TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, janeiro 15, 2015

ROUBALHEIRA NA PETROBRAS NÃO FOI ESTANCADA, SEGUNDO AFIRMA O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

O Ministério Público Federal sustenta que existem indícios de que o esquema de corrupção na Petrobrás continua funcionando. Ao requerer a prisão preventiva do ex-diretor de Área Internacional, Nestor Cerveró, capturado na madrugada desta quarta feira, 14, no Rio de Janeiro, quando desembarcava de viagem a Londres, os procuradores da República que integram a força tarefa da Operação Lava Jato são taxativos. “Não há indicativos de que o esquema criminoso foi estancado. Pelo contrário, há notícias de pagamentos de ‘propinas’ efetuados por empresas para diretores da Petrobrás mesmo em 2014.” O MPF não detalha estes pagamentos.
Os procuradores afirmam que Nestor Cerveró integra “a mais relevante organização criminosa incrustada no Estado brasileiro que a história já revelou”. Eles destacam que o ex-diretor é beneficiário de “um esquema de corrupção multibilionário na Petrobrás”.
A Procuradoria anota que o esquema envolvia a indicação, por partidos políticos, de diretores da estatal, “os quais ficavam responsáveis por desviar dinheiro da estatal em benefício próprio, dos partidos e de agentes políticos”.
“Note-se que uma das empresas, a Camargo Correa, havia sido investigada por fatos similares anos antes, na Operação Castelo de Areia, sem que o esquema por isso tenha se encerrado”, informam os procuradores. “Os agentes envolvidos nessa espécie de crime contam desde já com a impunidade alcançadas em outros casos e, no máximo, postergarão pagamentos, acumulando dívidas e saldos a liquidar com agentes públicos.”
No pedido de prisão de Cerveró, o Ministério Público Federal comparou sua situação à de outros personagens emblemáticos dos tribunais brasileiros, entre eles o ex-prefeito Paulo Maluf (1993-1996) e o juiz Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo – ambos acusados de manterem valores desviados do Tesouro em paraísos fiscais. 
Os procuradores da República que integram a força tarefa da Operação Lava Jato destacaram a possibilidade de o ex-diretor da estatal ocultar dinheiro ilícito no exterior em nome de offshores, estratégia adotada por Maluf e Nicolau e também por um outro ex-diretor da própria Petrobrás, Paulo Roberto Costa (Diretoria de Abastecimento), segundo acusações formais do Ministério Público.
“Nesse esquema, empresas privadas pagavam “propinas” milionárias, para obter benefícios desmedidos, em prejuízo da Petrobrás, em contratos de centenas de milhões ou bilhões de reais. Veja-se, por exemplo, que no caso denunciado os contratos obtidos pela SANSUNG, mediante o pagamento de propinas de 53 milhões de dólares a Cerveró, Fernando Baiano e Julio Camargo, somam mais de 1 bilhão de dólares.”
“O que é certo, de tudo isso, é o enriquecimento espúrio e a falta de conhecimento por parte do Estado de onde estão as dezenas de milhões de reais que (Cerveró) recebeu criminosamente”, assinalam os cinco procuradores que subscrevem o pedido de prisão do ex-diretor da Petrobrás. Eles fazem referência à propina de US$ 30 milhões que Cerveró teria recebido para aprovar a contratação de sondas de perfuração de águas profundas na África e no Golfo do México, quando ele ocupava a Diretoria de Área Internacional da estatal.
“Sabe-se que o dinheiro não está com Cerveró, porque não está em suas contas no Brasil. Se fosse mantido sob seu nome, no exterior, provavelmente bancos e países já teriam comunicado. Como no caso de Paulo Roberto Costa, Paulo Maluf, Nicolau dos Santos Neto e tantos outros, o provável é que o dinheiro esteja sob o nome de empresas de fachada – offshores – no exterior, cujos proprietários beneficiários serão ele mesmo e parentes seus.” Leia MAIS

7 comentários:

Anônimo disse...

para quem ainda nao entendeu porque a (sem) Graça nao esta presa, favor consultar a pagina do legalista e "adEvogado" da distinta, dotô RA...

la ele explica porque a transferência de bens dela para outros é diferente da transferência de bens do fujão para outros...

e porque ele pode ir em cana, ela não...

os escritórios de advocacia de Brasilia já estão em panico com mais esse novo e fortíssimo concorrente no pedaço...

haja saco...

ferbiral disse...

Bom dia Aluizio . Aluizio , acabei de assistir uma reportagem em uma TV portuguesa , naqual ela narra uma situação envolvendo o presidente da portugal telecom (que esta preso)Miguel horta e o Lula . O negocio é uma bagatela de 2 milhões de euros dados por ele à Lula para ele facilitar a entrada da Portugal telecom no Brasil. O dinheiro saiu de uma conta lá em Macau. A reportagem da TV portuguesa é bem consistente e com dados obtidos na corte juridica portuguesa . Pois bem , será que não merecia uma simples notinha de rodapé em algum meio noticioso da imprensa brasileira ess "insignificante" noticia ?

Anônimo disse...

Fim do Brasil - O segundo mandato

https://www.youtube.com/watch?v=lilXw1aI50U#t=1028

Anônimo disse...

Então o adEvogado Dotô RA, depois de defender Maria do Rosário, agora está defendendo Graça Foster?! Bem que muita gente avisou que ele é um petista infiltrado, usando a técnica das tesouras... Ele trabalha na verdade para o PT! Cuidado com o PT sob pele de PSDB...

Anônimo disse...

notem no artigo abaixo, como o RA pega leve com a Graça Foster: "Ela deveria ser demitida." Ele simplesmente silencia sobre responsabilização e punição da Graça, endoçando tacitamente a tese da Dilma de que ela não sabia de nada, insultando a inteligência dos leitores, e sutilmente agradando aos petistas:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/se-cervero-esta-preso-graca-foster-tambem-tem-de-ir-para-o-xilindro/

fred oliveira disse...

Ferbiral, creio que a difusão dessa reportagem pode pautar o nosso jornalismo chifrin. Vamos ver como divulgar tal reportagem? Será que não tem como conseguir a matéria em algum site da TV portuguesa e colocar no you tube?

Anônimo disse...

Mas são uns cafajestes, não? Não têm vergonha na cara, nem medo de coisa alguma. Roubam descaradamente desde o dia 1 do governo do X9. Mas estão todos feios, acabados e doentes. Ou será que pensaram que roubariam impunemente também perante a justiça divina?