TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

EFEITO PETROLÃO ATINGE SANTA CATARINA: METALÚRGICA DE ITAJAÍ QUE FABRICA PRODUTOS PARA PETROBRAS DISPENSA 450 DE SEUS 540 FUNCIONÁRIOS. E PODE FECHAR.

Diretor da empresa anuncia a demissão em massa. Clique AQUI para ver a reportagem em vídeo.
A crise na Petrobras, provocada pelos desdobramentos da Operação Lava-Jato e revelações de fraudes em contratos na maior empresa brasileira, já repercute em Santa Catarina. No mesmo mês em que a Polícia Federal deflagrou a nona fase da operação e prendeu três executivos da Arxo em Itajaí, uma outra companhia que opera no município e oferece serviços para a estatal anunciou a demissão de 450 funcionários de um total de 540. 
O grupo industrial português Amal Construções Metálicas, especializado na fabricação de módulos para plataformas de petróleo, fez o anúncio da demissão em massa na manhã de quarta-feira. Os empregados foram recebidos com a notícia no mesmo dia em que voltavam de férias coletivas.
O presidente da empresa, Sandro Picchio, disse à reportagem da RBSTV que "ainda precisa definir estratégias para as próximas semanas". Segundo ele, a Amal optou pelas demissões porque a empresa terceirizada para a qual trabalha irá assumir uma das obras contratadas pela Petrobras, ocasionando a dispensa de serviços. Informou ainda que existe a possibilidade de encerramento total das atividades no município.
Esse não é a primeira onda de demissão numa empresa estabelecida em Itajaí desde o início das denúncias da Lava-Jato. Dispensas e paralisações começaram a ocorrer quando o Consórcio MGT demitiu 400 funcionários em dezembro de 2014, com possibilidade de demitir mais 300 este ano.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e da Construção Naval de Itajaí e Região, o setor do petróleo em Itajaí e Navegantes reúne de 8 a 10 mil trabalhadores. A maioria trabalha direta ou indiretamente para a Petrobras.
— Rio Grande do Sul tem problema. Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro têm problema. Nós não somos intocáveis — disse Oscar João da Cunha, presidente do sindicato.
O principal setor associado à petroleira no Estado é o naval, com forte concentração em Itajaí e Navegantes. Além da crise de confiança que o mercado agora tem pela Petrobras — o que forçou a estatal a rever seus investimentos —, a redução do preço do barril de petróleo de US$ 120 para US$ 50 influenciou na redução de ritmo de crescimento do setor. Do site do Diário Catarinense/RBS


EDITORIAL DO BLOG: UM APELO!

Como se pode inferir a partir dessa dispensa em massa ocorrida em Itajaí, começou algo como o efeito dominó. A falência da Petrobras pelos gafanhotos do Foro de São Paulo em concluio com empreiteiros grandalhões e arrogantes, determinará o fechamento de várias indústrias pelo país a fora com dispensas de trabalhadores em massa! 

Os reflexos serão amplos e não se restringem às empresas produtoras apenas de equipamentos destinados à área petrolífera.

O PT mergulhou o Brasil numa crise sem precedentes. Espera-se que ainda reste algum homem público de coragem e grandeza para liderar a Nação, para refundar o Brasil, afastando o PT do poder e cassando para sempre seu registro partidário. Sem perseguição, sem violência, sem prisões, sem qualquer marca de vindita. Mas os petistas não poderão jamais retornar à atividade política e terão que retomar as suas atividades absolutamente privadas.

A maioria do povo brasileiro não deseja embarcar na aventura bolivariana. Os recalcitrantes já estão, em boa hora, compreendendo o que se avisou com a devida antecedência. Muitos continuam iludidos e tomarão consciência quando sentirem na própria pele o que seja a bancarrota total. Infelizmente sempre acontece assim.

Quanto mais for adiado o afastamento defintivo do PT do poder mais dura será a crise que castigará, principalmente, os assalariados de maneira geral e os mais necessitados.

16 comentários:

fred oliveira disse...

O presidente do sindicato, provavelmente petista, diz apenas que em varios estados tem problema e eles nao seriam intocaveis. Problema? nao, amigo, pais mal dirigido e muitas falcatruas. Mal dirigido por um governo sindicalista e que esta' falindo o Brasil.

Carlo Germani disse...

Gostei da iniciativa:
Editorial do blog.

Anônimo disse...

Caro Aluízio
Que horror! Que partido FDP. Acabou com o Brasil. É o "pleno emprego" da Anta. Que estrago!
Esther

TERMINATOR disse...

Lembrar que se o povão (não nós) a partir de agora começar a ficar indignado, fazer protestos e até querer a saída da bandida da presidência não será porque de repente ficaram espertos (ou seja, criaram vergonha na cara) e sim porque começaram a perder os empregos, as rendas e a boquinha. Mas é o que eu sempre digo: antes tarde do que nunca, mas devemos ficar de olho neles porque são marias-vão-com-as-outras sem nenhuma personalidade e caráter zero.

Anônimo disse...

(Espera-se que ainda reste algum homem público de coragem e grandeza para liderar a Nação, para refundar o Brasil, afastando o PT do poder e cassando para sempre seu registro partidário. Sem perseguição, sem violência, sem prisões, sem qualquer marca de vindita.)
Caro Aluizio, isto nem Jesus Christo conseguiria, você acha que comunista vão largar o osso assim no dialogo ou através das lei criadas para os favorecerem?
Só sairão na bala.....

Jefferson disse...

Você está mais uma vez coberto de razão.

Anônimo disse...

Não podemos deixar de nos manifestar no 15/ 03. A situação da pátria pede que nos engajemos!

Jayme Guedes disse...

Aluizio, a vida é feita de escolhas. Apesar de livres para semear, somos comprometidos com a colheita. O eleitor irresponsável que vota no PT receberá a fatura e terá que pagar.

Anônimo disse...

Parabéns, novamente, jornalista Aluízio Amorim. Sempre à frente das notícias fabricadas. As suas matérias são como colírio que retira a opacidade da leitura dos textos do jornalismo marrom.
Em frente, que a verdade é a arma mais letal para essa quadrilha petralha no poder da República vilipendiada.
Gaudêncio Sette luas

Anônimo disse...

Artur Nogueira diz:
A crise social já bate à porta dos trabalhadores neste país.
Com a economia desgovernada, com o reflexo dos escândalos e falcatruas perpetradas pelo PT, teremos dias muito difíceis pela frente.
É hora desses trabalhadores, juntos com outros setores da sociedade civil, saírem às ruas para pedir um basta nesse desgoverno.
Onde estão agora os sindicatos pelegos??? Cadê a CNBB, o MST, Pastorais disso e daquilo,?? Cadê o ministro do Trabalho para discutir o tema , ou seja , a crise, com a presidente e o Congresso???? Estão, todos, envolvidos em seus projetos particulares de poder, Todos estão sugando dinheiro público: políticos, empresários corruptos, todos mamando nas tetas do Estado.
Enquanto isso, milhares de famílias estarão engrossando a fila da miséria , do desemprego neste país. Enquanto isso a bandalheira com dinheiro público continua solta. Graças a imoralidade e impunidades presentes neste país.

Jurandir disse...

Porque nessa hora que esses trabalhadores (desempregados) estão reunidos para ouvir o representante da empresa anunciar 450 demissões, não se fez uma pesquisa para descobrir quem votou na Dilma e quem votaria no Lula?!?!?!

Anônimo disse...

Aluizio, ironicamente todos de vermelho. Fala-se muito da dilma, a incompetente, arrogante e mentirosa, mas esquece-se do maior responsavel desde a fundacao do PT. o mentor de tudo, o chefe, (titulo de livro censurado),o insuportavel, o bin laden, o destruidor, LULLA! Os companheiros sao discipulos.

Fred SP disse...

O caos mesmo só será estabelecido, quando o dinheiro das bolsas-esmolas acabar. E olha que não vai demorar muito!

fred oliveira disse...

Uma crise como esta nao e' gestada de uma hora para outra. O governo e' um desastre em todos os sentidos, e' verdade, mas tudo isso começou no governo Lula ( mensalao, petrolao). Lula nao fez o que tinha de ter feito, as reformas que o Brasil precisa, surfou na onda do plano real e depois, foi se afastando do equilibrio e implementando a agenda do pt. Resultado: descalabro e desordem na economia. Em verdade, ele, Lula, e' o cerebro por tras desse atraso politico e economico em que vivemos.Um pais, no caos, sem infra estrutura e prisioneiro da violencia, da falta de saude publica e de educaçao de qualidade.

Anônimo disse...

O Zé Povinho brasileiro foi na onda de artistas, intelectuais, políticos e elegeram a Presidenta Incompetenta para mais quatro anos, agora toma. No fim a conta para tirar os ratos Petralhas do poder sairá muito caro, mas não tem jeito vamos ter que pagar.

Guilherme Diniz disse...

Bem, um país, cujo governo faz um anúncio ou patrocina sobre o uso da camisinha x prevenção da AIDS como o que acabei de ver na TV, no momento que começo a digitar esse comentário, realmente nunca mais será o mesmo! Serve para todos os gêneros e transgêneros, menos para a relação hétero, atualmente démodé, como diria minha querida avó! Sinceramente, aquelas caras e bocas e cabelos me deram asco, e olha que hoje meu estômago é forte (...me perdoem!).Mas vamos lá....: Me desculpa a franqueza, mas o grande problema do povo brasileiro é nunca querer sofrer e muito menos estar disposto a morrer, se for preciso, por qualquer causa que seja, em vista de um verdadeiro senso moral de justiça e verdade. É patente que para o brasileiro nada mais é imperativo, determinante, mas tudo é relativo na hora de romper com o falso, o feio, com a mentira. Justificável também com a decadência cultural de um povo que não chegou sequer a puberdade intelectual após 500 anos de existência, mas que talvez nos próximos 500, logicamente sem o PT, possa ser reconhecida como penalmente imputável pelo mundo evoluído. Por favor!Sem rompimento com o passado criminoso, o socialismo que nunca deixará o lamaçal, a concupiscência declarada e, sem pelo menos as prisões necessárias, aí já é demais querer mudar o rumo da nação Titanic. Cresce um pouco Brasil, porra!Seja homem! Como diria a minha avó.