TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, abril 23, 2014

MINISTRA DO SUPREMO ROSA WEBER DETERMINA AO SENADO INSTALAÇÃO DE CPI EXCLUSIVA PARA INVESTIGAR A PETROBRAS

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (23) que o Senado instale comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar exclusivamente a Petrobras.
Rosa Weber atendeu a pedido da oposição e rejeitou ação dos governistas, que propuseram investigações também nos contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, supostas irregularidades no porto de Suape (PE) e suspeitas de fraudes em convênios com recursos da União, além das denúncias sobre a Petrobras.
Impetrado no dia 8 de abril por dez senadores, o mandado de segurança da oposição contestava a decisão da Mesa do Senado, que optou por juntar diversas suspeitas de irregularidades em uma única CPI, em vez de aceitar a proposta da oposição, focada apenas na Petrobras.
A oposição pedia que o STF cancelasse liminarmente a decisão do presidente do Senado de ampliar o alcance da CPI, alegando que a decisão contraria direito líquido e certo da minoria parlamentar de constituir comissão parlamentar de inquérito.
Já o mandado de segurança impetrado pela senadora Ana Rita (PT-ES) no dia 9 de abril questiona a própria CPI requerida pela oposição com o argumento de que os quatro temas relacionados à Petrobras já seriam desconexos entre si. Do site UOL

5 comentários:

bpistelli disse...

O PLANALTO PERDEU A MAIORIA, a Rosa era do SCF ou grupo do Lesmandowsky o juiz que julgará a apelação e não mandará o plenário do STF julgar, ele como presidente interino do SCF tem poder de decidir singularmente e dar a vitória aos petralhas.

Quando o juiz Barbosa voltar, pode a oposição apelar a ele pedindo ao plenário votar, a quadrilha perderá por 6 a 5 pois o voto da petralha Rosa Webber é conhecido e favorável à oposição.

Os outros juízes podem exigir do LESMANDOWSKY a discussão pelo plenário e conseguir o julgamento igual o de Rosa Vermelha Webber.

Anônimo disse...

PARABÉNS a Min. Rosa Weber por sua decisão monocrática!


Chris/SP

Anônimo disse...

Tenho a certeza que a maior parte do povo brasileiro sentirá gratidão pela corajosa decisão da Ministra Rosa Weber. Digo corajosa porque a pressão governista deve ter sido tremenda. Mas soube estar do lado correto, do lado dos brasileiros de bem. Obrigado Ministra Rosa e que Deus a proteja e guarde.

Anônimo disse...

Parabéns à Ministra Rosa Weber pela decisão. Confesso que já estava desanimada, pensando que tudo acabaria em pizza novamente e eis que essa mulher corajosa procede dessa maneira inesperada.

Alexandre, The Great disse...

Não me engano com essa senhora, que a sua decisão foi pautada no Direito, isso é inegável.