TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, abril 27, 2012

APAVORADOS COM PIORA DO ESTADO DE SAÚDE DE CHÁVEZ, SEUS PARTIDÁRIOS JÁ PENSAM ATÉ EM SUSPENDER ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE OUTUBRO

Caudilho piorou, enquanto Capriles segue em campanha.
Enquanto Chávez viaja, o candidato da oposição, Henrique Capriles, continua em campanha. No entanto, institutos de pesquisa apontam uma ampla vantagem do atual presidente sobre o candidato desafiante. De acordo com o jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, uma reunião interna do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) já analisa três diferentes cenários para as eleições presidenciais, marcadas para outubro: em um deles, Chávez continuaria como candidato. Em outro, o atual presidente não participaria do pleito, em função do estado avançado de seu câncer; e, no último quadro estudado, as votações poderiam ser suspensas.
A TV estatal não transmitiu ao vivo a chegada do presidente, por volta de 0h50m desta quinta-feira. No entanto, Chávez já havia falado à emissora por telefone na segunda-feira, depois de nove dias de silêncio —e de muitos rumores sobre seu estado e especulações, inclusive sobre sua morte. Na terça-feira, para desmentir os comentários, o presidente venezuelano apareceu ao lado dos ministros, de seu irmão Adán, e de seus netos, jogando bocha.
Chávez foi a Cuba no último dia 14 para fazer mais sessões de radioterapia, que começaram no fim de março depois que uma operação, realizada em fevereiro, retirou um segundo tumor de sua região pélvica — o primeiro foi extirpado em junho do ano passado. No começo da esta semana, ele chegou a declarar que ainda voltaria à Havana para passar por outros tratamentos. Leia MAIS

6 comentários:

Anônimo disse...

Desejo melhoras e forças ao CANCER,visto já q ele foi quase extirpado em duas cirurgias e luta bravamente contra o todo podero caudilho,se Deus não toma as dores do povo venezuelano e manda Chavez pro inferno q o cancer o faça!!
AMADEU @amadeumetal

Anônimo disse...

Aluizio
O cara não quer deixar o poder nem mortO, COMO JÁ DISSE ONTEM.
eLE QUER COMANDAR A vENEZUELA DIRETAMENTE DOS QUINTOS DOS INFERNOS, JUNTO COM O CAPETA.

Atha disse...

Nisso vejo o dedo do Chavez e do do Lula e seus Movimentos Bobibentos que se dizem Rebolucionários.

Pelo menos cinco militares e três civis, entre eles um bebê, morreram nesta sexta-feira, 27, em dois ataques de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nas regiões sul e sudoeste do país, informaram fontes militares e policiais.

As ações dos rebeldes ocorreram em uma aldeia rural no departamento do Caquetá (sul) e em uma área montanhosa na região de Valle del Cauca (sudoeste). Na ação, primeiro os insurgentes das Farc emboscaram uma patrulha do Exército Nacional que realizava operações ofensivas no sudoeste do país, disse o comandante militar da zona, o general Jorge Humberto Jerez.

O oficial explicou à rádio "Radio Caracol" que as tropas avançavam em uma ação contra rebeldes que tinha provocado combates desde a noite da última quinta-feira, 26. No ataque, morreram um suboficial e quatro soldados, acrescentou Jerez, que comanda a chamada Força de Tarefa Apolo do Exército, criada para perseguir soldados das Farc na região.

No segundo ataque, um jovem casal e seu bebê de nove meses morreram atingidos por uma bomba artesanal lançada por guerrilheiros na aldeia rural de Porto Rico. Os outros dois filhos do casal, de 7 e 9 anos, ficaram feridos pela bomba, segundo um comunicado divulgado pelo Exército Nacional na capital da província.

Atha disse...

Chavez, a Justiça e a droga. Diz o Estadão:

Uma regra não escrita do jornalismo, para valorizar o inusitado sobre o esperado, diz que "cachorro que morde homem não é notícia, mas homem que morde cachorro é". Por esse critério, à primeira vista não seria notícia a denúncia de um ex-juiz da Suprema Corte da Venezuela sobre a interferência sistemática do governo Hugo Chávez nas decisões judiciais.

Isso, de fato, não surpreende, tendo em conta o muito que já se sabe a respeito do controle autocrático exercido pelo caudilho sobre as instituições venezuelanas. Desconcertante e digna de manchetes seria a descoberta de que o chavismo passou a incentivar, ou ao menos respeitar, a autonomia dos tribunais do país - que forma com a liberdade de imprensa e a realização de eleições periódicas, livres e limpas o tripé em que se assentam as verdadeiras democracias.

Mas o relato de Eladio Aponte Aponte é notícia por desmontar a farsa chavista de que o regime do "socialismo do século 21" combate sem quartel o comércio da droga.

O inexpressivo advogado militar, hoje com 63 anos, se beneficiou dos expurgos promovidos por Chávez em seguida à fracassada tentativa de golpe contra ele há dez anos para ascender na carreira até chegar à vice-presidência do mais alto tribunal do país, de onde foi destituído no mês passado pela Assembleia Nacional sob a acusação de acumpliciar-se com um presumível traficante.

As afirmações de Aponte são certificadas pelas próprias confissões de sua submissão, anos a fio, aos ditames do Palácio Miraflores, a sede do governo venezuelano. Seria mais honroso para a sua biografia se ele não tivesse esperado cair em desgraça para expor os bastidores da Justiça bolivariana. Mas isso não reduz a gravidade de suas revelações.

Anônimo disse...

O canceroso vai explodir. Será o bug do milenio em edição retardada.

Anônimo disse...

O cara tá parecendo aquele chinês do filme Aventureiros do Bairro Proibido (com Kurt Russel) que fica tão invocado porque matam o seu mestre, que incha até explodir. huahuahua...