TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, julho 27, 2010

COLÔMBIA NÃO DISCUTE 'PLANO DE PAZ' DE CHÁVEZ E O CONDICIONA À EXTERMINAÇÃO DO NARCO-TERRORISMO DAS FARC QUE OPERA NA VENEZUELA

A Colômbia afirmou nesta terça-feira que não vai discutir um "plano de paz" que Caracas levará à reunião de chanceleres da Unasul (União de Nações Sul-americanas), prevista para esta quinta-feira em Quito. Bogotá também advertiu que não fará nenhuma retificação de sua denúncia sobre a presença de guerrilheiros colombianos na Venezuela. As afirmações foram feitas pelo chanceler colombiano na Unasul, Jaime Bermúdez.

O "plano de paz" está sendo proposto pelo chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, que realiza viagem por vários países da região.

Bermúdez reiterou que "um verdadeiro plano de paz passa por capturar os terroristas, e não permitir sua presença com a conivência de algumas autoridades". "Na medida em que as Farc não encontrarem espaço físico nem político no mundo, assim se decidirá fazer a paz."

Sobre o pedido de "uma retificação a fundo" da denúncia do governo colombiano, Bermúdez foi taxativo em dizer que isso não acontecerá "em absoluto".

Ele negou ainda qualquer intenção de agressão ao país vizinho. "A Colômbia tem claro que seus únicos inimigos são o narcotráfico e o terrorismo", disse o chanceler.

O chanceler da Colômbia na Unasul convocou uma entrevista coletiva para explicar a posição que seu governo levará ao encontro do grupo, solicitado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez. A Colômbia deve insistir em "conseguir um mecanismo concreto e eficaz que permita a verificação" e "impedir a presença de terroristas".

De antemão, ele já previu que nenhuma conclusão deve ser atingida em Quito, já que na Unasul as decisões são adotadas por consenso. Do Portal Folha.com - Leia MAIS

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

2 comentários:

"Política sem medo" disse...

Esse Presidente colombiano e mesmo muito macho, Aluizio. Tem firmes conviccoes e seu lema e tolerancia zero. Tenho muita esperanca de que Serra seja um aliado seu nessa luta contra a narcoguerrilha representada pela FARC. Antes porem temos que acabar com o Foro de Sao Paulo e o MST ou sucumbiremos todos ante esses infames que tentam se apoderar do pais pela violencia e pelas drogas. Abracos, Tereza

Cris disse...

Que negocia com bandido é politico carioca e só.