TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, dezembro 27, 2014

RISCO DE RACIONAMENTO DE LUZ NO BRASIL EM 2015 NÃO ESTÁ AFASTADO E AS TARIFAS DE ENERGIA AUMENTARÃO

A previsão de que o volume de chuvas no chamado período úmido ficará próximo à média histórica afasta, mas não elimina o risco de racionamento de luz ao longo de 2015. A atual situação dos reservatórios na região Sudeste, abaixo de 20% da capacidade de armazenagem, sugere que qualquer incidência de chuvas abaixo das expectativas obrigará o governo brasileiro a agir para garantir o abastecimento ao mercado.
Até o final de abril, quando termina o chamado período chuvoso, o nível dos reservatórios precisará ultrapassar o patamar de 30% da capacidade de armazenagem no Sudeste para garantir ao Brasil condições de superar o período seco. Ainda assim, são grandes as chances de, em dezembro de 2015, o tema racionamento estar em pauta e a preocupação com o nível de chuvas durante o período úmido ser realidade novamente.
Há, neste momento, indicação de que o volume de chuvas no período úmido ficará próximo à média histórica ou levemente abaixo desse patamar. Confirmada a projeção, o nível de água armazenada nos reservatórios subirá até abril, garantindo condições de abastecimento elétrico durante o período seco - entre maio e outubro.
No mês passado, o diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico, Hermes Chipp, destacou que chuvas próximas a 70% da média histórica elevariam o nível dos reservatórios a 35% da capacidade ao final de abril. Caso esses mesmos 70% da média fossem mantidos no período seco, o nível dos reservatórios chegaria a 10% em novembro, um patamar ainda considerado aceitável para garantir o abastecimento nacional. Especialistas adotam tom mais cauteloso e afirmam que o volume de chuvas no período úmido precisará ficar em no mínimo 80% da média.  
Como o nível de chuvas nos próximos quatro meses ainda é incerto, especialistas estimam que o risco de haver racionamento em 2015 oscila entre 10% e 20%. Entre duas e quatro vezes mais do que o risco de até 5% considerado aceitável pelo governo federal.
Térmicas – A diferença entre os números e a necessidade de recomposição dos reservatórios leva os especialistas a acreditarem que o ONS vai trabalhar com as térmicas acionadas durante grande parte do ano, tendo espaço para desligar as mais onerosas apenas em momentos favoráveis. O efeito dessa medida será percebido no custo da geração da energia e, consequentemente, nas tarifas de energia.
"A tendência é de que as condições hidrológicas não sejam tão diferentes daquelas de 2014. Será melhor, mas não muito melhor. E, ainda assim, chuvas na média não serão suficientes para a recomposição dos reservatórios", afirma o diretor executivo da Safira Energia, Mikio Kawai Júnior. "Precisaremos passar o ano com as térmicas ligadas. Assim, devemos passar 2015 sem racionamento, mas isso significa que apenas postergaremos as dúvidas para 2016." Do site da revista Veja

12 comentários:

Anônimo disse...

A expressão é de uma mistura de desfaçatez, cinismo, com uma pitada de perfídia.. só de olhar embrulha o estômago...

Anônimo disse...

'Ilumina-me Senhor'

A única salvação será Lula da Silva. Não podemos nos esquecer das sábias palavras da grande filosofa Marilena Chauí:

'Quando Lula fala o mundo se ilumina!'

Anônimo disse...

Hugo Chávez ensinou o PT (Lula) a usar de forma viciosa as empresas estatais

Uma das lições que Hugo Chávez deixou para os “companheiros” sul-americanos foi a de como usar viciosamente as empresas estatais. Como a Venezuela vive exclusivamente do petróleo — essa sua única, e muito mal administrada riqueza —, e quem cuida dele é uma empresa estatal, ela se prestou, e se presta ainda, a desvios e roubos. No caso venezuelano, porque o dinheiro está quase todo ali, e como, mesmo nas semiditaduras, é mais fácil roubar uma empresa do que a administração centralizada, foi a PDVSA (Petróleos de Venezuela Sociedad Anonima), a Petrobrás lá dele, que Chávez usou nos seus desmandos.

No rumoroso caso da apreensão de quase 1 milhão de dólares enviados por Chávez para a eleição de Cristina Kirchner, em agosto de 2007, o avião usado era fretado pela petroleira argentina Enarsa, e os portadores da pecúnia, funcionários da PSDVA.

Como se lembram os leitores, um zeloso funcionário da alfândega argentina descobriu e apreendeu o dinheiro, o que resultou em escândalo. A despeito disso, Cristina foi eleita, certamente com outras ajudas de Hugo Chávez.

Foi da PDVSA, também, o avião que buscou clandestinamente no Brasil os pugilistas cubanos fugitivos, que Tarso Genro entregou a Fidel Castro, em 2007. Em julho de 2008, a imprensa internacional denunciou o uso de um avião da PDVSA para transportar guerrilheiros das Farc para a Nicarágua, onde tiveram encontro com Daniel Ortega.

A PDVSA empresta três aviões para Raul Castro, entre eles um Falcon 900, prefixo YV2053, um dos jatos executivos mais luxuosos do mundo. No ano de 2013, “desapareceram” na contabilidade da empresa cerca de 3 bilhões de dólares, segundo a auditora KPMG.

Anônimo disse...

PSDB, Reinaldo Azevedo, Joice Hasselmann, etc apoiando o PT.

"Tucanado apelou para mentira e desinformação."

"Reinaldo Azevedo com pose de mocinha ofendida,... ele se achou mulher estuprada, exigindo que um cara pedisse desculpas a uma caluniadora."

excelente este video:

BOLSONARO, PSDB E A ENGENHARIA DO POLITICAMENTE CORRETO PARA FORMATAR A MENTE - LEONARDO OLIVEIRA

https://www.youtube.com/watch?v=79xcbo2gywc

Blogdelinks

Published on Dec 26, 2014

Voz Ocidental - --reinaldo Azevedo X Jair Bolsonaro - --18122014
https://soundcloud.com/rvox_org/voz-o...
Conde Loppeux de la Villanueva
http://cavaleiroconde.blogspot.com.br/
https://soundcloud.com/rvox_org/sets/...
https://soundcloud.com/rvox_org

BOLSONARO ENTRA COM PROJETO CONTRA CENSURA POLITICAMENTE CORRETA NA INTERNET INSTITUÍDA PELO PT - O TAL CRIME DE ÓDIO
http://conspiratio3.blogspot.com.br/2...

Engenharia social: entenda como querem destruir a sua mente
http://youtu.be/P61l_eM9dEg

LEGÍTIMA DEFESA
https://www.facebook.com/groups/73652...

Blogueiro de 51 anos é morto a tiros dentro de casa em Ubatuba, SP
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraib...
http://www.tvi24.iol.pt/internacional...

MARX NO INFERNO
http://conspiratio3.blogspot.com.br/2...

PETIÇÕES
http://conspiratio3.blogspot.com.br/2...

SOBRE O CANAL
http://conspiratio3.blogspot.com.br/2...

Category
Nonprofits & Activism
License
Standard YouTube License

27 dezembro, 2014

Anônimo disse...


PT e PSDB Totalitarismo Social

Marcio Andre Santanna

"controle orwelliano do FHC e Lula... um é continuação do outro."

https://www.youtube.com/watch?v=zi75I_djbhs



Anônimo disse...

José Monir Nasser explica o comportamento (ou seria a neurose) de Reinaldo Azevedo:

Tática Socialista da Defesa às Minorias

https://www.youtube.com/watch?v=MM7DIuQPHhs

Marcio Andre Santanna

Published on Mar 7, 2013

O economista José Monir Nasser explica a tática socialista do Governo pra controlar mais e mais a população em nome do "politicamente correto" e "defesa dos mais fracos"...

Para os que culpam os brancos da escravidão aos negros:

White Slaves, African Masters: An Anthology of American Barbary Captivity Narratives - Paul Baepler (A escravidão dos negros pelo negros é muito maior do que pelos brancos)

Slavery in the Arab World - Murray Gordon (Sobre a escravidão entre os muçulmanos)

A enxada e a lança: a África antes dos Portugueses - Alberto da Costa e Silva (Um dos livros mais completos que existe sobre a escravidão. Mostra que a escravidão islâmica foi formidável)

A manilha e o Libambo: A África e a Escravidao, de 1500 a 1700 - Alberto da Costa e Silva (É uma obra-prima; trata apenas do tráfico ocidental)

Les traites négrières - Olivier Pétré-Grenouilleau (Atualiza os fatos da escravidão no Islam)

Slave: My True Story - Mende Nazer (História de uma escrava que fugiu de um país muçulmano e foi procurar abrigo na Inglaterra)

Lista por Olavo de Carvalho

Anônimo disse...

Pe. Paulo Ricardo explica PSDB e Reinaldo Azevedo como vírus e cavalo de tróia:

O POLITICAMENTE CORRETO É UM VIRUS - NOVILÍNGUA SABOTANDO A MENTE

https://www.youtube.com/watch?v=_fzQSGRSM0g

Blogdelinks

Published on Jun 3, 2013

QUE INIBE SUA PERCEPÇÃO NATURAL DO MAL
IMPEDE SUA REAÇÃO NATURAL AO MAL
CONFUNDE SEU RECONHECIMENTO NATURAL DO PERIGO
BLOQUEIA SUAS DEFESAS CONTRA ELE
EMBARALHA INTENCIONALMENTE A DIFERENÇA ENTRE JULGAMENTO E PERCEPÇÃO DO MAL
TRANSFORMA SUA CONSCIÊNCIA PERCEPTIVA EM CONSCIÊNCIA PROGRAMADA
É A NOVILÍNGUA - INTRODUZINDO A CONTRADIÇÃO E A DUBIEDADE E SABOTANDO A COMUNICAÇÃO E A AUTOCONFIANÇA DA SOCIEDADE
O QUE VC SENTE QUANDO ACEITA UMA MENTIRA?

comparação entre o "politicamente correto" e o vírus da AIDS!

É extraído do vídeo 6 da série sobre marxismo cultural do padre Paulo Ricardo:
06 - Marxismo Cultural e Revolução Cultural: Como lutar o bom combate
http://youtu.be/Ho4-cqxJ1kg

Anônimo disse...

Aluizio,

Imagine, então, se a indústria começar a funcionar para valer, aí é escuridão na certa.


Chris/SP

Anônimo disse...

Esta palestra antiga do Olavo de Carvalho parece explicar o comportamento de Joice Hasselmann e Reinaldo Azevedo:

Olavo de Carvalho: "Eu nunca disse alguma coisa que não fosse respondida com outra completamente diferente... Nunca houve uma única discussão de alguma coisa que eu dissesse, um único artigo meu que versasse sobe o mesmo assunto do artigo. Nunca! Então isto já se tornou normal. Isto é um caso para o Dr. Feuerstein, não para mim.... Você não entende a situação, você não consegue elaborá-la intelectualmente, você se torna um cara impulsivo, você fica com os nervos à flor da pele, e você se sente o tempo todo ofendido, perseguido, magoado, desprezado, humilhado, e você começa a protestar. Então, o que se faz no Brasil é só a expressão de emoções baixas: inveja, rancor, suspeita, paranóia, o tempo todo. O País está muito doente, mas muito doente."

A miséria intelectual no Brasil chegou a um nível patológico

https://www.youtube.com/watch?v=6EyxOL0l_W8

Anônimo disse...

Lendo alguns comentários, fica difícil saber o que determinados comentaristas entenderam do que leram e viram (pela TV, pelo YOUTUBE). É DIFÍCIL mesmo! Parece que já foram atacadas por virus.

Anônimo disse...

Não reclame, enfrente o APAGÃO com um lanterna 'dilmão'.

Anônimo disse...

Quando anunciaram que em 2015, as contas vão ter reajuste conforme as cores; azul, pode gastar a vontade sem aumento; amarelo, tem que se conter nos gastos senão no próximo mês vai dor no bolço; vermelho, vai ter um aumento de 3% na sua conta se ultrapassar os 100 kw. Eu disse para todos em casa; -garanto que todos os meses vai vir vermelho, nunca amarelo ou azul. Nem começou 2015, e já disseram que vai vir vermelho. Alias, esta taxa de 3%, é baseado na propina do petrolão que é de 3%?????