TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, novembro 17, 2010

BRASIL: UMA NAÇÃO SEM HORIZONTE

Quando Dilma esbraveja afirmando que não cederá às pressões do PMDB pela partilha do butim está apenas jogando para a arquibancada. Já afirmei mais de uma vez aqui no blog que o PMDB é o esteio que mantém o PT no poder. Sem o apoio do PMDB o PT sequer poderia sonhar em chegar à presidência da República. Os 80% da popularidade de Lula são apenas espuma decorrente do permanente marketing eleitoreiro que tem caracterizado o governo petista.

Tanto é que 44 milhões de eleitores votaram na oposição e 29 milhões não votaram, um número de abstenções surpreendentes face a essa apregoada popularidade lulística.

Já estamos assistindo aquilo que era previsível: uma luta encarniçada por cargos e controles da máquina pública. Enquanto a oposição, particularmente o PSDB, continua com a sua já conhecida leniência, para não dizer omissão.

Enquanto isso, a Nação singra pelas águas turvas da incerteza. A rigor não existe um plano de metas visando a solução para os grandes e graves problemas brasileiros que se situam nas áreas da segurança pública, da saúde e da infra-estrutura. Esta última exibe verdadeiros gargalos que impedem o desenvolvimento brasileiro: energia, transporte e comunicação (destaque para o atraso tecnológico que representa um fosso que separa o Brasil dos países do primeiro mundo).

É de se notar que que toda a infra-estrutura que aí está foi obra dos governos militares. De lá para cá, os únicos avanços se deram nos governos de Itamar Franco e de Fernando Henrique Cardoso, com o Plano Real e a ordenação das finanças públicas.

Nos últimos oito anos o governo do PT teve uma única preocupação: manter o poder a qualquer custo. Isto levou ao sucateamento do país.Tanto é, conforme noticiei aqui no blog, que uma das turbinas gigantes de Itaipu apresentou rachadura. Como não se viu nenhuma ação do governo do PT durante esses oito anos para a revitalização desses equipamentos, supõem-se que problemas no curso prazo na área de energia não estaríam descartados. 

Pelo que se nota pelas escaramuças políticas que cercam essa tal transição, decorrentes dessa aliança que reúne os bate-paus do marxismo botocudo com coroneis nordestinos e a banda podre do PMDB, o Brasil não arredará pé de sua condição de lixo ocidental. Tudo isso é temerário, haja vista que houve nos últimos anos uma explosão demográfica no Brasil, cuja população beira atualmente os 200 milhões de habitantes.

Para concluir: a infra-estrutura do país foi concebida, vejam só, nos anos 70 do século passado, quando a marchinha unfanística que comemorava o Brasil campeão do mundo nos campos do México, precisamente em 1970, assinalava: 70 milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção... Sim, em apenas 40 anos a população brasileira foi acrescida de cerca de 130 milhões de brasileiros.

A sensação que se tem é de uma Nação sem horizonte. O nosso futuro foi pilhado. 

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

7 comentários:

rafernandes disse...

Aluízio,

Para falar francamente, onde devemos nos concentrar é na sobrevivência do DEM e seu ressurgimento das semi-cinzas. O PSDB, como já havia comentado anteriormente, não passa de uma dissidência light do PT. A origem das cabeças pensantes de ambos é a mesma...ao longo do tempo divergiram aqui e ali mas, na essência, são primos de primeiro grau. Daí essa inapetência do PSDB à crítica e à verdadeira oposição. É algo como "não fica bem falar mal da família, né?".

João Paulo M. disse...

Uai Amorim, resolveu reconhecer o valor do Itamar? Não faz muito tempo o senhor escreveu um post chamando-o de 'bolivariano', lembra? Abraços.

Aluizio Amorim disse...

João Paulo,
se eu chamei o Itamar de bolivariano, foi em determinado contexto. Não me recordo. Mas claro que o Plano Real foi obra de seu governo quando FHC era o Ministro da Fazenda que fez a coisa andar.

Anônimo disse...

Horizonte o Brasil tem, e é sombrio...

João Paulo M. disse...

Não há contexto que justifique o rótulo de 'bolivariano' ao presidente Itamar Franco, meu caro Amorim. Um bolivariano jamais lançaria Fernando Henrique Cardoso para presidente. Itamar não apenas lançou FHC como o elegeu, lembra?

Anônimo disse...

Solução para os brasileiros honestos,trabalhadores e empresários, não paguem impostos!
E´simples.

Anônimo disse...

Nada muda,
o PMDB vai continuar a mandar e ponto.