TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, agosto 18, 2014

O CASO DO MOGNO: MARIDO DE MARINA SILVA FOI DENUNCIADO PELO DEPUTADO ALDO REBELO POR CONTRABANDO DE MADEIRA AVALIADA EM R$ 8 MILHÕES.

Marina Silva e seu marido Fábio Vaz de Lima
CLIQUE SOBRE O LINK PARA LER TAMBÉM: 

MARIDO DE MARINA SILVA RESPONDE PROCESSO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E ALDO REBELO MANTÉM ACUSAÇÃO NO "CASO DO MOGNO"


Durante campanhas eleitoriais sempre surgem escândalos envolvendo os candidatos. É o caso de Marina Silva cujo marido, Fábio Vaz de Lima foi acusado pelo deputado Aldo Rebelo, do PCdoB, de contrabandear um lote de 6.000 toras de mogno, uma fortuna avaliada em R$ 8 milhões.
A acusação ocorreu durante a votação do Código Florestal no dia 10 de maio de 2011, segundo aponta o blog Sustentabilidade do site do jornal O Estado de S. Paulo, destacando o fato nos seguintes termos: “O impasse na votação levou a troca de insultos. Num aparte concedido pela Mesa Diretora, Aldo Rebelo reagiu a um post feito no twitter pela ex-­ministra Marina Silva, que estava no plenário. “Ela disse que eu fraudei o relatório. Quem fraudou foi o marido dela, que fez contrabando de madeira”, disse o relator, em meio a gritos de “canalha, traidor, se vendeu aos ruralistas”, da bancada do PV.” O vídeo que segue mostra o momento em que o deputado Aldo Rebelo faz a contundente denúncia no plenário.  Vejam:
No dia 23 de maio de 2011, matéria do jornalista Gabriel Castro, no site da revista Veja, detalha o rumoroso caso do mogno que chegou à opinião pública pela imprensa depois que o Tribunal de Contas da União apontou irregularidades em doação de madeira feita pelo Ibana na gestão da ministra Marina Silva. Mas em que pese as irregularidades apontadas pelo TCU, o  caso teria sido lançado no baú do esquecimento, não fosse a acusação em plenário formulada pelo deputado Aldo Rebelo contra o marido de Marina Silva. Deve-se acrescentar que o comunista Rebelo fazia e faz parte da base aliada do PT no Congresso e é o ministro do Esporte do governo da Dilma. E, como não poderia deixar de ser, com a ascensão de Marina Silva à condição de candidata presidencial em decorrência da morte de Eduardo Campos, o caso do mogno já é citado intensamente pelas redes sociais. 
Transcrevo na íntegra a reportagem de Veja. Leiam:
O clima tenso na tentativa de votação do Código Florestal trouxe à tona um caso ainda mal-explicado envolvendo Fábio Vaz de Lima, o marido de Marina Silva. Irritado com uma crítica da ex-senadora, o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) sacou uma acusação contra Marina - e que pesa também sobre ele mesmo. Em 2004, quando era ministro da Articulação Política, ele teria operado, a pedido da então ministra do Meio Ambiente, para derrubar no Congresso um requerimento de convocação de Lima para depoimento. O marido de Marina Silva era acusado de envolvimento na doação de madeira clandestina apreendida na Amazônia a uma organização não-governamental.

A madeira apreendida, 6.000 toras de mogno, compunha uma carga milionária. O  Ibama repassou o material à Organização Não-Governamental Fase – que, por sua vez, entregou o material nas mãos de uma madeireira, a Cikel. Descontados os custos do processo, a companhia pagou 3,5 milhões de reais à Fase para ficar com o material. Sua contabilidade atribuiu ao mogno o valor de 8 milhões de reais.

A ligação de Fábio Vaz de Lima com o caso foi aventada porque ele era casado com a então ministra Marina Silva e havia sido o nome mais influente do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), uma entidade que congrega dezenas de ONGs e tem na Fase um de seus principais integrantes. Fábio teria influenciado a decisão do Ibama, um órgão controlado pelo Ministério do Meio Ambiente.

O Tribunal de Contas da União analisou o caso e apontou irregularidades na transferência da madeira. A escolha do destinatário do material não foi justificada. O valor real das toras de mogno seria de 36 milhões, e não de 8 milhões, como apontado na prestação de contas da madeireira que adquiriu a carga. A análise também relata que um grupamento do Exército solicitou parte da madeira para usá-la em instalações militares, mas não foi atendido.
“A doação promovida por ente público não pode ser realizada sem a devida observância dos princípios da isonomia, impessoalidade e publicidade. No caso sob exame, falhou-se nesse aspecto”, aponta o ministro relator, Humberto Guimarães Solto.


O ministro questionou também a prática de doação do material apreendido: “A atual administração do Ibama efetuou a ‘doação com encargos’ de 6.000 toras de mogno apreendido à Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - Fase, inaugurando assim uma nova maneira de ‘esquentar’ produto de origem ilegal, e mais, atuando como agente incentivador da exploração predatória desta espécie, pois, agora, basta ‘explorar’ que o Ibama ‘apreende e doa’ para ‘entidade filantrópica’ que ‘vende’ para empresa que ‘comercializa e explora’ o mogno”.

Na ocasião, os ministros do TCU aprovaram um documento que listou uma série de recomendações ao Ibama, para evitar que os recursos fossem usados de forma inadequada pela Fase. Eles também alertaram para a necessidade de aumentar o rigor sobre os critérios de doação de cargas apreendidas.
Por intermédio de sua assessoria, a ex-senadora informou que todo a doação da madeira à Fase, por iniciativa do próprio Ibama, teve acompanhamento do Ministério Público Federal, que não detectou nenhum tipo de irregularidade.
NEGOCIAÇÕES ESCUSAS
A Fase afirma que o dinheiro obtido com a doação foi usado na criação de um fundo que promove atividades de preservação ambiental. Marina Silva, por sua vez, alega que o marido já havia se desligado do GTA cinco anos antes do episódio. O presidente do GTA, Rubem Gomes, diz que não houve direcionamento na transferência do mogno: "A única organização habilitada para o intento era a Fase".

Mas, na ocasião, não faltaram denúncias de que o material apreendido envolveria negociações escusas com madeireiras. Não por acaso, as suspeitas chegaram ao Congresso Nacional. Na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, o deputado Luis Carlos Hauly (PSDB-PR) apresentou um requerimento para convidar Fábio Vaz de Lima e alguns dirigentes do Ibama para esclarecer a negociação.

Formalmente, o convite dizia respeito a outro caso: à suspeita de que o Ibama firmava convênios superfaturados com entidades, usando dinheiro obtido do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Fábio Vaz de Lima seria convidado porque foi o responsável pela indicação de Atanagildo de Deus Matos, um dos acusados. Mas o temor de Marina Silva estava na denúncia de contrabando de madeira.

Foi aí que Aldo Rebelo entrou em campo. Ministro da Articulação Política, ele foi procurado por Marina para conversar com aliados e blindar Fábio Vaz de Lima. Funcionou: o requerimento foi rejeitado.

Fábio Vaz de Lima é secretário-adjunto de Desenvolvimento do Acre. Com a polêmica do Código Florestal, a ex-senadora Marina Silva e o deputado federal foram para lados opostos e o episódio voltou à tona. Mas é pouco provável que o caso ainda venha a ser esclarecido. Do site da revista Veja

19 comentários:

Ferreira Pena disse...

Marina representa a vagabundagem de esquerda, ela não é diferente da Dilma nem do Lula.

Luiz Prado disse...

E ela explica onde foram parar os rios de dinheiro das "compensações ambientais" previstas na lei do Sistema Nacional de Unidades de Convervação - SNUC promulgada em 2000?

Ou onde foram parar os vultososo recursos financeiros doados por organizações internacionais para o programa de gestão das unidades de conservação da Amazônia?

belem artista plastico disse...

se o aldo rebello evitou o depoimento do marido de marina silva, ele também é um grande canalha, que FDP.

Anônimo disse...


https://docs.google.com/file/d/0B-BGtvkZ6fgfQkhVSzR5UmttUzg/edit?pli=1

Marco disse...

Não passa de Uma Santa de Pau Oco e ela não tem eleitores, tem adoradores

Anônimo disse...

ALDO REBELO, NUNCA ME CONVENCEU, É APENAS MAIS UM DOS PTRALHAS NO PODER, JÁ ESTEVE ENVOLVIDO EM ESCÂNDALOS QUE NUNCA FORAM DIVULGADOS A FUNDO, MAS, O SR MARIDO DA CANDIDATA MARINA, TBM DEVE EXPLICAÇÕES...TODOS FARINÁCEOS DO MESMO SACO DE LINHAGEM, E NÓS MORTAIS, SUBMETENDO-NOS AO PENOSO CALVÁRIO DO HORÁRIO POLÍTICO OBRIGATÓRIO, ENCEJANDO MUDANÇAS QUE NUNCA VIRÃO....

Anônimo disse...

Kkkkk e só subir nas pesquisas e la vem vcs. Mas acredito q todos tem que dar explicações mas hoje opto pelos q tem menos a explicar

Anônimo disse...

Marido da marina silva ganha 18 mil reais do governador tião viana do pt sem trabalhar ainda mora em são paulo

Luiz G.Catita. disse...

ISTO TUDO ENOJA. MUITA SACANAGEM, NENHUMA PUNIÇÃO; E QUANDO HÁ, CUMPREM PRISÃO DOMICILIAR.

Anônimo disse...

eu so sei dizer todos politicos sao lavadores de dinheiro publico do cidadao. infelimente ,todos politicos so vao querer inrequicimentos a custa do cidadao.

Anônimo disse...

Qualquer acusação que venha de Aldo Rebelo, do PCdoB, há que se desconfiar e apurar. Pelo que li em documento do MPF, nada liga o marido da Marina Silva a esse suspeito esquema do mogno.

Anônimo disse...

Não é só subir nas pesquisas que 'lá vem vocês' não...é questão de caráter...dignidade...compromisso...verdade...não é esconder os próprios erros e falar dos erros dos outros...E essas pesquisas estão sendo forjadas...na verdade não temos mesmo candidatos de boa índole...nem um nem outro...Prefiro votar nulo do que nestes ai...O que dá nojo é ver essa santinha do pau oco pagando de salvadora da pátria.

Anônimo disse...

Existem diferenças quando se escolhe branco e nulo. O voto em branco nas eleições 2014 embora muitas pessoas pensasse que a pessoa não votou em candidato nenhum, na verdade significa que a pessoa abdicou seu direito de votar. Outras pessoas veem o voto em branco como forma de contestação, mas na verdade é um conformismo, também significa “tanto faz” e são acrescentados os votos para os candidatos com maior votação no último turno. Por exemplo, se existem dois candidatos X e Y e X termina o primeiro turno com 52% dos votos e o candidato Y com 35% dos votos, 10% dos votos é branco e 3% nulo, isso significa que 3% dos eleitores não querem que o candidato X e nem Y no poder e o que vender estará bom. Então, desta forma o candidato X tem 62% de aceitação do eleitorado.
Agora para quem deseja fazer um protesto na hora da eleição 2014, a forma mais certa de fazer isso é o voto nulo, pois esse significa que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro candidato. Esse tipo de voto é mais efetivo para quem quer exercer sua democracia, pois este permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação e é uma forma válida de manifestar sua insatisfação. Mas, ninguém fala em como votar nulo nas instruções, somente como votar em branco. Por que será que isso não é feito? Para fazer isso, é necessário digitar um numero inexistente de candidato e na sequência aperta-se em confirmar (o botão verde da urna). Quando o eleitor coloca o voto em branco o sistema da urna informa que “você está votando em branco” e então o eleito confirma ou corrige, mas quando o eleitor coloca um número existente, o sistema da urna responde de forma negativa e o sistema responde ”número incorreto, corrija seu voto”, isto muitas vezes faz o eleitor se desencorajar ao nulo, mas este é um direito de democracia que os eleitores têm. Este voto é o único válido que pode inclusive anular uma eleição inteira, pois se nenhum candidato conseguir a maioria dos votos (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser cancelada, por isso não se fala em voto nulo, somente em branco. Por isso, se está descontente? Vote nulo nas eleições 2014, pois este é seu direito. Mas o melhor a se fazer é pesquisar os candidatos e tentar escolher o melhor.

fonte:http://eleicoes2014.org/voto-em-branco-ou-nulo-eleicoes-2014.htm

Anônimo disse...

Pessoal não votem em branco, pois é como passar um cheque em branco, na realidade vc está votando para o candidato que estiver com mais votos válidos...
Se quer fazer protesto, vote nulo, pois essa é a única forma de vc representar sua insatisfação com as candidatos existentes.
Porém na urna só diz como votar em branco, engraçado , né? :/
Para votar nulo deve colocar um número inexistente, quando a urna pedir para vc corrigir seu voto, vc aperta o verde e confirma mesmo assim..Esse sim é um voto válido que pode cancelar eleições representando a insatisfação dos eleitores com os candidatos apresentados de forma democrática.
É necessário pesquisar, analisar e escolher o melhor candidato para votar, se nenhum for sua opção, vote nulo, mas não vote em branco. O futuro seu e dos seus depende de regras que essas pessoas colocam em nosso país. Depois não adianta reclamar.

Anônimo disse...

Tem dúvida? O trabalho dele era este: articular para "livrar as caras" dos "cumpanhero".Blindagem, no jargão politico.

Anônimo disse...

Mais um que ganha sem trabslhar Se é pra perder meu voto, ganho mais votando no Eduardo Jorge do PV. Pra votar numa verde genérica, prefiro o original. o médico que propôs o projeto dos genéricos assumido por Serra.

Anônimo disse...

Na legislação atual, votar em branco ou nulo dá exatamente na mesma, já que se contam só os votos válidos.
Não comparecer à votação dá multa de R$ 3,78 (aprox.) e os de mais de 70 nem obrigados são.

Quanto à Marina e seu maridão, é óbvio que fazem todo tipo de negociata. Uma ex lavradora não anda vestida como ela. E o salário que recebe não paga todas estas exibições de luxo ao qual todos os esquerdinhas do mundo logo se acostumam e adoram.
Isto não passa de gentinha que por vias do acaso e da falta de senso crítico está onde se encontra.

Anônimo disse...

Pela legislação atual VOTO BRANCO ou VOTO NULO são a mesma coisa : não contam.
Logo ...

Tem gente desenformada que insiste haver diferença quando NÃO HÁ.

INFORMEM-SE !

visão disse...

Concordo