TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, novembro 24, 2015

POLÍCIA FEDERAL CONCENTRA-SE AGORA EM BUMLAI, MAS NÃO DESCARTA INVESTIGAR LULA.

A Polícia Federal e a força-tarefa da Lava Jato devem investigar se o governo do ex-presidente Lula beneficiou o pecuarista José Carlos Bumlai em contratos com a administração pública. Embora Lula não seja formalmente alvo de investigação, ele foi frequentemente citado pelo próprio Bumlai como a autoridade que poderia destravar impasses - desde a manutenção do ex-diretor Nestor Cerveró na Petrobras até a confirmação de um contrato de sondas pelo grupo Schahin. Por ora, a ofensiva dos investigadores deve se focar em empréstimos de instituições financeiras, como o BNDES, utilizados para o esquema de corrupção, mas a PF não descarta apurar se o Palácio do Planalto, sob a gestão Lula, interferiu em contratos operados por Bumlai.
Em sua delação premiada, o lobista Fernando Baiano disse que, na tentativa de emplacar um contrato entre a empresa OSX, do ex-bilionário Eike Batista, com a Sete Brasil, empresa gestada no governo Lula para construir as sondas de exploração do petróleo do pré-sal, o empresário José Carlos Bumlai foi acionado para interceder junto a Lula. Em troca, o pecuarista teria recebido comissão de 2 milhões de reais, que acabaram repassados a uma nora do ex-presidente para a quitação da dívida de um imóvel.
"Em relação ao ex-presidente Lula, são citações ainda sem qualquer conteúdo de prova efetiva. É muito comum que o nome seja usado sem autorização. Pode ser esse o caso, mas tem que apurar, ver se houve realmente alguma interferência do Palácio do Planalto nesses contratos", defendeu hoje o delegado Igor Romário de Paula, que atua na Lava Jato.
Segundo o procurador Diogo Castor de Mattos, a força-tarefa da Lava Jato já está investigando "dezenas de milhões de reais" em contratos suspeitos, incluindo documentos envolvendo as empresas São Fernando Açúcar e Álcool e São Fernando Energia, administradas pelos filhos de José Carlos Bumlai, e do frigorífico Bertin. De acordo com depoimento do ex-presidente do Banco Schahin, Sandro Tordin, os petistas Delúbio Soares e José Dirceu, condenados no julgamento do mensalão, intercederam para que a instituição financeira liberasse um empréstimo de cerca de 12 milhões de reais a Bumlai. Esse empréstimo, dizem os investigadores, teria sido fraudado para dar ares de veracidade ao repasse de recursos que quitariam dívidas de campanha do ex-presidente Lula em 2002. Ao final, com o dinheiro na conta de Bumlai, os valores foram transferidos para contas do Frigorífico Bertin.
"Existem outros empréstimos de instituições financeiras que estão sob investigação e somam quantias de dezenas de milhões de reais. Há suspeita de outros empréstimos. Caso haja realmente esse vínculo [com esquema de corrupção na Petrobras], tomaremos as medidas cabíveis em relação aos investigados", disse Mattos. Do site da revista Veja

4 comentários:

Anônimo disse...

Toda água deságua no mar. Até o rio de lama, ex doce, leva a lama para o oceano. Assim também toda essa enxurrada de rejeito deve desaguar naquele que deve ser o maior responsável por tudo isso. É muito primário, infantil achar que toda essa engrenagem criminosa não tem um chefe, um capo, a exemplo de todas organizações mafiosas. Sendo assim o Brasil espera que esse mentor vá em cana. Tem até um slogan que diz: "A coisa só muda com 'ele' na Papuda".

Anônimo disse...

Mas o Molusco já não fugiu? Não foi fazer um levantameto de quem pode albergá-lo, sem ter de cumprir extradição?
O "Caso Bumlai", para quem está acompanhando, está arrebentando com toda a camarilha. Se a CPI - do faz de conta - do BNDES não vingou como deveria, no Congresso, agora, com certeza vai ter BNDESÃO. E não vai demorar.
Só um detalhe irônico: o PT, que se arvorou em paladino da justiça, quando "advogou" (rsrsrsrs) pelo financiamento público de campanha, incriminando o privado, agora está começando a pagar o pato, justamente pelo que defende. Para quem não sabe, o dinheiro do BNDES, emprestado à mão solta a empresários (com retornos generosos ao PT), é o do meu e do seu bolso. Dinheiro do Tesouro, ou seja, impostos! Financiamento público, não é o que queriam?
A Justiça tarda, ...mas vem.

Cavalaria Ligeira

Anônimo disse...

Antagonista: "Apesar de 66% dos eleitores acharem que Eduardo Cunha não tem independência para analisar um pedido de impeachment de Dilma Rousseff e 77% o considerarem um mau político, 40% acreditam que a oposição deveria apoiá-lo para que ele pudesse ajudar a tirar a petista do Planalto. É como se dissessem "é o que temos"
O PSDB, sempre na cotramão da história, está fazendo o diabo para tirar o Cunha, provavelmente sabendo que é o único que pode viabilizar o impeahcment. O PSDB está muito "preocupado com a opinião pública", com a imagem de "golpista". Golpe é o que o PSDB aplicou ao Brasil, ao estado de direito, inviabilizando o impeachment e dando sobrevida a um governo corrupto e ladrão.

Anônimo disse...

o psdb É UMA GANG DO MESMO NAÍPE DO pt!
SÃO TÃO BANDIDOSS E CORRUPTOS QUANTO. NÃO HA DIFERENÇAS1
POR ISSO OS CRAPULAS SE PROTEGEM MUTUAMENTE. O BRASIL JÁ SACOU ESSA SAFADEZA NOJENTA DE FHC E SEUS COMPARSAS.tODOS PROTEGENDO LULA E DILMA POIS TEM O RABO SUJO IGUAL AOS DOS CANALHAS.