TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, novembro 02, 2015

CONEXÃO PORTUGAL: AUTORIDADES PORTUGUESAS INVESTIGAM PESSOAS DO CÍRCULO DE LULA SOBRE NEGOCIATA ENVOLVENDO OI E PORTUGAL TELECOM.

Lula e José Sócrates, o ex-premiê português, que recentemente esteve preso e agora responde processo em liberdade.
A Polícia de Portugal está investigando pessoas próximas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como a ex-governantes e gestores brasileiros e portugueses, num inquérito relacionado ao negócio fechado entre a operadora Oi e a Portugal Telecom (PT) em 2010. As revelações foram publicadas nesta segunda-feira pelo jornal português Público e confirmadas pelas autoridades policiais do país europeu.
A suspeita é de que pagamentos teriam aberto as portas para que o acordo tivesse a autorização necessária da parte do estado brasileiro e agências reguladoras. O dinheiro para essa autorização teria vindo de construtoras brasileiras, numa forma de quitar uma dívida que existia entre essas empresas e a Portugal Telecom, avaliado na época em 1,2 bilhão de euros.
O Ministério Público português confirmou ao Estado que existem duas investigações ocorrendo em paralelo e que a cooperação com o MP brasileiro tem sido "constante". Segundo o jornal, existe a suspeita de "pagamentos de várias dezenas de milhões de euros ao universo restrito do ex-presidente da República Lula da Silva, bem como a ex-governantes e gestores brasileiros e portugueses."
A primeira página do jornal português Público destaca em manchete a investigação que envolve Lula e seus sequazes nas negociatas da Oi com a Portugal Telecom
EMPREITEIRA BRASILEIRA SUSPEITA
O dinheiro teria vindo de empresas como a construtora Andrade Gutierrez, "através de territórios como Angola e Venezuela." O presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, é réu na Operação Lava Jato e é considerado um dos homens que permitiu o acordo entre a Portugal Telecom e a Oi, numa negociação que começou em 2007. A partir de agora, as autoridades dos dois países tentam estabelecer uma conexão a partir dos e-mails apreendidos, além de depoimentos e escutas telefônicas.
Segundo o jornal Público, o inquérito afeta "a abrangência dos contatos que se estabeleceram entre os círculos próximos do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e os do ex-primeiro-ministro José Sócrates."
Em janeiro, a polícia portuguesa realizou uma operação na sede da Portugal Telecom em Lisboa, com o objetivo de colher dados sobre o contrato com a Oi. Segundo a revista Sol, também de Portugal, documentos com anotações "Portugal Telecom" foram encontrados na casa de Luís Oliveira Silva, sócio e irmão de José Dirceu.
O então presidente da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, ainda foi aconselhado pelo ex-presidente de Portugal, Mário Soares, a procurar o escritório de advocacia Fernando Lima, João Abrantes Serra e José Pedro Fernandes, a LSF & Associados. O gabinete é ligado à José Dirceu, segundo o jornal. Já Soares teria sido contratado para aproximar os empresários ao ex-presidente Lula.
Dentro da Portugal Telecom, os pagamentos de 50 mil euros mensais para a LSF & Associados teriam gerado confrontos. "Luís Pacheco de Melo, ex-administrador financeiro da Portugal Telecom, questiona Granadeiro, mas o CEO o avisa que existe um acordo para cumprir", explica o jornal. Melo, ainda assim, suspenderia os pagamentos, mas só depois que 200 mil euros tivessem sido depositados. Ele ainda tentaria bloquear o acordo com a Oi.
Ao mesmo tempo, a empresa portuguesa teria sido informada de que o "negócio com a Oi está condicionado à entrega ao grupo petista de 50 milhões de euros, verba que deve ser movimentada por uma conta em Macau. Sem pagamento, não haverá parceria".
A partir desse momento, as conversas entre Lula e Sócrates teriam se intensificado. Ao jornal Diário de Notícias de 8 de julho de 2010, o próprio Dirceu afirmaria que sempre defendeu "a fusão da Oi com a Brasil Telecom ou com uma empresa como a Portugal Telecom." 
"As autoridades suspeitam agora de eventuais verbas ilícitas entregues ao grupo de Lula da Silva e a políticos e gestores portugueses. E os indícios apontam para uma origem na parcela de 1,2 bilhão, com o Ministério Público a querer saber quem deixou a sua assinatura ", concluiu o jornal. Do site do jornal O Estado de S. Paulo

11 comentários:

Anônimo disse...

Vale repetir.

"O tesouro de Macau"


"Lula e José Dirceu negociaram uma propina de 50 milhões de euros para permitir a fusão entre a Oi e a Portugal Telecom, a serem pagos em Macau.

É o que diz a reportagem de primeira página do principal jornal português, O Público.

Até agora, porém, o assunto não ganhou uma linha no Brasil."

http://www.oantagonista.com/posts/o-tesouro-de-macau

TERMINATOR disse...

Caracas, eu estava agora pouco limpando minhas revistas e livros antigos aproveitando o feriado e revi uma foto do Reagan e da Thather apertando as mãos quando os americanos garantiram que se a Inglaterra perdesse algum porta-aviões nas Falklands eles emprestariam um porta-helicópteos (LHA classe Midway) para os ingleses continuar a campanha. Agora abro o blog e vejo a foto desses dois apertando as mãos. Quanta diferença! E não é só por causa deste assunto (roubalheiras, claro) do post não. Ai ai ai ai.

Anônimo disse...

Agora ficou claro o empenho do PT e asseclas em aprovar medida que possibilite o retorno de grana depositada ilegalmente no exterior!!! Só nessa negociata Lula e seus sequazes trariam ao Brasil mais de duas centenas de milhões de reais depositados em Macau, fruto de propina oriundo do negócio entre a Oi e a Portugal Telecom!!!

Anônimo disse...

Lula cumpriu o que se propunha a fazer em sua viagem a Brasília na quinta-feira: assumiu de fato o comando do PT e do governo. Para botar tudo em pratos limpos, reuniu-se com o Diretório Nacional do partido e, à noite, no Palácio da Alvorada, com os ministros que colocou no Planalto, mais o seu preposto na presidência do PT. A presidente Dilma Rousseff também estava presente. http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/opiniao-2/editorial-do-estadao-lula-assume-o-comando-geral/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+augustonunes+%28Augusto+Nunes%29

Anônimo disse...

Por favor, alguém poderia me dizer se teremos manifestação nas capitais no dia 15/11?

Alexandre, The Great disse...

Informo que o Movimento Intervencionista programa ocupação em BSB dia 15/11. Há convocação nas redes.

Anônimo disse...

Há poucos meses atrás, quando J.D. voltou a figurar como participante da roubalheira na PetroBras, fiz um comentário que dizia o seguinte: "Algo me diz que o tesouro dele está guardado em terras lusitanas. Como eu desconfiei disso? Para mim começou a ficar claro quando o governo português quebrou, resultado de anos da ação esquerdista atuando naquele país. Aí liguei com o fato de que, nem bem tinha assumido a presidência, o "Paz e Amor" havia pego o avião e tinha zarpado pra lá. Com tanta coisa para fazer por aqui, o que teria ido fazer por lá? Pelo andar das investigações talvez agora a nação acorde e descubra porque está empobrecendo a cada dia que passa...

SUCRIS disse...

NOSSA QUE VERGONHA!QUE BAITA DECEPÇÃO!ESTE PAÍS SÓ TEM MESMO É CÍNICOS E HPÓCRITAS!LEVEI CENSURA DOS ANTAGONISTAS E CORTE EM COMENTÁRIOS.TUDO É UM ENGANO NESTE PAÍS QUE NÃO ACEITA CRÍTICAS E A PROCURA DA VERDADE!SONHO MESMO QUE UM METEORO CAIA NESSA VALA FÉTIDA QUE É O BRASIL ACABE COM A MAIORIA DESSES PROJETOS DE SERES HUMANOS,DE PSEUDO CIVILIZAÇÃO E RECOMESSE TUDO!A GENTE NÃO SABE HOJE EM DIA SE CHORA OU RI DE CONVIVER COM TANTA EXCRESCÊNCIAS. QUE O TOM DA VERDADE NOS ESCLAREÇA E NOS AJUDE!

Anônimo disse...

"COLONIZADOR & COLONIZADO"! O passado explica o presente, ne' pedro cabral, pedro I, II, joao VI, et caterva!!!

Anônimo disse...

E a falcatrua feita pelo PT, a Gleisi e o maridão Hoffmann no Paraguai: superfaturaram uma obra de Itaipu em mais de 90 milhões de reais e embolsaram toda essa grana. É o PT exportando o seu Know How.

Anônimo disse...

Pior de tudo é o subfaturamento dos minérios nas exportações. Uma verdadeira farra!!!
Rastreiem os navios de petróleo, os super petroleiros, aí vcs verão...