TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, fevereiro 05, 2011

DIPLOMATA ISRAELENSE FAZ ANÁLISE SENSATA SOBRE CRISE EGÍPCIA E DENUNCIA O IRRESPONSÁVEL DESATINO DE OBAMA

Há uma boa entrevista na Folha de São Paulo deste sábado, concedida pelo diplomata israelense Dan Gillermann. Recomendo a leitura para quem deseja ter uma visão mais clara e realista sobre o que ocorre no Egito e qual é o caminho mais sensato a ser tomado. E, como era de se esperar, os Estados Unidos sob batuta podre do politicamente correto Hussein Obama, já cometeu um desatino.  Vale a pena ler esta entrevista do experiente Dan Gillermann:
O presidente dos EUA, Barack Obama, teve uma reação amadora e prematura ao defender a saída do ditador Hosni Mubarak, o que fez aumentar a incerteza no Egito.
A opinião é de Dan Gillerman, embaixador de Israel na ONU entre 2002 e 2008, que conhece bem os personagens cotados para conduzir o Egito pós-Mubarak.
Ela reflete a ansiedade da maioria dos israelenses, sobretudo pela possibilidade de o poder cair nas mãos da Irmandade Muçulmana.
Para Gillerman, o Egito não está pronto para a democracia, e a saída mais segura da crise é uma transição gradual sob chefia do Exército.

Folha - Dos cenários, qual o melhor para Israel?
Dan Gillerman - O melhor cenário, não só para Israel mas também para o Egito e a região, é transição cuidadosa e gradual. Não se faz democracia do dia para a noite. O Egito não tem nem a cultura nem as instituições para isso.
O melhor seria um período de transição em que o Exército, liderado pelo general Omar Suleiman, levasse a um regime democrático. Conheço bem Suleiman e o respeito muito, ele tem vasta experiência e seria um bom nome para a transição. Mas cabe aos egípcios decidir.

Como o sr. avalia o comportamento dos EUA?
O presidente Obama cometeu um grande erro logo no início ao descartar tão rápido o presidente Mubarak, deixando-o à deriva. É uma mensagem extremamente perigosa para outros aliados dos EUA, que também temerão ser abandonados.
Se um aliado como Mubarak, com tantos anos de cooperação com os EUA, pode ser descartado do dia para a noite, o que outros países podem esperar? Obama teve uma reação prematura e amadora. Contribuiu muito para aumentar a incerteza.
O Oriente Médio vive hoje um terremoto, seu momento mais perigoso e dramático em 40 anos. Se o Egito cair nas mãos de extremistas, como a Irmandade Muçulmana, a situação ficará terrível, especialmente para Israel, que já tem o Hamas em Gaza e o Hizbollah no Líbano, mas também para a região inteira.

O sr. considera provável que o Egito pós-Mubarak seja controlado pela Irmandade?
Não parece haver liderança organizada por trás da revolta no Egito. As duas únicas forças organizadas no país são o Exército e a Irmandade Muçulmana. Por isso, tudo depende muito do Exército. Se a Irmandade prevalecer, acho que será péssimo para o Egito -não creio que seja algo que a maioria da população deseje.

O acordo de paz entre Israel e Egito corre perigo?
Espero que não. O mesmo medo surgiu há 30 anos, quando o presidente Anwar Sadat foi assassinado. Muitos apostavam na revogação do acordo, que não ocorreu.
Se a Irmandade chegar ao poder o risco aumenta, pois eles já defenderam a revogação. Seria um erro terrível para o Egito e todo o Oriente Médio; esse acordo é um pilar da estabilidade regional.

Mohamed ElBaradei, que surge como possível liderança, sempre foi muito crítico a Israel. Com ele no poder as relações mudariam?
Conheço bem ElBaradei, trabalhei com ele quando era chefe da Agência Internacional de Energia Atômica e acho que ele poderia ter sido mais eficiente para evitar que o Irã desenvolvesse seu programa nuclear. Se chegar ao poder, espero que mantenha uma posição responsável também em relação a Israel.

Israel sempre criticou os vizinhos pela falta de democracia. Não deveria estar apoiando esse movimento?
Se o Egito se tornar um país democrático, será ótimo, mas o processo deve ser conduzido com extremo cuidado. Espero que a região caminhe para a democratização, mas há um risco enorme de que vá para o lado oposto, a radicalização islâmica.
Infelizmente, quando olhamos o mundo árabe, não vemos uma única democracia. Ao mesmo tempo, sabemos o que aconteceu com os palestinos. Quando houve eleições, em vez de criar democracia, levaram ao poder o Hamas, um grupo terrorista que não aceita o diálogo.

13 comentários:

Anônimo disse...

A batata do OBAMA e dos malucos do Irã, está assando...

Anônimo disse...

E´, a coisa vai ficar feia para Israel e o mundo. Pois tudo que acontecer em Israel atingirá o mundo em cheio. Não pensem ,esses esquerdopatas, que o Brasil ficara livre. Quem conhece o Islâ, a politica, digo politica, nem religião, e´de dominação do mundo.
Ponham as barbas de molho.

Anônimo disse...

Amorim, eu penso que mais cedo ou mais tarde, infelizmente essa 3. Guerra mundial vai surgir, tudo o que se está fazendo em termos de procrastinar,politicamente, um dia vai eclodir. A razão é única: O anti sionismo e ódio desses países islâmico à Israel.
Coisa Satânica. Quem é ateu não acredita. Mas , como cristã, isto está na Bíblia, é uma realidade.E tudo que Deus disse através de seus profetas, eaconteu,está acontecendo e irá acontecer. Deus está sobre o controle. Israel vai sofrer, mas não será exterminada.Por que Deus não quer.Queiram acreditar ou não , isso vai acontecer.
E Israel é a prova de que DEus existe. DEUS está no controle de tudo.

Anônimo disse...

O Obama é um frouxo! Não entende bulhufas de política internacional, fica preocupado em parecer bonito na foto, acho que nem sabe o que fazer numa hora dessas. Um país do porte do USA não pode ficar nas mãos de um menino medroso, duvido que se reeleja.

Anônimo disse...

Ali no Oriente Médio existe um povo que já tentaram exterminar. Claro que não são anjos. Mas qual a saída, se na sua história já existiu um holocausto?
Esse mesmo povo, apesar de não se pronunciar, tem um arsenal atômico de aproximadamente 100 ogivas, segundo os especialistas ocidentais.
Tem um débil mental no Irã, que além de negar o fato histórico (holocausto), ainda quer varrer aquele povo da face da terra.
Alguém tem dúvida do final do filme???

Atha disse...

EUA se distanciam de declarações de ex-embaixador sobre papel (Babel) de Mubarak.

O governo dos Estados Unidos se distanciou neste sábado das declarações do ex-embaixador no Egito Frank Wisner, que afirmou que o ex-presidente Hosni Mubarak deve permanecer no cargo durante a transição.

Wisner "falava em seu nome e não em nome do governo dos Estados Unidos", disse um funcionário de Washington sob condição de anonimato.

Wisner é um influente diplomata aposentado, que se reuniu com Mubarak na semana passada a pedido do presidente americano, Barack Obama.

O ex-embaixador referiu-se a Mubarak como "um velho amigo" dos Estados Unidos e disse que ele "deve permanecer no cargo para conduzir as mudanças".

O diplomata aposentado acrescentou sobre Mubarak "que é sua oportunidade para escrever seu próprio legado. Ele concedeu 60 anos de sua vida a serviço do país, este é um momento ideal para que possa mostrar o caminho à frente".

Líderes do partido governista renunciam

Os Estados Unidos saudaram como "um passo positivo" a renúncia de integrantes do partido do presidente egípcio Hosni Mubarak neste sábado, enquanto instigam Mubarak a deixar o poder.

"Vemos isso como um passo positivo em direção a uma mudança política que será necessária, e esperamos outros passos", informou um funcionário do governo de Barack Obama.

Os membros do comitê-executivo do Partido Nacional Democrático (PND) do Egito renunciaram em massa neste sábado, incluindo o filho do presidente Hosni Mubarak, Gamal, informou a televisão estatal. O que conta é se tá com Porta Comportamental, é isso que a Porta Importa e dá Importântia.

Gamal é Babá em Babal e Gamal Gamar é jogamal jogá mal. Como bocê jogamal ein Jabá Jabal!
É Barak vs Bubarak Mubarak, quem vai derrubá a Barraca do Barrocos Marrocos? o Barrego Marrego Marreco. Preciza fazer um descarrego, tá escorregano.

Anônimo disse...

Exército

Como eu havia escrito recentemente, a salvação do Egito está nas mãos do Exército.
O Exército, bem ocidentalizdo, poderá fazer a transição. Vimos que os militares evitaram abrir fogo na multidão,não que apóiem a queda de Mubarak, mas querem manter-se numa posição boa para evitar que algo pior aconteça.
Não sei se ElBaradei é o melhor nome para substituir Mubarak, deveria ser um general.
ElBaradei está falando demais e pode colocar em risco a paz com Israel.

Gutenberg

Anônimo disse...

O palco está sendo armado de forma bem clara no Oriente Médio, para a vingança do SENHOR.
"Eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que mudarei a sorte de Judá e de Jerusalém, congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali entrarei em juízo contra elas por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre os povos, repartindo a minha terra entre si...Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão.
Joel 3.1-14
"ISRAEL, AQUELE QUE TOCAR EM VÓS TOCA NA MENINA DO SEU OLHO".
Zacarais 2.8

Anônimo disse...

Aluizio,
Sobre o assunto Islam, vale a pena dar uma olhada na materia do blog: http://veradextra.blogspot.com/2011/01/o-terrorismo-islamico-e-o-fruto-do-islam.html

Anônimo disse...

“I against my brother, I and my brother against our cousin. I, my brother and our cousin against the neighbors. All of us against the foreigner.”
– Bedouin proverb

Atha disse...

Obama não quer Brasil no Conselho da ONU. Segundo diplomata americano, presidente é contra entrada do País como membro permanente e evitará falar sobre o tema em sua visita em março.

O presidente dos EUA, Barack Obama, não deverá trazer seu apoio à entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU como membro permanente durante sua visita ao País, em março. A Casa Branca e a diplomacia americana trabalham para contornar inevitáveis e constrangedoras perguntas da imprensa e para não prejudicar seu projeto de relançar as relações bilaterais.

Segundo uma fonte do Departamento de Estado, a mudança na posição de Washington é uma possibilidade remota. Seria um "milagre". Para o governo americano, o Brasil cometeu um "pecado mortal" ao votar contra a resolução do Conselho de Segurança sobre novas sanções ao Irã, em junho.

O BT PT cobeteu um Begado Pegado Bortal Mortal que agora é Portal e Fortal que Fortalece e o Aborto Abortado é um Comborto Conforto Com Porta que ficou sem Portas Comportamental e sem Comportamento. O BIZ é Biscombortábel Disconfortável.

Atha disse...

Brasil não pedirá a saída de Hosni Mubarak, diz Ministro.

Dacar (Senegal) – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou que o Brasil “tem uma posição de cautela, observação e apoio à democracia” em relação aos recentes conflitos no Egito e não fará pedidos pela saída imediata do presidente Hosni Mubarak.

“Não podemos fazer uma intervenção desse modo – não é nosso feitio”, afirmou Carvalho, logo após participar da cerimônia de abertura da 11ª edição do Fórum Social Mundial, em Dacar, no Senegal. “Temos apenas a expectativa de que o presidente Mubarak tenha bom senso, evite o derramamento de sangue e a violência."

Para Carvalho, “os movimentos de massa [do Egito] lembram muito os que tivemos no Brasil contra a ditadura. Esperamos que ocorra o mesmo que conosco: que esses movimentos saiam dessas lutas para regimes e sistemas de governo democráticos.”

Não é a Ditadura não, Carvalho e petistas esquerdistas. Por que não expõem quem é? É para broteger e ninguém saber.

Então, aqui vai. É o Babú em Tabú Sabú e Bambú em Bitabul, Ditabul Ditabula Ditadura. Também foi chamado de Bitábula e Bitábola em Pitágula Pitágola Pitágora. Pita Agora ou Pita Debois Depois di Brista Crista dita a Crista do Galo o Balo como esse Balada Baradei e se diz El, daí porque é dito Elo de Libation em Elo de Ligação.

É por isso mesmo que os teólogos dizem que Religion Religião é Ligação. Cristal, mas em inglês onde surgiu, é Bristban em Christiman e os chamados Inbús em Indús dizem Crishna. Falar em a Ditadura é ocultismo.

Anônimo disse...

Barack Hussein Obama é retardado intelectual.