TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, janeiro 25, 2015

CINEGRAFISTA AMADOR DESMONTA FALÁCIA DO 'SECALHÃO TUCANO' APONTADO PELO PT E REVELA VERDADEIRO OÁSIS NA SERRA DA CANTAREIRA COM BARRAGEM ATOLADA DE ÁGUA


Circula pelas redes sociais este vídeo acima postado no Canal MCC Guarulhos (Movimento Contra a Corrupção) no Youtube, mostrando que uma represa do sistema Cantareira, em São Paulo, está abarrotada de água.

O cinegrafista amador circula de carro ao longo da Barragem Paulo de Paiva Castro, que integra o Sistema Produtor Cantareira que fornece água para São Paulo. A barragem fica no sopé da Serra da Cantareira, ocupando em certo trecho os dois lados da rodovia como se pode observar no vídeo.
Informa também que a Guarda Florestal permanece vigiando a área e não permite fotografias e nem filmagens da barragem, motivo pelo qual o cinegrafista foi obrigado a filmar tudo de dentro de seu veículo em movimento.

Ele indaga por que essa barragem não é mostrada e por que a Guarda Florestal impede que as pessoas fotografem e filmem a represa?

De fato, as fotografias que aparecem na grande imprensa mostram barragens sem água. Nesta filmagem se nota claramente que chove e há umidade expressiva no entorno da represa sem vestígios de seca, como tem aparecido nas fotografias que estampam os jornais e revistas, bem como reportagens de emissoras de televisão.

Em contrapartida, blogs e páginas petistas alardeiam o que qualificam como "secalhão tucano", para lançar a culpa sobre o governo paulista do PSDB pela estiagem que castiga não apenas o Estado de São Paulo para também o Rio de Janeiro e adjacências.

29 comentários:

Cristiano disse...

O ESTRANHO É: PORQUE O GOVERNO DO ESTADO MANTÉM GUARDA PARA PROIBIR FOTOS E FILMAGENS? OU AQUELES GUARDAS SÃO MUNICIPAIS?
.
GOVERNANTE PRODUZIR PÂNICO EM POPULAÇÃO É PASSIVO DE IMPEACHMENT.

João Carlos disse...

Realmente é muito estranho.
Aqui tem os dados de ontem da Sabesp para confrontar e inclui a represa Paiva Castro.
http://site.sabesp.com.br/uploads/file/boletim/boletim_mananciais_24jan15.pdf

Anônimo disse...

Ate' 'SECA' o PSDB engole?! Apanha de todo jeito. ISSO TEM QUE SER ESCLARECIDO URGENTE! Um cidadao comum fazer um servico que deveria ser feito por politicos, acessores, enfim, no minimo por alguem ligado ao governo do estado. Muito estranho!!! DESANIMADOR!!!

Anônimo disse...

PT e PSDB juntos para enganar o povo!!! Petralhas e tucanos de mãos dadas... sempre foi assim desde a fundação do PSDB. Acorda meu povo!!!

E Reinaldo de Azevedo e Joice Hasselman? Será que vão atacar os responsáveis com o mesmo ímpeto que atacaram Bolsonaro e defenderam Maria do Rosário??

Aluizio Amorim, nossa gratidão por nos informar e nos libertar das quadrilhas de políticos e jornalistas!!

Ferreira Pena disse...

Essa barragem sozinha não significa grande coisa no sistema. Realmente nesta área está chovendo, mas em sua totalidade, maiores barragens, no Sistema Cantareira não está chovendo.

Anônimo disse...

Oi. Só tentando informar.
.
Eu sou da capital de São Paulo e neste final de ano, com o transito mais livre, fui ver a barragem de Paiva Castro.
.
Saí de Moema e cheguei rápido a zona norte e subi a serra da Cantareira e desci ela e cheguei a barragem.
.
Tudo bem, esta represa se encontra cheia de água. E assim ela deverá ficar.
.
O que acontece é que esta represa ela se destina a receber água para a elevatória de Santa Inês. Esta estrutura é como se fosse uma pequena hidroelétrica mas que bombeia água para o topo da serra da Cantareira e lá ara um pequeno reservatório denominado de Água Claras.
.
Ali a água segue por uma tubulação e desemboca na estação de tratamento de água de Guaraú.
.
Eu desci até as três gigantescas bombas da elevatória de Santa Inês que fica dentro do morro dentro de um enorme buraco, como se fosse um abrigo atômico.
.
A tomada de água destas bombas se pode ver próximo a elevatória se usar o Google Earth e elas necessitam estar submersas para funcionar.
.
Paiva Castro não é uma barragem de armazenamento de água, mas sim uma barragem para guardar água para serem bombeadas para o alto da serra.
.
Eu pretendo subir imagens da saída da água das bombas que é ao ar livre para a Wikipédia Lusófona.

Anônimo disse...

Neste caso o problema não será PETISTAS
e sim do ALQUIMIM que tem o poder sobre a barragem. Ainda estou me perguntando
que o problema é tão grave que a popu-
lação poderia até fazer uma passeata em
volta da CANTAREIRA e com filmagens claras. ESTA NOTICIA É MESMO DUVIDOSA!!

Anônimo disse...

E a tal de "oposição"???

...e qual a razão do tal Aécio, tão opositor e tão cheio de vontade de fazer o bem para os brasileiros, não mostrar essa mentira

...TÃO DENTRO DO MOLDA da VELHA URSS????

Será que os BOLSONAROS poderiam ir lá e esclarecer isso????

Anônimo disse...

Eu de novo.
.
A elevatória de Santa Inês, segundo me informou um engenheiro na sala de controle da mesma. Quando em uma visita de um grupo que eu participava, disse que na época a firma que fornece eletricidade, acho que é agora seria a Eletropaulo, tem a obrigação segundo contrato e nunca suspender o fornecimento de energia elétrica, pois a reversão da água nas bombas pode danificar a tubulação.
.
As bombas tem um grande motor cilíndrico que aciona um eixo e as bombas são da forma da concha de um grande caracol.
.
A frente deste caracol, existe esqueci o nome, para evitar que a água retorne caso falte a energia.
.
Não sei se já ativaram a quarta bomba que não estava na época instalada.

Anônimo disse...

Se a Paiva Castro secar, as bombas da Elevatória de Santa Inês vão parar de funcionar.
.
Vou ver se melhoro na Wikipédia artigos sobre este assunto, mas tem gráficos esquemáticos mostrando a Paiva Castro sendo a última represa a dirigir a água para a Santa Inês.
.
A sala de bombeamento da Santa Inês é muito grande talvez devido ao forte barulho de funcionamento das bombas.
.
É tudo granito, só rocha. Bem interessante de se ver.

Anônimo disse...

Infelizmente esta é a única imagem do caracol que eu consegui achar.
.
https://www.flickr.com/photos/sabesp/9042104297/
.
Está em construção e a canalização da saída da água ainda não foi ligada.

Anônimo disse...

Esta represa é a última antes do tratamento da água e recebe as águas das demais que estão praticamente vazias. Se ela esvaziar o tratamento de Cantareira cai a zero! O que ainda não ocorre.

Anônimo disse...

Que notícia esquisita. Por que é que a SABESP estaria escondendo isso da população? Seria para obrigar a uma super-economia de água?

Anônimo disse...

Existem duas verdades:
1) o problema da recomposição das barragens por terem secado além do limite mínimo de autossustentação. O uso prematuro, sem critérios, pode conduzir a novos níveis mínimos preocupantes. Há a real necessidade de se fazer a retomada dos níveis de segurança para ofuturo. Daí evitar que se saiba estar a represa plena, o que não quer dizer pronta para ser liberada em sua plenitude. Conhecimento técnico que mantém a política do racionamento e regras, obviamente desagradável para o cidadão comum.
2) Guerra política, algumas fotos e filmagens, de áreas que se apresentam secas, tentam desqualificar e desacreditar o governo tucano. Oportunismo.

Cavalaria Ligeira

Anônimo disse...

É muito estranho. Na cidade de São Paulo chove muito todos os dias mas "não cai uma gota" na Cantareira. Quando está tendo um dilúvio na cidade, no dia seguinte anuncia-se nos jornais que apesar das chuvas o nivel dos reservatórios continua baixando.

Anônimo disse...

Em que mundo estamos vivendo, meu Deus? Só tem maldade, filhadaputice e gente escrota. Não está fácil para suportar isto!

Anônimo disse...

Sr Aluizio Amorim:

Vou dar o mapa da mina
Estrada Franco da Rocha-Mairiporã
o rapaz está filmando vindo de Franco e indo para Mairiporâ
Saudações

Anônimo disse...

Aluizio,

Acesso seu blog quase todos os dias.
Acredito que com relação a represa Paiva Castro não está havendo má fé. Ocorre que a essa represa é a última do sistema Cantareira, que funciona em cascata, portanto quando essa represa demonstrar um nível de água muito baixo estaremos numa situação de calamidade.

Anônimo disse...

Vi qualquer coisa de dinheiro do gov federal para o estadual para "sanar" o problema da falta d'água.
Chegando o dinheiro , se der para todos, o papo muda, ah se muda...

SunAnjus disse...

SÓ UMA PERGUNTA: ESTE POVO É ABILOLADO?
PRECISOU DE UMA SÓ PESSOA PARA DESCOBRIR ESTA SACANAGEM? --ACORDA!!
VÃO PARA O MASP DIA 28 DE MARÇO 2015. VAI HAVER PROTESTO CONTRA ESTE TIPO DE DESGORVENO!

Leandro disse...

Eu vi esse vídeo, e fiquei pensando. Na verdade, temos 2 problemas:
- falta de água
- falta de energia

Escutei no jornal que precisamos no mínimo de 10% de capacidade de água para gerar energia. Hoje, os reservatórios estão com 17% da capacidade na média. Por isso, que eles precisam manter os reservatórios com um mínimo. Justo ou não, eu não sei. Pela lei da natureza, vivemos sem energia, mas sem água, acho difícil.

Alexandre, The Great disse...

Aluízio: vc salvou o vídeo? O YouTube retirou do ar, não conseguimos mais reproduzi-lo.

Alexandre, The Great disse...

Aluízio: vc salvou o vídeo? O YouTube retirou do ar, não conseguimos mais reproduzi-lo.

Anônimo disse...

quem comentou aqui, há quanto tempo vocês vivem em São Paulo - existe seca sim, existe consumo alto e não tem esta que esta tudo cheio - existem vários sistemas na Cantareira. Será que vocês que comentaram não perceberam que há 2 anos não chove direito em São Paulo?? Vocês não notaram que não se chove mais uma semana inteira como se chovia antigamente? Esta conspiração não existe - EXISTE SECA NA REGIÃO SUDESTE!!! Economizem!!

Aluizio Amorim disse...

Alexandre:
enquanto o vídeo estiver abrindo aqui no blog está tudo normal. Quando o Youtube retira do ar um vídeo ele não aparece mais em lugar nenhum.
Abraço

Anônimo disse...

Se a cantareira é um litro de água, Paiva é uma colher de chá. Irrelevante.

Anônimo disse...

Hoje, chuva intensa novamente em São Paulo, alagamentos e alguns corregos transbordando mas com certeza não caiu uma gota na Cantareira!

Anônimo disse...

Aluizio Amorim,sou assíduo leitor desde sei site.E neste post há um grave erro de interpretação.Essa represa citada no vídeo é a que fica mais abaixo de todo o sistema Cantareira,portanto,sempre tem de estar cheia.Caso ela se esvazie,ai é o caos total no sistema,e não chegou a esse ponto ainda!Veja essa imagem para melhor entendimento:file:///C:/Documents%20and%20Settings/chande/Meus%20documentos/Downloads/estacao_cantareira-copy.jpg

Anônimo disse...

Quanto à estação de Santa Inês:

Estr. Santa Inês, 180
Caieiras - SP, 07600-000
-23.374020, -46.666849

Abram o google maps, digitem as coordenadas "-23.374020, -46.666849" (sem as aspas mas separadas por virgula) e cliquem em visão por satélite. Diminuindo o zoom, pode ser vista ao norte (porção superior da tela) a represa Paiva Castro.

Todavia, não consegui avistar po local de tomada/captação de água e tampouco o reservatório de Águas Claras. Alguém poderia fazer a gentileza de postar as coordenadas?