TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, setembro 29, 2011

INSUFICIÊNCIA RENAL GRAVE SERIA A CAUSA DO INTERNAMENTO URGENTE DE HUGO CHÁVEZ

O caudilho Hugo Chávez foi internado de emergëncia no Hospital Militar e seus médicos consideraram nesta quarta-feira a possibilidade de transferí-lo a uma clínica particular, o Hospital de Clínicas Caracas, onde poderia ser melhor tratado de problemas de insufiência renal, segundo fontes ligadas ao círculo chavista, como informa o jornal El Nuevo Herald.
As fontes, que falaram sob condição de anonimato, assinalaram que o governante ingressou terça-feira de manhã ao centro hospitalar militar após sofrer um desequilíbrio geral em seu estado físico. "Encontrava-se em estado geral comprometido", disse uma das fontes que vi quando ele chegou ao Hospital Militar. "Quando chegou, se encontrava bastante grave e foi por isso que o tiveram que trazer de emergência"
As autoridades venezuelanas tem instaurado um férreo hermetismo em todo da saúde do caudilho, que retornou terça-feira à noite de Cuba após ser sobmetido a uma nova sessão de quimitoerapia para combater o câncer.

Mas a fonte do Hospital Militar disse que Chávez mostrava um quadro geral de decomposição produto de intenso ciclo de quimioterapia a que se submetera e que apresentava sinais de insuficiência renal que requer hemodiálise.
O problema renal estava motivando os médicos a considerar sua transferência ao Hospital de Clínicas Caracas, cujas instalações contam com o melhor equipamento para tratar esse tipo de doença.
Por outro lado, a fonte disse que o mandatário apresentava um quadro de aplasia medular, o desaparecimento das células encarregadas da produção do sangue na medula óssea, que estava complicando seu quadro clínico.
Segundo os médicos consultados, a aplasia medular pode ser total, afetando a produção de glóbulos brancos na mesma proporção dos vermelhos, ou parcial, quando somente restringe a produção de só um dos tipos de células.
O cirurgião Gustavo León, que há 30 exerce a profissão em Miami, disse que os ciclos de quimioterapia podem provocar a aplasia medular, assim como problemas de insuficiência renal. Mas o câncer que acomete Chávez também poderia ser o causador da insuficiência renal.
"A obstrucão do sistema também pode ser provocado pelo câncer", resslatou León. "Se continuar assim, provavelmente terão que submetê-lo à diálise para poder livrá-lo das toxinas que o organismo não pode eliminar através dos rins".
O médico León acrescentou que normalmente os problemas de insuficiência renal provocados pelo câncer são irreversíveis, diferente, portanto, daqueles casos em que são provocados por alguma infecção ou obstrução passageira.
Sob um cenário de insuficiência renal permanente, os pacientes são submetidos a um tratamento de diálise com um freqüência de três vezes por semana.
Os problemas de infecção são comuns nos casos de pacientes que são submetidos a quimioterapias devido ao fato de que o tratamento pode afetar significativamente o sistema imunológico. Leia MAIS - en español

EM TEMPO: Na última segunda-feira, este blog noticiou com exclusividade que Chávez não estaría reagindo bem ao tratamento do câncer. Confira AQUI

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER 

8 comentários:

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

Não que eu deseje a morte de ninguém.

Mas Deus escreve certo por linhas torta, sobretudo quando precisamos de paz e de prosperidade na América Latina.

Att. Madeiro

Anônimo disse...

que o diabo o leve de uma vez.

Anônimo disse...

Tá melhorando...

Eme Efe disse...

que a terra lhe seja pesada...para toda a sua infernal eternidade...e que leve o luLLa junto quando chegar lá...o socialismo vai ao mausoléu pela segunda vez...

Anônimo disse...

Mesmo sendo um câncer sem cura, se tivesse feito um tratamento normal, talvez Chaves tivesse prorrogado por um a dois anos a sua vida...
No desespero, Chaves arrisca muito e corre o risco de morrer em breve, mas rápido do que normalmente seria para pacientes menos abastados.
Ele está tomando o próprio veneno da ganância literalmente, pois quimioterapia em excesso mata.

Anônimo disse...

Quem diria... é ou não é um fdp!!!
Quando a coisa aperta, corre para uma clínica particular, ou seja: clínica capitalista... da "burguesia". Porque não corre para se tratar numa pocilga estatal, hein vagaba?

Anônimo disse...

Prezado Jornalista Aluizio Amorim, buenas.
Por indicação de amigos, conheci o teu blog há cerca de quatro meses.Estou muito satisfeito com o nível dos seus artigos postados e admirado pelo alto padrão de cultura profissional e geral. Agora, faz parte da minha consulta diária em busca das notícias desengajadas da imprensa PeTralha. Parabéns!
Com relação ao beiçola Chávez: a Senhora da Foice já está de plantão no portal do quarto do hospital. Dará o golpe final a qualquer momento. O próximo será o Apedeuta, que já usa fraldão.
Abraço.
PILINCHO

Anônimo disse...

Bom,espero que o inferno o aguarde,porque o céu ja esta cheio de gente bem intencionada...rs.
ABAIXO A DITADURA!
ABRAÇOS FRATERNOS!