TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, julho 26, 2014

O DESPUDOR DO LULOPETISMO

Por Nilson Borges Filho (*)
Duas notícias publicadas pela chamada grande imprensa merecem uma análise mais apurada, para, no mínimo, se colocar as coisas nos seus devidos lugares. O banco Santander, de bandeira espanhola, encaminhou aos clientes das agências Select uma informação que é de domínio público: se Dilma subir nas pesquisas haverá uma movimentação para baixo dos indicadores econômicos e, sendo assim, os investidores com aplicações no Santander Select devem procurar os gerentes de seus investimentos para um realinhamento.
Simples assim. Essa informação deve ser lida, considerando que: primeiro, o banco não fez uma declaração urbi et orbi, apenas alertou seus clientes, a quem deve fidelidade, o que o futuro reserva para os seus investimentos; segundo, o banco não especulou cenários possíveis, pois o que consta do comunicado do Santander são fatos reais e conhecidos por todos aqueles que têm o hábito da leitura de jornais e revistas ou pelos que acompanham noticiários das tevês
O banco Santander, como instituição privada e apartidária, tem todo o direito em preservar o dinheiro aplicado por seus clientes e avaliar o humor do mercado, oferecendo caminhos para minimizar eventuais perdas dos investimentos da clientela, em decorrência de pesquisas eleitorais. A bem da verdade, Lula já se utilizou de indicadores econômicos favoráveis para fazer proselitismo eleitoral, sem o mínimo pudor. Aliás, pudor é o tipo de comportamento que não agrega à personalidade do ex-presidente em exercício.
O que se viu, depois do comunicado do Santander, foi uma forte pressão sobre o banco com acusações rasteiras de que estaria promovendo campanha em favor de outros candidatos de oposição. O Santander soltou nota dizendo que não está em campanha por determinados candidatos em detrimento da candidatura oficial e que se desculpava com os clientes pelo mal entendido. Para dar certo sossego a si próprio, fez chegar a direção do PT  que havia demitido todos os funcionários envolvidos no episódio.
A rigor, a direção petista intimou o banco a cortar algumas cabeças. O presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão, cheio de si, vibrou com a quantidade de cabeças que rolaram no Santander. Pura hipocrisia, senão veja-se: enquanto o banco Santander estava sendo defenestrado por “petistas éticos” por estar favorecendo candidatos da oposição, o Banco Central, instituição pública, informava urbi et orbi que estava colocando à disposição do setor bancário 30 bilhões de reais com impacto imediato no mercado de crédito. Ao longo do tempo as cifras podem chegar a 45 bilhões.
Com tal “bondade”, o Banco Central permite que aumente o crédito para que o populacho continue consumindo. Ora, não é necessário um diploma de economista para concluir que essa medida tomada pelo Banco Central tem uma conotação eleitoreira para favorecer a candidata Dilma Rousseff que, mal das pernas, desce ladeira abaixo nas intenções de votos, principalmente pela política econômica desastrada do seu governo.
Quer dizer: o Santander, ao querer preservar os investimentos dos seus clientes, segundo os petistas, estava em campanha para as candidaturas da oposição.  E o Banco Central, com a liberação de 30 bilhões de reais  dos contribuintes está fazendo o quê? A hipocrisia  do lulopetismo e a falta de pudor dos seus agentes são de embrulhar o estômago. É a política no nível do esgoto.
(*)  Nilson Borges Filho é mestre, doutor e pós-doutor em direito e articulista colaborador deste blog.

5 comentários:

Anônimo disse...

Isto é mais uma amostra do que são capazes estes petistas: julgam ser donos do Brasil. Aécio Neves precisa ser mais incisivo na campanha, escancarando o Foro de São Paulo, o decreto 8243, a poupança fraterna, os negócios com os ditadores Castro de Cuba, as falcatruas na África do sr. Luís Inácio, as barbaridades na Petrobrás, ou... o Brasil ficará nas mãos dos bandidos por tempo indeterminado, e o povo brasileiro vai se danar.

Anônimo disse...

Esses petralhas asquerosos provoca nojo. Como eles gostam de enganar. Quando se tem uma notícia destas, nos provoca mais asco e o sentimento de vê-los bem longe do poder aumenta em proporções gigantescas.
Característica típica dos psicopatas, o egocentrismo, eles podem tudo, e os outros não podem nada.
Que estes petralhas entendam que queremos alternância de poder.

Nas eleições, não vote no 13 (PT). O 13 é corrupção; o 13 é mentiroso, é enganador, falso; o 13 é composto por bandidos que usa de todos os meios sujos para atacar o adversário e enganar o eleitor.
Vamos mostrar a eles que o Brasil é de todos os brasileiros e não apenas de uma "meia dúzia" de canalhas.


Fora 13!


Anônimo disse...

Excente texto, comparando as duas situações. Se a dita ação de Israel foi "desproprocional", a do Banco Central foi COVARDEMENTE DESPROPORCIONAL!!!
Concordo com as colocações do anônimo sobre ações mais incisivas e declaradas por parte do Aécio.

Anônimo disse...

Vou fechar minha conta na caixa econômica e abrir no Santander pois vejo que é zelosos com seus clientes ao contrário da cx e banco do brasil que financiaram um bilhão e duzentos milhões para a construção do itaquerão e agora é só lamentar!

Anônimo disse...

As chances de confisco de poupança e salários com a reeleição da desgradilma será de 99%.