TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, março 07, 2013

JOAQUIM BARBOSA NEGA PEDIDO DE ZÉ DIRCEU PARA PARTICIPAR NA VENEZUELA DO ENTERRO DO CAUDILHO HUGO CHÁVEZ

Zé Dirceu já tinha preparado a bandeira vermelhona para saudar o defunto bolivariano 
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, negou nesta quinta-feira o pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para viajar a Caracas, na Venezuela, para o enterro do presidente Hugo Chávez. Ele havia feito o pedido ontem, alegando amizade com Chávez. No ano passado, Dirceu foi condenado no processo do mensalão e está proibido de deixar o país. Depois do julgamento, ele foi obrigado a entregar o passaporte ao tribunal, bem como os outros 24 condenados no mesmo processo.

Na decisão, Barbosa argumenta que os dois não eram sequer parentes - e, por isso, não seria possível autorizar a saída de Dirceu do país. “O requerente foi condenado por esta Corte em única e última instância. Há inclusive decisão que o proíbe de ausentar-se do país sem prévio conhecimento e autorização do STF. A alegação de que o réu mantinha ‘relação de amizade’ com o falecido, por si só, não é suficiente para afastar a restrição imposta pela decisão. Note-se que sequer se trata de relação de parentesco”, descreveu o ministro.

No pedido, a defesa de Dirceu argumentou que, no ano passado, o ministro havia proibido os condenados de deixarem o país sem prévio conhecimento e autorização do tribunal. “Diante dessa decisão, o requerente requer autorização para viajar para a cidade de Caracas, na Venezuela, no intuito de acompanhar o enterro do presidente do referido país.”

Os advogados fizeram o pedido “em caráter de urgência”, já que o enterro será na sexta-feira. “O requerente pretende estar presente ao funeral em razão da relação de amizade que mantinha com o excelentíssimo presidente Hugo Chávez.” Os advogados acrescentaram que, se a autorização fosse concedida, seu cliente estaria de volta ao Brasil 24 horas depois do enterro.

A defesa também pediu que a decisão de reter os passaportes dos réus fosse submetida ao plenário. A sessão do STF desta quinta-feira já começou, mas o assunto ainda não foi levado aos demais ministros.

Dirceu foi condenado pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. A pena imposta a ele foi de dez anos e dez meses de prisão. Segundo a maioria dos ministros do STF, Dirceu teria comandado o esquema de desvio de dinheiro público e de pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio político ao governo Lula. Do site de O Globo

TURISMO FUNERÁRIO

EM TEMPO: Assino embaixo o comentário do jornalista Reinaldo Azevedo a respeito da decisão do ministro Joaquim Barbosa. Leiam:

Joaquim Barbosa recusou a licença para José Dirceu ir ao velório de seu “amigo” Hugo Chávez. Fez muito bem. Em casos assim, é preciso haver uma forte razão — um vinculo familiar com o morto, por exemplo. A “família dos autoritários” não vale.

Embora não pareça, Dirceu é um condenado pela Justiça. Está prestes a ser mandado para a cadeia. Não tem mesmo de ficar viajando por aí. Até porque, a ser assim, daqui a pouco, teria de ter uma nova licença para nova viagem, para prestigiar novos defuntos de tiranos. Como ele é “amigo” de muitos deles, seria preciso inaugurar o Turismo Funerário.

Isto que vou escrever não deve ter pesado no juízo de Barbosa, mas pesa na minha avaliação: é claro que Dirceu aproveitaria a oportunidade para, também fora do território brasileiro, posar de mártir, ao lado dos bolivarianos, que se dizem perseguidos pelas forças da reação e coisa e tal.

É isso aí, ministro! 

4 comentários:

Equipe EE disse...

Quem Dirceu pensa que é? Ele estava muito exigente depois do julgamento, mesmo sendo o que é: um condenado. Joaquim cortou o mal pela raiz.

Anônimo disse...

Dirceu, bandido fascista, tem um negão de três pernas te esperando lá.

Rodrigo disse...

Em breve ( é o que se espera!) esse protótipo de coisa nenhuma e esmerado bandido profissional, irá balançar bandeira atrás das grades!!!! A justiça está fazendo sopa de minhoca para os bandidos desse pais. Por isso o crime aqui prospera feito erva daninha. Até a Dilma está pegando amor pela sujeira.

Anônimo disse...

O único lugar que o Zé Caroço pode ir é pra cadeia!