TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, julho 16, 2015

FIM DO EFEITO TEFLON: MINISTÉRIO PÚBLICO ABRE INQUÉRITO CONTRA LULA POR TRÁFICO DE INFLUÊNCIA E ENVOLVE ODEBRECHT.

Depois de cobrar informações diretamente do ex-presidente Lula, a Procuradoria da República do Distrito Federal decidiu abrir inquérito contra o petista para apurar a relação dele com a construtora Odebrecht e investigar a possível prática de tráfico de influência em favor da empresa por parte do petista, entre 2011 e 2014. Para o Ministério Público (MP), é preciso apurar a atuação de Lula na concessão de empréstimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o contexto em que o petista viajou, às custas de empresas, para negociar contratos no exterior. Na portaria em que converte o caso para um procedimento investigatório criminal, o MP pede que a força-tarefa da Operação Lava Jato compartilhe todas as informações que envolvem o relacionamento entre o ex-presidente e a Odebrecht.
Oficialmente, o inquérito tem prazo de noventa dias para ser concluído, mas pode ser prorrogado por diversas vezes. Nesta fase de inquérito, se houver evidências de que o ex-presidente tenha praticado tráfico de influência junto a agentes políticos internacionais para influenciar a contratação da Odebrecht, o Ministério Público pode pedir a adoção de medidas invasivas contra Lula, como quebras de sigilo do petista e buscas e apreensões.
CONEXÃO ÁFRICA-CARIBE 
Reportagem de VEJA revelou que Taiguara Rodrigues dos Santos ganhou contratos de obras após o ex-presidente Lula ter viajado, com dinheiro da Odebrecht, para negociar transações para a empreiteira. Em 2012, por exemplo, a Exergia Brasil, de Taiguara, foi contratada pela Odebrecht para trabalhar na obra de ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe, em Angola. O acerto entre as partes foi formalizado no mesmo ano em que a Odebrecht conseguiu no BNDES um financiamento para realizar esse projeto na África. Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, conhecido como Lambari, amigo de Lula na juventude e irmão da primeira mulher do ex-presidente. Funcionários do governo e executivos de empreiteiras costumam identificá-lo como "o sobrinho do Lula".
Antes de abrir oficialmente o procedimento criminal, a procuradoria deu prazo de quinze dias para que Lula se explicasse e concedeu tempo também para que a Odebrecht, empresa citada por delatores da Lava Jato como uma das integrantes do "clube do bilhão", apresentasse a sua versão.
No pedido em que reúne informações para apurar se Lula cometeu tráfico de influência, o MP cita diversas menções de que o petista viajou com recursos da Odebrecht em busca de contratos no exterior. Em um dos casos, a empreiteira teria desembolsado 435.000 reais, por meio da DAG Construtora, para pagar um voo fretado para que Lula fizesse suas transações em Cuba e na República Dominicana. Do site de Veja

DOCUMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE ABRE O INQUÉRITO CONTRA LULA
Vejam o facsímile Publicado no site da revista Época:

5 comentários:

Anônimo disse...

Delator Julio Camargo DEMOLE a "Tese do Cartel", hein.
Não fica pedra sobre pedra (ou tijolo sobre tijolo)
É achaque. É Extorsão.
Todo mundo que já prestou serviço -ou vendeu- para o Poder Público
sabe que é assim. Por que com a Petrobrás seria diferente?
.
DEPOIMENTO DE JULIO CAMARGO
.
https://youtu.be/sWMNAKyzTs4
.
https://youtu.be/AQv_72GozBM

Ferreira Pena disse...

O vagabundo vai pagar por seus crimes?

Anônimo disse...

Será que agora pegarão o Don Lulleone?

Anônimo disse...

PANELAÇO VEM AÍ!
Squenta não, gente: dia 06 de agosto haverá na tv um super programa do onestu PT que mostrará as obras do partido com a grana de nosso BNDES, ajudando outros países!
O PT mostrará o Porto de Mariel na terra do burguesão Castro, super obras na Argentina de muitos bilhões, hidrelétricas, super avenidas, aeroportos, reforma de rodovias e muito mais nas Américas e na África, fazendo de nós os otarios do PT, enquanto aqui as escolas caindo aos pedaços, hospitais um lixo, muita miseria e o Brasil progredindo igual caranguejo e ainda abrigando refugiados na miséria total para causarem mais caos!

Anônimo disse...

Bom dia:
O Yussef, em seu depoimento, já disse que o Planalto sabia de tudo e se beneficiava. Quem do Planalto? Lula e Dilma, ele respondeu. Por que isso não é divulgado com a devida atenção?