio que a jornalista jamais fez esse tipo de comentário.

Anônimo disse...

Foi o Temer quem agarrou no braço do tonto do Alkimin e o levou para cumprimentar o execrado Garotinho, literalmente levando sua campanha à bancarrota.

Agora o DEM está dando o troco.

Escatopholes disse...

Nada de novo no front de batalha.
A cartilha é sempre a mesma: reduzir carga tributária, progredir, melhorar a vida do povo, etc e tal.
Eu ouço essa ladainha desde os tempos em que eu estudava em Fpolis na UFSC.
Mas também sei que: a carga tributária nunca será reduzida porque é necessário acomodar no governo os cupinchas do partido, os cabos eleitorais, etc e isso produz aumento de despesa pública e, conseqentemente, aumento da carga.

Progredir, até acho que o Brasil progrediu bem desde que os ditadores deixaram o poder. Quando os ditadores deixaram o poder, o Brasil estava quebrado a ponto de ir ao FMI pedir esmolas para sobreviver.

Melhorar a vida do povo, creio que também houve uma grande melhora após a saída dos militares.

Para finalizar: se Serra vencer e fizer o que Lula fez estará mais do que bom.

O que Lula fez?

Nada. Deixou tudo funcionar pelas leis do mercado!!!

Anônimo disse...

Quem ajuda a explicar um pouco é a Soninha


http://www.youtube.com/watch?v=gBBys63TrOc

Stefano di Pastena disse...

Excelente texto, Aluízio. Só mesmo nestes tempos surrealísticos um povo não consegue enxergar a diferença entre Serra e a vagabunda terrorista. No jornalismo, isto deve-se ao seu histórico esquerdismo obtuso e à dinheirama que estão ganhando do Franklin Martins; o povão, por sua vez, quer mesmo um candidato "simpático" e "carismático", totalmente identificado com a vulgaridade lulista, a falta de modos e a ignorância ímpar de seu líder cachaceiro. O brasil é e continuará sendo um lixo povoado pela gentalha mais servil e covarde do mundo.

Sebastião Borges Sobrinho disse...

Quem poderia estar contra o candidato José Serra, quando é sabido que é o mais preparado, o mais experimentado e que, com ele, a democracia sairá fortalecida e consolidade ainda mais, coisa que poderá não acontecer se eleita for a canditada do PT? O que estará acontecendo com o nosso país, não acreditamos mais na superioridade dos valores democráticos a ponto de preferirmos o seu contrário?

Anônimo disse...

Meu caro,
Nada pessoal em relação a Serra. É distinto, competente. Teve a sua oportunidade. Pense no seguinte:
o PSDB-SP quer o Estado e o resto do Brasil. Alguns divisam solução diferente.
Pilatos interrogou a multidão: Jesus ou Barrabás? O Povo gritou: Barrabás. É fato, não é religião.
Eleição é festa popular, não é show de talentos.

claudio disse...

Se o Serra não vencer essas eleições o Brasil vai pro buraco.
Vou imitar os petralhas: ou dá Serra ou a barbárie.

Anônimo disse...

Eles estão entregando o Brasil, deveriam ser punidos a todo custo.

Viúva de Roberto Marinho organiza almoço para Dilma

Por Monica Bergamo, Folha de São Paulo

Lily Marinho, viúva de Roberto Marinho, da TV Globo, está organizando almoço em torno de Dilma Rousseff (PT), informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta terça-feira da Folha (a íntegra somente para assinantes do UOL e do jornal).


Segundo a coluna, os convidados vão se reunir na célebre casa do Cosme Velho, no Rio, onde Marinho recebeu praticamente todos os governantes brasileiros.

A grande preocupação de empresárias e socialites que se reuniram na sexta-feira com Dilma na casa de Abilio Diniz, do Pão de Açúcar, era saber como ela, se eleita presidente, lidará com "os radicais do PT".

"Lula conseguiu segurá-los. E ela? É nosso medo", diz uma das convidadas. Dilma disse que o PT é seu "menor problema", pois "amadureceu" no poder. Quem não se adaptou deixou o partido.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2906201006.htm

( http://brasilacimadetudo.lpchat.com/ )

Ana Graña disse...

Amorim, que interesses se movem contra Serra? Os mesmos interesses que vão ao encontro do poder, apenas do poder....
As pessoas precisam aprender a votar pela Plataforma de Governo e experiência do candidato.
A sociedade está acostumada a banalização de tudo. Lembra do 'bandido da luz vermelha'? Chocou o país inteiro, hoje crimes piores, horrendos, não chocam tanto, vejo indignação quando o crime é cometido na própria família,ex: Nardoni.
Lula, banalizou a corrupção, a política: são todos iguais.
Não são! Serra está há anos luz de Dilma, em vários sentidos, sendo franca, em todos os sentidos!!
Conhecimento, cargos ocupados, sabedoria ao falar, jogo de cintura, nesta entrevista, teve muita paciência e sabedoria.
Tenho uma amiga que é maquiadora profissional, fez maquiagem em modelos para estas ficarem sujas, na última campanha do Lula. Ele abraça as 'pobres'..... Serra não possui este 'carisma', ainda bem!!
Esta amiga, não sabia como seria a campanha, hoje detesta o PT.
Você foi perfeito neste artigo. Pergunto: Carisma? Ou canalhice? Fico com a segunda opção.
Quanto aos jornalistas, eles gostam ou gostavam do PT, da ideologia, que nunca existiu. Com o mensalão, alguns abandonaram o barco, mas vejo que no cerne, ainda são utópicos. E burros, se não conhecem o assunto, deveriam estudar antes, para não passar vergonha, com perguntas tolas..... isso em todo jornalismo.
Assisti uma jornalista carioca falando sobre o trem de SP, achando estranho, claro, era o metro.... infelizmente não é mentira nem piada.

Parabéns pelo artigo, Amorim. Abraços

Aluizio Amorim disse...

Valeu, Ana!
Fico grato pelo seu apoio. Beijão!

Paulo Henrique disse...

Serra ainda é muito estatista pro meu gosto, mas admito que ele tem melhorado muito o desempenho de comunicação. Entendo que é difícil não ser estatista no Brasil. Somos um país atrasado do qual o liberalismo passou longe. Meu voto no PSDB é um voto anti-pt e pela democracia.
E Miriam Leitão é ótima entrevistadora. Só aqui é possível saber, mais ou menos, o que os candidatos pensam a respeitos de temas específicos.
abraço

Alexandre, The Great disse...

Aluízio: seriam os interesses bolivarianos das FARCs e do Foro de São Paulo?
Acertei?
Curto e grosso.

Anônimo disse...

Quem vota no PT, ou está mamando nas tetas do governo, ou é completamente ignorante (pode ser que esteja mamando e seja ignorante, tudo ao mesmo tempo).
O Brasil perdeu 8 anos de ouro, onde poderia ter dado um grande salto para um verdadeiro desenvolvimento. O Brasil poderia muito mais!
Acho que quem já enxergou que o PT é uma farsa e não admite que o país continue nas mãos desta ideologia oportunista e atrasada, tem condições e o dever de ser um grande aliado no combate destes usurpadores de poder e de ser um grande instrumento de conscientização da necessidade da alternância de poder.
Eu garanto que, de minha parte, farei de tudo para mostrar e divulgar, sempre abastecido com informações valiosas deste site e de outros grandes blogs que, o caminho para a verdadeira ordem e o verdadeiro progresso é a eliminação total, via urna, destes tiranos e covardes que me envergonham e me entristecem, dia após dia.
Vamos ser instrumentos, cada um no seu cantinho, ajudando o nosso país, levando a verdade e conscientizando todos em nossa volta.
Com a ajuda inquestionável de pessoas como Aluizio Amorin, Reinaldo de Azevedo, Jorge Serrão e outros grandes nomes da mídia independente, poderemos dar nossa pequena mas, numerosa contribuição.

Escatopholes disse...

...e os pedágios nas rodovias concedidas por SP vão subindo, subiram mais uma vez ontem....

Certamente isso não deve ser culpa do Serra porque o Serra defende a redução da carga tributária então não deve ser ele o culpado por SP estar entre os estados com os mais caros pedágios do Brasil.