TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, janeiro 03, 2012

POR QUE OS PODEROSOS ADOECEM?

Em seu boletim Ex-Blog desta terça-feira, o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, apresenta um resumo de artigo de Carlos Pagni, do jornal argentino La Nación, que procura responder por que os líderes políticos - dentre eles tiranetes latino-americanos - padecem de câncer. Leiam:
1. O tumor descoberto na presidente Cristina Kirchner atualiza o problema do vínculo entre a doença e poder. A questão é preocupante: a doença descobre o que o poder quer esconder. A fragilidade, o limite. Durante a Segunda Guerra Mundial, Stalin, Roosevelt, Churchill, Mussolini e Hitler sofriam, cada um, sua aflição. Na América Latina, Chávez, Lugo, Lula, Dilma, Uribe, e agora Cristina, foram afetados pelo câncer.

2. Nelson Castro escreveu que o poder adoece pelas tensões que gera. Para o psicanalista Elsa Aisemberg, aqueles que não podem simbolizar o sofrimento tramitam um duelo com o corpo. Normalmente são pessoas que valorizam mais o sucesso e o peremptório do que a reflexão. O especialista Alberto Lederman inverte o vínculo: "Há uma idealização segundo a qual o poder é um meio para atingir determinados fins. Antes disso, o poder é uma estratégia defensiva para proteger uma vulnerabilidade emocional do mundo do sujeito. Atrás do poder vai quem precisa".

3. O poder, então, não é a causa. É o sintoma.


CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUIZIO AMORIM NO TWITTER

4 comentários:

Atha disse...

Só podia ser obra de Babo Bago Mago chamado de Tobago em Tômago Estômago, Pago pra fazê apagão. Ai, o Estômago queima com Abia Azia Asia.

Mago Bruxo mexicano prevê câncer em mais 2 presidentes da América Latina.

Antonio Vázquez, o bruxo mais famoso do México, garantiu nesta terça-feira que a América Latina é vítima de "mau olhado" pois seis de seus líderes sofrem ou sofreram câncer e profetizou que em 2012 mais dois presidentes da região enfrentarão a mesma doença.

Vázquez, considerado uma autoridade em temas de magia e muito popular no país, afirmou que os novos casos acontecerão na América do Sul, mas não os identificou.

No entanto, sugeriu que todos os líderes da região "façam uma limpeza para espantar esse feitiço do mal".

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, será operada amanhã de um carcinoma na glândula tireóide, depois que o tumor foi detectado no final de dezembro.

Além da presidente Dilma Rousseff e de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, os outros líderes que também sofreram de câncer são o governante venezuelano Hugo Chávez e o paraguaio Fernando Lugo.

Já o ex-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, padece de uma afecção chamada queratose pré-cancerosa, a primeira etapa de desenvolvimento do câncer de pele.

O bruxo mexicano adiantou que, de acordo com seu oráculo, prevê a cura total de Cristina Kirchner, mas profetizou que a presidente "terá um ano difícil, pois a Argentina não terá um crescimento como no passado".

Em relação à Venezuela, Vázquez disse que Chávez "não se curou da doença e menos ainda da soberba".

"O poder é mais forte e vai seguir brigando, mas não acredito que participe das eleições de 2012, pois no final sofrerá uma recaída", acrescentou o bruxo.

Anônimo disse...

É claro Aluízio, nosso corpo de alguma forma espelha nosso interior.Não é por acaso que os poderosos da America Latina ficarm enfermos.O poder tem limites e muitas vezes a doença vem como um aviso de que "nada é para sempre" e desmonta o espírito arrogante que se acha no dreito de ser dono do mundo.Lula sempre foi arrogante e através do sindicato procurou prejudicar pessoas que estavam acima dele por capacidade profissional.No grupo que trabalhou ele fez o papel de Rasputim.Rasputim era um mago arrogante na Russia Imperial e foi vítima da sua própria loucura!

jânio disse...

...e não tem cura!

Anônimo disse...

Que conversa fiada essa desse tal de Carlos Pagni. Como a coisa agora ficou evidente, saem esses lambe-botas para dar alguma explicação com cara de plausível. Vou dizer porque o tiranetes latino americanos parecem estar todos adoecendo de câncer: a maioria, senão todos, não tem nada. Isso não é mais do que uma gigantesca farsa - uma encenação onde todos atuam para criar na população desmiolada, uma personificação, um endeusamento em relação à morte, igual ao ex-ditador assassino da Koreia do Norte. Quando eventualmente morrem, obrigam a população a se deixar filmar aos prantos, como visto nas televisões do mundo todo. Pelo menos este não incomoda mais ninguém, pois está no colinho do capeta!!!