TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, outubro 28, 2010

ARTIGO: E se Erenice resolver falar? E se as fitas vierem a público?

Por Nilson Borges Filho (*) 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu entorno estão preocupadíssimos – a ponto da histeria – com duas bombas de efeito devastador, tanto para o governo como para a candidatura de Dilma Rousseff. Por enquanto, o Planalto mantém o controle da situação, só não sabe até onde poderá segurar os mais afoitos.

A ex-Chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, em depoimento à Polícia Federal,assumiu que se encontrou com o consultor que fez a denúncia de tráfico de influência no governo federal, na antessala do presidente da República. Erenice recuou da primeira versão que constava de sua nota oficial, que nunca havia estado com Rubnei Quícoli, lobista da empresa EDRB. Confirmou, também, que esteve com Fábio Bacarat, representante da MTA, a aérea que fazia transporte de carga para os Correios.

As primeiras informações dão conta que foi bandalheira das grossas e que atinge diretamente familiares da ex-ministra, amigos e subordinados. A rádio corredor informa, a boca pequena, que isso não é nada perto do que está para vir a público.

O depoimento de Erenica na Polícia Federal, deixando a “questão” em aberto, foi a senha endereçada ao lulo-petismo para que fique alerta. Quando avisou que não seria um novo Delúbio Soares, Erenice Guerra quis dizer que se for abandonada pelo partido e pelo governo federal, não terá o mínimo constrangimento em falar tudo o que sabe.

Amigos não fazem segredo que Erenice se sentiu abandonada por Dilma Rousseff e pelo PT;  não cansam de propagar que a ex-ministra é uma bomba em movimento. Afirmam, ainda, que a propina recebida pelos seus filhos e amigos é café pequeno, considerando o montande que foi distribuído para pessoas próximas ao governo, que dele faziam uso de forma nada republicana.

A cada dia, surgem mais denúncias praticadas pela Casa Civil, desde quando Dilma Rousseff ocupava a titularidade do Ministério. Quando Erenice coloca o seu sigilo fiscal à disposição da polícia e da justiça ela bem sabe o que está falando, pois o dinheiro não passou por suas contas bancárias. Mas se abrirem o sigilo fiscal e bancário dos seus filhos, dos seus subordinados e de algumas pessoas que circulavam em seu entorno, pode-se ter uma vaga ideia de quem se abastecia com o dinheiro dos caixas do erário público. Erenice  sabe dessa movimentação e já avisou que pode falar, caso sinta que ela e os seus estão sendo usados como o bode na sala.

Outra bomba com efeito de uma onda tsunami é  o que existe nas gravações em poder da revista “Veja”, cujas fitas estão confinadas num cofre da Editora Abril. Os diálogos, envolvendo gente de grosso calibre dentro da esfera pública federal, atinge a candidata Dilma Rousseff, ministros, secretários e assessores presidenciais. Fica-se sabendo, ainda, que a autonomia de órgãos do Estado servia mais para comprometer homens públicos – para obter proveito da situação -  do que para suas funções constitucionais.

Nem mesmo o presidente da República foi poupado. O ódio que Lula vem destilando – me desculpem a provocação – não vem somente dos destilados e do vácuo de poder que o faz perder o equilíbrio emocional, mas porque sua privacidade se tornou pública em determinados escaninhos do serviço federal.

Lula ficou emotivo, chora por pouca coisa. Lamenta por ter que largar a teta, o aerolula, a bajulação, as mordomias palacianas e o palanque oficial. Quando, daqui a alguns dias, voltar para São Bernardo do Campo, Lula vai voltar a ser ele. E aí, minha gente, vai perceber que já foi e que agora não é mais nada. Não haverá por perto nem mesmo aqueles puxa-sacos, que se dobravam de tanto rir de suas piadas infames. Desses, o que mais lhe fará falta é o presidente da Petrobras, o mais risonho entre todos os bajuladores. 

(*) Nilson Borges Filho é mestre, doutor e pós doutor em Direito. Foi professor da UFSC e da UFMG. É articulista colaborador deste blog. 

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

7 comentários:

Anônimo disse...

Mais um motivo para dar SERRA! Se a terrorista (isola três vezes) levar o caneco, o pulha ainda continua no governo para nos atazanar!

Lou

jânio disse...

Taí uma boa oportunidade para ele se reconciliar com o menino do MEP...

Atha disse...

Enquanto Erenice não fala, surgem fatos fatídicos e Dilma, à moda Lula, vai dizer, "eu não sabia".

Justiça quebra sigilo bancário e fiscal de tesoureiro do PT.

Justiça de São Paulo quebrou o sigilo bancário e fiscal do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e abriu uma ação penal contra ele e mais cinco pessoas sob a acusação de desvios da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado de São Paulo). A medida é resultado de denúncia apresentada na semana passada pelo Ministério Público Estadual.

É pena que só falta dois dias mais, para denunciar o crimi do criminozo na Urna. Lula vai ficar no isperniandi dizendo, "isso é provocação da oposição, não há provas, o companhero é honesto".

Atha disse...

Mais um abacaxí pra Dilma chupá sem descascá.

Erenice usou carta a Dilma para pressionar Anatel a dar concessão.
Ex-ministra pressionou agência para favorecer a Unicel, empresa na qual seu marido atuava.

Firma de padrinho de casamento de Erenice ganhou concessão para entrar no mercado de telefonia celular em SP.

Erenice Guerra usou uma carta enviada à então titular da Casa Civil, Dilma Rousseff, para pressionar a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em 2007 em favor da Unicel Telecomunicações. O marido de Erenice, José Roberto Campos, era consultor da empresa.
Em janeiro de 2007, o presidente da Unicel, José Roberto Melo e Silva -padrinho de casamento de Erenice e Campos- mandou uma carta para Dilma com graves acusações à Anatel.

Erenice, quando era secretária-executiva da Casa Civil, mandou cópia da carta ao então presidente da Anatel, Plínio Aguiar Júnior, e cobrou explicação urgente.

O empresário acusava a comissão de licitação e a procuradoria da Anatel de mentirem à Justiça Federal, de vazarem informações para empresas de fora da licitação e de coagirem o advogado da Unicel, Gabriel Laender -que depois foi nomeado assessor na Casa Civil.

Anônimo disse...

Estou amealhando votos às pencas (já consegui a definição de votos de indecisos e a reversão do votos que iam para o blefe do Lula) e convencendo os eleitores do Serra a não viajar. Façam o mesmo.

A propósito, a Petrobrás acaba de descobrir, a três dias da eleição, mais uma reserva de petróleo, que parece ser a maior de todas. Eu já havia anunciado que essa descoberta ocorreria há meses atrás. Só não registrei o meu anúncio em cartório.

Conclusão: não há nada no mundo que seja maior do que a sem-vergonhice e a desfaçatez dos petralhas. Se o Serra ganhar, o que não é nada improvável, será a mais expressiva vitória alcançada por um político desde que começou a haver eleição no mundo, não tenham dúvida! Pela simples razão de que nunca houve, em lugar algum, uma eleição tão contaminada pelo abuso de poder político e econômico como esta, que está decidindo o terceiro mandato do pequeno caudilho de Garanhus e o destino do primeiro emprego de milhares de companheiros.

Tio Dé disse...

Pelo que se desenha, tem mais torpedo pronto e no tubo, carregado e esperando o Sábado a noite ...
Mais uma noite de desespero para as camadas de camaradas cumpanherus a espera da capa de domingo ... Vai ser uma longa, mas muito longa essa noite, de hoje até amanhã ...

Ferreira Pena disse...

Milhões de brasileiros já não se envergonham perante fatos degradantes que acontecem numa sequência assustadora, no governo. Creio que apesar das pesquisas, Serra parte para a vitória. Mas me pergunto: o que aconteceu no Brasil? Somos todos socialista/comunistas? Não temos mais valores democráticos que mereçam ser defendidos? A mentira, o roubo, as influências indevidas, o nepotismo, a enrolação grosseira são os novos valores. Mesmo que a Erenice fale, não vai acontecer nada. O povo está anestesiado, a polícia e a justiça estão sempre de férias. Os procuradores federais, tão atuantes na satanização do governo FHC, emudeceram. Verdadeiras ovelhas, nada de anormal acontece no governo da Farsa. Pobre Brasil!