TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, outubro 02, 2015

LULA, O PIXULECO, SERÁ OUVIDO PELA LAVA JATO.

O ministro Teori Zavascki, relator dos processos do petrolão no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja ouvido, como testemunha, nas investigações da Operação Lava Jato. Com isso, o maior escândalo de corrupção da história da República chega definitivamente ao ex-chefe máximo do país. No despacho, Zavascki também permitiu que sejam tomados os depoimentos de ex-ministros do governo petista, como Ideli Salvatti, Gilberto Carvalho, os ex-presidentes da Petrobras José Sergio Gabrielli e José Eduardo Dutra, o ex-tesoureiro da campanha de Dilma em 2010, José de Filippi Junior, e o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, ele próprio um dos presos pela Operação Lava Jato.
No início de setembro, o delegado Josélio Azevedo Sousa solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente fosse ouvido nas investigações do propinoduto armado para assaltar a Petrobras. Conforme o documento, o ex-presidente pode ter sido "beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo". O pedido da Polícia Federal é em parte amparado nos depoimentos do doleiro Alberto Youssef, do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do ex-gerente de Engenharia da estatal Pedro Barusco.
O pedido para que o petista prestasse depoimento faz parte de um dos inquéritos da Operação Lava Jato em que são investigados, entre outros, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Ciro Nogueira (PP-PI), o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e parlamentares.
"Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva, que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal", diz a PF.
'Eles sabiam' - Para embasar o pedido, o delegado cita a delação premiada em que o doleiro Alberto Youssef confirma que Lula e integrantes do Palácio do Planalto tinham conhecimento do esquema criminoso do petrolão. O teor desta delação foi revelado por VEJA. "A presente investigação não pode estar dissociada da realidade fática que ela busca elucidar e, no presente caso, os fatos evidenciam que o esquema que por ora se apura é, antes de tudo, um esquema de poder político alimentado com vultosos recursos da maior empresa do Brasil", completa a polícia.
Segundo os investigadores, os depoimentos poderiam esclarecer pontos como por que nove ministros e ex-ministros de Estado são citados ou investigados como beneficiários diretos do esquema de corrupção e como o governo federal nomeou diretores para a estatal do petróleo "em troca de apoio político". "Neste cenário fático, faz-se necessário trazer aos autos as declarações do então mandatário maior da nação, Luiz Inácio Lula da Silva, a fim de que apresente a sua versão para os fatos investigados, que atingem o núcleo político-partidário de seu governo", diz a PF. Do site da revista Veja

11 comentários:

Anônimo disse...

Este caso do Eduardo Cunha se parece com o do Ibsem Pinheiro, 1.000 US$ se transformaram em 1.000.000 US$ , naquele foi o Zé Dirceu... neste o Lula ... tem os tentáculos longe...na Suíça.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, porque o STF tem de autorizar, se o canalha-mór não tem foro privilegiado?
2º- deveria ser ouvido como indiciado, enquadrado e recolhido a presidio de segurança máxima, junto com sua "famiglia" e todos terem os bens bloqueados.
Chega de impunidade ao meliante!
Eduardo.45

Anônimo disse...

O cerco vai se fechando contra o farsante Lula do pirata PT, o tal "não sabia de nada", mas se enfiava e mandava em tudo!
Dr Sergio Moro, além de não ter medo de assombração, não acredita em historias da Carochinha, Lula, e nem cairá no seu bico!
Outro dia até o esquerdista Boechat da Band, noticiando que toda hora o PT diz que as doações "foram legais", é preciso parar com essa palhaçada de "foram legais"...
O PT tem sido o vampiro do Brasil, andando carregado nos braços do vagabundo tal qual Partido Meretriz Do Brasil-PMDB!

Anônimo disse...

Não entendi! Porque vai ser ouvido como testemunha? Ele é o ladrão.

Anônimo disse...

Caro Aluízio
O Lula continua vendendo ministérios para obter apoio político para a Anta, na condição de presidente de fato. O comportamento dele é e sempre foi descarado. Até parece que não existe a lava-jato. O elemento tem um comportamento criminoso temerário e está desafiando a PF e o Judiciário. Ele e a Anta.
Esther

Unknown disse...

Lula o intocavél, protegido pelos "GAVIÕES" da mais alta "CORTE DE JUSTIÇA" deste país.

"Política sem medo" disse...

Ele nao deveria ir depor como testemunha e sim como indiciado e algemado para sair direto para a cadeia. Se assim nao acontecer, vamos ficar indefinidamente esperando que esse maldito se cale e pare de fazer mais maleficios para o nosso pais? Eu ja nao tenho mais paciencia de ouvir as bravatas desse alienado e rogo ao Dr. Sergio Moro que esse tal depoimento como testemunha seja so para nao assusta-lo e ele nao ficar se contorcendo desde ja. Cuidado, Dr. Sergio Moro que esse meliante costuma ter "desarranjos intestinais e tambem verbais" quando se sente acuado! Nao se aproxime muito que ele pode contaminma-lo com a imundicie que ele e. Mantenha distancia desse corrupto e corruptor.

Anônimo disse...

Na hora que for interrogado pelo Dr Moro, Lula vai se comprometer e ficar acuado, e passar a perna nesse juiz de verdade não dá nem para pensar, ainda mais Lula, um velhaco e espertalhão que vive apenas de tramoias!
Só de ser comunista é mafioso, das mesmas qualidades dos nazistas e fascistas, a peste que infesta os séculos XX e XXI!

Anônimo disse...

-Como testemunha eu digo po senhor, dotor, que nunca "antez na istoria desse paizzz," eu e meus cumpanhero fomo tao caluniado e difamado; aproveito pa' pidi' po dotor processa' todo mundo e pidi' pa' solta' a 'rapaziada'.
Isso e' tudo intriga do Aluizio,da Veja, do Corone', Antagunista, do Bicudo e da oposicao que num que' ve nois governano pos pobre! (lula)!

-Hummm, sei, sei, sei....(Dr Sergio Moro)!

Anônimo disse...

Tudo indica que foi substituído o PT - o Partido das aves-de-rapina-PT pelo PMDB - o Partido Malandro do Brasil - que se vendia ao PT, corresponsável por todas as mazelas por que passa o Brasil!
De qualquer forma, se não for um RECUO ESTRATÉGICO do PT para se lançar doutra forma no ataque e de novo tentar engolir o PMDB, pior que tã não fica!
Devolva esses supostos médicos da praga Cuba, PMDB!
Lamentável que parte do PSDB, caso FHC, nunca fez oposição ao PT: só fingia ser oposição e deu nisso!

Anônimo disse...

Como indiciado teria direito de permanecer calado. A testemunha não tem esse direito e, se mentir, estará cometendo crime. A ratoeira está armada...