TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Grande imprensa não desencarna de Lula

Nunca antes na história deste país a imprensa se preocupou tanto com um ex-presidente. Ao que parece são os jornalistas sabujos que inundam as redações os inconformados com a aposentadoria de Lula. Como não dá para reverter a história passaram a se dedicar agora a ajudar o João Santana a construir uma imagem positiva da Dilma e isso dá uma idéia do quanto a grande imprensa brasileira rasteja de forma acrítica ao redor do poder sacrificando a lógica no altar da ideologia e do pensamento politicamente correto. 
A prova do que afirmo está portal do Estadão, onde Sonia Racy entrevista Fernando Henrique Cardoso para tentar explicar por que Lula não consegue desencarnar do poder, como se isso fosse uma coisa fundamental e importante. Ao mesmo tempo tenta dar conteúdo à imagem de Dilma por simples questão de gênero, tarefa à qual se entrega no momento a maioria dos jornalistas da grande mídia.
Entretanto, o que fica claro é que quem não desencarna de Lula é o jornalismo sabujo que de todas as formas procura resgatá-lo do natural ostracismo ao qual líderes políticos estão sujeitos pela saudável alternância do poder, algo prosaico e comum nas verdadeiras democracias.
Comparem, por exemplo, o comportamento da imprensa americana, inglesa ou alemã em relação aos ex-presidentes. Ou até mesmo recordem-se de como os jornalistas brasileiros se referiram ao Fernando Henrique Cardoso quando este deixou o poder?
A bem da verdade, o fato é que até hoje malham FHC e quando recorrem a ele é para de alguma forma obter dividendos para a malta do PT. No caso presente as respostas de Fernando Henrique às perguntas que lhe formula Sonia Racy soam como uma aula de filosofia política. Por mais que se tenha ressalvas a fazer a FHC, a verdade é que sempre foi um intelectual brilhante e dos poucos que souberam ultrapassar os umbrais da academia para o efetivo exercício da política contrastando a teoria com a prática e aprendendo a separar o delírio ideológico dos fatos. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Aluízio,o ex presidente continua sendo o centro da chinelagem que não tem cultura e continua esplorando sua imagem grotesta e mal educada.Há uma coluna na internet que já publicou o que ele vai fazer no carnaval.Lugar certo para encher as páginas dos jornais .Ridículo!... Como alguém que ocupou o mais importante cargo político do Brasil demostrar tanta baixaria!...É uma forma de não desencarnar da mídia.É difícil acreditar! Ah.... semana passada o carioca pediu para tirar a cabeça do Getúlio Vargas que enfeiava muito uma praça. Para os que se acham a última bolachinha do pacote é muito interessante ler história. O passado revala tudo!...A maioria do brasileiro não sabe quem foi o "paizinho brasileiro"

Anônimo disse...

Na realidade, ele já estava sendo esquecido e considerado um ex-presidente. Contudo, parece que há pautas específicas para acompanhá-lo e ouvir tudo o que ele fala. A bem da verdade, ele ficou oito anos no poder. E já falou tudo o que tinha de falar. Agora é um ex-presidente. Na mesma agenda, sempre colocam FHC, ao que parece, para tentar dar um viés sempre positivo ao Lula. Se FHC, algum momento, recusar-se a falar sobre isso, ai o mundo vai desabar. E logo irão ao outro e dirão que está sempre solícito e popular. Pois que FHC fale sempre, por merecimentos. E que não o procurem para encher pauta alheia.