TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, novembro 15, 2010

DEM REFUTA INCORPORAÇÃO AO PMDB E COMEÇA A DEFINIR ESTRATÉGIA PARA LIDERAR A OPOSIÇÃO

Ilustração do blog OrdemLivre.org, que recomendo
A proposta de incorporação do Democratas ao PMDB, atribuída ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), está morta e enterrada, mas serviu para reorganizar a tropa no partido. É o que dizem o presidente do DEM, Rodrigo Maia, e o pai dele, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia, que apostam na unificação do partido com o plano de fortalecer o DNA conservador e deixar o papel de linha auxiliar do PSDB para construir candidatura própria à Presidência em 2014. "Essa hipotética proposta não existe mais. Até Kassab é contra", afirmou Cesar Maia, em conversa com o Estado por e-mail, sobre a possibilidade de união com o PMDB. "Hoje, ninguém no DEM defende fusão com o PMDB. Nem no PMDB, segundo se diz." Maia também afasta qualquer chance de fusão com PSDB ou PPS.

O presidente de DEM e deputado reeleito Rodrigo Maia (RJ) disse ter conversado com Kassab, que compreendeu a inviabilidade da união com o PMDB. "Ele sabe que essa posição, nesse momento, não tem apoio no partido. Compreendeu que esse é o momento de refazer a unidade e pensar no futuro", disse hoje o deputado. O flerte de Kassab com o PMDB levou Rodrigo a acertar os ponteiros com várias lideranças do partido.

As conversas alinharam à proposta de fortalecimento ideológico, descolamento do PSDB e candidatura própria em 2014, líderes como o senador José Agripino (RN), reeleito em meio às baixas da oposição no Senado, e os deputados Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), Onyx Lorenzoni (RS) e Roberto Brant (MG). O ex-prefeito Cesar Maia define a estratégia do DEM: "Reforçar sua coluna vertebral conservadora. Isso será feito." 

Conservadorismo - O ex-prefeito cita o apoio do senador reeleito Demóstenes Torres (DEM-GO), que também declarou no fim de semana que o partido precisa assumir que é conservador e "deixar de ser satélite de outros partidos". Para Rodrigo e Cesar Maia, a candidatura própria é o caminho para unir um partido calejado pelas batalhas perdidas a reboque de um PSDB tomado por lutas internas. Acreditam que, na oposição ao governo Dilma, é hora de se preparar para o que consideram inevitável: o declínio do ciclo de poder do PT. Também querem reposicionar a relação com o PSDB.

A avaliação é de que a antecipação de uma aliança incondicional com os tucanos na eleição presidencial de 2010 penalizou o partido em contextos regionais. Em 2014, a composição se daria de outra forma e bem mais tarde, até mesmo num segundo turno.

"Essa discussão sobre fusão mostrou que há uma certeza majoritária no partido. Temos de nos organizar como partido de ideias claras, em favor da propriedade, da economia de mercado, da redução da carga tributária. Tem a proposta de recriação da CPMF aí, uma bola que o governo levantou de graça para nós", define Rodrigo, comemorando a eleição de dois governadores e 43 deputados na Câmara, apenas dez a menos do que o PSDB. 

"O partido que saiu das urnas sobreviveu a todas as análises, críticos e ameaças. A oposição saiu fortalecida", analisa Rodrigo. "Acredito que o ciclo da Dilma não terá a mesma força popular dos oito anos do governo Lula. O da Dilma não será o primeiro, mas o nono ano do mesmo governo. Precisamos reorganizar as forças para 2014." Do portal do Estadão 

MEU COMENTÁRIO: Finalmente a ficha começa a cair. O DEM parece que percebeu o recado das urnas e segundo seus líderes vai assumir as bandeiras que um apreciável continente de eleitores solicitou nas últimas eleições: um partido de oposição de viés conservador que defenda a propriedade, a economia de mercado, a redução da carga tributária e os valores da civilização ocidental que há oito anos vêm sendo vilipendiados pelo PT. 

Se assim proceder, o DEM tem tudo para crescer e ocupar esse amplo espaço aberto para um partido conservador. Conservador sim, como aqueles que existem nas maiores democracias do mundo. Isto é salutar e contribui para a educação política dessa despolitizada sociedade brasileira que é capaz de eleger um Tiririca e, até mesmo, um Lula e uma Vilma.

É isso aí. Há um espaço político generoso para acolher um partido com clara definição ideológica. Aliás, será o único no Brasil.  Haja vista que o PT está longe das idéias delineadas na sua fundação. Seu esquerdismo é jogado para a arquibanda. Nas internas está aliado com o coronelismo nordestino e as figuras mais deletérias da política brasileira, sem falar no fato de que já entrou para a história como um partido que protagonizou e protagoniza um turbilhão de escândalos jamais vistos. Por sua vez, o PSDB continua patinando na obsolteta social-democracia com seus tucanos trepados no muro emitindo muxoxos.

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

9 comentários:

lis disse...

Excelente Aloízio! Redirecionei do meu Blog, OK?

Será a luz no fim do túnel que estamos merecendo faz tempo???

Bem, eu não deixo de computar o estardalhaço que fizemos pela Net a respeito das eleições. desde o problema da Campanha até o trololó do casamento com PMDB!

Abs

Escatopholes disse...

Como eu já havia comentado aqui nesse blog várias vezes, não havia diferença entre Serra e Dilma e foi muita covardia do DEM não ter lançado candidato próprio a presidência da república.
Se o DEM tivesse lançado agora já poderia ter um nome forte a nível nacional para concorrer às próximas eleições. Agora não o tem e precisará partir próximo do zero em 2014.

jânio disse...

Se o DEM tiver mais juízo ainda. Kassab vai ter que procurar outra legenda para a vereança.

Marcelo Delfino disse...

Continuo acompanhando o blog do Aloizio. Muito bom. Ele integra a lista de blogs linkados no meu blog político, o Brasil, um País de Tolos.

Este artigo é muito bom. Mas acredito que falta algo que o artigo não disse. Falta um partido que se assuma como direita, não apenas conservador. Sem medo de perder votos de quem não concorda com a direita, mas com potencial de atrair os votos dos direitistas, que não são poucos. O que temos é essas dondocas social-democratas do PSDB e essa direita envergonhada do DEM. A própria oposição representada por figuras ditas "jovens" do DEM (Rodrigo Maia, Onyx Lorenzoni, Paulo Bornhausen, ACM Neto) é oposição gestada em laboratório, longe do dia a dia de quem trabalha de verdade neste país e não concorda com o petismo nem com a direita fisiológica governista representada por PMDB, PP, PR, PRB, PSC, PTB e outras legendas cujos integrantes estão no Governo desde a gestão de José Sarney.

Não acredito em uma oposição como a do ex-prefeito Cesar Maia, que ainda se orgulha de seu passado no PCB. Saiu da Prefeitura do Rio com um broche do Partidão na camisa.

Além da direita, falta também uma legenda nacionalista neste país. Uma legenda ligada à cultura política e geral do Brasil, sem xenofobias e sem relação com esse maquiavelismo esquerda-direita que diz mais respeito à França do Século XVIII do que ao Brasil do Século XXI.

Marcelo Delfino disse...

Há de se anotar que o DEM tirou o liberalismo econômico do nome e deixou só esse vago Democratas. Todos os partidos políticos se dizem democratas, do DEM ao PCO.

Paulo Henrique disse...

só o fato de alguém cogitar fusão com o pmdb já demonstra o nível de algumas figuras do democratas. Eu achei que o partido fosse se assumir liberal e, para meu espanto, vão virar conservador. o Brasil precisa é de um partido liberal, no sentido que o termo tem na Inglaterra, não nos EUA. estamos perdidos.

Manoel Francisco Gomes disse...

Qual é mesmo a ideologia do DEM ? Dizer-se conservador não é suficiente. Conservador do quê ? É necessário que ele se assuma como partido liberal, mas com o cuidado de não se confundir com o liberalismo do Partido Democrata dos Estados Unidos, bem entendido. Seria interessante que seus políticos começassem estudando uma sólida bibliografia sobre o liberalismo, para não sair por aí dizendo que são o que não são. O primeiro autor tem mesmo que ser Adam Smith, não tem jeito.

Anônimo disse...

Como é que é Aluízio?
"...é hora de se preparar para o que consideram inevitável: o declínio do ciclo de poder do PT...."

Que absurdo colossal!

Agora é que veremos o aumento exponencial do poder do PT!!!!

Esse pessoal está embriagado?
Sob efeito de drogas?...

...ou será que eles fazem parte de mais essa farsa colossal chamada democracia brasileira???

Que absurdo!!!!

Anônimo disse...

Isso mesmo - LIDERAR!!! Só os fortes lideram, e por isso são vencedores...