TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, dezembro 17, 2014

EM MAIS UMA JOGADA ELEITOREIRA DO PARTIDO DEMOCRATA, OBAMA ANUNCIA "ALÍVIO" PARA OS DITADORES ASSASSINOS FIDEL E RAÚL CASTRO.

Acima Obama e sua risada cínica. Abaixo uma cena do cotidiano em Cuba, a repressão contra dissidentes.
O governo dos Estados Unidos iniciou nesta quarta-feira uma aproximação histórica de Cuba, ao anunciar a normalização das relações diplomáticas plenas e o alívio de diversas sanções em vigor há mais de meio século, desde 1961, informou o presidente Barack Obama em um pronunciamento na Casa Branca. O presidente americano manteve na terça-feira uma longa conversa telefônica com o ditador cubano, Raúl Castro, disse a fonte, e ambos acordaram a abertura de embaixadas "nos próximos meses". Obama anunciou "fim de uma política obsoleta" em relação a Cuba e que "fracassou durante décadas".
Em um acordo costurado durante dezoito meses de negociações secretas hospedadas em grande parte no Canadá e encorajado pelo papa Francisco, que organizou uma reunião final entre as partes no Vaticano, o presidente Obama e o ditador Raúl Castro de Cuba concordaram em deixar de para trás décadas de hostilidade para construir uma nova relação entre os EUA e a ilha comunista que fica a apenas noventa minutos da costa americana. Em seu pronunciamento, Obama agradeceu ao papa Francisco e ao Canadá.
Em Havana, em um pronunciamento lido ao vivo na TV estatal, Raúl Castro anunciou o reestabelecimento de relações diplomáticas com os EUA, "mas isso não quer dizer que o principal está resolvido" – ressaltou o ditador. "Propomos a adoção de medidas mútuas por parte dos dois países. Reconhecemos que temos profundas diferenças, como em questões de soberania e direitos humanos, mas queremos melhorar as relações. Os progressos já obtidos demonstram que é possível encontrar soluções para muitos problemas". Assim como Obama. Castro também agradeceu ao Canadá e ao Vaticano.
Os Estados Unidos vão aliviar as restrições bancárias sobre as remessas de dinheiro para Cuba, e de viagens. Havana se comprometeu a libertar 53 cubanos identificados como presos políticos por parte do governo dos Estados Unidos. Embora o embargo americano sobre Cuba permaneça em vigor, o governo sinalizou que gostaria de negociar com o Congresso o alívio das sanções.
Os republicanos reagiram com indignação à iniciativa da administração Obama para a normalizar as relações com Cuba. O senador Marco Rubio, filho de imigrantes cubanos e um provável candidato presidencial republicano, prometeu tentar inviabilizar a iniciativa da Casa Branca. "Satisfazer os irmãos Castro só irá motivar outros tiranos, de Caracas a Teerã e Pyongyang, para que eles possam tirar proveito da ingenuidade do presidente Barack Obama", disse Rubio.
Preso libertado – O funcionário terceirizado do governo americano Alan Gross chegou nesta quarta à base militar de Joint Andrews, no Estado de Maryland (EUA). Ele foi posto em liberdade por Cuba após passar cinco anos preso em Havana. Gross, um funcionário da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês) de 65 anos, foi preso em Cuba em 3 de dezembro de 2009 e condenado a 15 anos de prisão por importar tecnologia proibida e tentar estabelecer um serviço clandestino de internet para judeus cubanos. Ele perdeu mais de 45 quilos na prisão e está com a saúde frágil. Gross iniciou uma greve de fome de nove dias em abril e disse a parentes que estava pensando em se matar se não fosse libertado.
Segundo o jornal The Washington Post, Gross foi solto em uma troca humanitária de prisioneiros – que, oficialmente, é considerada pelo governo americano como uma ação separada. Outro agente de inteligência, que não foi identificado, apenas apontado como um ‘cubano’ mantido atrás das grades em Cuba por quase duas décadas, foi oficialmente envolvido no acordo de troca de prisioneiros. Os três cubanos libertados em troca de Gross fazem parte do chamado Cuban Five, um grupo enviado pelo então ditador de Cuba, Fidel Castro, para espionar no sul da Flórida. Eles foram condenados em 2001 em Miami sob as acusações de conspiração contra o governo americano. Do site da revista Veja

Em tempo: depois comentarei aqui no blog esta notícia.

8 comentários:

Anônimo disse...

RA, o esquerdista "direitista", adorou.

CaGadÃO disse...

Pra mim o Obama está marcando território contra a reabertura das bases militares em Cuba que Putin prometeu.
Ele ja declarou fazer um grande discurso em cadeia nacional amanhã

Anônimo disse...

A cara dos tontos da Unasul é de morrer de rir. Os babacas de sempre não entenderam a jogada do anão castrista. Ele já extorquiu o que pode dos idiotas de sempre e vai abaixando as calças para quem tem dinheiro. Quanto aos Direitos Humanos em Cuba, só Deus sabe! Quem sabe quando o satânico ditador de fraldão voltar para os braços do papi satã a coisa venha a melhorar.

TERMINATOR disse...

O que se passa é que o Obama esta de olho nos votos dos latinos (porque o eleitorado afro-americano lá ainda é pequeno) para que os democratas (mais esquerdistas que nunca) continuem no poder. Lá assim como cá os afro-decendentes mais os latinos (aqui no caso não tinha como ser diferente) são usados como massa de manobra. Só tem um problema, lá as instituições são muuuiiitooooo mais sérias que aqui e se o americano anglo-saxão se cansar desse começo de palhaçada vão dar um pé na bunda do Obama e do Raul Castro. Em tempo, eu SOU latino mas reconheço isso tudo.

Anônimo disse...

Barac Obama, falar o quê?
Faz uma caga...dessa sem uma contrapartida dos Castros, assassinos e ditadores que tem matado de fome a população de Cuba. Entregou um americano senil e sem dentes para fotos, tudo onda.
Só essa do Porto Murial e dos médicos que estão aqui vivendo às nossas custas é terrível. Uma vergonha sem tamanho. Já estão justificando a roubalheira no BNDES com esta atitude estupida do presidente-idiota dos USA. Pela prisão imediata de Lula da Silva, familiares e capachos.

Anônimo disse...

Que o governo da Dilma viva lambendo o saco dos Castros vá lá ela é de origem terrorista e adora ditaduras, mas, o Gov. dos Estados Unidos fazer aproximação política com um país que tem uma ditadura assassina a mais de 50 anos?!?!!? É o fim do mundo mesmo!!!!

OS CARAS:

Anônimo disse...

Obama " bolivarizou-se" Fundará com Raul e Lula o Foro de NY. Tá todo mundo louco, oba!

Anônimo disse...

É triste constatar um fato dos brasileiros em relação ao assunto comunismo: 99,9 por cento nem tem noção do significado da palavra dissidente!!!