TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, junho 12, 2015

ITAMARATY PROPÕE FAZER PICADINHO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO PARA PROTEGER LULA

A ordem para a "operação abafa" partiu do diretor do Departamento de Comunicações e Documentação (DCD) do Itamaraty, ministro João Pedro Corrêa Costa que aparece nestas fotos.
A condescendência da grande imprensa brasileira aos governos do PT é a regra geral. As eventuais exceções justificam a regra. Em casos pontuais e até pela extrema necessidade de manter a fidelidade de leitores e telespectadores, os grandes veículos de mídia são obrigados a revelar, pelo menos, uma ponta da verdade. Às vezes isso se deve a exercício profissional correto de alguns poucos jornalistas verdadeiros que ainda sobrevivem nas redações debaixo do patrulhamento da canalha comunista.

Tanto é que o site do jornal O Globo acaba de revelar mais uma manipulação sórdida do PT que é tentar evitar que a verdade venha à tona e, para tanto, o partido de Lula não tem pejo em sonegar informação, em manipular os fatos, em triturar o sagrado direito dos cidadãos que sustentam o erário de saber o que se passa no interior do aparelho estatal. 

Como se constata, sob o governo do PT, a Lei de Acesso à Informação tem a finalidade meramente decorativa. E também é por isso mesmo que Lula e seus sequazes querem impor o tal "controle social da mídia", como acontece em Cuba, na China, na Coréia do Norte, na Argentina e na Venezuela. Os herdeiros de Roberto Marinho parece que sentiram o cheiro de carne queimada. Não são tolos, dão uma no cravo e outra na ferradura, como sempre.

Vejam o que aconteceu:

O Ministério das Relações Exteriores deflagrou ação para evitar que documentos que envolvam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Odebrecht, empreiteira investigada na Operação Lava-Jato, venham a público. A ordem interna partiu do diretor do Departamento de Comunicações e Documentação (DCD) do Itamaraty, ministro João Pedro Corrêa Costa, depois que o órgão que ele dirige recebeu um pedido de informações de um jornalista baseado na Lei de Acesso à Informação. O GLOBO obteve um memorando que ele disparou, na última terça-feira, sugerindo a colegas do Itamaraty que tornassem sigilosos documentos “reservados” do ministério que citam a Odebrecht entre 2003 e 2010, que, pela lei, já deveriam estar disponíveis para consulta pública.
Pela lei, papéis “reservados” perdem o sigilo em cinco anos. No ofício interno do Itamaraty, o diplomata cogita a reclassificação dos documentos como “secretos”, o que aumentaria para 15 anos o prazo para divulgação. Dessa forma, as informações continuariam sigilosas por até dez anos.
O memorando de Costa enviado à Subsecretaria-Geral da América do Sul, Central e do Caribe (Sgas) foi motivado por um pedido feito pela Lei de Acesso à Informação pelo jornalista Filipe Coutinho, da revista “Época”. Ele solicitou todos os telegramas e despachos reservados do ministério que citam a Odebrecht e que, por conta do prazo, já deveriam ser públicos. No pedido, não há referência a Lula. A citação ao ex-presidente aparece apenas na justificativa dada pelo chefe do DCD para pedir a reanálise dos documentos antes de decidir o que pode ou não ser entregue ao jornalista. O texto admite que os papéis já deveriam ser públicos:
“Nos termos da Lei de Acesso, estes documentos já seriam de livre acesso público. Não obstante, dado ao fato de o referido jornalista já ter produzido matérias sobre a empresa Odebrecht e um suposto envolvimento do ex-presidente Lula em seus negócios internacionais, muito agradeceria a Vossa Excelência reavaliar a anexa coleção de documentos e determinar se há, ou não, necessidade de sua reclassificação para o grau de secreto”.
Em 30 de abril deste ano, a revista “Época” publicou reportagem sobre abertura de investigação do Ministério Público Federal (MPF) relativa à suspeita de tráfico de influência praticada por Lula para beneficiar negócios da Odebrecht no exterior. A investigação do MPF foi aberta a partir de reportagem do jornal O GLOBO, que revelou, no dia 12 de abril, viagens de Lula pagas pela empreiteira. Clique AQUI para continuar lendo

9 comentários:

Anônimo disse...

o setor publico do país está no atoleiro...

Anônimo disse...

... Os herdeiros de Roberto Marinho parece que sentiram o cheiro de carne queimada. Não são tolos, dão uma no cravo e outra na ferradura, como sempre.
Já notei que a Globo é assim: dependendo do movimento, oscila, ora prá lá ora prá cá, tendendo estar sempre com os vencedores!
Assisto a alguns jornais mas de modo crítico, mesmo o UOL da Folha de Recados do PT e vejo com certos comentaristas, como Boechat na Band são esquerdistas e sempre puxando para os vermelhos, como recentemente ele criticando que a Reforma política foi um absurdo não ter passado pois os vigaristas se aproveitam das empresas...
Advinhe qual partido mais mamou nas tetas das empresas!
Mas o PT escapar dessa de Lula ficar de fora, tentarão, mais certo, mas que está difícil, pois já caiu na boca do povo!

Anônimo disse...

O líderes do PT serão moídos, desgraçados junto com todos os seus familiares pelos quatro cantos do país.
A vingança do povo está chegando.

Vander Lei disse...

Olha só Aluízio:

A corja já está começando a abafar o caso dos 4,5 milhões do Lula:

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2015/06/collor-de-melo-faz-pesadissimas.html

Anônimo disse...

Vão esperar esse desgraçado morrer pra que suas sujeiras apareçam!????Cada um que se presta a fazer a sujeira,é do mesmo bando do pt!Tá tudo corrompido!Cada safado tem seu preço!Que país é esse dominado por ratos de esgoto?Tudo enquanto é lugar tem um FDP pra travar as denúncias!!

Anônimo disse...

os canalhas também envelhecem. mas que velho careca safado.

Unknown disse...

Se por um acaso ainda tiver eleições no Brasil....alguem lembrou-se que as URNAS ELETRÔNICAS usadas nas eleições são para manter esta corja eternamente no poder.

Vander Lei disse...

Aluízio: parece que o Itamaraty voltou atrás: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/06/itamaraty-vai-liberar-acesso-a-documentos-sobre-lula-e-odebrecht-4780307.html

Ferreira Pena disse...

Esse sujeito é uma lombriga, não pode ser um homem. Gostaria que me explicassem porque pessoas com essa aparência são vagabundos até debaixo d'água.