TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, julho 23, 2015

GOVERNO DO LULA E DA DILMA ABRIRÁ PORTO DE PARANAGUÁ PARA BOLÍVIA OPERAR E AINDA GASTARÁ R$ 60 MILHÕES PARA DOAR USINA TÉRMICA AO ÍNDIO COCALEIRO.

Dilma afaga o tiranete Evo Morales: momento de enternecimento entre bolivarianos. O povo brasileiro paga a conta dessa aventura comunista cucaracha.
Um grupo de técnicos da Bolívia viajará para Brasília em agosto para discutir detalhes sobre o acesso que o país terá ao Porto de Paranaguá, no Paraná, combinado pelos governos há 25 anos, informaram fontes parlamentares à Agência Efe. O acesso ao porto de Paranaguá estava previsto em um tratado assinado por Brasil e Bolívia em agosto de 1990, mas por razões que "ninguém pode explicar" o governo brasileiro demorou 15 anos para enviá-lo à Câmara dos Deputados, disse o senador Roberto Requião (PMDB-PR).
O acordo permaneceu engavetado durante uma década e foi finalmente aprovado em junho, quando passou ao Senado, que "só precisou de 15 dias" para ratificá-lo, explicou Requião. Como foi estipulado há 25 anos, a Bolívia poderá ter acesso a um "depósito franco" no porto de Paranaguá, considerado um dos maiores terminais de grãos da América Latina.
Por meio desse depósito, a Bolívia poderá realizar operações de importação e exportação e obterá uma saída direta ao oceano Atlântico que permitirá diversificar seu comércio.
Os detalhes logísticos devem ser discutidos pela missão técnica boliviana que viajará para Brasília em agosto para discutir o assunto com autoridades da Secretaria de Portos e do Ministério de Transporte. Do site de Veja
GOVERNO DO PT GASTARÁ R$ 60 MILHÕES PARA REFORMAR E DOAR USINA TÉRMICA PARA O BOLIVARIANO EVO MORALES
Em meio a uma crise de energia sem precedentes no país e em busca de fontes alternativas para evitar um racionamento, o governo brasileiro vai gastar 60 milhões de reais para reformar e doar uma usina térmica para a Bolívia. O Ministério de Minas e Energia está nas tratativas finais para viabilizar a negociação. [ESTE BLOG LEMBRA QUE O ÍNDIO COCALEIRO EVO MORALES EXPROPRIOU AS INSTALAÇÕES DA PETROBRAS NA BOLÍVIA SEM QUALQUER INDENIZAÇÃO AO BRASIL. FOI EM 2006, SOB O GOVERNO DO 'BRAHMA', ALIÁS, LULA, QUANDO ERA O TODO PODEROSO...]
A usina térmica Rio Madeira pertence à Eletronorte, uma das empresas do grupo Eletrobras. Inaugurada em 1989, ela foi uma das responsáveis por abastecer os estados de Rondônia e Acre por 20 anos. Com potência de 90 megawatts, o empreendimento fica em Porto Velho (RO) e é capaz de fornecer energia para uma cidade de 700 mil habitantes.
Segundo uma fonte, a usina precisa passar por uma "recauchutagem geral" para entrar novamente em operação. Antes de doá-la, a Eletronorte vai converter a usina para gás natural, combustível abundante na Bolívia.
Essa reforma, com o transporte e montagem na Bolívia, custará 60 milhões de reais. O dinheiro já foi transferido pelo governo para a Eletronorte, responsável pela reforma. Uma usina térmica nova, com capacidade de 100 MW, custa hoje em torno de 100 milhões de reais.
A transação está prestes a ser concluída pela estatal e depende apenas de um sinal verde do Ministério de Minas e Energia. A doação da usina faz parte dos compromissos bilaterais assumidos entre os dois países. Leia mais
SEMPRE SE ARRANJA UM MOTIVO
A térmica Rio Madeira foi desativada em outubro de 2009, quando o Estado de Rondônia foi conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e passou a ser abastecido por hidrelétricas, que produzem energia mais barata.
Em janeiro de 2014, a fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) constatou que a usina, embora desligada, tinha condições de operar parcialmente. Seu prazo de concessão acabava apenas em 2018. No entanto, "devido ao alto custo de operação, esta dificilmente seria despachada".
Por essa razão, a Aneel declarou os bens da usina como "inservíveis à concessão de serviço público". Em 2010, cada megawatt-hora (MWh) produzido pela usina custava 846,98 reais. Atualmente, a térmica mais cara em operação no Brasil é a de Xavantes, também a movida a óleo diesel, com custo de operação de 1.167 reais por MWh.
A conclusão da Aneel deu aval para a continuidade das negociações, que agora estão em fase final. Segundo uma fonte da Eletrobras a par do assunto, trata-se de uma "térmica de qualidade ruim", por isso o Brasil não faria questão de ficar com a planta.
Por meio de nota, o Ministério de Minas e Energia informou que o acordo teve como objetivo "promover a cooperação energética com a Bolívia". O ministério disse que a transferência de 60 milhões de reais foi autorizada por meio da Medida Provisória 625/2013.
O órgão informou ainda que os trâmites necessários para operacionalizar o acordo deveriam ser informados pela Eletronorte. Já a empresa declarou que o governo deveria se pronunciar sobre o assunto, já que se trata de uma negociação internacional.
COMO ESTÁ SOBRANDO O DINHEIRO, O NEGÓCIO É DOAR...
O pedido de doação da termelétrica foi feito diretamente pelo presidente boliviano, Evo Morales, em uma reunião bilateral com Dilma Rousseff - a primeira entre os dois - durante a primeira Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos (Celac), na Venezuela, em dezembro de 2011.
No encontro, Evo explicou à presidente os problemas de energia e os apagões constantes enfrentados por seu país e pediu ajuda. Apesar de ser um dos maiores produtores de gás do mundo, a Bolívia não tem os equipamentos para transformá-lo em energia elétrica.
Dilma prometeu ceder então à Bolívia a termelétrica Rio Madeira, que estava sem uso no Brasil, mas que precisava ser reformada. O contrato seria de empréstimo por 10 anos, renováveis. Na prática, no entanto, o empréstimo se transformaria em uma doação, já que o custo de devolver a usina para o Brasil dificilmente compensaria.
A política de boa vizinhança, no entanto, tem por trás não apenas também necessidade de garantir a boa vontade dos bolivianos. Maior fornecedor de gás ao Brasil, o governo da Bolívia já aumentou duas vezes o preço do metro cúbico enviado ao País, mas garante o abastecimento de outras usinas brasileiras.
USINA BINACIONAL...HUMMM...
Além disso, o Brasil quer viabilizar a construção de uma hidrelétrica binacional, na divisa entre os dois países. Trata-se de um projeto antigo e discutido há anos pelos dois governos, sem ter nenhuma decisão prática até hoje.
O governo ainda terá que elaborar um memorando de entendimento para fazer a cessão formal à Bolívia, o que só deve acontecer quando a usina estiver pronta para ser enviada aos bolivianos. O ato também é enxergado como uma forma de melhorar a imagem do Brasil em La Paz, abalada desde a fuga do senador Roger Pinto Molina da embaixada brasileira, ajudado pelo diplomata Eduardo Sabóia.
A Bolívia continua sofrendo com apagões, especialmente no interior do país, para onde deve ser enviada a termelétrica do Rio Madeira. Do site de Veja

13 comentários:

Anônimo disse...

Queria chamar atenção, e o que deixa qualquer um atônito são as decisões tomadas no Planalto, onde preside esse governo petista imundo, é que quando são decisões para favorecer os brasileiros, tudo é demorado, errado, não flui, feito na coxa bamba. Já, quando é para favorecer os parceiros bolivarianistas tudo é rápido e perfeito, tem credito sem fim, e há uma propaganda sólida de que se está fazendo um grande investimento etc e tal para o país. Quanta roubalheira e insensatez, quanta maracutaias e mentiras.
O Brasil tem que explodir dia 16/8
Canalhas que precisam sumir da vida pública brasileira, tomara que exista cadeia para tanto bandido que merecem estar atrás das grades.

Anônimo disse...

"Pera aí". Ninguém pode barrar um negócio desses? Cadê o Congresso? O povo que vá pra rua e ponha fim nesse absurdo.

Anônimo disse...

O Blog não está mais divulgando os Hangout do prof. Olavo de Carvalho. Algum problema pessoal ou de outra ordem para isso?

O link abaixo fala do projeto do Papa Francisco em relação ao pacto secreto com a Teologia da Libertação e o plano para fuder com a America Latina e que está em pleno vigor.

https://youtu.be/kY6VHGsaR2I

Anônimo disse...

Aluizio, o tal de "depósito franco" não passa de um armazém exclusivo que será utilizado para as importações/exportações de interesse da Bolívia.
Há mais de trinta anos o Paraguai utiliza o Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá, para o mesmo fim.
Vale lembrar que o local onde será posicionado o "depósito franco" será considerado como território boliviano, com as prerrogativas e facilidades alfandegárias próprias de Estado. Como é no caso do armazém empregado pelo Paraguai.
Parece-me que no Porto de Itajaí-SC também existe "depósito franco" do Paraguai, mas fora do porto, em áreas destinadas à guarda de cargas em contêineres ou não.
Olho vivo!!!

Anônimo disse...

Aluizio,
Nada mais surpreende, vindo do deste desgoverno.
Um bando de canalhas, ladravazes da nação, que se apoderaram das três casas ou poderes do Brasil, para se locupletarem.
E não sobra um que possa ser salvo, do que virá.
Mudando de assunto, me enviaram um link com um vídeo, que repasso a todos, do (mst), derrubando avião do prefeito da cidade de Minas, com um canhão de 80 mm.

https://video-ams2-1.xx.fbcdn.net/hvideo-xpf1/v/t42.1790-2/11759709_692056567567214_1536581767_n.mp4?efg=eyJybHIiOjMwMCwicmxhIjo1MTIsInZlbmNvZGVfdGFnIjoicWZfNDI2d19jcmZfMjNfbWFpbl8zLjBfcDBoY19zZCJ9&rl=300&vabr=109&oh=e19833853a722a429e8d52a282140b33&oe=55B10DE5

O MESMO de SEMPRE disse...



Dentro do Estado de Direito Democratico o stf de levando-wisk censura democraticamente a liberdade de expressão. Tudo dentro da lei democratica.

http://betocritica.blogspot.com.br/2015/07/divulgacao.html

Liberdade e Democracia nada possuem em comum.

O ARDIL PERFEITO é fazer com que se confunda democracia com Liberdade e se perca o significado do que seja Liberdade.

Assim, tudo que a maioria eleita em conluio decidir será democrático e chamado de Liberdade.

No Chile sob Pinochet havia mais Liberdade do que na atual democracia bananeira. Até Janer Cristaldo não conseguiu negar isso ao visitar o Chile de Pinochet.
...Lá podia malhar o governo e denunciar, a midia fofocava livre, só não podia matar burgueses, destruir empresas, assaltar e praticar o terrorismo.

Anônimo disse...

Tirem essa louca do poder!

Anônimo disse...

Aluizio,

E esse novo passaporte bolivariano que estão empurrando no Brasil?

Anônimo disse...

É visivel o amor que essa mulher tem por esses ditadores; está no seu dna de guerrilheira!

Anônimo disse...

Caro Aluízio
Assim, vai ficar mais fácil a exportação de cocaina e assemelhados. Final de carreira.
Esther

Anônimo disse...

Para fazer acordos desse tipo a presidente não tem que ter o projeto aprovado no congresso?

Isso aqui é uma república ou um reino?

Zé Sereno disse...

Ao invés de colar na classuda Angela Merkel e aprender alguma coisa útil essa porca imunda só se junta com o que não presta tipo esse índio vagabundo cocaleiro da foto e os demais caudilhos bolivarianos da América Latrina. É isso que dá eleger uma terrorista assassina guerrilheira e fã de Fidel e Che.
Que porcaria de situação chegou nosso país. É lamentável, e não vemos solução a curto prazo.

Anônimo disse...

Prezado Aluízio,
essa informação da doação da usina termelétrica está defasada.
Leia aqui: http://www.forobsb.com/
"Liminar proíbe a doação da usina termelétrica Rio Madeira para a Bolívia ao custo de R$60 mi para os cofres públicos

A juíza federal Daniele Maranhão Costa concedeu liminar em caráter de urgência para determinar o bloqueio de todo e qualquer ato de execução, em especial da Ordem Bancária em favor da ELETRONORTE no valor de R$ 60 milhões de reais em razão de acordo bilateral com a Bolívia.

A decisão foi proferida ontem em caráter de urgência, determinando a citação dos réus.

Processo nº 0019249-29.2015.4.01.3400 - 5ª VARA FEDERAL"

Íntegra da liminar aqui:http://media.wix.com/ugd/9795a2_0fe82a4f1ace4768b500d3eb03fca3e5.pdf

Daniel Lima