TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, agosto 25, 2015

A CRISE AFUNILA EM DIREÇÃO AO IMPEACHMENT DA DILMA E À PROSCRIÇÃO DO PT. O RESTO É CONVERSA MOLE.

Velho de guerra na política, Michel Temer pulou fora do terreiro petralha num claro aceno à Oposição e em sintonia com as exigências da maioria esmagadora da população brasileira.
A matéria que segue após este prólogo é do site de Veja, assinada por Marcela Mattos, enquanto a foto acima, por demais eloquente, é de Ueslei Marcelino, da agência Reuters, que se encaixa perfeitamente e complementa o texto. 
Apesar de todas as jogadas de marketing que incluem a entrevista concedida pela Dilma, bem como a construção de narrativas que são disseminadas nos meios políticos, empresariais e jornalísticos, tentando fazer crer que o impeachment da Dilma poderia atiçar os bate-paus do PT determinando um clima de agitação, não  encontram eco face à determinação da maioria esmagadora dos brasileiros que não quer mais saber de Lula, Dilma e do PT. Já é dado como certo, imediatamente após o impeachment e/ou a renúncia da dita “presidenta”, que surgirá outra avalanche popular peticionando a cassação do registro do PT de acordo com o que dispõe a legislação que disciplina a vida dos partidos políticos. O recebimento de ‘pixulecos’ por parte do PT já feriu de morte a legenda. O mesmo tende a ocorrer com outras agremiações partidárias contaminadas pelo petrolão. 
Assim sendo, ao contrário do que alardeiam a bandalha do PT e seus cúmplices banqueiros e mega empresários, todas essas reivindicações já expostas nas manifestações gigantes como foi a do dia 16 de agosto, como se pôde constatar, não se afastam um milímetro dos mandamentos constitucionais. 
Por isso, quando a turma do PT e seus coiteiros, agora constituídos declaradamente pela nata (já rançosa, é verdade) da “burguesia” nacional verberam a palavra “golpe”, não há ressonância porque está sendo aplicada a uma situação inexistente. Neste caso se tem exatamente aquilo é designado como "mentira”. Pelo contrário, golpe é a manutenção do PT no poder. Ou a Constituição autoriza um governo a fazer tábula rasa da Carta Magna?
Na sequência desta rápida análise que acabei de formular segue a matéria do site de Veja que prova com todas as letras que o impeachment está, mais do que nunca, de pé. Aliás, o impeachment é o remédio para evitar a necrose do tecido constitucional que conduz o país à anarquia, o caminho mais curto para a venezuelização do Brasil. Leiam:
O vice-presidente da República, Michel Temer, informou nesta segunda-feira à presidente Dilma Rousseff que não vai mais ser responsável por discutir com aliados a liberação de emendas e a nomeação de cargos no segundo e terceiro escalões - o que, na prática, o afasta da articulação política do governo. Temer assumiu a função de articulador em abril como uma esperança de pacificação da rebelde base aliada no Congresso, função que os antecessores Pepe Vargas e Ideli Salvatti não conseguiram exercer. No entanto, após problemas com a equipe palaciana e a própria Dilma, o peemedebista entregou o cargo.
Em reunião com a presidente nesta segunda, Temer afirmou que deixa o "varejo" da articulação, mas segue à frente da "macropolítica", participando das reuniões semanais da coordenação política. Oficialmente, o argumento para o afastamento do vice é a conclusão da votação das medidas de ajuste fiscal no Congresso. Temer foi alçado ao cargo justamente com a missão de convencer os aliados a darem aval às impopulares medidas para resgatar a economia brasileira. No entanto, ao acumular a função, o vice acabou se desentendendo com a equipe de Dilma.
Um dos pontos de tensão se deu nas negociações da liberação de emendas - recurso que parlamentares recebem para injetar em suas bases eleitorais. Temer chegou a prometer a liberação de 500 milhões de reais, mas foi desautorizado pelo Ministério da Fazenda, comandado por Joaquim Levy. A aliados, o vice reclamava da falta de autonomia no cargo que lhe fora confiado.
Outro fator que contribuiu para o desgaste de Temer foi sua recente declaração de que alguém precisaria reunificar o país diante das crises política e econômica. A manifestação do vice-presidente foi interpretada por petistas como a senha de que ele próprio estaria se apresentando para assumir a função. A partir daí, Dilma passou a assumir pessoalmente algumas atribuições do vice.
Assessores próximos ao peemedebista relataram que ele vinha sofrendo pressão de todos os lados - desde parlamentares sedentos por emendas a peemedebistas que defendem o rompimento com o governo. Conforme relato da equipe palaciana, Temer deixou a reunião nesta manhã com um sorriso, o que contrasta com a irritação demonstrada desde que assumiu o posto.
O desembarque de Temer, avaliado com congressistas como um bom negociador, pode piorar a relação do governo com o Congresso. No início deste mês, as bancadas do PTB e do PDT na Câmara declararam independência e deixaram a base aliada, já fragilizada após o rompimento do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com o Planalto.
O gesto de Temer é encarado por peemedebistas como um aceno à oposição, principalmente depois da manifestação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que defendeu publicamente a renúncia da Dilma como "um gesto de grandeza". "Logicamente, é uma sinalização de que a oposição pode confiar nele, caso assuma o governo", resume um deputado, vislumbrando a renúncia ou o impeachment da presidente.
Homem de confiança de Dilma, o assessor especial da Presidência Giles Azevedo é cotado para assumir a função do peemedebista. Ele já participa das reuniões da equipe política e tem agido para blindar o governo nas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) criadas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Do site da revista Veja

12 comentários:

Jayme Guedes disse...

Nessa espécie de delação premiada, onde o premio é o perdão do eleitor, a Dilma exibe uma variante prolixa do "eu não sabia", alegação típica de petistas envolvidos em corrupção e ou incompetência explícita. Segundo o texto , a Dilma "abusa da inteligência do brasileiro" e esse binômio, brasileiro e inteligência, é uma contradictio in terminis. Como abusar do que não existe? Costumo dizer que a qualidade da mensagem é reveladora de como o destinatário é visto pelo remetente. A Dilma não apenas pensa que somos um povo idiota, ela tem certeza disso e, o que é pior, tem razão. Se alguém discorda, experimente apontar outra razão para a baixa qualidade dos nossos eleitos. No futebol, cada brasuca é um técnico exigentíssimo na escalação da seleção; na política cada brasuca é absolutamente irresponsável na hora de escolher a quem delegar a construção do futuro do país. Ah, mas é difícil escolher bons candidatos. Não é. Pelo contrário, a fórmula é fácil: não sou o que digo ou dizem que sou; não sou nem mesmo o que penso ou pensam que sou. Eu sou o que faço. Minhas ações são minhas pegadas no caminho, só elas me definem. Apliquem essa fórmula a todos os eleitos que impuseram esse enorme atraso ao país e verão que nenhum, nenhum realizou um mínimo que justifique o mandato que exercem. A crise provoca sofrimento mas, como só o sofrimento traz crescimento, chegou a hora de crescermos como povo.

Anônimo disse...

No iminente impeachment de Dilma pode gerar caos social. Nesta conjuntura conturbada é OBRIGAÇÃO LEGAL as FFAA intervirem.

Anônimo disse...

Temer não é nada confiável, mas de qualquer forma, pior que Dilma e seus canalha não é, e o povo brasileiro via redes e manifestações de ruas que se seguirão quando prejudicado, são um grande estorvo doravante para os maus políticos!
Doravante, a patrulha popular continuará sem cessar; parabéns, os movimentos ao estilo "vemprarua"!
QUAL TEATRO V ATUAVA, DILMA - ÓTIMA ENCENADORA, SABE?!
CONTE PRÁ GENTE! QUE CUSTA?
Podia estar na GRobo desempenhando quaisquer papeis, o de bandida, de vilã, os melhores - capacidade de sobra tem, de fazer inveja - pois não saber da crise que assolava o Brasil graças a seu parasita e desequilibrado PT todos sabiam, evidente, menos v que não "sabia" de nada!
Sua encenação é de causar arrepio nos fariseus e hipócritas do antigo Templo de Jerusalém que, se estivessem vivos, pediriam demissão de vergonha dos papeis de encenação deles!
Já recorreu mais à direção da CNBB?

Anônimo disse...

olha essa mocoronga...

nem postura de presidente tem...

sempre arqueada e com esse braços abaixados feito um boneco de mamulengo...

Adilson Minossi disse...

Tirando o Tiririca e o Romário qualquer um é melhor do que Dilma. Questiono há muitos anos o diploma universitário desta mulher que não sabe formar uma frase. Ou foi maconha nos tempos de terrorista e guerrilheira ou então ela não se formou em nada e atiraram um diploma pra cima e ela pegou. O Mestrado e Doutorado já foi provado que ela nem começou. E estava no currículo quando assumiu a Presidência. A pressão foi forte e retiraram. Grande parte dos brasileiros não sabe que ela teve uma lojinha destas de 1,99 onde vendia quinquilharias vindas do Panamá. Ela tinha uma sócia nesta loja e a loja faliu. FALIU!!! Quem consegue quebrar uma lojinha destas não tem condições de ser prefeita de uma cidadezinha do interior. E o Criador desta Criatura, o espertalhão Sapo Barbudo queria era fazer média com as mulheres assim como fez com os negros ao indicar o Joaquim Barbosa para o STF. Ainda bem que Barbosa mostrou ser um grande Juiz.
O Brasil só vai sair deste atoleiro quando o PT desembarcar do Planalto.

Jurandir disse...

NÃO E TEORIA DA CONSPIRAÇÃO... ACORDA BRASIL!!!

https://www.facebook.com/acaoocupabrasil/videos/858941994182101/?hc_location=ufi

Anônimo disse...

Entre escolher o PT ou PMDB é a coisa está feio mesmo na política!

Anônimo disse...

O Braziu é muito mais maió que os EUA, sabia?
Enquanto no Palhaço do Pranauto tem 4.600 (funcionários, e quantas dezenas de centenas de parasitas?) a White House Washington DC tem apenas 460!
Golpes são: inflação de quase 10%, saquear a Petrobrás, contas de luz quase dobradas em preço, prejuízo ao PIS, corte de 9 Bi da "Patria Educadora", preços dos combustiveis, a mais alta taxa de juros do mundo, desemprego em alta etc...
E os zumbis do PT saem pelas ruas vociferando: NÃO VAI TER GOLPE, NÃO VAI TER GOLPE...
Os VERDADEIROS GOLPISTAS vermes do PT acusando os outros de serem golpistas para se defenderem!

Data Venia disse...

Se os partidos aliados deste governo apodrecido continuarem ignorando a vontade da grande maioria dos brasileiros, salvando Dilma, Lula e o PT, vamos dar a resposta nas urnas. Eles fazem o acordão e nós fazemos o FAXINÃO!

Anônimo disse...

Temos que ter calma pois o Temer tem acusação no STF sobre propinas no Porto de Santos. Procurem matéria de 2011.
Deixo claro: renúncia, impeachment, PT fora e proscrito, estou nessa!
Mas,...trocar seis por meia dúzia, aí não dá!
Emenda pior do que o soneto é muito amadorismo e mostra a fragilidade em que se encontra o país. A 'Deus dará'.

Cavalaria Ligeira

Anônimo disse...

Desconfio de que o diproma da soberana foi comprado na feira do rolo.

Anônimo disse...

Karadibunda!!!