TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, setembro 02, 2010

EM DISCURSO INCISIVO, SERRA MARCA BEM SEU PERFIL POLÍTICO E REAFIRMA O COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA E A LIBERDADE DE IMPRENSA

Transcrevo do blog do incansável e valente Reinaldo Azevedo um resumo do discurso do candidato José Serra, proferido há pouco num encontro de prefeitos em São Paulo que apóiam a sua candidatura à Presidência e a de Geraldo Alckmin (PSDB) ao governo de São Paulo. O discurso de Serra , notem, dá  a principal garantia de que com ele Presidente do Brasil a democracia e a liberdade estarão presevadas.

Serra, como todos os seres humanos possui seus defeitos, mas é portador de uma virtude que tem rareado no meio político dominado pela pregação comunista do PT. Serra tem compromisso com a democracia. Da mesma forma que Fernando Henrique, que governou o Brasil por dois mandatos e que jamais ameaçou ou atacou a liberdade de imprensa e muito menos acenou com a criação de "controle social da mídia", como faz Dilma Roussefff.

Serra nesta noite delimitou muito bem o seu perfil, marcando as profundas diferenças que reúne em relação à sua adversária Dilma Rousseff. Ao final há um link para leitura completa do discurso de Serra.

Aqui um resumo com os principais destaques que colhi, como disse, lá do blog do Reinaldo Azevedo: 

Imprensa
Serra exaltou a liberdade de expressão e afirmou: 

“Dia sim, outro também, alguém deste governo fala em controlar a imprensa. O partido do governo sonha com o dia em que vai poder censurar a imprensa. A expressão, bonita, é ‘controle social’, como se a palavra ’social’ pudesse legitimar o conteúdo horroroso. maquiar as más intenções. Em palavras diretas, querem estabelecer comitês partidários para decidir o que os jornais e as revistas poderão ou não publicar, as rádios, TVs e a internet poderão ou não veicular. Querem sufocar economicamente quem ousa discordar.” 

Somos todos Francenildos
O presidenciável tucano fez referência ao aparelhamento de Estado e à violação do sigilo fiscal de tucanos e de sua própria filha, Verônica. Lembrou uma personagem tristemente célebre da penúria em que se encontra o estado de direito: o caseiro Francenildo, que teve quebrado o seu sigilo bancário:

“Os brasileiros e brasileiras precisam ser livres para não temer que o Estado, financiado com o dinheiro de todos nós, seja ocupado por uma máquina partidária que ameaça e persegue as pessoas, que viola nossos direitos fundamentais. Como, por exemplo, o direito ao sigilo bancário e fiscal. As notícias estão aí: o segredo fiscal de pessoas que o governo identifica como adversárias foi quebrado por gente na Receita Federal evidentemente a serviço de uma operação político-partidária.

Quando se viola o sigilo bancário de um caseiro, viola-se a Constituição. Quando se viola o sigilo fiscal de representantes da oposição, viola-se a Constituição. Quando se viola o sigilo telefônico e de correspondência de adversários, viola-se a Constituição. Não perguntem jamais quem é Francenildo Pereira. Francenildo são vocês. Francenildo somos nós. Não passo a mão na cabeça de malfeitores. Exijo é que se respeitem os Francenildos e as Marias, os Josés e as Anas.” 

“Vamos derrotá-los”
Serra criticou o comportamento dos petistas no episódio da quebra de sigilos da Receita. Não se deram ao trabalho, afirmou, nem mesmo de “fingir ou simular indignação”: “Dão de ombros, emitem notas protocolares, ameaçam até processar as vítimas” E acrescentou: “Mas o Brasil é maior do que eles. Com muito trabalho, luta e fé, vamos derrotá-los.” 


Obras paradas e propaganda
O tucano atacou os impostos e os juros altos e a ineficiência do governo:
“Na economia, somos o país campeão dos altos impostos, campeão dos juros, campeão do atraso na infraestrutura. Você vê o horário eleitoral deles, você vê a propaganda do governo, paga com o dinheiro do povo, e parece que todos os problemas do Brasil foram resolvidos. Obras que não existem, que andam mais devagar que tartaruga, são divulgadas dia e noite como se já estivessem prontas. Eles seguem a receita repugnante, repudiada pela História, de que a mentira repetida mil vezes se transforma em verdade. Só que eles não sabem que a receita está errada. O povo não é bobo.” 


“Falta de caráter”
O candidato do PSDB reconheceu que há avanços no Brasil, mas acusou o PT de tentar destruir a obra dos que o antecederam e apontou a “mais escancarada exibição de falta de caráter de que se tem notícia”: “ laro que há avanços, pois este governo teve a felicidade de colher o que os outros plantaram. Talvez estejamos assistindo à mais escancarada exibição de falta de caráter de que se tem notícia na história da política brasileira. A ingratidão é um defeito de caráter, a ingratidão é a cicatriz que revela uma alma complicada. O que é o PT? Um partido que tenta destruir os que o antecederam no governo, enquanto governa sobre as bases construídas com muito esforço e suor por quem veio antes. Governa e estraga essas bases.” 


Problemas e competência
Serra lembrou que o Brasil ainda tem grandes problemas:“metade dos  adolescentes fora das escolas, a necessidade de uma completa reforma do sistema de saúde, organizar o combate ao crime e às drogas, a construção e recuperação da infraestrutura, o déficit habitacional que chega a milhões de moradias”. 


E incitou a que se faça a comparação para saber quem reúne as melhores condições de manter a estabilidade da economia para poder resolvê-los:
“‘Quem tem mais condições de manter a estabilidade?’ Nesse terreno, um passo em falso que seja pode trazer prejuízos irremediáveis para os brasileiros. Quem tem mais condições de brigar lá fora para defender a economia do Brasil? Quem tem mais condições de defender os ganhos da estabilidade que chegaram ao bolso dos brasileiros na forma de salário, crédito e benefícios? Somos nós! É de nós que o Brasil Novo precisa." 


Nada a esconder
Cutucando a um só tempo Dilma e Lula,  afirmou que não tem nada a esconder de seu passado e que não é candidato a “dono do Brasil”. E mandou ver:
- Não tenho nada a esconder do meu passado;
- não preciso que reescrevam a minha vida excluindo passagens nada abonadoras;
- não preciso que tentem me vender, como se eu fosse um sabonete;
- Não preciso de marqueteiro que mude a minha cara, o meu pensamento, a minha trajetória de vida. Ninguém precisa dizer à população quem sou eu. Inventar coisas que não fiz e esconder coisas que fiz. É a minha vida pública que diz quem sou. Posso fazer cara feia às vezes. Mas é uma cara só. Não digo uma coisa hoje para desdizer amanhã. E ninguém me diz o que tenho de falar ou não. Respondo pelas minhas palavras e pelas minhas escolhas. Não fui inventado por ninguém! Foi a luta democrática que me fez. Foram as minhas escolhas de vida que me trouxeram até aqui.
 


O presidenciável encerrou o discurso expressando convicção na vitória. Afirmou saber que a luta é difícil e concluiu a fala com trecho de um texto que todo brasileiro conhece: “Verás que um filho teu não foge à luta”.
Íntegra do discurso aqui

Um comentário:

Escatopholes disse...

Sempre que se toca na questão IMPOSTOS eu tenho que opinar, até porque sei o quanto a nossa empresa paga por mês.

Só uma pergunta ao Serra: Quantos impostos foram criados pelo atual governo, quantos foram criados pelo governo de FHC e quantos vieram de governos anteriores?

Respostas: no atual governo não se criou nenhum imposto novo, apenas está se cobrando o que foi criado anteriormente. No governo FHC foi criada a CPMF, extinta no atual governo. Todos os outros impostos vieram de governos anteriores, especialmente do tempo em que a ditadura militar mandava, quando foram criados COFINS, PIS, PASEP, etc e tal.

Agora outra pergunta ao serra: que medidas foram tomadas no atual governo e no governo FHC para reduzir a carga tributária.

Resposta: na prática nenhuma em ambos os governos. A CPMF foi extinta no atual governo pelos mesmos que a criaram no passado. Alguns produtos tiveram redução do IPI, que irá vigorar até o final deste ano de 2010.