TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, novembro 06, 2015

ESTUPIDEZ ENDÊMICA

Por Olavo de Carvalho
Transcrito do site Mídia Sem Máscara
Algumas idéias espalham-se com grande sucesso não apesar de serem estúpidas, mas precisamente porque o são. A estupidez maciça exerce um poder anestésico e paralisante sobre a inteligência humana, detendo o seu movimento natural e fazendo-a girar em falso em torno de alguma crença idiota por anos, décadas ou séculos, incapaz de livrar-se do seu magnetismo perverso ou de pensar o que quer que seja fora do círculo de ferro da idiotice consagrada.
O exemplo mais assombroso é este:
É impossível descobrir ou traçar qualquer conexão lógica entre as liberdades civis e a estatização dos meios de produção. São esquemas não somente heterogêneos, mas antagônicos. Antagônicos lógica e materialmente. Qualquer garoto de ginásio pode compreender isso tão logo lhe expliquem o sentido dos dois conceitos.
A candura com que tantos homens adultos falam em “socialismo com liberdade” – isto quando não chegam a acreditar que essas duas coisas são a mesma, ou que uma decorre da outra com a naturalidade com que as bananas nascem das bananeiras – é a prova inequívoca de uma deficiência intelectual alarmante, que desde há um século e meio se espalha sem cessar pelas classes cultas, semicultas e incultas com a força avassaladora de uma contaminação viral, sem dar sinais de arrefecer mesmo depois que a experiência histórica comprovou, de maneira universal e repetida, aquilo que poderia ser percebido antecipadamente por mera análise lógica e sem experiência histórica alguma.
A pergunta é simples e brutal: como é possível que a centralização do poder econômico, expandindo-o automaticamente sobre toda a sociedade e investindo-o da força suplementar do aparelho repressivo do Estado, venha a torná-lo menos opressivo e tirânico do que milhares de poderes econômicos parciais e limitados, espalhados como farelo, desprovidos do poder de polícia e em perpétua concorrência uns com os outros?
Ninguém deveria precisar de mais de alguns segundos para atinar com a resposta óbvia: Não, não pode. Nem se pode negar que os próprios clássicos do “socialismo científico” tenham ajudado a tornar essa resposta ainda mais patente, quando declararam alto e bom som que o que se seguiria ao capitalismo não seria uma democracia, de qualquer tipo que fosse, e sim a ditadura do proletariado. O que eles não explicaram jamais, nem nenhum de seus seguidores pediu jamais que o fizessem, foi como essa ditadura, uma vez vitoriosa e consolidada, poderia transmutar-se numa democracia exceto pelo método de liquidar-se a si mesma, dissolvendo o monopólio estatal e distribuindo o poder econômico entre os particulares – outra impossibilidade lógica ilustrada por uma longa e sangrenta experiência histórica que um pouco de inteligência tornaria perfeitamente dispensável.
Em suma, a fé nas virtudes libertárias do socialismo, mesmo quando tênue e matizada, é sinal de uma deficiência cognitiva grave, que se espalha como praga e se arraiga no fundo dos cérebros por virtude da própria estupidez originária que a produz e determina.
Mas, como uma vez aprisionado na idiotice o cérebro humano nada consegue conceber fora dela ou sem referência a ela, o sucesso propagandístico da idéia socialista trouxe consigo uma multidão de cretinices derivadas e secundárias, cujo poder de persuasão não se rende nem mesmo ante a evidência dos fatos mais constantes e repetidos.
Uma delas é a crença, hoje um dogma de evangelho, de que a educação universal obrigatória tem o poder de aplanar as diferenças socioeconômicas. Pois deveria ser lógico e intuitivo que, se a exigência de credenciais escolares se impõe até nas profissões mais simples e modestas, credenciais mais altas e difíceis de obter se espalharão de maneira concomitante e automática entre as profissões mais prestigiosas e rentáveis, deslocando para cima, sem alterá-lo, o quadro inteiro da estratificação social. O sociólogo Randall Collins, no clássico estudo The Credential Society. An Historical Sociology of Education and Stratification (New York, Academic Press, 1979), demonstrou que, exceto por um curto período durante o New Deal, foi exatamente isso o que se passou nos EUA: o reino das credenciais escolares não democratizou nada, apenas instituiu, nos andares mais altos da sociedade, a república das sinecuras milionárias, corrompendo de quebra o zé-povinho ao inocular na sua mente a ambição inalcançável da ociosidade bem remunerada. Mas, assim como toda idéia estúpida tem o condão de paralisar a intuição lógica, mais ainda ela debilita e por fim suprime a capacidade de aprender com a experiência histórica, que não é senão a longa e dolorosa demonstração indutiva daquilo que, para uma inteligência normal, já estava demonstrado antes por mera análise dos conceitos envolvidos.
Pouco importando o seu nível formal de instrução, pessoas contaminadas por essa paralisia endêmica das inteligências naufragam num oceano tão escuro e denso de erros de percepção e raciocínio que terminam incapazes de conhecer a sua própria posição na sociedade e os efeitos mais óbvios das suas próprias ações, mesmo e sobretudo quando receberam treinamento universitário em ciências sociais.
O exemplo mais óbvio é o dos sociólogos, economistas, juristas e cientistas políticos de esquerda, quando alardeiam que as universidades são o “aparato ideológico da burguesia”, construído para perpetuar a hegemonia cultural do capitalismo. Pois proclamam isso nas mesmas universidades estatais que eles próprios dominam sem a menor interferência da burguesia e nas quais toda objeção capitalista ao império do marxismo é punida com boicotes, chacotas e notas baixas, se não com o fim abrupto de uma carreira universitária. É óbvio que essas pessoas, literalmente, não sabem onde estão nem percebem o que fazem. Estão perdidas no espaço e no tempo -- o que não impede que o restante da população continue confiando nelas para que lhe expliquem como a sociedade funciona.

17 comentários:

Anônimo disse...

Aluízio,

Olavo de Carvalho, como sempre, uma luz na escuridão bananeira.

Índio Tonto/SP

TERMINATOR disse...

¨Ninguém deveria processar mais de alguns segundos ...¨ No caso dos bananeiros tem duas resposta: Ou é ¨dãããã!¨ ou é ¨¨Então¨, espaço, ... resposta à seguir!¨ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Do Antagonista:
"Dias Toffoli resolveu mesmo entrar para a História pela porta de serviço, ao devolver a Maria Thereza, e não entregar a Gilmar Mendes, a relatoria da ação de impugnação de mandato eletivo contra Dilma Rousseff que corre no TSE"
O Antagonista esperava outra coisa?
"O Antagonista procurou tucanos para ouvi-los sobre a decisão de Dias Toffoli. Só dá caixa postal"
Os tucanos sempre souberam que não iria dar em nada. Tucano só pensa em 2018. O Antagonista não sabia?
"O Paraná Pesquisas avaliou as intenções de voto em 2018.Lula aparece em terceiro lugar..."
Aquem interessa pesquisa de intenção de votos para 2018, daqui a três longos anos?
Assim como os tucanos, o Antagonista continua fazendo teatrinho

Data Venia disse...

O ANTAGONISTA DEVE ESTAR COM FADIGA DE COMBATE!

O TSE acabou, a Zelotes acabou, o impeachment no Congresso Nacional acabou, o povo nas ruas acabou.

Só sobrou uma barreira contra a quadrilha: a Lava Jato.

http://www.oantagonista.com/posts/so-sobrou-a-lava-jato

JÁ NÃO BASTA ATURAR OS SOLDADINHOS DE EDINHO SILVA COM ESTA CANTILENA “NÃO ADIANTA LUTAR, O IMPEACHMENT FRACASSOU” ? AGORA O ANTAGONISTA RESOLVEU ADERIR AO ESFORÇO PETISTA DE DESMOBILIZAÇÃO DOS INDIGNADOS! IMPERDOÁVEL! O PIOR POST QUE ELES JÁ PUBLICARAM.

O BLOG DEVERIA ESTAR INCENTIVANDO AS PESSOAS A APOIAR O ACAMPAMENTO DO MBL, A IR PRA BRASÍLIA PRESSIONAR OS POLÍTICOS, COMO VOCÊ E REINALDO AZEVEDO ESTÃO FAZENDO. OS PETISTAS ESTÃO COM TANTO MEDO QUE O ACAMPAMENTO CONTINUE CRESCENDO QUE O MST VOLTOU A AMEAÇAR INVADIR. ATÉ O LULA FEZ CRÍTICAS A INICIATIVA DO MBL EM DISCURSO RECENTE. NÃO É HORA DE DESISTIR, DE LEVANTAR BANDEIRA BRANCA! EU NÃO QUERO VIRAR ESCRAVO DE PETRALHA PARA O RESTO DA VIDA!

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/mst-espalha-que-vai-invadir-acampamento-de-movimentos-pro-impeachment/

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/ai-que-medinho-lula-resolveu-nos-ameacar-na-conferencia-da-sem-vergonhice-e-esta-com-inveja-de-kim/

Anônimo disse...

Só podia ser um texto do Olavo de Carvalho.
Perfeita e inteligente a forma como é colocado o assunto.
Muito a ver com o que sinteticamente Alexandre Costa expõe no seu "Introdução à Nova Ordem Mundial".

Cavalaria Ligeira

SUCRIS disse...

EM QUE ACREDITAR?EM QUEM ACREDITAR!CUBA,NA PRATICA JÁ E AQUI,ESTA SÓ FALTANDO COMEÇAR A MATANÇA E AS PRISÕES ARBITRARIAS.O CASTIGO PRA ESTE POVO,QUE NÃO SE TORNOU UMA NAÇÃO ESTÁ SE AVIZINHANDO,MAS A MAIORIA NÃO ACREDITA,POIS NUNCA DE VERDADE CAIU DE SEU BERÇO ESPLENDIDO!SÓ O FUTURO Q SE MOSTRA TENEBROSO DIRÁ.
https://www.facebook.com/1522637937976868/videos/1538201716420490/

https://www.facebook.com/coronelmoezia/photos/a.345641275646359.1073741828.343295982547555/438061193071033/?type=3&pnref=story

https://www.youtube.com/watch?v=nEBaBz5OPyI&list=PL4fQwwgA67zJXDhrCZQ361d1e bnILJAu5&index=18

https://www.youtube.com/watch?v=uvFb01UwGV4&list=PL4fQwwgA67zJXDhrCZQ361d1 ebnILJAu5&index=39

Anônimo disse...


Veja:
http://pensabrasil.com/justica-de-portugal-pede-a-prisao-de-lula-no-brasil-e-stf-pede-mais-informacoes/

http://pensabrasil.com/caiu-ordem-de-prisao-a-lula-pegou-o-stf-de-surpresa-e-ligou-o-sinal-amarelo-no-brasil/

samuel disse...

APROVEITO AS PRÓPRIAS PALAVRAS DO PROF OLAVO PARA FAZER MEU COMENTÁRIO. Em Nova Iorque, FHC bebe vinhos em farta mesa com Aecio, José Serra... Descobriu na maturidade, os prazeres de milionário com gordas contas bancárias no exterior. Saboreia o espírito de alguns livros, de alguns vinhos, de alguns uísques, de uma esposa jovem. Tudo que ele deseja é sossego e ....homenagens para massagear sua vaidade...
AQUI NO BRASIL PEDIA VOTOS PARA FACHIN.
Ele comete o terrível erro de avaliação de todos os que abraçaram a social-democracia, de achar que chegam ao poder, cavalgando na mentira igualitarista, e nele conseguirão manter-se. Ora, eles sempre serviram e servirão de abre-alas da revolução. Nas suas pegadas sempre virão os “verdadeiros” socialistas.
É impossível descobrir ou traçar qualquer conexão lógica entre as liberdades civis e a estatização dos meios de produção. São esquemas não somente heterogêneos, mas antagônicos. Antagônicos lógica e materialmente. Qualquer garoto de ginásio pode compreender isso tão logo lhe expliquem o sentido dos dois conceitos.
Mas, uma vez aprisionado nessa idiotice, o cérebro humano nada consegue conceber fora dela ou sem referência a ela, trazendo ao sucesso propagandístico da idéia socialista, uma multidão de cretinices derivadas e secundárias, cujo poder de persuasão não se rende nem mesmo ante a evidência dos fatos mais constantes e repetidos.
O exemplo mais óbvio é o dos sociólogos, economistas, juristas e cientistas políticos de esquerda.
O CASO DO BRASIL MOSTRA QUE NUNCA, NA HISTÓRIA DO CAPITALISMO, O DISCURSO SOCIALISTA RENDEU TANTO DINHEIRO A TÃO POUCOS...

Anônimo disse...

"A quem interessa pesquisa de intenção de votos para 2018"
Resposta ao anônimo: principalemte ao PT, assim eles ficam mais 3 anos. Em 2018, como sempre, eles darão jeito nos tucanos.

Anônimo disse...

os garotos da USP votam no PT sem ao menos saberem o q estao fazendo.qdo entram no mercado de trabalho eh q percebem a m.q fizeram.soh continuam com as mesmas ideias, os apadrinhados pela "ideologia"!

Anônimo disse...

.lullao nao quer sombra,tah com medo do garoto de 19 anos do MBL>>>>>>>>

Anônimo disse...

Agora parece tudo muito claro. O PMDB precisava do PSDB para dar andamento ao impechment. O PSDB nunca mostrou interesse, pelo contrário, fez corpo mole para barrar o impeachment. Quando começaram a aparecer as denuncias contra o Cunha, o PSDB foi rápido no gatilho, retirou seu apoio, assim como o Antagonista. Se o Antagonista tivesse pressionado o PSDB assim como implicou com o Cunha, talvez a situação do governo hoje não seria tão confortável. Preferiu demolir o Cunha. O Antagonista é assim, às vezes brilhante, às vezes "muito burro". Conclusão, até agora, o único blog confiável que não muda de lado, é o blog do Aluízio Amorim.

Anônimo disse...

Como o max jornalista que é, Aluízio, avalie o impacto dos falsarios religiosos infiltrados na Igreja católica pró disseminação do comunismo, das Conferencias Episcopais, como a CNBB e a TL repletas de esquerdistas aliados dos vermelhos, desde D Hélder.
Aliás, a Teologia da Libertação-TL é obra da KGB em particular, não alertando o povo do perigo da peste comunista; ao contrario, repassando um cristianismo fraternalista, imanente, gramscianista.
Confira os preparativos de Vindice e Nubius da Alta Vendita na Italia, em 1824 para tentarem até alcançarem até um papa segundo seus predicados, para dar força à causa maçônica, globalista.
Idem, 2 ex agentes da KGB arrependidos, Bella Dodd e Yuri Bezmenov e o que faziam infiltrando agentes deles na cúpula eclesiástica católica, desde o reinado de terror de Lênin.
Talvez seriam os maiores responsaveis pela disseminação do comunismo por não o combaterem, o quanto basta aos marxistas!
Já viu o PT se insurgir contra a CNBB ou a TL? Eis a prova, pois o PT sabe espezinhar e desafiar seus inimigos!

Anônimo disse...

2º Hangout dos Caminhoneiros - "O Brasil vai Parar!" - O Brazil de fora do Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=eiVf2xRMiXI

Anônimo disse...

Do anônimo: "Dias Toffoli resolveu mesmo entrar para a História pela porta de serviço, ao devolver a Maria Thereza, e não entregar a Gilmar Mendes, a relatoria da ação de impugnação de mandato eletivo contra Dilma Rousseff que corre no TSE"
Tudo teatrinho do PSDB e do Gilmar Mendes. Alguém pensaria em entregar um relatório para um juiz que se manifestou públicamente a favor do impeachment. O Gilmar Mendes nunca quis ser relator, praticamente pediu para passar para outro. O PSDB ficou em silêncio, já tem uma desculpa, respira aliviado.

Anônimo disse...

PUTZZZ!!! Que texto, meu!

Isso é pra acabar com qualquer nhém, nhém, nhém.

O.C. the demolisher, never leaves a stone unturned!

Anônimo disse...

1 Olavo foi comuna ate os 40 e tantos, entao seu texto e um auto-retrato daquela epoca.
2 Quem esta impondo a agenda socialista e ambientalista no mundo sao os mega-banqueiros e mega-empresarios da NWO, que dominam a midia mundial, que faz a lavagem cerebral das massas, exatamente como ocorreu com o Olavo no passado.
3 O exemplo brasileiro e tipico, basta ver como banqueiros e grandes empresas financiaram o pt, a Marina, etc