TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, outubro 03, 2010

RESULTADO DA ELEIÇÃO PODE TRAZER GRANDE SURPRESA QUE NEM OPOSIÇÃO IMAGINOU

Esta análise do Reinaldo Azevedo sobre as últimas pesquisas eleitorais revela que pode vir por aí um resultado que nem os tucanos mais entusiasados imaginavam. Transcrevo: 

Vocês querem ver como estão sendo feitas e editadas as pesquisas? Vamos lá:

O Ibope divulgou, no dia 29, quarta-feira, uma pesquisa  feita a pedida da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Os dados tinham sido coletados, informava-se, entre os dias 25 e 27. Dilma aparecia com 50% dos votos; Serra, com 27%, e Marina, com 13%. A petista tinha 55% dos votos válidos. O instituto também simulou um eventual segundo turno: a candidata do PT aparecia com 55%, contra 32% do tucano: 23 pontos de diferença.

Pois bem… Poucas horas depois, na madrugada do dia 30,  vieram à luz números do Datafolha, em pesquisa realizada nos dias 28 e 29. A petista teria 47%; o tucano, 28%, e a verde, 14%. Também o Datafolha simulava um segundo turno: 53% a 39% para Dilma: 14 pontos de diferença.

Pois bem. Ontem, os dois institutos divulgaram novos levantamentos. Eureca! Os números são os mesmos: 47%, 29%, 16%, com uma pequena diferença por causa dos nanicos: o Datafolha diz que Dilma tem 50% dos válidos, e o Ibope, 51%. Certo!

Ora, a questão jornalística que se coloca desde logo é a possibilidade de a eleição não se resolver amanhã. Logo, os números do segundo turno são relevantes, certo? Para Daniel Bramatti e José Roberto de Toledo, que assinam o texto do Estadão, mais ou menos. Eles nem mesmo deram os números totais do segundo turno, limitando-se aos válidos: 58% a 42%. 

E por que os totais são importantes? Ora, na pesquisa divulgada pelo ibope há quatro dias, num eventual segundo turno, Dilma aparecia com 55%, contra 32% de Serra — uma diferença de 23 pontos! Na divulgada ontem, a petista caiu para 51%, e o tucano subiu para 37% — 14 pontos de diferença. Segundo o Ibope, em quatro dias, a diferença entre Dilma e Serra caiu nove pontos percentuais!!! Só para registro: no Datafolha — e os dois omitem este dado também —, a diferença já era de 14 pontos (53% a 39%) e, agora, é de 10: 52% a 42%.

NOVE PONTOS DE DIFERENÇA EM QUATRO DIAS? 12,15 milhões de eleitores? Ou o Ibope está muito errado na pesquisa de ontem ou estava muito errado naquela de há quatro dias. Ou está em curso uma sangria com a qual nem os tucanos sonharam!

De todo modo, o espantoso é que se omita do leitor um fato óbvio. Ah, sim: não sei se vai haver segundo turno, tá? Havendo ou não, o leitor tem o direito de saber dos números, não é mesmo? Não há especialista que consiga explicar esse critério.

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

Um comentário:

Toma, cego... disse...

Collor de Melo, com adesivo de Dilma no peito, é vaiado e vota em si mesmo e no PT

O fato mais sórdido desta campanha é com certeza o apoio do ex-presidente Collor de Melo aos candidatos do PT.

É que Collor de Melo foi cassado por iniciativa e influência direta do PT. Os novos aliados do Partido dos Trabalhadores - Collor, Sarney, Jader Barbalho, Renan - demonstram de que modo foi pasteurizada a política brasileira, o que ficou evidente na atual campanha eleitoral, a mais alienada e alienante de toda a história republicana brasileira.

http://www.uol.com.br/