TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, novembro 09, 2010

ENEM: ERRO GROSSEIRO EM DATA HISTÓRICA

O jornalista e escritor Laurentino Gomes ganhou fama nacional com um livro que resgata um momento fundamental da história do país, instante em que a família real portuguesa se transferiu para o Brasil, autorizando, entre outras medidas, a abertura dos portos a navios de nações amigas - alimentando o comércio da colônia. O nome da obra: 1808. Segundo uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), contudo, o livro poderia se chamar 1810: afinal, em uma das questões apresentadas na avaliação do último sábado, esse seria o ano da abertura dos portos.

Gomes conta que só ficou sabendo que sua obra fora citada no domingo: encheu-se de alegria... Até descobrir o erro. “Fui correndo consultar meu livro e percebi que a falha não era minha”, conta. O passo seguinte foi postar uma crítica ao Enem em seu perfil no Twitter e em seu blog pessoal.

“Existem ocasiões em que a checagem das informações precisa ser mais rigorosa”, diz o autor. “Acredito que a elaboração do Enem seja uma dessas ocasiões”.

O escritor afirma ser favorável a avaliações do ensino como a empreendida pelo Enem e teme que falhas como essa possam minar a credibilidade da prova. “Faço a crítica na condição de alguém que está preocupado com o aprimoramento desse mecanismo”, diz. “Da maneira como aconteceu, o Ministério da Educação está apenas dando munição aos críticos.”

Ele defende que, devido ao erro, a questão seja anulada. Mas acredita que a falha não induz obrigatoriamente os estudantes a escolher a opção incorreta. "O cancelamento seria uma maneira de preservar a credibilidade do exame." Do portal da revista Veja

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

Um comentário:

Anônimo disse...

Como disse o coronel, lá no coturno noturno "Haddad é tri", o cara conseguiu o tricampeonato em burradas envolvendo o enem! Lembram quando diziam que o Serra iria acabar com o enem? Não contavam como Haddad Effect.