TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, julho 22, 2015

CONEXÃO PORTUGAL: LULA , JOSÉ DIRCEU, SÓCRATES E UMA INTRINCADA NEGOCIATA DE 7,5 BILHÕES DE EUROS. IMPRENSA PORTUGUESA DÁ AMPLO DESTAQUE ÀS INVESTIGAÇÕES.

Facsímile da edição desta quarta-feira do jornal português Correio da Manhã referente à chamada de reportagem que liga Lula ao ex-premiê português José Sócrates que se encontra em prisão preventiva desde novembro do ano passado acusado de corrupção e lavagem de dinheiros. As autoridades portuguesas estão sintonizadas com a Operação Lava Jato dado ao fato de que Lula e José Dirceu são mencionados em negociatas que os vinculam ao socialista José Sócrates.
É o que pode se denominar “Conexão Portugal”, uma teia de negociatas que envolve o ex-premiê português José Sócrates, em prisão preventiva desde de novembro do ano passado, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro com vinculação, segundo a imprensa de Portugal, a Lula e José Dirceu. 
Por enquanto, no Brasill é apenas o site O Antagonista que vem dando cobertura esses fatos que estão, ao mesmo tempo, dentro da Operação Lava Jato.
Na sequencia reproduzo matérias de O Antagonista e do jornal português ‘Público’, em sua edição desta quarta-feira. 
Sob o título “Lula, Sócrates e comissões de 200 milhões de Euros, O Antagonista revela o seguinte com base em matéria do jornal Correio da Manhã de Lisboa:
A imprensa portuguesa não perde o foco. Depois que a Lava Jato pediu ajuda às autoridades de Portugal para investigar as ligações entre Lula e José Sócrates, o ex-primeiro-ministro que está em prisão preventiva desde novembro do ano passado (sem colocar em risco o Estado de Direito), os jornais de lá vêm dando com destaque os detalhes do pedido e os seus desdobramentos.
O Correio da Manhã, de Lisboa, abriu hoje a seguinte manchete: "Justiça procura comissões do Brasil".
A reportagem diz que o veto de José Sócrates à venda da participação da Portugal Telecom na Vivo à espanhola Telefônica inflacionou o preço em 1 bilhão de euros e "ditou, em troca, a entrada da Portugal Telecom na brasileira Oi". A suspeita é que tudo foi combinado entre o ex-primeiro-ministro português e Lula, para garantir "comissões" polpudas a políticos e apaniguados dos dois lados do Atlântico. O valor total das comissões é avaliado pelos procuradores da Lava Jato em cerca de 200 milhões de euros.
As autoridades portuguesas vão esmiuçar os dados bancários de Carlos Santos Silva, laranja de José Sócrates, para verificar quando foi parar no bolso de José Sócrates. Todas as informações fornecidas pelo Brasil darão origem a inquéritos autônomos ou poderão ser anexadas ao "Processo Marquês", que colocou o ex-primeiro-ministro português em prisão preventiva.
Portugal redescobriu o Brasil. Do site O Antagonista
Facsímile de chamada do jornal português 'Público', destacando também as investigações das autoridades portuguesas que seguem o trajeto do dinheiro fruto de misteriosas transações.
NEGÓCIO DE 7,5 BILHÕES DE EUROS E SUSPEITA DE PROPINAS FANTÁSTICAS
Aqui a reportagem do jornal "Público", de Portugal:
No quadro da colaboração com as autoridades brasileiras, o Ministério Público quer apurar o envolvimento de ex-governantes, accionistas e gestores num negócio de 2010 que envolveu 7,5 mil milhões de euros.
O Ministério Público está já a investigar o envolvimento político no negócio de venda à Telefónica das acções da PT na brasileira Vivo e o cruzamento de posições accionistas com a operadora brasileira Oi, no qual interveio José Dirceu, o principal rosto do caso Mensalão e agora atingido pela Operação Lava Jato. Suspeitas de benefícios financeiros, no valor de várias dezenas de milhões de euros, concedidos a governantes, accionistas e quadros de topo das operadoras podem estar na origem das averiguações.
“As investigações relacionadas com os temas abordados no email encontram-se em segredo de justiça.” Esta foi a resposta do Ministério Público a três perguntas concretas do PÚBLICO. Uma questionava se o MP "está a investigar os movimentos financeiros que envolveram gestores da PT e governantes portugueses e brasileiros, nomeadamente em 2010 durante o negócio de venda das acções da Vivo (50%) detidas pela PT à empresa espanhola Telefonica (que pagou 7500 milhões de euros) e consequente entrada da brasileira Oi na PT e da PT na Oi". Referia-se aqui que "informações recolhidas pelo PÚBLICO apontam para movimentos de verbas 'extra' que podem ter rondado 200 milhões de euros". Este foi um negócio de contornos complexos que se concretizou num tempo recorde: menos de um mês.
A segunda pergunta do PÚBLICO visava esclarecer se o MP confirmava ter recebido um pedido de colaboração das autoridades policiais brasileiras para apurar a abrangência dos contactos que se estabeleceram entre 2005 e 2011 entre os círculos próximos” do ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e os do ex-primeiro-ministro José Sócrates. Há precisamente cinco anos, Sócrates e Lula da Silva falaram várias vezes ao telefone. As conversas decorreram entre o final de Junho e o final de Julho e destinaram-se a encontrar uma solução para ultrapassar o impasse provocado pelo veto de Sócrates à venda, à Telefónica, das acções da PT na brasileira Vivo.   
A 25 de Junho de 2010 o ex-primeiro-ministro faz saber que deu orientações à Caixa Geral de Depósitos, com 8% da PT, para, na assembleia geral de 30 de Junho, votar contra o negócio. Isto desencadeia um braço-de-ferro com a gestão da PT (Zeinal Bava e Henrique Granadeiro), alinhada com Ricardo Salgado, que liderava o BES, o principal accionista da operadora com 10% do capital. Uma das raras vezes em que Salgado (o principal visado nas inquirições ao GES/BES) esteve de costas voltadas para Sócrates.
O antigo chefe de Governo justificava a sua posição com uma tese antiga: “o interesse estratégico" do Brasil, a “dimensão e escala da PT”, garantir que Portugal tinha no sector económico das TIC "uma empresa com uma dimensão internacional que permita desenvolver engenharia, projecto industrial, inovação, concentrar investimentos na área da I&D Investigação & Desenvolvimento)”. E, em consonância, na reunião de 30 de Junho jogou mesmo com a golden share ("acção de ouro", com poder de decisão) e travou a operação. Só restava ao BES, à Ongoing (10%), à Visabeira (2%) e à Telefónica (9,7%) encontrarem para a PT uma solução brasileira alternativa à Vivo. O que é desencadeado num quadro de urgência para o BES (e para a Ongoing endividada), a enfrentar um aperto financeiro na sequência da crise de 2007. E hoje sabe-se que desde 2008 que a ESI, a cabeça do GES, tinha um buraco nas contas de 1300 milhões de euros ocultado do Banco de Portugal até Novembro de 2013, cerca de nove meses antes do BES ser intervencionado.
Começou então uma corrida contra o tempo para contornar o bloqueio político, o que exigiu um trabalho grande de bastidores. A solução foi rapidamente encontrada em Brasília, que sugeriu à PT que avaliasse a Oi (mais forte no segmento fixo do que no móvel) como potencial parceira. Idealizada como um grande operador brasileiro, a Oi necessitava de consolidar uma estrutura accionista alavancada no banco estatal brasileiro Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por outro lado, a Oi aparecia como uma resposta à exigência de Sócrates de que a PT se mantivesse com presença no Brasil.
Uma das figuras que apareceu a promover os contactos entre portugueses, brasileiros e espanhóis foi José Dirceu, que foi chefe da Casa Civil do ex-Presidente da República Lula da Silva e acabou detido em 2012, acusado de ser “o cabecilha” do caso Mensalão. Dirceu (José Dirceu Oliveira e Silva), o arquitecto da campanha que levou Lula da Silva ao Palácio do Planalto em 2003, prestava serviços a empresas, em particular às envolvidos em grandes negócios a necessitar de avales políticos, uma acção que decorria através das sociedades de advocacia e de consultoria, designadas Oliveira e Silva, JD Consultores e JC&S ainda no activo. Do site do jornal Público- Leia mais cliccando AQUI

12 comentários:

Jurandir disse...

O que mais as FFAA precisam? (ESTA TUDO DOMINADO MESMO!?!?!?).

O braço armado do PT e da Dilma está nadando em dinheiro: centrais sindicais, além, roubar em gráficas, já receberam R$ 166 milhões em 2015.

http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2015/07/o-braco-armado-do-pt-e-da-dilma-esta.html

Anônimo disse...

o imprestável se sentia feliz feito pinto no lixo quando ia a Portugal, porque era o único país onde esse verme não precisava de interprete para armar as suas maracutaias...

fora as ditaduras africanas onde se fala portugues, claro...

Anônimo disse...

É O FIM DA PICADA!

OU NÓS ACABAMOS COM A REPÚBLICA DO PIXULECO, FUNDADA POR BARRACO O'BRAHMA, OU ELA ACABA COM O BRASIL! NÃO HÁ MAIS O QUE ESPERAR MAIS! VEJAM O QUE VAI ABAIXO

CONSELHO ACEITA REPRESENTAÇÃO CONTRA PROCURADOR QUE INVESTIGA LULA


O Conselho Nacional do Ministério Público admitiu reclamação feita pelo ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo a apuração da conduta do procurador da República no Distrito Federal Valtan Timbó Mendes Furtado

Furtado determinou a abertura de uma investigação criminal do ex-presidente por suspeita de tráfico de influência em favor da Odebrecht, no Brasil e no exterior, em obras financiadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A decisão foi tomada pelo corregedor nacional do Ministério Público, Alessandro Assad, que decidirá se vai pedir abertura de procedimento disciplinar contra o procurador. A Corregedoria deve solicitar nos próximos dias que Furtado apresente defesa.

Do Valor Econômico

Anônimo disse...

Vai ser vergonhoso pra justiça brasileira se o "Brahma"for preso por autoridades europeias,já que esse gângster vem cometendo delitos a anos e por aqui nada acontece.

Túlio Xavier

Anônimo disse...

Para mim, um simples cidadão, o que mais me impressiona, considerando mesmo um absurdo do absurdo, o Lula nem sequer ter sido ouvido, indiciado, nada! É espantoso! Não é citado em nada. Não se ouve falar de nada, uma letra ao menos do seu nome. Impressiona e , ao mesmo tempo, mostra o quanto há um baita acerto escuso lá cima no podre poder.
O que esse homem deve saber, de falcatruas e nomes envolvidos nas roubalheiras a desvios, deve se o motivo principal pelos quais está sendo ignorado.
Nunca vi nada igual.
Não entendi até agora o lance do Juiz Moro dizer que ele - o brahma - não será ouvido. Essa eu não entendi e morro sem entender.
Só se estão aguardando o momento oportuno.
Pela imagem do país, do "estadista" (ex-presidente,... coisa e tal) e do 'honoris causa' é que não pode ser.
Explique aí, caro Aluízio!

Cavalaria Ligeira

Anônimo disse...

É o que sempre digo: se esse ESCROQUE não for processado e condenado, que moral tem o Poder Judiciário em aplicar a Lei do Colarinho Branco (Lei 7492/86) aos demais cidadãos brasileiros? Por isonomia, todos os ladrões do erário terão que serem inocentados!!! OU será que esse meliante está acima da lei?!!!

Anônimo disse...

Lula, Portugal o odeia!!!!

Se você ainda tiver um pingo de vergonha na cara, nunca mais apareça por aqui!

Não gostamos de ladrões!!!

Por quê o Brasil é deliberadamente destruído? disse...

Só umá hipótese explica tanta imunidade, tanta blindagem, tanto poder para Lula: ele teria o poder bélico interno, e respaldo de fora suficiente para manter o controle perverso da nação brasileira, e pauperização progressiva do país.
A quem interessa tudo isto?

Anônimo disse...

Bingo!

Há pouco meses atrás eu disse: O ouro de J.D. se encontra em terras lusitanas...

Tataum disse...

As instituições públicas, segundo a 128ª Pesquisa CNT/MDA, realizada de 12 a 16 de julho de 2015, estão "mortas" e subsistem apenas na letra formal da lei e no interesse ou utopia de alguns. Observe o nível de confiança dos brasileiros nas seguintes instituições: 1º-Igreja (53,5%), 2º-Forças Armadas (15,5%), 3º-Justiça (10,1%), 4º-Polícia (5,0%), 5º-Imprensa (4,8%), 6º-Governo (1,1%), 7º-Congresso Nacional (0,8%), 8º-Partidos políticos (0,1%). Essas instituições perderam o contato com a realidade, bem como a representatividade e o apoio da população, e por isso deixarão de existir, ou existirão como fósseis, seguindo o ciclo natural das coisas. A pesquisa, portanto, comprova cientificamente o que a população expressou difusamente nos 3 megaeventos e nos infindos comentários: O Estado brasileiro acabou! Não se trata somente da condenação do PT ou dos demais partidos políticos, não. Não se trata somente da luta contra os crimes na esfera pública ou privada, não. Penso que a mensagem é mais direta e poderosa: O Estado brasileiro acabou, findou, terminou, pois a população assim o decidiu e vai arrancar "o tumor" da própria carne para sobreviver. E ainda tem gente que diz que temos que "preservar as instituições." Que instituições, cara-pálida? E preservar para quem, se ninguém mais as quer? Fósseis não movem moinhos. Agora poderemos observar todas as 5 fases da perspectiva da morte, que comentei e relacionei ao PT meses atrás, mas expandidas ao próprio Estado Brasileiro, e, o mais impressionante, a nós mesmos, pois manifestamos esses sintomas (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação) sempre que lidamos com esse assunto. Cada um de nós, brasileiros, entendidos e sentidos como Estado, estamos nos deixando morrer para renascer.

Anônimo disse...

Portugal e Brasil; colonizador e colonizado!

gabriella disse...

oportunidades financeiras para as suas necessidades

Esta mensagem é dirigida a indivíduos, os pobres, o banco privado, empresários, públicas ou privadas, ou tudo

aqueles que precisam de um empréstimo particular para reconstruir sua vida. Ele está à procura de empréstimo ou

reactivar as suas actividades ou a conclusão de um projeto, ou para garantir o futuro de seus filhos, ou comprar um

um apartamento, um carro, mas é uma transferência ou proibição recusou o banco arquivo para o verão. Eu sou um indivíduo,

Admito empréstimos a pessoas incapazes de satisfazer todos os compromissos. Este empréstimo é concedido a todas as pessoas aptas

para atender as condições. Minha taxa de juros é de 2,3% ao ano reembolsável médio, curto ou longo prazo, de acordo com

para sua conveniência, a fim de vir a ser concretizadas desde o tempo do empréstimo que havia recebido. Se você precisar de dinheiro

outras razões, não hesite em contactar-me para mais informações. Todos individuals'm sério e honesto lá para você.

Obrigado contactar-me via e-mail para um único endereço: clarissevoutyrez@gmail.com