TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, julho 08, 2014

A DERROTA DA SELEÇÃO BRASILEIRA: QUANDO O FUTEBOL ADENTRA A SEARA DA POLÍTICA SE TRANSFORMA NUM DESASTRE GERAL.

Dizer o quê do vexame da Seleção brasileira perdendo de 7 x1 para a esquadra demolidora da Alemanha? Não me lembro de escore similar em final de Copa do Mundo. As razões para a acachapante derrota brasileira serão esmiuçadas pelos cronistas esportivos. Este blog se dedica mais à política.

E, como não poderia deixar de ser, os estimados leitores que aportam por aqui nesta terça-feira magra para o futebol nacional por certo procuram  por uma opinião, digamos assim, um pouco mais ampla que o contumaz lugar comum da crônica esportiva.

A rigor o futebol, como qualquer outro esporte, não deveria ter qualquer vinculação com a política, mas tem, sobretudo com a política rasteira. Prova disso é que o baiano João Santana, o oráculo do marketing do PT, foi com toda a sede ao pote, quando espalhou pelas redes sociais aquela foto da Dilma emulando o gesto de Neymar. 

Todos os regimes de viés ditatorial sempre usam o esporte como ferramenta de propaganda, com destaque para o futebol, depois que esse esporte se transformou num mobilizador das massas em praticamente todas as partes do mundo. 

Vale lembrar que os comunistas brasileiros enquanto estiveram fora do poder torciam contra a seleção brasileira e ao mesmo tempo exultavam a esquadra da ex-URSS ou de qualquer satélite daquilo que denominavam "pátria mãe".

Mas os comunistas são os mestres da mentira e do transformismo. Aliás, Lula numa frase definiu tudo quando arrogou-se na condição de metamorfose ambulante.

É claro que Lula e seus sequazes não trouxeram a Copa do Mundo para o Brasil a troco de nada. Já nem me refiro a obras superfaturadas, inacabadas etc..., mas ao dito projeto de poder perpétuo que os psicopatas chefiados pelo Apedeuta alimentam. Que o digam os "sovietes" que estão sendo criados para fazer tábula rasa da democracia.

Imaginem se o placar do jogo Brasil x Alemanha exibisse o resultado inverso? Ou ainda se por qualquer escore o Brasil tivesse logrado a vitória. E, mais ainda, se na grande final o escrete canarinho pudesse erguer a taça dividindo a vitória com a candidata Dilma numa cerimônia apoteótica, quando a Rede Globo com cenas em slow-much, levaria milhares de torcedores à emoção esboçada num choro convulsivo? Depois apareceria Lula, com os olhos rasos d'água discorrendo sobre a epopéia que protagonizou para trazer a Copa para Brasil e, ao mesmo tempo, atacando a oposição, acusando-a de derrotista e pessimista.

Sem dúvida o baiano João Santana teria em mãos um material de marketing eleitoral em estado puro e nem precisaria contratar artistas. Não há nenhuma dúvida que uma eventual vitória da a nossa seleção seria o carro-chefe dos programas eleitorais da Dilma na televisão. Afinal, quem trouxe a Copa para o Brasil foi o criador da criatura Dilma.

Nas Copas passadas entre vários copos de cachaça, o Apedeuta e seus sequazes, como todos os comunistas, estiveram sempre a torcer contra a seleção brasileira, até que o PT chegou ao poder. 

O PT pretende reescrever a história do Brasil, que começa quando um operário subiu a rampa do Palácio do Palácio.

O futebol não tem nada a ver com a política. Menos para os partidos comunistas como o PT. Aliás, como já afirmei aqui no blog o PT tem por objetivo ser o mais comunista de todos os partidos comunistas que existem e já existiram na face da Terra. Seu objetivo é o poder perpétuo. A menos que os brasileiros caiam na realidade e decidam derrotar o PT por 7 X 1 na eleição presidencial de outubro deste ano de 2014.

Os brasileiros podem sonhar com outras Copas e outras grandes vitórias do Brasil, desde que entendam de uma vez por todas que têm de virar o jogo expurgando a possibilidade de que qualquer facção política se aproprie desse esporte alegre e fabuloso que é o futebol.

A única forma de alcançar esse objetivo se dá numa batalha longe dos estádios esportivos ou seja, no sagrado ato de votar.

11 comentários:

Samuel V. Botelho disse...

Pode ser que essa humilhção seja positiva para o povo parar de querer resolver sua vida com emoções futebolísticas, e passe a querer construir um país que seja decente. Fora Dilma !

A Marreta do Azarão disse...

Os alemães só não fizeram mais porque não quiseram, ou de dó, e ainda deixaram sair aquele golzinho mixo do Brasil no final.
Foi uma blitzkrieg! O holocausto canarinho!
http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2014/07/holocausto-canarinho.html

Anônimo disse...

O futebol brasileiro caminha de mãos dadas com o governo petista atual: desorganizado, vários apadrinhamentos diante de critérios que nada ajudam a melhorar a situação brasileira, mas com aparelhamentos a fim de se locupetrarem no poder, como o clientelismo e o patrimonialismo.

O Estado brasileiro e o futebol tem características que condicionam o sistema de corrupção e fisiologismos que geram estagnação, pouco investimento em políticas que são bases para o funcionamento para seu funcionamento e a concentração de poder pelos componentes desse sistema.

Anônimo disse...

Belo texto Amorim !
A Copa das Copas virou mico, o PT tentará varrer debaixo do tapete essa Copa, mas para o azar deles, isso levará tempo, torço que os brasileiros lembrem desse falso ufanismo que o PT insistiu em vender no dia da votação.

Anônimo disse...

Brasil perdeu de 7 a 1, vai ficar no "humilhante " 3o ou 4o lugar em futebol. Mas enfrenta derrotas mundiais bem piores: apesar de ser a 2a maior carga tributária da América Latina e uma das mais elevadas do globo, o Brasil está em 114o lugar em liberdade econômica, 99o lugar em liberdade de imprensa, 85o em IDH, 88o lugar em educação, último lugar em eficiência de serviços públicos de saúde, último lugar em benefícios retornados pelos impostos pagos. Só em time que tá ganhando não se mexe. Todo mundo sabe o que deve ser feito com quem perde assim. Mas antes de falarem em trocar o Felipão, que tal mandarem um cartão vermelho pra Dilmão?

TERMINATOR disse...

Pois é, a Alemanha que já tem TUDO (IDH, PIB, renda per capita, saúde, segurança, educação, etc, etc, etc) agora tirou do torcedor paspalho do Brasil o título mundial, única coisa que esses coitados tem para não se sentirem mais fracassados ainda do que já são. Mas, vamos combinar, chega de pão e circo. Agora as chances de tirar esses bandidos comunistas do poder aumentam SIM. OBRIGADO, ALEMANHA!!!

Unknown disse...

Como poderia o futebol não ser afetado pelo que ocorre no Brasil?O futebol é um esporte,concordo,mas quando esse esporte que é a paixão dos brasileiros se transforma em uma arma política que venda os olhos aos erros e desmandos digo que foi bom sermos derrotados por um futebol que tem honra,dever,organização e esforço conjunto para vencer.A verdade é que a Alemanha merecia vencer,e nós,não.Queríamos a festa,mas não a responsabilidade.Fizemos a festa sem termos condições para isso,deixando de lado a saúde,a segurança,a educação.Agora o sonho acabou e é hora de olharmos para o futuro e tentar fazer melhor.

Anônimo disse...

A Dilma e o PT foram "proféticos" ao designarem a "COOA DAS COPAS". Essa Copa ninguém vai esquecer. Dilma até profetizou o placar da derrota naquele foto ridícula em que parecia fazer um "7" com os braços e dando uma banana com as mãos para os brasileiros.

Tony disse...

Perfeito Amorim. Por isso eu torci contra o time brasileiro desde o primeiro jogo. Inegável que a vitória seria usada pelo PT.

Anônimo disse...

Concordo com as linhas gerais da sua análise -- o PT se preparava (sempre se preparou, na verdade) para efetivar toda possível exploração eleitoral do evento -- mas a pergunta agora que se faz, e gostaria de saber sua opinião, é como esse desastre se transforma em comportamento eleitoral. Eu adoraria, fervorosamente espero, que essa humilhação se traduza em repúdio nas urnas ao projeto hegemônico e corrupto dessa corja lulopetista. Será?

Unknown disse...

ACORDA BRASIL ESTIVE REFLETINDO NESTE ÚLTIMOS DIAS OS ACONTECIMENTOS QUE A NAÇÃO BRASILEIRA ATRAVESSOU. O VEXAME DO JOGO DE FUTEBOL DO BRASIL x ALEMANHA. MAS, O QUE ACONTECEU ? O QUE LEVOU A ISTO ? O QUE TEMOS A APRENDER ?
ENTENDO QUE O VALOR E A CORAGEM DE UM HOMEM NÃO É MEDIDO SOMENTE PELOS SEUS ACERTOS, MAS MUITO MAIS PELA SUA CAPACIDADE DE QUE, QUANDO ERRA, SE LEVANTA E RECOMEÇA. TENTA, INSISTE, ATÉ QUE ATINGE SEUS OBJETIVOS.
VIMOS A NOSSA SELEÇÃO CAIR, CONSEQUÊNCIA, TALVEZ, DE NOSSOS SONHOS E FRUSTRAÇÕES.
MUITOS BRASILEIROS TORCIAM A FAVOR, ALGUNS CONTRA, EU, EM ALGUNS MOMENTOS NEM SEI, POIS ME PARECE QUE AS MUITAS FRUSTRAÇÕES, MEDOS E INCERTEZAS EM RELAÇÃO AO FUTURO DA NAÇÃO ESTAVAM SENDO LANÇADAS EM CAMPO. SE O BRASIL GANHAR PELO MENOS GANHAMOS A COPA, SERÍAMOS FELIZES E, POR TEM TEMPO, ESTARÍAMOS ANESTESIADOS.
PENSO QUE FOI BOM ESTE CHOQUE DE REALIDADE, ESTA QUEDA, INEXPLICÁVEL E VERGONHOSA. POBRES JOGADORES, CARREGARAM O FARDO DAS NOSSAS MAZELAS, DE NOSSA NAÇÃO, COLOCARAM TAIS PROBLEMAS NA PONTA DA CHUTEIRA. MAS O PESO ERA ENORME...A QUEDA FOI TERRÍVEL. NOSSOS SONHOS FORAM VIOLENTADOS.A SELEÇÃO CAIU, E DAÍ ? QUAL A IMPORTÂNCIA DISTO ? NO MESMO DIA EM QUE ELA CAIU, UMA GRANDE AMIGA NOSSA CONTOU-NOS A RESPEITO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR SUA IRMÃ, QUE NESTE CASO VOU CHAMÁ-LA DE MARIA. A FILHA DE MARIA, QUE SOFRE PROBLEMAS PSICOLÓGICOS, POR FALTA DE REMÉDIO ESPECÍFICO, NÃO FORNECIDO PELO ESTADO, ATACOU A PRÓPRIA MÃE.
AS DUAS ENCONTRAM-SE NO HOSPITAL PARA SE RECUPERARAM. MARIA BREVEMENTE VOLTARÁ PARA CASA. A FILHA, UMA VEZ RECUPERADA, DEVERÁ, MESMO NÃO TENDO O SEU REMÉDIO RETORNAR PARA CASA. MARIA, BREVEMENTE, PODERÁ TORNAR-SE, NOVAMENTE, REFÉM DE SUA FILHA. NEM PRECISO DIZER QUE A MÃE TEM POUCOS RECURSOS E QUE O TRATAMENTO DA FILHA É CARO.AGORA, O QUE É MAIS IMPORTANTE : A SITUAÇÃO DESTA FAMÍLIA OU UM SIMPLES JOGO DE FUTEBOL ? O QUE É MAIS IMPORTANTE NESTA VIDA ? QUANTAS MARIAS, QUANTOS PEDROS, QUANTAS FAMÍLIAS ENCONTRAM-SE DESTROÇADAS EM NOSSA NAÇÃO ? SERÁ QUE UM SIMPLES JOGO DE FUTEBOL É MAIS IMPORTANTE QUE A SITUAÇÃO DESTA FAMÍLIA ? ENTENDO QUE ESTÁ NA HORA DE PARARMOS, DE FREARMOS. EU DIGO QUE BASTA. NÃO VOU MAIS HIPOTECAR MEUS SONHOS NAS MÃOS DOS OUTROS, SEJA ELES JOGADORES, POLÍTICOS OU QUEM QUER QUE SEJA. TEMOS QUE FAZER O NOSSO DESTINO. TEMOS QUE DEIXAR AS AMARRAS DO COMODISMO, DA RECLAMAÇÃO E DA FRAQUEZA. PRECISAMOS ACORDAR: NÃO PRECISAMOS DE UM SALVADOR DA PÁTRIA, DE UM NEYMAR (POR FAVOR, DEIXEM ELE EM PAZ) OU DE UM PRESIDENTE QUE RESOLVA TODOS PROBLEMAS. NÃO QUERO MAIS UM PAÍS DO FUTURO, QUERO UM NAÇÃO PARA AGORA, NÃO QUERO ESPERAR 50 ANOS.
POR ISTO, BRASILEIROS ACORDEM. DEVEMOS TRABALHAR DURO, EXIGIR, COBRAR MUDANÇAS, INSISTIR, COLABORAR.
COM RELAÇÃO A MARIA ACREDITO QUE, MESMO SEM O ESTADO PARA AJUDÁ-LA, OS AMIGOS IRÃO CARREGÁ-LA EM SEUS BRAÇOS.
EM RELAÇÃO A SELEÇÃO BRASILEIRA NÓS, BRASILEIROS, DEVEMOS DESCULPAS A ELA, POIS NÃO DEVERÍAMOS TER JOGADO SOBRE SEUS OMBROS OS PROBLEMAS DE TODA A NAÇÃO BRASILEIRA. ELES SÃO PROFISSIONAIS E SÃO ÓTIMOS NO QUE FAZEM E ATÉ AQUELE TRÁGICO ACIDENTE SÃO O QUE MELHOR TEMOS EM TERMOS FUTEBOLÍSTICOS. ESPERO, SINCERAMENTE, QUE A SELEÇÃO BRASILEIRA POSSA, NESTE MOMENTO, JUNTAR OS CACOS, SE LEVANTAR E JOGAR, NÃO PELOS PROBLEMAS DA NAÇÃO, MAS PELA BELEZA DO FUTEBOL, PELO PRAZER AO ESPORTE, COMO DEVERIA TER SIDO DESDE O INÍCIO. E, SE TIVEREM QUE PERDER, PERCAM COM DIGNIDADE E RESPEITO AO ADVERSÁRIO. DEVEMOS TER ORGULHO DE NOSSOS JOGADORES, MESMO TENDO LEVADO ESTE DURO GOLPE. PERCEBO, MESMO DEPOIS DE TODO O VENDAVAL, PELAS PALAVRAS DO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA, LUIZ FELIPE SCOLARI, UMA PESSOA MAIS HUMANA, DIGNA E CORAJOSA.
ESPERO, TAMBÉM, POR FIM, QUE A TORCIDA BRASILEIRA, NESTE ÚLTIMO JOGO, VISTA-SE DE AZUL E AMARELO, CANTE O HINO NACIONAL E APOIE A NOSSA SELEÇÃO, APOIE-A ATÉ O FIM, INDEPENDENTEMENTE DO RESULTADO DO JOGO, POIS ELES, COMO DISSE, NÃO SÃO RESPONSÁVEIS PELOS NOSSOS PROBLEMAS. ELES ESTÃO LÁ PARA JOGAR FUTEBOL, É O QUE DE MELHOR SABEM FAZER.