TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, junho 11, 2015

SEGUINDO O DINHEIRO: EMPRESA E INSTITUTO DO LULA ESTÃO NA MIRA DA POLÍCIA FEDERAL.

A Polícia Federal pretende convocar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para depor em Curitiba, onde estão concentrados a maior os processos da Operação Lava Jato. De acordo com o delegado Igor de Paula, que atua nas investigações sobre o escândalo do petrolão, o ex-chefe da Casa Civil, condenado no julgamento do mensalão, deve ser ouvido para esclarecer os pagamentos que recebeu da construtora Camargo Corrêa.
Mais: depois da confirmação de que o Instituto Lula e o LILS Palestras Eventos e Publicidade, ambas ligadas ao ex-presidente petista, receberam, entre 2011 e 2013, 4,53 milhões de reais da empreiteira Camargo Corrêa, a Polícia Federal estuda abrir um inquérito específico para investigar a legalidade dos repasses da gigante da construção, um dos alvos da Operação Lava Jato, e o instituto criado pelo ex-presidente depois de deixar o Palácio do Planalto.
Laudo da Polícia Federal registra que a Camargo, empreiteira cujos dirigentes confessaram, em delação premiada, terem desembolsado 110 milhões de reais em propina para duas diretorias da Petrobras, pagou três parcelas de 1 milhão de reais cada ao Instituto Lula entre dezembro de 2011 e dezembro de 2013 e mais 1,527 milhão de reais para a LILS Palestras Eventos e Publicidade entre setembro de 2011 e julho de 2013. O Intituto Lula nega irregularidades nos repasses e diz que o dinheiro foi doado para o "desenvolvimento de atividades institucionais".
No caso de Dirceu, constam os pagamentos de 900.000 reais da construtora para a JD Assessoria e Consultoria por meio de dez depósitos bancários. Dirceu teve a quebra dos sigilos bancário e fiscal decretada pela juíza Gabriela Hardt em janeiro após o Ministério Público, aliado à Receita Federal, terem apresentado indícios de que as consultorias prestadas pelo ex-ministro funcionariam, na verdade, para pagamento de propina. Dados da Receita Federal apontam que a empresa do ex-ministro José Dirceu faturou pelo menos 29,2 milhões de reais com a prestação de serviços de consultoria, de 2006, depois de deixar o governo Lula, a 2013, quando começou a cumprir pena pela condenação no julgamento do mensalão.
INQUÉRITO ESPECIAL
"Provavelmente, o instituto vai ser chamado a comprovar a razão desses pagamentos e também a empresa vai ter que dizer o porque disso [de enviar 3 milhões de reais ao Instituto Lula]. A JD [Consultoria] também. Acho que, sobre a oitiva do ex-ministro José Dirceu, vai chegar um momento em que será inevitável. A gente não sabe ainda quando, mas vai ser provavelmente no momento mais adequado do ponto de vista das provas, quando tudo estiver bem reunido para evitar que ele venha e depois tenha que ser ouvido de novo, mas eu encontro como inevitável", disse o delegado Igor de Paula. "O Instituto Lula e esses repasses são trazidos para os autos agora pela primeira vez. Possivelmente [pode ser aberto um inquérito especial para o Instituto]", completou ele. "O que vai se refeito a partir do laudo é ver se há realmente indícios de irregularidade ali. Havendo indícios, com certeza é natural que se instaure inquérito para apurar", afirmou ele.
Na avaliação do delegado que atua na Operação Lava Jato, o presidente e o vice-presidente da Camargo Corrêa terão de ser ouvidos novamente para esclarecer os 183,79 milhões de reais repassados pela empreiteira em doações "de cunho político", entre 2008 e 2013. Foram detectados ainda o envio de 67 milhões de reais para o lobista Julio Camargo, empresário que também fez acordo de delação premiada e confirmou que o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano e operador do PMDB no escândalo da Petrobras, recebeu 40 milhões de dólares em propina em uma transação envolvendo a compra de navios-sonda da Samsung Heavy Industries. "Temos individualmente cada uma das operações [de pagamento]. Vai ser um trabalho extenso, mas eles devem esclarecer o motivo daquelas transações, qual a origem daquelas doações.
PAGAMENTO DE PROPINA
Os dados reforçam principalmente a tese que vem se confirmando de que as doações legais não são doações, mas repasses fruto de contratos fechados com o pagamento de propina. Vamos tentar detalhar a natureza desses repasses individualizados, como os do Instituto Lula, as empresas de consultoria e tentar esclarecer o que está em cada um daqueles repasses", explicou o delegado.
Dalton Avancini e Eduardo Leite já aceitaram fazer acordos de delação premiada e confirmaram que foram pagos pela empreiteira, ao longo de seis anos, 110 milhões de reais em propinas na Petrobras para os ex-diretores de Serviços, Renato Duque, e de Abastecimento, Paulo Roberto Costa. Em sua delação premiada, Eduardo Leite afirmou que "entre 2007 e 2012 a construtora pagou 110 milhões de reais em propinas, sendo 63 milhões de reais para a Diretoria de Serviços e 47 milhões de reais para a Diretoria de Abastecimento". Do site da revista Veja

14 comentários:

Anônimo disse...

Até quando vão esperar para colocar esse cachaceiro-mór em uma prisão de segurança máxima, sequestrar seus bens e de toda sua "famiglia" e amante.
Todos os brasileiros que trabalham para pagar escorchantes impostos, só vêm seu suado dinheiro ser tungado por esse vagabundos.
Até quando????
Eduardo.45

Anônimo disse...

Será banido da terra como o Hitler.
Vamos acabar a raça "dele".

Anônimo disse...

Vamos fazer o maior panelaço da história!!!
Jô Soares entrevista a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira, 12/06

Anônimo disse...

Vídeo em que o ator Sérgio Mamberti ataca os manifestantes da Paulista, convoca black blocs e solidariza-se com João Vaccari Neto. Repare, ao fundo, o grau de atenção de Emir Sader.
https://www.youtube.com/watch?v=ZtXdM2JqXMY

Anônimo disse...

O MM Juiz Dr. Sergio Moro é tenaz, persistente, vai à raiz dos fatos, quer sanear o país e perspicaz como é, sem alarde algum ou pirotecnia, sabe que um dia chegaria às fontes primarias das tramoias de forma segura e passível de punição, justamente no QG da Cosa Nostra.
Já está lá, faltando os detalhes e dessa vez como se nota um desespero total no PT de ameaças disso e daquilo, vê o cerco se aperta o chefão já é conhecido.
A essa horas Lula já deveria estar em grandes comícios, convocando a militância e muito mais para se justificar, aplaudido nas ruas, mas parece que nem seus milicas respondem mais devido o partido estar super dividido entre si e se desentendendo totalmente uns com os outros, numa zorra!

Anônimo disse...


Saiu no "O GLOBO" que diplomata do Itamaraty quer blindar "LULA". Vejam só o aparelhamento funcionando. Se já nas próximas eleições a população não tirar o PT e todos os partidos com pretensões socialistas do poder, será tarde demais, pois a lavagem cerebral nas crianças e adolescentes já estará funcionando, então, daqui há alguns anos já será tarde demais, o PT não sairá mais do poder, teremos mais adolescentes e jovens com lavagem cerebral completada. E principalmente, as eleições tem que ser em cédulas de papel, sem apuração secreta. O povo não deve mais aceitar as urnas eletrônicas.
O prazo para permanecer no poder tem que diminuir e não aumentar, principalmente para deputados e senadores, sem reeleição.

Anônimo disse...

Que absurdo, vi na globo, logo cedo, sobre o trabalho infantil. É melhor tirar as crianças do trabalho e deixa-los passar fome.
Meu marido começou a trabalhar aos 7 anos na roça. Hoje dá valor a cada centavo que ganha. Já está aposentado. Formou-se, é engenheiro Elétrico e tem Doutorado. Meu pai começou a trabalhar com 14 anos, guardou cada centavo que ganhou, está com 90 anos e aposentado.
Atualmente as crianças não podem trabalhar, mas podem roubar, ficarem nas ruas para serem aliciadas pelo tráfico, matar, serem abusadas e prostituídas e ninguém faz nada. A diminuição da maioridade penal não querem aprovar, sem obedecer o que o povo deseja.

São eleitos para representar o povo, mas só representam a si mesmo.

Anônimo disse...

Bebado seboso.

Anônimo disse...


Coisa ruim Deus não leva, pobre de nós.

Anônimo disse...

A SUPER BLINDAGEM !
Itamaraty propõe burlar lei para proteger Lula.
Diplomata pede sigilo de papéis sobre ex-presidente e Odebrecht, que, pela lei, são públicos.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/itamaraty-propoe-burlar-lei-para-proteger-lula-16423390#ixzz3cr7rL35X
BRASÍLIA - O Ministério das Relações Exteriores deflagrou ação para evitar que documentos que envolvam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Odebrecht, empreiteira investigada na Operação Lava-Jato, venham a público. A ordem interna partiu do diretor do Departamento de Comunicações e Documentação (DCD) do Itamaraty, ministro João Pedro Corrêa Costa, depois que o órgão que ele dirige recebeu um pedido de informações de um jornalista baseado na Lei de Acesso à Informação. O GLOBO obteve um memorando que ele disparou, na última terça-feira, sugerindo a colegas do Itamaraty que tornassem sigilosos documentos “reservados” do ministério que citam a Odebrecht entre 2003 e 2010, que, pela lei, já deveriam estar disponíveis para consulta pública.

Anônimo disse...

MINSTITUTO LULA


OU MELHOR


PROSTITUTO LULA

lídia disse...

O Zé Dirceu, nessa oitiva, poderia ir à forra do desprezo que vem recebendo do partido e do Lula (que esqueceu que deve ao Dirceu a ascensão política, inclusive a Presidência da República), usando o próprio método petista de igualar ações e omissões e má administração com corrupção extragaláctica (dizer, por ex., “o PT roubou demais!”, como o ex ministro Carlos Lupi, é ouvir como defesa petista “mas o Alckmin está mentindo sobre o reajuste dos professores...”) e jogar m**** no ventilador PROVANDO que diante das gatunagens do pupilo ele, Zé, é peixe pequeno. Ainda, acho que o Sérgio Moro tem vocação para noveleiro: deixa a gente roendo as unhas esperando os últimos capítulos quando – DEUS É PAI e MAIOR QUE O DIABO! – veremos esse anticristo das catacumbas, mofar numa delas (nem tem “diproma”, né?).

Ferreira Pena disse...

Não entendo porque não convocam o vagabundo Lula. Esse bosta rala não passa de um grande safado que se meteu na política.

Anônimo disse...

Uma quadrilha foi organizada,com moldes da máfia.Eles são a essencia do mal.Ramificados pelo país.Só a uma solução de emergência,cortar suas cabeças,ao pé da letra.Nunca esqueçamos que não existe dialogo com bandidos.