TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, abril 25, 2015

AS BOMBÁSTICAS REVELAÇÕES DA REPORTAGEM-BOMBA DE 'VEJA': OS FAVORES DO EMPREITEIRO. O DESLUMBRANTE SÍTIO DE LULA EM ATIBAIA. O DINHEIRO VINHA NUM ENVELOPÃO.

Segundo Léo Pinheiro, Lula pediu a ele que cuidasse da reforma do “seu” sítio em Atibaia. A propriedade [foto acima] está registrada em nome de um sócio de Fábio Luís da Silva, filho do ex-presidente (Foto: Jefferson Coppola/VEJA) - Clique sobre a imagem para vê-la ampliada
O texto que segue é parte do conteúdo da reportagem-bomba de Veja que já comentei aqui no blog em post mais abaixo. Leiam este aperitivo da reportagem. É de estarrecer.
O engenheiro Léo Pinheiro cumpre uma rotina de preso da Operação Lava-Jato que, por suas condições de saúde, é mais dura do que a dos demais empreiteiros em situação semelhante. Preso há seis meses por envolvimento no esquema do petrolão, o e­­x-presidente da OAS, uma das maiores construtoras do país, obedece às severas regras impostas aos detentos do Complexo Médico-Penal na região metropolitana de Curitiba. Usa o uniforme de preso, duas peças de algodão a­­zul-claras. Tem direito a uma hora de banho de sol por dia, come "quentinhas" na própria cela e usa o banheiro coletivo. Na cela, divide com outros presos o "boi", vaso sanitário rente ao piso e sem divisórias. Dez quilos mais magro, Pinheiro tem passado os últimos dias escrevendo. Um de seus hábitos conhecidos é redigir pequenas resenhas e anexá-las a cada livro lido. As anotações feitas na cela são muito mais realistas e impactantes do que as literárias. Léo Pinheiro passa os dias montando a estrutura do que pode vir a ser seu depoimento de delação premiada à Justiça. Pinheiro foi durante toda a década que passou o responsável pelas relações institucionais da OAS com as principais autoridades de Brasília. Um dos capítulos mais interessantes de seu relato trata justamente de uma relação muito especial - a amizade que o unia ao e­­x-presidente Lula.
UM CONSELHEIRO DE LULA
De todos os empresários presos na Operação Lava-Jato, Léo Pinheiro é o único que se define como simpatizante do PT. O empreiteiro conheceu Lula ainda nos tempos de sindicalismo, contribuiu para suas primeiras campanhas e tornou-se um de seus mais íntimos amigos no poder. Culto, carismático e apreciador de boas bebidas, ele integrava um restrito grupo de pessoas que tinham acesso irrestrito ao Palácio do Planalto e ao Palácio da Alvorada. Era levado ao "chefe", como ele se referia a Lula, sempre que desejava. Não passava mais do que duas semanas sem manter contato com o presidente. Eles falavam sobre economia, futebol, pescaria e os rumos do país. Com o tempo, essa relação evoluiu para o patamar da extrema confiança - a ponto de Lula, ainda exercendo a Presidência e depois de deixá-la, recorrer ao amigo para se aconselhar sobre a melhor maneira de enfrentar determinados problemas pessoais. Como é da natureza do capitalismo de estado brasileiro, as relações amigáveis são ancoradas em interesses mútuos. Pinheiro se orgulhava de jamais dizer não aos pedidos de Lula.
Léo Pinheiro: do trânsito livre ao Palácio do Planalto ao banheiro coletivo na prisão (Foto: Beto Barata/VEJA)
O NABABESCO SÍTIO DE LULA
Desde que deixou o governo, Lula costuma passar os fins de semana em um amplo sítio em Atibaia, no interior de São Paulo. O imóvel é equipado com piscina, churrasqueira, campo de futebol e um lago artificial para pescaria, o esporte preferido do ex-presidente. Desde que deixou o cargo, é lá que ele recebe os amigos e os políticos mais próximos. Em 2010, meses antes de terminar o mandato, Lula fez um daqueles pedidos a que Pinheiro tinha prazer em atender. Encomendou ao amigo da construtora uma reforma no sítio. Segundo conta um interlocutor que visitou Pinheiro na cadeia, esse pedido está cuidadosamente anotado nas memórias do cárcere que Pinheiro escreve.
Na semana passada, a reportagem de VEJA foi a Atibaia, região de belas montanhas entrecortadas por riachos e vegetação prístina. Fica ali o Sítio Santa Bárbara, cuja reforma chamou a atenção dos moradores. Era começo de 2011 e a intensa atividade nos 150 000 metros quadrados do sítio mudou a rotina da vizinhança. Originalmente, no Sítio Santa Bárbara havia duas casas, piscina e um pequeno lago. Quando a reforma terminou, a propriedade tinha mudado de padrão. As antigas moradias foram reduzidas aos pilares estruturais e completamente refeitas, um pavilhão foi erguido, a piscina foi ampliada e servida de uma área para a churrasqueira. As estradas lamacentas do sítio receberam calçamento de pedra e grama. Um campo de futebol surgiu entre as árvores. O antigo lago deu lugar a dois tanques de peixes contidos por pedras nativas da região e interligados por uma cascata. Ali boiam pedalinhos em formato de cisne. A área passou a ser protegida por grandes cercas vigiadas por câmeras de segurança, canil e guardas armados.
"TRAZIAM DINHEIRO NUM ENVELOPÃO..."
O que mais chamou atenção, além da rapidez dos trabalhos, é que tudo foi feito fora dos padrões convencionais. A reforma durou pouco mais de três meses. Alguns funcionários da obra chegavam de ônibus, ficavam em alojamentos separados e eram proibidos de falar com os operários contratados informalmente na região e orientados a não fazer perguntas. Os operários se revezavam em turnos de dia e de noite, incluindo os fins de semana. Eram pagos em dinheiro. "Ajudei a fazer uma das varandas da casa principal. Me prometeram 800 reais, mas me pagaram 2 000 reais a mais só para garantir que a gente fosse mesmo cumprir o prazo, tudo em dinheiro vivo", diz Cláudio Santos. "Nessa época a gente ganhou dinheiro mesmo. Eu pedi 6 reais o metro cúbico de material transportado. Eles me pagaram o dobro para eu acabar dentro do prazo. Era 20 000 por vez. Traziam o envelopão, chamavam no canto para ninguém ver, pagavam e iam embora", conta o caminhoneiro Dário de Jesus. Quem fazia os pagamentos? "Só sei que era um engenheiro que esteve na obra do Itaquerão. Vi a foto dele no jornal", recorda-se Dário. Do site da revista Veja
Para ler a continuação dessa reportagem imperdível compre a edição desta semana de VEJA no tablet, no iPhone ou a revista impressa nas bancas.

27 comentários:

Anônimo disse...

Veja este vídeo!!!
PT EM TEMPOS DE GUERRA - NAS PALAVRAS DE VALTER POMAR
Valter Pomar foi por muitos anos o todo poderoso Secretario Executivo do Foro de São Paulo.
https://www.facebook.com/clovis.tavares.10/videos/1056460271035165/

Anônimo disse...

UÊ, POR ONDE FICOU A TAL "OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES", do vigarista PT e do espertalhão Lula, da TL, mesmo da CNBB que apoia o PT?
Que sitio de pobres, hein, safado Lula?
Não só os acima, mas entre os "evangélicos" existem muitos petistas, sendo Edir Macedo um desses, certamente tem a opção preferencial pelos "pobres", mas esse termo quer mesmo é dizer "escravos", tal como fazem dois países escravagistas amicíssimos do PT, a Coreia do Norte e Cuba, com mais de 180 000 alugados em mais de 45 países, com quase todo salario deles apreendido, além de seus parentes reféns para não fugirem.
Aliás, no Foro de S Paulo se combinou que o Brasil bancaria toda a comunização da A Latina e parte da África; daí os desvios de verbas dos abutres do PT daqui para esses vários países; isso é o que é odiar o Brasil; que o povo daqui se f...

Anônimo disse...

A culpa e' do fhc que tem sitio em Ibiuna.
Lulla tem que ter o seu tambem e mais ''chique''!

LEU LEUTRAIX NEWS disse...

sou paraibano da gema eu nunca votei no pt votei em aecio no consulado do brasil em houstin tx usa pois estou aqui.sou o leu leutraix um anti-pt roxo e anti-comunismo

Cavallier Bus disse...

ITAQUERÃO... COPA DO MUNDO... FIFA.

A FIFA VAI CAIR.

AQUELE VELHO IMUNDO HÁ DE IR PARA A CADEIA POR PILHAR PAÍSES ANTES DE ELE MORRER.

fred oliveira disse...

Fatos e mais fatos, evidencias e mais evidencias...o que falta mais? Ser'a que tem tanta gente com rabo preso em relaçao `a Lula? para grande parte da populaçao, hoje, Lula ta' mais sujo que pau de galinheiro. Sei nao, viu.

Francisco disse...

Esse comentário só pode ser de um PTista frustrado e sem caráter além de invejoso

Anônimo disse...

burguesão do capital alheio...

tem carretilha de vara de pescar que custa mais de 200 paus...

Anônimo disse...

Poxa, Aluízio! O que está acontecendo? Nem você nem muitos outros blogueiros noticiaram a representação à PGR pela cassação do PT feita pelo deputado do DEM-BA, José Carlos Aleluia, inclusive com a alegação de subordinação do partido ao Foro de São Paulo (só informada pelo Felipe Moura Brasil); não defenderam o Olavo de Carvalho do Marco Antônio Villa, que em entrevista a Joyce, chamou-o de "fascista", "extrema-direita", demonstrando não ter conhecimento algum do pensamento do insultado; e ainda pouco trataram das teses do PT.

Anônimo disse...

Artigo em defesa de Olavo de Carvalho:

http://tercalivre.com/2015/04/24/villa-aprender-com-olavo/

Anônimo disse...


Aluizio, me permita um off topic.

Palestra sobre o papel das forças armadas na constituição de 1988

https://www.facebook.com/GuarulhosDireitaConservadora/videos/vb.700932409950438/900180350025642/?type=2&theater

















Anônimo disse...

Este comentário é de um PTrálha covarde que não é homem para se identificar!

Anônimo disse...

Pela facilidade com que rolavam os pagamentos, a origem não era dinheiro suado...

maluart8luzbrasil disse...

https://youtu.be/i02ZzvKwuP8

Anônimo disse...

Eu fico estarrecida diante da sagacidade dos argumentos e das manipulações ditas em defesa das táticas e estratégias petistas maxistas lenninistas quando se apropria de acontecimentos passados para justificar condutas e acontecimentos como foi no caso do mensalão LULA DISSE QUE NÃO SABIA DE NADA. Ele enfiou o dedo mindinho no torno propositalmente para cavar uma aposentadoria forjada. Assim como DILMA também não sabia de nada sobre a PETROBRÁS. Mas queria manter Graça Foster a todo custo no cargo de diretora da instituição. Dilma foi Ministra das Minas e Energia , posteriormente presidente do Conselho Consultivo da Petrobrás. Aonde as falcatruas começaram. Essas pessoas se vendem a si mesmas, não tem caráter nem individualidades preservadas, obedecem cega e oportunamente ao domínio de teorias socialistas. Acho que a individuação delas se deu por processos que não favoreceram suas personalidades falta-lhes algo íntimo para sentirem-se bem consigo mesmas. Aí ficam tentando impingir ao povo brasileiro que é livre por natureza, pacato mas não acomodado vendidos à interesses escussos aos nossos engendram uma forma de dominação que não resolveu o problema de nenhum governo que a adotou !. Por exemplo: José Dirceu fez plástica, mudando sua fisionomia para não ser reconhecido. Willian Bonner coordenou um programa comemorativo da Rede Globo e fez questão de citar momentos dos governos militares, para continuar fomentando domínio das massas escamotendo os verdadeiros motivos que levaram os militares à tomar àquelas medidas enérgicas !
A diretas já, já era com a insatisfação reinante dos muitos brasileiros insatisfeitos que não tem motivos para comemorações. As pessoas cansadas de serem enroladas e escamoteadas em suas necessidades básicas não tem a quem recorrer mais !

Anônimo disse...

Que casebre humilde a deste pobre proletário inimigos do brancos e dos bancos!

Anônimo disse...

LULA POSSUI TAMBEM UM SITIO ENORME EM MONTE ALEGRE DO SUL SP

Anônimo disse...

CARTA ABERTA AOS PETRALHAS
por uma via de reconciliação nacional -

Prezados petralhas:

Todos os dias temos nos escandalizado com o noticiário das assombrosas patifarias que vocês vêm cometendo, na desenfreada pilhagem dos cofres públicos e na criminosa destruição da economia e das instituições do país. Sinto muito, mas devo admitir que têm agido como autênticos vândalos, como verdadeiros “marginais do poder” na execução compulsiva de “um projeto raso, seco e golpista de poder”, tal como foi descrito por eminentes minisros do STF na época do julgamento do “Golpe do Mensalão 1.0” - um ícone da cultura criminosa dos petralhas, só ultrapassado pelo “Golpe do Mensalão 2.0” ou “Petrolão”! Vocês “róbam e dêxam robá”, petralhas! E querem, agora, roubar o nosso bem mais precioso: a liberdade!

O resultado mais visível de tamanha insânia é esse cenário de horror em que vocês nos colocaram com requintes de perversidade, comprometendo o esforço das gerações de brasileiros que nos antecederam, e pondo em sério risco o próprio futuro do país. Por que vocês fazem isso, petralhas? Será por maldade em estado puro, sanha criminosa, perversão congênita, psicopatia, demência, ambição desmedida, tara ideológica ou por u’a macabra combinação de tudo isso? Não temem, acaso, a justiça dos homens? Não temem nem mesmo a justiça de Deus? Bem sei que, no fundo, talvez vocês sejam apenas um caso mórbido de "patocracia" - ou seja, de "psicopatas no poder" -, mas essa terrível doença não os absolve da culpa nem da punição, como ficou provado no assombroso caso do “Golpe do Mensalão 1.0”, em que vários dos seus mais altos representantes foram trancafiados na Papuda. Não há, portanto, caros petralhas, um fascismo do bem. A não ser como fraude. Não vale, então, alegar que “nunca se roubou tão pouco”. Além de não ser verdade, é uma apologia que se faz do roubo da coisa pública. Nem é possível colher o bem quando se semeia o ódio. Tal como vocês têm feito neste país, ao jogar brasileiros contra brasileiros, na perversa retórica do “nós” contra “eles”. Não é o que o “megalonanico” aiatolá da sua seita sempre pregou? Vocês são maus, petralhas. E, o que é pior, vocês têm contribuído, e muito!, para a banalização do mal em nosso país.

(continua...)

Anônimo disse...


(continuação...)

Em vista disso, peço-lhes, encarecidamente, em nome de tudo o que mais prezam na vida, e de Deus, até!, que renunciem à sua tenebrosa escalada de crimes em série contra o país. Caraca! Os cofres públicos e as instituições não aguentam mais! Não lhes peço que devolvam o dinheiro que roubaram dos “pobres e oprimidos”, de quem se fizeram autênticos gigolôs, nem que tentem reparar o mal que fizeram às nossas instituições, já que ele é, na verdade, irreparável. Peço-lhes, apenas, que peguem, se for o caso, o seu dinheiro sujo, que está nas mãos de “laranjas” ou em paraísos fiscais, e deixem imediatamente o país! Vão viver na Venezuela, em Cuba, na Coréia do Norte ou em qualquer outro desses “paraísos” comunofascistas que vocês tomam como modelos de igualdade e justiça social para o nosso país! Ou, ainda, peçam asilo aos cortadores de cabeças do Estado Islâmico, com que o Estado Petralha se propôs a dialogar, recentemente. E, por favor, levem com vocês os seus familiares, amigos e apoiadores - cúmplices, por ação ou omissão, da sua bandalheira! Sim, façam isso, petralhas! Pelo amor de Deus! Porque esse é, sem dúvida alguma, o pior castigo a que poderiam ser condenados! Ou seja, viver numa dessas republiquetas comunofascistas que vocês tanto admiram, e que financiam, o quanto possível, com o dinheiro suado dos trabalhadores brasileiros. E creiam-me: o País Que Presta vai ficar muito melhor quando vocês se forem para Cuba que os pariu! Vocês não farão falta por aqui, petralhas! “Pátria Grande”? Aqui não, violão!

Sem mais, não me queiram mal por estar sendo assim tão sincero com vocês. Ao que parece, vocês não passam mesmo de um hediondo caso de polícia, sem embargo de serem, também, um grave caso de psiquiatria. Porém, não lhes desejo nenhum mal. Pelo contrário, peço a Deus que tenha piedade de vocês. É compreensível, no entanto, diante da monstruosidade dos seus crimes de lesa-pátria, que eu identifique o caminho que estou lhes recomendando - de exílio voluntário em republiquetas bananeiras - como a única via que pode nos levar à reconciliação nacional.

Respeitosamente,

Lucas Daniel

Sidney disse...

Mais provas que tem contra esse velho sem vergonha do Lula e essa OAS tinha que ser retomado todos os bens e cair na cadeia cambada de vagabundos. isso é revoltante e tem trouxa que ainda defende esses vermes.

Jurandir disse...

Lembram da casa da Dinda (propriedade de 13 mil m²)? A casa do “DINDO” em Atibaia e tem 150 mil m²; esse LULARAPIO não e fraco não...

Anônimo disse...

O pior do que esse desastre da esquerda é não existir oposição, qual é o líder a ser votado à direita , já nasceu?
As eleições de 2014 mataram o país,o esquife foi a urna eletrônica do toffolli.
Alí jaz o Brasil, totalmente paralisado pela esquerda.

Anônimo disse...

lago artificial para pescar.. me lembra a Chica da Silva para quem o riquíssimo Comendador mandou construir um lago artificial com direito a barco para navegar, e tudo.
Que linda mansão!!!! Excelente para o MST invadir e curtir a vida.

Anônimo disse...

Aluizio,

Se for possível, seria bom colocar o horário de cada postagem dos leitores, ao lado da data.

Assim, ficará fácil identificar alguns petralhas que comentam por aqui.


Chris/SP

Unknown disse...

É nesses blogs que pegam informação e ficam divulgando? que foto é essa, igual a suposta fazenda do filho que era uma foto da USP? esse fica onde? qual endereço, cadê a escritura? e se tem, foi declarado na receita? deve dar a noticia(denuncia) completa e não uma foto. Daqui a pouco será igual ao triplex, vai de água abaixo, porque não tem consistência dos fatos.

Anônimo disse...

Vamos tocar fogo mha gente?

Anônimo disse...

VENDO FRALDAS GERIATRICAS , para todas as ocasioes e situacoes . Entregamos em todo o Brasil e especialmente em Sao Bernardo do campo , Atibaia e em breve em CURITIBA

AH , SR LULA , QUEM E' O PROP DO SITIO MONTE ALEGRE NO DISTRITO DE MOSTARDAS EM MONTE ALEGRE DO SUL SP