TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, outubro 28, 2010

SERRA RECEBE GRANDE APOIO NO RECIFE

 Serra no Recife nesta quarta-feira: grande repercussão.
Afirmam os institutos de pesquisa e o colunismo político dos jornalões que José Serra praticamente não existe para o Nordeste. Li numa dessas matérias que a campanha de José Serra iria largar de mão o Nordeste e se concentrar apenas nas áreas onde o candidato é melhor posicionado nessas tais pesquisas.

Há pouco, no entando, um leitor me chamou atenção através do twitter afirmando: esta foto (postada acima) é a melhor pesquisa para o candidato tucano, enviando-me através do Twitpic.

A foto retrata um momento da caminhada de José Serra em campanha no Recife, justamente a capital de Pernambuco, Estado que, segundo as pesquisas e os pesquiseiros analistas, Serra leva meia dúzia de votos. Mas, pela animação que cerca o candidato, realmente o clima, como diria, não é tão hostil assim sob o radiante sol nordestino.

É claro que eu não pratico o 'isentismo'. Como já afirmei, tenho lado, o lado da democracia e da liberdade. Nesta disputa José Serra se transformou no fiador da nossa democracia e por isto - e apenas por isto, sem falar nas suas evidentes qualidades como administrador - tem o meu irrestrito apoio.

Nem por isso vou brigar com os fatos. Mas o que sinto nesta reta final da campanha do segundo turno é uma tendência geral pró-Serra muito melhor do que no primeiro turno. Sei que posso estar errado ao afirmar isso. No entanto, vendo que Serra sofre agressões e críticas infundadas de seus adversários e apanha sem parar de praticamente todo o colunismo político dos grandes jornais, sem falar no atentado ocorrido no Rio de Janeiro, quando lhe acertaram a cabeça com objeto contundente (já comprovado pelos laudos de dois peritos) é de admirar momentos de exaltação à sua candidatura como esse ocorrido nesta quarta-feira em Recife, a capital de um Estado onde o tucano não teria a menor chance, segundo os analistas.

Essa indisfarçável tendência que abençoa Serra nessa reta final, refletida nos apoios importantes que recebeu no segundo turno, tanto do Partido Verde quanto da dissidência sulista do PP, além de outras lideranças de peso, insiste em não se fazer presente nas sondagens dos institutos de pesquisa.  Repito que posso estar enganado, mas os fatos estão a indicar que esta eleição continua aberta e pode até mesmo acontecer uma surpresa.

Tanto é que o turbilhão de pesquisas eleitorais não conseguiu desmobilizar a militância da aliança que sustenta a candidatura do tucano. É que no primeiro turno os institutos erraram tanto que as pesquisas já não estão sendo levadas a sério pela Oposição. 

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

6 comentários:

Anônimo disse...

caro aluizio...saudações democráticas...autenticas...é a primeira vez que ouso fazer um comentário em seu blog mas ao ler esta matéria não pude deixar de me manifestar...sinto a mesma coisa com relação a boa vontade que a candidatura do serra vem provocando...na grande sp...em cotia por exemplo vi a conversa de dois militantes dilmistas que na padaria tomando café afirmavam um para o outro que a parada desta vez estava perdida...o clima era tenso...em guarulhos me falaram que um padre tem feito...como não podia deixar de ser as missas das 18 horas em uma igreja que cabe umas 500 pessoas...em todas as missas ele pergunta do pulpito se alguem dali tinha sido entrevistado por algum instituto de pesquisa ou assemelhado...fazem 4 semanas...caro aluizio que ninguem se manifesta...ou seja...mais de 2 mil pessoas...em igreja de guarulhos, perto da universidade...ninguem foi entrevistado...acho que o fenomeno do voto envergonhado de alguma forma vai se manifestar neste segundo turno na medida que a soberba e a agressividade dos militantes dilmistas tem retraído as manifestações espontâneas dos eleitores...para evitarem longas discussões...pedradas...atos hostis...o pessoal deve estar se guardando...na moita...votam serra mas se calam diante da possivel manifestação hostil da massa ignara...vc tem razão...a eleição está em aberto e ver serra em reduto pernambucano sendo ovacionado é um sinal inequivoco que as pesquisas todas estão sendo compradas a peso de ouro e agradam apenas seus contratantes...a verdade emergirá das urnas e, com serra presidente, vamos começar a despetiza...despetralhar o brasil nosso de todos os dias...

Anônimo disse...

Aluizio,

A multidão foi bem maior do que você imagina. Só para ter uma idéia veja essa reportagem do Diario de Pernambuco.
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20101027192306&assunto=115&onde=Politica

Sérgio Caetano

Anônimo disse...

Bom dia,


Na empresa em que trabalho, tenho contato com vários representantes do nordeste e eles são unânimes que o Serra vence!
Claro que só nos grotões de quem se beneficia da bolsa esmola a coisa é diferente.

El Príncipe Da Treta disse...

Engraçado que nenhum deles vieram aqui ao espírito santo, mas na hora de "raubar" petroleo e dinheiro do pré-sal ai lembram de tirar daqui, pra dar pra quem não tem direito.
E olha que o espírito santo é muito mais importante que a maioria dos estados do nordeste inclusive economicamente falando e tbm vota, acho que eles esqueceram disso.
Estou pensando seriamente em votar nulo ou branco.

El Príncipe Da Treta disse...

Por eu ter gostado da atitude sincera e integra do indio da costa vou votar no serra, o indio ao menos tem coragem ele seria bom pra debater com dilma, ele foi o unico que teve coragem pra falar umas verdades sobre o pt, e sobre outros temas tbm.
E por isso voto serra 45.

Se - Gyn disse...

Em Goiás, Serra bate Dilma há duas semanas, nos institutos de pesquisas locais, entre eles o SERPES (http://www.serpes.com.br/pesquisa.aspx?ID=298).

Serra tem 51,70% x 41,80%.

É fogo de morro acima e, água de morro abaixo!