TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, junho 07, 2015

A FIFA É AQUI. A HERANÇA MALDITA DE UMA COPA DO MUNDO MOVIDA A PROPINA. O POVO BRASILEIRO PAGA A CONTA.

ELEFANTE BRANCO: Domingão vazio com Fla-Flu no Rio: clássico sem público e camarotes fechados na semana passada. É verdade que o futebol não ajuda...(Daniel Ramalho/Veja)
Enfim o escândalo chegou ao topo, e novos capítulos ainda serão escritos. Na terça-feira, 2 de junho, quatro dias depois de ser reeleito para seu quinto mandato na presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa), o suíço Joseph Blatter convocou a imprensa e renunciou. Sentia, disse, não ter "apoio no mundo futebolístico". O que ele não tem, na verdade, é a distância requerida a alguém na sua posição do lamaçal de corrupção, falcatruas e desvios de dinheiro que engolfou a Fifa nas últimas semanas e já levou sete dirigentes - inclusive o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF - à prisão. A investigação, conduzida pela polícia americana, bateu nos últimos dias em Jérôme Valcke, braço-­direito de Blatter, e foi aí que o chefe capitulou. Nos seus termos: ele pretende permanecer no cargo até a realização de nova eleição, o que só deve acontecer em dezembro. O envolvimento de Valcke tem um gostinho especial para os brasileiros, por ter sido ele o cartola que, meses antes da Copa do Mundo de 2014, cobrou do Brasil, em expressões nada educadas (ameaçando um "chute no traseiro"), mais empenho na aplicação do celebrado e caro padrão Fifa às obras do torneio. Padrão, sabemos agora, ancorado em estruturas corruptas e que deixaram um legado nefasto para o Brasil. Um ano depois da Copa, o país do futebol tem estádios vazios, todos construídos a valores inexplicáveis e amargando prejuízos - ao contrário da Fifa, aliás, que amealhou lucro de 16 bilhões de reais com a megafesta de 2014.
Surpresa? Não exatamente, mas um olhar detalhado sobre as contas chega a ser assustador. A partir de um levantamento inédito, VEJA analisou balanços financeiros de concessionárias das arenas, um ramo de negócios praticamente inaugurado com a Copa - antes, elas eram tocadas pelo poder público ou pelos clubes. A pesquisa mostra que as obras nos doze estádios atingiram um valor total de 8,4 bilhões de reais, 42% acima do previsto. Nenhum deles conseguiu os patrocínios, as concessões comerciais e a lotação das arquibancadas que garantem lucratividade. O resultado é um prejuízo que chega a quase 700 milhões de reais, sendo 600 milhões nos seis que se preparam para sediar a Olimpíada do Rio, em 2016. Que a Arena Amazônia, de Manaus, daria prejuízo era sabido e anunciado. Mas e o Maracanã? O Mineirão? Os consórcios de empreiteiras que assumiram a gestão desses dois estádios contavam com o efeito da Copa padrão Fifa (ah, esse padrão), que voltaria a encher as arquibancadas de torcedores animados com as instalações novas e modernas e os craques em campo. Deu-se o 7 a 1, o torcedor continuou em casa, os craques se foram e a dura realidade se sobrepôs. Do site de Veja

Para ler a continuação dessa reportagem compre a edição desta semana de VEJA no tablet, no iPhone ou nas bancas.

9 comentários:

Anônimo disse...

Isso foi a Copa mais cara de todas!!! E a gente acredita muito que a Justiça Americana vai por fim nessa roubalheira toda.

TERMINATOR disse...

Vamos combinar: um país que se orgulha de ser ¨pátria de chuteiras¨, de ser ¨celeiro de jogador de futebol¨, onde o povão bobão se vestem com camisas de times de futebol e da seleção (sempre com um número que deve ser o QI do usuário e o nome de algum semianalfabeto impressos nas costas) e saem por aí igual a uns palhaços bobos alegres, onde a primeira e maior preocupação nas suas vidas ridículas é com seu time, onde apesar de hoje estarem indignadinhos a grande maioria não fez nada (pelo contrário acharam lindo, foram aos estádios prestigiar e cantaram o hino à capela!) para parar a gastança com uma copa do mundo inútil, vai esperar o que disso tudo? Esperar o quê de um país com um povo medíocre desses? Só merda, merda e mais merda mesmo. E agora a conta da merda caiu. E a merda do Brasil consegue ser a merda mais cara do mundo.

Anônimo disse...

A copa foi uma imposicao do Lulalau que queria aparecer de qualquer geito.O Brasil perdeu o respeito ao jogar mal e perder de feio.Reflexo
de quem dirige a nossa Nacao.

Anônimo disse...

TERMINATOR disse

Sua descrição é perfeita. Peço licença para repetir e grifar uma frase:

"Vamos combinar: um país que se orgulha de ser ¨pátria de chuteiras¨, de ser ¨celeiro de jogador de futebol¨, onde o povão bobão se vestem com camisas de times de futebol e da seleção (sempre com um número que deve ser o QI do USUÁRIO e o NOME de algum SEMIANALFABETO IMPRESSO nas COSTAS) e saem por aí igual a uns palhaços bobos alegres, onde a primeira e maior preocupação nas suas vidas ridículas é com seu time, onde apesar de hoje estarem indignadinhos a grande maioria não fez nada (pelo contrário acharam lindo, foram aos estádios prestigiar e cantaram o hino à capela!) para parar a gastança com uma copa do mundo inútil, vai esperar o que disso tudo? Esperar o quê de um país com um povo medíocre desses? Só merda, merda e mais merda mesmo. E agora a conta da merda caiu. E a merda do Brasil consegue ser a merda mais cara do mundo."

Anônimo disse...

TERMINATOR disse tudo !

Anônimo disse...

Difícil quando um povo tem como modelo jogadores, maioria desenha seu nome, e o faz centro de sua vida , imita seus penteados coloridos, suas tatuagens ridículas, seu brinco de diamante que orgulhosos ostentam como troféu de sua vaidade e ignorância, e paga qualquer preço para vê-los nos gramados. Pessoas que certamente ficará sempre no “e nóis pega o peixe” ou o como dizem “dá prá tu”.

Anônimo disse...

Aluizio, essa corrupção na FIFA e produto de exportação nacional, os dirigentes do futebol do Brasil junto com os petralhas conseguiram deixar o seu DNA na instituição internacional!

Anônimo disse...

Esperar o que de um país cujas últimas décadas perdidas foram todas dedicadas à pelotinha que corre em campo?

Esperar o que de um país em que [quase] todo o povo une-se em uníssono para entoar a música tocada pela mídia chapa-branca "Pra Frente, Brasil..."? A música que versa sobre o Deus pelotinha: "Salve a seleção..." É nesse momento que eu digo à mim mesmo: que povo alienado! Enquanto ele urra, zurra e espuma diante da TV, assistindo à 11 dos mais bem pagos mercenários analfabetos do planeta, o futuro dos seus filhos se esvai como a bola que murcha em campo, sendo levado pelo desgoverno, que é o agente que mais incentiva e apóia a continuidade dessa trágica sinfonia.

É bem capaz de, se nosso desgoverno decretar hoje imposto de renda de 95% na fonte para qualquer salário, não causaria tanta comoção como a 'seleção' jogando na copa.

Cada povo tem o ópio que merece. E suas consequências, óbvio.

Anônimo disse...

Faço minhas, suas palavras Sr. Darth Vedder.