TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, abril 11, 2013

POLÍCIA DESCOBRE PLANO DE MEGA-ATENTADO TERRORISTA EM SANTA CATARINA, NA REGIÃO SUL DO BRASIL.

Famosa ponte Hercílio Luz, que liga Florianópolis ao continente, estaria na mira dos terroristas, segundo a polícia.

Em meio aos ataques de fevereiro, a polícia nas ruas, as autoridades traçando planos para transferir os líderes, três frases de um preso ouvido pela polícia sintetizavam a ameaça: havia plano do PGC em assaltar uma pedreira no Sul do Estado, roubar as bananas de dinamite e explodir uma ponte ou uma torre.

Aquele que seria um atentado emblemático, de impacto sem precedentes, não chegou a acontecer. O plano dos criminosos existiu e foi oficializado no dia 7 de fevereiro pela Deic, no depoimento de um preso que está trancafiado há mais de 14 anos em São Pedro de Alcântara.

Ele falou sob a garantia de anonimato, previsto no provimento da Corregedoria de Justiça. Não se sabe ao certo qual era o alvo. As pistas indicam que seria no Sul do Estado. Policiais não descartam que fosse o maior cartão postal de Santa Catarina: a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.

Investigadores experientes ouvidos pelo DC afirmam que o fácil acesso de assaltantes a explosivos nos últimos anos e a praticamente inexistente vigilância noturna na Hercílio Luz, são razões suficientes para crer que um episódio do tipo não seria algo impossível de ser concretizado.

Além de uma ponte ou torre, a facção tramou colocar explosivos em um shopping. Outra cogitação foi a de roubar armas de um quartel do Exército — por sorte, nenhum atentado do tipo ocorreu.

A investigação ainda tenta descobrir a dimensão destas ameaças, encaradas como catastróficas para o Estado. No interrogatório, o detento declara ter ouvido que os planos partiram do preso Evandro Sérgio Silva, o Nego Evandro, um dos integrantes do 1º ministério. (pág. 290 do inquérito traz esse depoimento da ponte). Do site do Diário Catarinense

2 comentários:

HD disse...

A famosa Ponde Hercílio Luz é um monumento que vem nutrindo com dinheiro público uma longa fila dos mais diversos tipos de profissionais há mais de 30 anos. Desde que ela foi fechada ela se tornou uma consumidor voraz de dinheiro público. É um filão de ouro para empreiteiras, construtoras, políticos, e vai por aí.

Anônimo disse...

O /estado tem que começar a tratar esses vagabundos com mais rigor.Tem que diferenciar esses ratos, enquadra-los na lei de segurança nacional.\Não há tipo legal?Crie-se um!Tem limitar a conversa com advogados, o dispositivo proibi,mude-o!Rédea curta com esse povo,senão...é de facção criminosa?O que é facção criminosa e como identificá-lo?Crie uma lei, não importa, o Estado tem que ser forte.Jogue-os em uma cadeia federal, impeça a progressão de regime para esse tipo de criminoso, tire a remissão e coloque a obrigatoriedade para o trabalho desse tipo de preso.Com certeza, ira desmotivar os outros a seguirem pelo mesmo caminho.