TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, outubro 27, 2010

ARTISTAS E INTELECTUAIS ASSINAM MANIFESTO EM FAVOR DE JOSÉ SERRA. VEJA AQUI A LISTA DOS QUE JÁ ASSINARAM

Está circulando desde ontem à noite um manifesto de intelectuais e artistas em favor da candidatura de José Serra à Presidência (site aqui). Seguem a integra e alguns dos signatários (via blog do Reinaldo Azevedo):

MANIFESTO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS
Votamos em Serra! Ele tem história. Serra está na origem de obras fundamentais nas áreas da Cultura, da Educação, da Saúde, da Infraestrutura, da Economia, da Assistência Social, da Proteção ao Trabalho.

Apoiamos Serra, porque ele tem um passado de compromisso com a democracia, com a verdade e com o uso correto dos recursos públicos, dando bons exemplos de comportamento ético e moral, de respeito à vida e à dignidade das pessoas.

Votamos em Serra, porque o País está, sim, diante de dois projetos: um reconhece a democracia como um valor universal e inegociável, que deve pautar o convívio entre as várias correntes de opinião existentes no Brasil; o outro transforma adversários em inimigos, conspira contra a liberdade e a democracia. Precisamos de um Presidente que nos una e reúna, não de quem nos divida.

Apoiamos Serra, porque repudiamos o dirigismo cultural, a censura explícita ou velada, as patrulhas ideológicas, as restrições à liberdade de imprensa, o compadrio, o aparelhamento do Estado em todas as suas esferas e a truculência dos que se pretendem donos do Brasil. Estamos com Serra porque não aceitamos que um partido tome o lugar da sociedade.

Votamos em Serra, porque o grande título da cidadania dos brasileiros é a Constituição, não a carteirinha de filiação a um partido. A democracia é fruto da dedicação e do trabalho de gerações de brasileiros, que lutaram e lutam cotidianamente para consolidá-la e aperfeiçoá-la. O país não tem donos. O Brasil é dos brasileiros.

Apoiamos Serra, porque precisamos ampliar verdadeiramente as conquistas sociais, econômicas e culturais, sobretudo as que ocorreram no Brasil desde o Plano Real e que nos habilitam a ocupar um lugar de destaque no mundo. Estamos com Serra, porque as outras nações precisam ouvir o Brasil em defesa dos direitos humanos, da autodeterminação dos povos e da paz. O nosso lugar é ao lado das grandes democracias do mundo, não de braços dados com ditadores, a justificar tiranias.

Votamos em Serra, porque ele pautou toda sua vida pública com coerência na luta pela justiça social e pela preservação dos valores universais da democracia e das liberdades individuais.

Apoiamos Serra, porque é preciso, sim, comparar os candidatos e identificar quem está mais preparado para enfrentar os desafios que o Brasil tem pela frente, com autonomia, sem ser refém de grupos partidários ou econômicos. Homens e mulheres, em qualquer atividade, se dão a conhecer por sua obra, que é o testemunho de sua vida. A Presidência da República exige alguém com experiência e competência comprovadas. Não basta querer mudar o Brasil, é preciso saber mudar o Brasil. E a vida pública de Serra demonstra que ele sabe como fazer, sem escândalos e desvios éticos.

Serra é a nossa escolha, porque queremos desfrutar, com coragem e confiança, da liberdade e da igualdade de direitos, como exercício de dignidade e consciência..  Vamos juntos eleger Serra para o bem do Brasil e dos brasileiros - sua maior riqueza!

Por um Brasil de verdades e de bons exemplos.

Vote e peça votos para Serra Presidente 45!
*
Já assinaram o manifesto, entre outros (ver lista completa no site):
Affonso Romano de Sant’Anna

Arnaldo Jabor
Bolívar Lamounier
Carlos Vereza
Celso Lafer
Charles Gavin
Dominguinhos
Elza Berquó
Everardo Maciel
Fabio Magalhães
Fafá de Belém
Fernando Gabeira
Ferreira Gullar
Francisco Weffort
Giulia Gam
Glória Menezes
Guiomar Namo de Mello
Gustavo Franco
Hélio Bicudo
Ives Gandra Martins
João Batista de Andrade
José Gregori
Jose Pastore
Juca de Oliveira
Leiloca
Leôncio Martins Rodrigues
Luiz Alberto Py
Luiz Felipe d’Avila
Lya Luft
Maílson da Nóbrega
Maitê Proença
Malu Mader
Marcelo Madureira
Marco Aurélio Nogueira
Maria Teresa Sadek
Mário Chamie
Mauro Mendonça
Moacir Japiassu
Nana Caymmi
Paulinho Vilhena
Pedro Hertz
Pedro Malan e Catarina
Rosamaria Murtinho
Sandra de Sá
Sérgio Besserman
Sergio Bianchi
Sérgio Fausto
Simon Schwartzman
Stephan Nercessian
Tarcisio Meira
Tonia Carreiro
Tony Bellotto
Zelito Viana


CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

5 comentários:

Anônimo disse...

Ñ entendo que esse método de apoio à democracia ou candidato democrático deva ocorrer. Isso foi inventado por movimentos de esquerda nas décadas de 60 e a partir daí se tornou comum em quase tudo que envolva a vida civil. Quem é pela democracia ou por algum líder democrático, ñ precisa se manifestar com assinaturas de manifestos. É necessário sim maior participação na vida social como um todo para mostrar que a democracia e o capitalismo ainda é o melhor regime e forma de governo. Até mesmo Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, assinou esse manifesto; agora descontente com o próprio monstro que ele ajudou a criar.

Anônimo disse...

Amorim, sugiro acessar o site WWW.UCHO.INFO.

Abraços.Gilmar.

Anônimo disse...

Sobre manifestos.

Não concordo com o comentarista anônimo que tratou dos manifestos. Claro que devemos ter maior paticipação na vida social e política, mas um manifesto como o dos artista apoiando Serra ou o da Defesa da Democracia são importantes, no Brasil atual, por um único motivo, e muito bom:
mostrar que há gente que não teme mais as patrulhas ideológicas.
Há poucos anos uma artista famosa, global, destacou que temia o PT no governo e foi hipercriticada. Uma cidadã não pode expressar o pensamento sem ser apontada como do lado do mal?
Estes manifestos, atualmente, mostram que os cidadãos estão cheios, não aguentam mais ouvir que há os especiais em política, os detentores da verdade e da ética (da cueca, do mensalão?) e não aceitam ser policiados e nem têm mais vergonha de serem chamados de conservadores ou direitistas. A população do Brasil tem um traço fortemente conservador, e qual o problema?
O Chile era governado pela esquerda e os chilenos acabaram de eleger um presidente conservador.
Isso é democracia.
O Brasil esá aprendendo com os manifestos. E o da Defesa da democracia já chegou a mais de 100 mil assinaturas. O de apoio ao presidente chegará a tanto?

Anônimo disse...

Brasileiros!
O momento é de ansiedade, determinação e muitas esperanças. Vislumbra-se para a nossa democracia brasileira uma nova ORDEM para RECONSTRUÇÃO DE UM NOVO PAÍS COMO: ÉTICA, MORAL, RESPEITOS ÀS INSTITUIÇÕES, SEGURANÇA PLENA, JUSTIÇA SEM IMPUNIDADES, EDUCAÇÃO SEM IDEOLOGIA ESQUERDISTA, SAÚDE PARA TODOS,UM PAÍS VOLTADO PARA OS SEUS PAÍSES ALIADOS QUE NORTEIAM O EIXO DO BEM.
O NÚMERO 13 PRENUNCIA COISAS RUINS,
AZARADO TRAZ MAL AGOURO, DOENÇAS ETC.ETC.
O NÚMERO 45 REPRESENTA O CONSTRUTOR DO BEM, FORTE IMPÁVIDO COLOSSO, VITORIOSO PRESIDENTE DA REPÚBLICA - AGORA É SERRA 45.

Anônimo disse...

Caro Aluizio,

MANIFESTO DE APOIO A SERRA É FUNDAMENTAL.

Sobre Manifestos

Existem muitos manifestos circulando pela Internet à busca de assinaturas.
Dois deles devem entrar na consideração dos que levam a sério as advertências de muitos sobre o momento pelo qual passa o Brasil.
Estamos na fronteira entre a Liberdade e a Tirania. Parece apocalíptico?
Basta observar à nossa volta, na América Latina, para percebermos diversos governos rastejando na direção do estado de futuras ditaduras.
Venezuela, Bolívia, Equador, Argentina, Honduras, entre outros países, já sofrem com a perseguição à imprensa, aos jornalistas, aos que produzem, aos opositores, à liberdade de pensamento e de expressão. Nem precisamos falar em Cuba, onde o desastre total da revolução chegou ao cúmulo de um estado comunista anunciar a demissão de 500 mil cidadãos, em fevereiro próximo. Num lugar em que o Estado é o único empregador 500 mil pessoas serão jogadas na rua da amargura. Quanta ironia.
Assim, meus amigos, assinem o Manifesto pela Democracia, que já ultrapassou 100 mil assinaturas e o de apoio ao José Serra (artistas e intelectuais).
Pessoalmente Serra não me agrada muito, acho-o até um pouco autoritário no modo de ser, mas não defende um projeto de restrições de Liberdade e não nos aproximará de ditaduras, respeitando as regras democráticas e as liberdades de expressão e de imprensa. Como são duas opções, não há alternativa. Votar em branco, anular ou abster-se, numa horas dessas, é covardia.
Isso será fundamental para o futuro.
Nossos filhos não podem ser escravos de tiranos.
E essa decisão é somente nossa.

Gutenberg

Texto extraído do meu blog:
http://laudaamassada.blogspot