TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, outubro 02, 2011

A BOSSA PURA E LEGÍTIMA DE MAURÍCIO EINHORN


Duas músicas da bossa nova que estão imortalizadas em inúmeras gravações pelo mundo afora são Batida Diferente e Estamos aí, da frutífera parceria de dois músicos de raro bom gosto e muito suingue, Maurício Einhorn e Durval Ferreira, este último já falecido.
Sempre é bom dar uma busca pelo Youtube. Todas as vezes que pesquiso por lá encontro raridades como essa. O gaitista velho de guerra, já de cabelos brancos, é o grande músico e compositor Maurício Einhorn, justamente o parceiro de Durval nestas duas músicas. Considero Einhorn um músico de competência extraordinária e no mesm nível do veterano e célebre gaitista Toots Thielemans. 
Neste vídeo Einhorn faz um duelo como o não menos competente Gabriel Grossi, uma revelação jovem. Acompanham no teclado Guilherme Ribeiro e na bateria Sérgio Machado.
Notem nos improvisos perfeitos de ambos quando entremeiam fraseados de outras músicas encaixando-os perfeitamente dentro dos temas. 
Todas as vezes que posto vídeos de música aqui no blog observo que a bossa nova é a única coisa de destaque criada no Brasil, tanto é que vem sendo tocada e gravada pelas maiores celebridades do jazz internacional. A bossa nova é elegante e sofisticada e por isso só é tocada em lugares muito especiais para quem tem ouvido privilegiado e extremo bom gosto.
Em contrapardia, o que se faz hoje em termos de música no Brasil é uma coisa completamente sem graça e diminuta. A isso denominam MPB e muitas vezes querem atirar nesse balaio a bossa nova. A Bossa não é MPB. A bossa é o único gênero de música popular que se encontra na mesma altura e importância do jazz, além do que é um marco divisório na história da música popular brasileira. É ela, a bossa nova, a única coisa que confere um verniz civilizatório e de modernidade para esse Brasil vilipendiado, açoitado por um turbilhão de violência e grosseria que, aliás se reflete na produção musical da atualidade brasileira. 
E isto não é nostalgia nem saudosismo não! É a verdade! Tanto é que desafio quem me apresente alguma música brasileira fora da bossa nova que se tenha tornado um standard da música popular internacional.
Bom. Mas o que interessa é o vídeo que está aí acima. Um show da melhor qualidade e fico feliz em ver esses músicos jovens que sabem das coisas. Que sabem o que é bom. 
Um excelente domingo para todos os caríssimos leitores. Ao longo do dia o blog será atualizado sempre com a garantia do jornalismo politicamente incorreto. 

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

Nenhum comentário: