TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, março 07, 2015

DILMA E LULA SABIAM DE TUDO QUE SE PASSAVA NOS PORÕES DO PETROLÃO. OS FATOS AGORA COMPROVAM A REPORTAGEM-BOMBA DE 'VEJA'.

A mais extraordinária característica dos fatos é que eles são teimosos. Os fatos não desaparecem facilmente. A realidade é feita de fatos e, à semelhança da verdade, cedo ou tarde ela se impõe.
VEJA provocou comoção quando escreveu na capa de sua edição de 29 de outubro de 2014 que, segundo depoimento do doleiro Alberto Yousseff, Lula e Dilma sabiam de tudo que se passava nos porões do petrolão. Por ser antevéspera de eleições, um juiz do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu à campanha de Dilma Rousseff o direito de resposta. O espaço legal foi usado mais para atacar a revista do que para recolocar os fatos no seu devido lugar - até porque os fatos já estavam no lugar.
Na defesa que fez junto ao STF na tentativa de reverter a decisão do TSE, VEJA esclareceu que se baseou em três fatos:
"1) Ocorreu o depoimento do doleiro Alberto Yousseff no âmbito do processo de delação premiada;
2) As afirmações atribuídas a Youssef pela revista foram anexadas ao processo e;
3) O advogado do investigado, Antônio Figueiredo Bastos, não rechaçou a veracidade do relato.
(...) Lamenta-se a fragilidade a que se submete, em período eleitoral, o preceito constitucional de liberdade de expressão ao se permitir que, ao cabo de poucas horas, de modo autocrático, um ministro decida merecerem respostas informações jornalísticas que, em outras circunstâncias, seriam simplesmente verdades inconvenientes - passíveis, é claro, de contestação, mesmo quando fruto de dúvida hiperbólica, mas sempre mediante a análise detida de provas e tomadas de testemunhos."
Com a quebra dos sigilos dos depoimentos da Operação Lava Jato decidida nesta sexta-feira pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), ficou evidente que VEJA estava certa quanto ao conteúdo do depoimento de Yousseff.
Abaixo a transcrição oficial do depoimento de Yousseff, à disposição dos leitores no site do Ministério Público Federal, em que o doleiro afirma às autoridades exatamente o que VEJA publicou em sua capa de 29 de outubro de 2014:
"Alberto Youssef (Termo de Colaboração 02) afirmou que, em complementação ao termo de declarações realizado na data de ontem, o declarante gostaria de ressaltar que tanto a presidência da Petrobras quanto o Palácio do Planalto tinham conhecimento da estrutura que envolvia a distribuição e repasse de comissões no âmbito da estatal; que, indagado quanto a quem se referia em relação ao termo "Palácio do Planalto", esclarece que tanto à Presidência da República, Casa Civil, Ministro de Minas e Energia, tais como Luis Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, Ideli Salvatti, Gleisi Hoffman, Dilma Rousseff, Antonio Palocci, José Dirceu e Edson Lobão, entre outros relacionados; que esclarece ainda que eram comuns as disputas de poder entre partidos, relacionadas à distribuição de cargos no âmbito da Petrobras, e que essas discussões eram finalmente levadas ao Palácio do Planalto para solução; que reafirma que o alto escalão do governo tinha conhecimento;"
Internamente, na apresentação da reportagem de capa, VEJA escreveu: "Cedo ou tarde os depoimentos de Youssef virão a público em seu trajeto na Justiça rumo ao Supremo Tribunal Federal (STF)". Nesta sexta, os depoimentos efetivamente vieram a público e quando se examina seu conteúdo no que diz respeito às afirmações de VEJA na capa Lula e Dilma Sabiam a constatação insofismável é a de que VEJA apurou e publicou um fato real: Yousseff disse à Justiça, no âmbito de sua delação premiada, que o Palácio do Planalto sabia das tenebrosas transações que ocorriam na Petrobras.
VEJA cumpriu com seu dever jornalístico ao trazer esse fato ao conhecimento de seus leitores. Portanto, quem se insurgiu contra a revista naquele episódio, se insurgiu, realmente, contra os fatos. Atacou o mensageiro, quando o que feria era a mensagem.
Agora, com a quebra de sigilo sobre os depoimentos da Lava Jato, veio a confirmação de que VEJA estava certa e seus contestadores errados. A eles, quem sabe, seja útil a leitura de João 8:23: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Do site da revista Veja

4 comentários:

Anônimo disse...

Brilhante como sempre Aluizio! Facilidade na escrita;hoje já não se tem mais jornalistas desse naipe!

Vitálio disse...

Prezado Sr. Aluízio Amorim,

Acompanho com interesse ao seu Blog identificando em muitas das suas assertivas, a correspondência com a realidade em que vivemos em nosso País. O texto citado do evangelho de João, é o do versículo 32,do capítulo 8. Porém, o contexto deste versículo, que segue ao v. 31 "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;" e, no v.6 do capítulo 14 encontra-se a seguinte afirmação: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Concluindo esta intervenção, entendo que a verdadeira transformação de que o ser humano precisa, é possível, com toda a certeza, pela fé inabalável em Jesus Cristo, único e todo suficiente salvador de todo aquele que nEle crê.

Anônimo disse...

O Felipe Moura Brasil defendeu a postura de Janot de excluir a Dilma da investigação do Petrolão porque a Constituição confere imunidade à Presidenta.

Cabe observar:

'. Se o motivo da exclusão da Dilma é a Constituição, então Janot deveria mencionar o motivo (artigo mencionado pelo Felipe) ao invés de dizer que passou a régua e não encontrou nada contra Dilma nem contra Lula.

2. Lula não goza de imunidade constitucional. Janot disse que passou a régua e não encontrou nada contra Lula. Porque o Felipe omitiu este ponto na sua análise?

3. A Constituição apenas confere imunidade quanto aos atos da Dilma anteriores à Presidência. Então, desde que ela assumiu a Presidência tornou-se uma santa? Não pode ser investigada por seus atos durante a Presidência? Ou alguém acredita que a Santa Dilma não sabia de nada enquanto Presidenta, e os funcionários do baixo escalão fizeram tudo sozinho, sem conhecimento algum do alto escalão?

Será que o Felipe está sendo manipulado e nos manipulando?

O Felipe, geralmente sensato em suas análises, faltou com a lógica nos pontos acima. Seria bom que se explicasse em consideração à lógica em si e à inteligência de seus leitores.

fred oliveira disse...

Lula sera' alcançado por Moro. Ele nao tem foro privilegiado. Quanto `a Dilma, lei e' lei. Que se trabalhe para que a lei mude. Isso nao significa que ela nao possa ser alcançado ainda. Alias, sera'.