TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, março 20, 2015

DUQUE OBEDECE À MAJESTADE E POR ISSO PODE MOFAR NA CADEIA PELO RESTO DE SUA VIDA. PAULO ROBERTO COSTA ESTÁ EM CASA.

O que segue abaixo, após este prólogo, é a integra da reportagem de Veja sobre o depoimento do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, à CPI do Petrolão. Mas antes destaco uma nota do site O Antagonista que tem tudo a ver com Duque que corre sério risco de virar um novo Marcos Valério, o operador do mensalão que está em cana, com uma pena de 40 anos de reclusão.
Diz O Antagonista: “O advogado Alexandre Lopes disse que o seu cliente, Renato Duque, não fará delação premiada.
Afirmou Alexandre Lopes: "Não há quem delatar nem o que delatar. Sou contra a delação premiada. Acho isso uma indecência. É você dar um prêmio à alcaguetagem. Jamais prestaria, como advogado, a dar base jurídica a uma delação. Para mim, isso não é advocacia."
O Antagonista lembra a Renato Duque e à sua família que o advogado Kakay tinha o mesmo discurso em relação ao doleiro Alberto Youssef. Na verdade, Kakay não estava trabalhando em prol do seu cliente, e sim de quem tinha medo de ser delatado por ele.
Não será Alexandre Lopes que pegará cana dura, família Duque, mas Renato. Conversem com a família do ex-colega de Petrobras Paulo Roberto Costa ou com o próprio. Ele está em casa. A delação premiada é o único caminho a seguir.” 
Segue a reportagem do site da revista Veja:
Apontado pelas investigações da Operação Lava Jato como o grande elo entre o PT e o esquema de corrupção que sangrou os cofres da Petrobras, o ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque cumpriu durante boa parte do tempo a recomendação de seus advogados para permanecer calado em depoimento à CPI da Petrobras. Mas, diante dos questionamentos dos parlamentares durante quatro horas, acabou perdendo a paciência em alguns momentos - e falou. Duque se pronunciou para dizer que sua mulher não é parente do ex-ministro e mensaleiro condenado José Dirceu, seu padrinho na Petrobras. Também afirmou que ela não procurou o ex-presidente Lula pedindo sua liberação da cadeia e, em tom exaltado, reclamou que "não é Pedro Barusco". Indagado pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP), Duque acabou na sequência expondo outra brecha: "Não conheço o senhor Youssef", disse, sobre o doleiro-delator do petrolão. Valente emendou: "E o senhor Vaccari, o senhor conhece?". A resposta foi reveladora: "Permanecerei calado".
Nomeado por indicação do partido para o cargo na estatal, o ex-diretor se beneficiou de desvios milionários em parceria com o tesoureiro do PT, João Vaccari, segundo dados colhidos pela Lava Jato. O depoimento começou por volta das 10h30. Duque anunciou que não responderia a nenhuma pergunta. E de fato cumpriu o prometido na maior parte do tempo: não deu qualquer resposta sobre os crimes pelos quais é investigado. Mas acabou sucumbindo.
Depois de ouvir provocações de parlamentares e ser chamado de "criminoso", Duque acabou por se irritar e, desobedecendo a orientação do advogado, respondeu a duas perguntas feitas pelo deputado Izalci (PSDB-DF). Sobre a suspeita de que sua mulher seja parente de Dirceu, afirmou: "Basta olhar a árvore genealógica de um e de outro. Não tem nenhum parentesco".
Depois, para tentar evitar que sua mulher fosse convocada para a CPI, respondeu outra pergunta e negou que ela tenha pedido ao ex-presidente Lula, por meio de Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, que intercedesse pela libertação de Duque para evitar que o ex-diretor contasse o que sabe. "Minha esposa nunca esteve com o presidente Lula ou o senhor Okamotto. Não conhece e nunca conheceu", afirmou o depoente.
Antes disso, uma das únicas afirmações espontâneas de Renato Duque surgiu quando, por engano, o deputado Altineu Côrtes (PR-RJ) o chamou de "Pedro Barusco" - o ex-gerente que atuava sob coordenação de Duque revelou a divisão da propina entre a dupla e o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Duque gesticulou enfaticamente e repetiu, exaltado: "Eu não sou Pedro Barusco".
Sem perspectiva de obter explicações do ex-diretor, a oposição tentou convencê-lo a firmar um acordo de delação premiada para contar à Justiça o que sabe. "O senhor não tem vergonha de ter roubado o Brasil e vir aqui ficar calado?", provocou o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP). "Vossa senhoria vai ter no mínimo trinta anos de prisão a cumprir e a chance de ser protegido pelo PT é zero. Vossa senhoria tem família, tem parentes e tem amigos. Faça uma análise de consciência junto com seus advogados, se vale a pena esse ônus recair sobre seus ombros", afirmou o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP). O tucano citou o episódio do mensalão, que resultou em penas de mais de trinta anos de prisão para os operadores financeiros do esquema, enquanto os agentes políticos receberam sentenças muito mais brandas.
Já no final do depoimento, Duque também decidiu quebrar o silêncio para responder a questionamento se o seu filho trabalharia no exterior em uma empresa ligada à UTC Engenharia, cujo presidente, Ricardo Pessoa, está preso. "A empresa é muito maior do que a UTC. Meu filho é economista e foi recrutado como head hunter. Quando ele foi recrutado nos Estados Unidos, fiz uma consulta formal ao jurídico da Petrobras se haveria algum empecilho e a resposta foi não. Ele retornou ao Brasil depois de um ano e meio e algum tempo depois se retirou para montar o próprio negócio", disse. Em seguida, foi pontual ao dizer que não tinha "nenhuma" relação com as atividades da Sete Brasil, companhia formada pela Petrobras e sócios privados para administrar o aluguel de sondas para o pré-sal.
Nas considerações finais da CPI, Duque rebateu as críticas em torno do custo de viajar até Brasília e permanecer calado. "Foi comunicado com antecedência que eu me manteria calado. Já era uma decisão tomada de acordo com a orientação do advogado e do meu direito constitucional". O ex-diretor afirmou ainda que tem a "consciência tranquila" e "argumentos suficientes" para rebater as acusações que pesam contra ele, mas que aguarda outro momento para se defender. "Eu vou provar que meus bens são fruto do meu trabalho. Tenho 34 anos de companhia, tenho orgulho de ter sido diretor e lamento que a Petrobras esteja nessa situação. Não era para acontecer isso. Mas tudo tem seu tempo. Vou me defender na hora certa", afirmou. A sessão foi encerrada após mais de quatro horas de audiência. Do site da revista Veja

10 comentários:

Anônimo disse...

Caro Aluízio
O Duque está calado porque foi preso na 2ª pp. O PRCosta tb estava calado até que não aguentou e fez delação. Quando o Duque foi preso pela 1ª vez os petralhas ficaram apavorados e disseram que ele não aguentaria muito tempo sem falar. Aguardemos, pois. O Youssef foi o mais durão e só começou a falar 6 meses depois da prisão.
Esther

Anônimo disse...

Quando de "Duque", alto título de nobres for reduzido a "lacaio", escravo, diariamente de manhã vir o sol nascer quadrado, mofando na prisão, e certamente vivia naquele luxo e doravante servir de bode expiatório, há de duvidar que queira se manter calado e sempre dizer que tudo correu com ele dentro dos "trâmites legais", como sempre o falsário PT se refere a si em sua gestão.
Pela linguagem dos farsantes petistas, ouvimos todos os dias em falsas teorias e discursos: o "PT não recebe doações ilegais", mas como só falam ao inverso, temos que traduzir para o reverso, que é na prática:
"O PT sobrevive apenas de tramas e chantagens envernizadas de legais"

Dias disse...

Ele ainda está calado por que confia e espera auxílio de amigos poderosos, como em 11/2014. Mas se esse auxílio não vier, ele fala. Ele não disse "tem hora para calar e hora para falar"? Isso é um recado mais que claro.

Anônimo disse...

O PRINCIPAL DOLEIRO DO PT

“Doleiros envolvidos nos maiores escândalos do Brasil aparecem no Swissleaks.
O Globo deu a lista de todos eles: Henrique José Chueke e sua filha, Lisabelle Chueke (caso PC Farias); Favel Bergman Vianna e Oscar Frederico Jager (propinoduto); Benjamin Katz (Banestado); Henoch Zalcberg (Operações Roupa Suja e Sexta-feira 13); Dario Messer (Mensalão); Raul Henrique Srour (Lava-Jato).

O nome mais importante é Dario Messer. Seus extratos bancários de 2002 a 2008 podem ajudar a Lava Jato a desmontar o esquema de lavagem de dinheiro usado pelo PT.

O doleiro Toninho da Barcelona, na CPI dos Correios, declarou o seguinte:
“Dario Messer era o principal doleiro do Partido dos Trabalhadores”.

Segundo Toninho da Barcelona, na campanha de 2002 o PT montou um esquema para trazer ao Brasil o dinheiro depositado em contas no exterior. Marcos Valério transferia dólares de uma conta controlada por ele no Trade Link Bank para o Rural International Bank. Em seguida, o dinheiro era internalizado para o Banco Rural e repassado ao PT por intermédio da Corretora Bônus-Banval. O papel de Dario Messer era converter os dólares em reais.

É aqui que entra a Lava Jato.

A Bônus Banval, de acordo com Toninho da Barcelona, foi levada a Marcos Valério por José Janene, que a conheceu através de Alberto Youssef. A corretora passou então a oferecer seus préstimos a Delúbio Soares e José Dirceu.

O Swissleaks pode unir o Mensalão ao Petrolão e enterrar para sempre a lavanderia petista.

Do Blog O Antagonista.


P>S.: Se perguntar não ofende, seria por causa disso que o Toninho da Barcelona está mofando na prisão? Ninguém estranha a condenação que foi dada a esse doleiro, quando tantos criminosos passaram praticamente incólumes no julgamento do Mensalão, com penas pífias ou sem pena alguma? Alguns nem foram indiciados. Será que foi para calar a boca dele? Dá até a impressão de que ele é preso político, gente!

Anônimo disse...

Não se preocupe, Don Aluizio! Esse Duque ainda está naquela fase inicial de entusiasmo com nossas belíssimas instalações aqui em Curitiba! Já, já ele enjoa desse conforto todo e começa a abrir o bico!!!!!


DELEGADO.

Anônimo disse...

É Duque sua mulher é que vai ficar agradecida de você ficar preso
vai poder gastar o seu dinheiro lhe colocando um belo par de chifres para enfeitar sau testa, roubou para dar ao Ricardão.kkkkkk

Anônimo disse...

PACOTE ANTICORRUPÇÃO?

"Dilma não respeita nada, e nem vai tolerar quem lhe ataca. A Presidenta já deu um golpe mortal no Judiciário em seu Decretão Anticorrupção. A CGU, que é um órgão do Poder Executivo, ganhou o monopólio, competência exclusiva, de firmar acordos de delação das empresas, via acordo de leniência. Isto aconteceu dois dias depois da manifestação de milhões nas ruas. Dilma conseguiu o feito de legalizar uma ilegalidade."

Do Alerta Total

Anônimo disse...

vejam a que ponto chegamos...

temos que praticamente torcer para que os meliantes dessepaiz escolhem "cumprir pena" em casa optando pela delação para que possamos descobrir todas as falcatruas que acontecem...

eu gostaria de ver aquele Costa mofar na cadeia...

mas tenho que ficar satisfeito por ele ter entregue os companheiros de trambiques...

colocamos em pratica os tais 100 anos de perdão que são dados ao "ladrão que rouba ladrão"...

que fundo de poço miserável...

Anônimo disse...

Aluízio, o advogado de Duque afirma que é contra a DELAÇÃO PREMIADA, que segundo ele é alcaguetagem. É claro que isso é conversa de advogado de defesa. Países como os EE.UU. e Itália adotaram a delação premiada com GRANDE SUCESSO, onde não existe, na verdade, a IMPUNIDADE reinante no Brasil. E é essa impunidade que o advogado está buscando, pois é para isso que está sendo pago ... Agora, quem sofrerá por essa posição oportunista é o próprio Duque que, com toda certeza, vai mofar 30 anos na cadeia, como o carequinha do mensalão. Enquanto isso, Lula, Dilma, Zé Dirceu, e outros, estarão viajando mundo afora com o dinheiro roubado pelo Duque ...

Anônimo disse...

So faltou ele dizer que não conhece a Dilma e o Lula.