TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, dezembro 01, 2015

QUEM NOS GOVERNA?

Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
Quem nos governa? A rigor ninguém. É verdade que Lula da Silva está sempre se intrometendo junto à criatura. Ele tira e põe ministros, como fez desde o primeiro mandato de Rousseff e, pior, dá palpites na economia querendo reeditar as medidas populistas que a governanta e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sob seu comando puseram em prática.  
Contudo, aos quase 13 anos de governo petista não foram feitas as reformas necessárias. A Saúde tornou-se um descalabro com requintes de crueldade. A Educação chegou ao seu pior nível. A violência urbana, que tem como causa principal a livre entrada no País das drogas, aumentou a ponto de supor que estamos em guerra civil tantas são as mortes cometidas por bandidos que são presos e logo soltos. Os carros, comprados aos milhões sem planejamento urbano tornaram o trânsito um inferno. A corrupção desbragada, como nunca antes houve nesse país, dilapidou a Petrobrás e outras instituições.
Depois do “milagre” do magnânimo pai Lula vieram as consequências na economia: inflação crescente, aumento do desemprego e da inadimplência (|nome politicamente correto para calote), recessão. A situação tende a piorar.
No Planalto temos o desgoverno da senhora atarantada, cujas únicas funções são viajar, receber atletas e falar para plateias restritas e adestradas para aplaudi-la. Exposta publicamente é vaiada, como tem acontecido com vários participantes do governo petista.
De fato, não há mais Poder Executivo. A governanta não possui apoio nem popular nem no Congresso, muito menos do seu criador e do PT, e acaba de perder o líder do governo no Senado, o petista Delcídio do Amaral que foi preso. Algo nunca acontecido por se tratar de um senador em exercício. Outro presidente da República já teria sofrido o impeachment ou renunciado.
A desdita do senador aconteceu não porque ele ofereceu uma fuga rocambolesca a Cerveró, temendo ser incluído na delação premiada do ex-diretor da Petrobras, mas por ter afrontado os ministros do STF. Junto com o senador Delcídio do Amaral foi preso o banqueiro André Esteves, dono do BTG, muito ligado às altas autoridades e suas nebulosas “transações”. Na véspera foi preso também José Carlos Bumlai, acusado de intermediar contratos na Petrobras e arrecadar propinas em nome de seu grande amigo Lula da Silva, junto ao qual tinha passe livre quando este era presidente.
Quanto ao Poder Legislativo estaria bastante desfalcado se houvesse aplicação efetiva e ágil da lei. No entanto, apenas o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, foi exposto longamente na mídia como o único corrupto da República. Isso aconteceu por conta de seus “pecados” ou por que é ele quem desencadeia o rito de impeachment da presidente que, aliás, já foi uma vez barrado pelo Supremo? Ou por que encarnou a única e breve oposição ao PT?  Ou mesmo por que logrou a rápida independência  do Congresso sempre agachado diante do Executivo? 
As indagações são pertinentes porque existem, ligados á Lava Jato, 67 investigados no STF por envolvimento nos esquemas de corrupção da Petrobras, entre eles, deputados e senadores. Tem ainda ministros envolvidos e os chamados inquéritos ocultos, além das peças sem denúncia para as quais a Polícia Federal pediu prorrogação de prazo para investigações. A quantidade de autoridades envolvidas em assaltos a coisa pública é de tal monta, que dá impressão que somos governados por uma máfia dirigida por um poderoso e inimputável chefão. Mas, sobre a máfia política não houve uma campanha sistemática de desmoralização junto á opinião pública.
Chegamos a um ponto em que a economia está arruinada e o sistema político faliu. Os partidos políticos não possuem mais representatividade e, para piorar não surgiram novas lideranças como aconteceu na Argentina com a vitória de Maurício Macri ou com o despontar de nomes como Luís Lacalle no Uruguai, Henrique Caprilles na Venezuela ou Keiko Fujimori no Peru. Estes falam a língua evoluída dos liberais e são capazes de quebrar a hegemonia latino-americana da neoesquerda nefasta, populista, atrasada que vem infelicitando os povos latino-americanos.
No Brasil, a hegemonia petista impediu a emergência de estadistas e vemos as mesmas e cansativas figuras se posicionando para a corrida aos cargos eletivos. Como é fraco todo esse material político que se apresenta para disputar nosso voto.
Aqui, de inédito e meritório, somente figuras isoladas no Poder Judiciário, como o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa e agora o juiz federal Sérgio Moro coadjuvado pela Polícia Federal e por promotores. Estes têm a capacidade de aplicar a isonomia do Direito e a competência de fazer justiça através da lei.  No mais, mergulhamos numa crise de proporções gigantescas. Somos um barco à deriva, sem capitão e sem leme.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga. www.maluvibar.blogspot.com.br

9 comentários:

Anônimo disse...

Excelente artigo. Precisamos sim de líderes políticos com a estatura moral do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa e do Juiz Sérgio Moro para unificar a nação e comandar a limpeza ética no Brasil. Tudo o que for fora disso não será o suficiente para elevar o Brasil ao nível das nações civilizadas e democráticas.

O MESMO de SEMPRE disse...

Grande Aluizio,

sobre a materia logo abaixo, há que se pensar um periodo de tempo maior e contabilizar esquizitices que apontam para GRANDES ARMAÇÕES SAFADAS:

- Cunha não é santo e com absoluta certeza um corrupto.

- Quando Cunha se opôs ao Dilma, logo providenciaram uma alegação denunciosa do operador Julio Camargo. Contudo este jamais havia feito tal afirmação anteriormente e CONVENIENTEMENTE soltou uma denúncia idiota sobre Cunha lhe ter pedido propina. Contudo não deu qq prova de sua afirmação.
Na sequencia a advogada abandonou seus milionários clientes e fugiu para Miami, sem qualquer justificativa verossímil que apoiasse tal decisão.

Isso leva a IDÉIA de que foi o PGR (militante do PT) que induziu Camargo a soltar uma denuncia fajuta e prontamente vazada pelo PGR a fim de incriminar Cunha para chantagea-lo.
CURIOSAMENTE o PGR não foi agil em NENHUMA OUTRA DENUNCIA sobre VÁRIOS OUTROS POLÍTICOS, levando meses para denunciar ALGUNS denunciados e DESCARTAR OUTROS CITADOS em DELAÇÕES anteriores.
NO CASO CUNHA O PGR (militante petista) FOI UM The Flash, denunciando-o e pedindo pena pesadíssima de forma imediata.

Como não foi fornecido provas por J. Camargo, na sequencia descobre-se uma conta de Cunha num banco suiço (cujo André Esteves-BTG, ligado ao PT, é dono).
CURIOSAMENTE esquece-se a denúncia fajuta do Camargo e FOCA-SE nas contas indiretas de Cunha na Suiça.

É lógico que o banqueiro ligado ao PT valeu-se de SWEU BANCO SUIÇO para fornecer fatos para que o governo pudesse CHANTAGEAR CUNHA com a ajuda do serviçal Janot.

Com a prisão de DELCIDIO, NOVAMENTE FORJAM uma outra FAJUTISSIMA INCRIMINAÇÃO de CUNHA a fim de desviar o foco e aumentar a pressão sobre Cunha.

A FARSA SE REPETIU!!!!! ...CURIOSAMENTE a CHANTAGEM com intermediação do André BTG-Suiça sócio do irmãos de Eduardo Paes, É UTILIZADA PARA CHANTAGEAR ROMÁRIO.

MUITA COINCIDÊNCIA JUNTA!!!

JURANDIR disse...

ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! FFAA - RJ

https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/12289474_533654646809609_3603677493248647203_n.jpg?oh=1b4167e537ecb10d9ec11464630242d0&oe=56F1C206

TERMINATOR disse...

Quem governa os bananeiros? Bom, primeiro vamos combinar que o país nos seus cerca de cinco séculos de existência mais errou do que acertou, aliás foi um fracasso completo. Qualquer governante parido de um povinho como o bananeiro (safado, promíscuo, vagabundo, sem caráter, sem personalidade e um monte de etc negativos) não terá capacidade para fazer nada que preste ou (se for um pouco ¨mais esperto¨) simplemente vai roubar, roubar muito e na cara dura. Lógico que tem/teve exceções mas estas exceções são/foram tão raras que a principal razão da calamidade que o país vive hoje é a falta de gente que preste (entendam preste do jeito que quizer) porque se fossem a maioria o país não estava do jeito que está.

Adilson Minossi disse...

Aluizio, com muito orgulho sou amigo da Professora Maria Lúcia há muitos anos. Raros articulistas sabem retratar como ela o que acontece no Brasil após 2003 com a chegada ao Planalto do Batráquio Hirsuto e seu poste que fala.

Anônimo disse...

Quando Dilma Lula ou qualquer um desses graudões bandidos do PT vomitarem alguma coisas nas redes de tv, como "faremos uma ajustes fiscal", significa que "arrocharemos os cidadãos com novos impostos etc." ou inverta o que dizem, conforme o caso e verá como v terá entendido a REALIDADE DO QUE QUERIAM DIZER!
Eles soltam o bafo sempre em linguagem cifrada, sempre querem bofejar o contrario ou outra coisa, são as serpentes do Éden!

SUCRIS disse...

"GENTE QUE PRESTE" ...NÃO ESQUEÇAMOS QUE OMISSÃO DOS QUE SE DIZEM PESSOAS DE BEM,TB NÃO FAZ"PRESTAR" EM NADA NO CENÁRIO QUE SE PRESENTA!VAMOS ACORDAR DE VEZ GENTE,EU SEI QUE É HORRÍVEL A SENSAÇÃO DE QUE NÃO HÁ PRATICAMENTE PESSOAS HONESTAS E PROBAS NA POLÍTICA E EMPRESARIADO BRASILEIRO.SEM CONTAR AS INÚMERAS COVARDES,ACOMODADAS E OMISSAS QUE ACHAM QUE NÃO PODE PIORAR!VAI PIORAR MUITO E TALVEZ SEJA TARDE DEMAIS PARA REAGIR!MAS BATER NESSA TECLA DE JOAQUIM BARBOSA COMO TAL É INSANO!VEJAM O QUE ESTE SENHOR TEM DITO NOS ÚLTIMOS TEMPOS, ACOMODADO NA SUA PENSÃO DE MAIS DE 30 MIL REAIS!ACORDAR É PRECISO,MESMO QUE SEJA EM OUTRO PESADELO DESSA MATRIX!

OFF Topic? disse...

Recebi um e-mail de uma tal AWAKEN LOVE ACTION GLOBAL, que apoia o Movimento pela Base Nacional Comum, do Governo (MEC e Merpedante?)e que solicita ao destinatário colaboração para uma Educação Básica (Infantil, Fundamental e Médio) enviando texto com sugestões para um programa educativo de crianças e adolescentes que envolve, entre outras, as seguintes propostas: Autoconhecimento e Autocuidado – Pensamento Crítico, Criatividade e Inovação – Abertura à Diferença e Apreciação da Diversidade... Cuma??? Bem amplo, vago e escorregadio, o projeto pode ser preenchido com qualquer doutrina, além de embutir ISCAS ideológicas como essa “ABERTURA À DIFERENÇA E APRECIAÇÃO DA DIVERSIDADE”. Elles estão pensando que vão continuar nos manipulando, mesmo agora que todo mundo acordou e está atento? Afinal, pretendem o quê? Abrir madrassas e formar SS? A COISA FEDE A PÓ DO ESQUELETO DO GRAMSCI.

Anônimo disse...

Comentário Gelio Fregapani - Turquia, Russia e OTAN, Sem noção e Um problema financeiro
Sem Noção

1 - Da Maria do Rosário: "É um crime alguém resistir a um assalto, pois põe em perigo a sua vida e também a vida do pobre explorado que teve que praticar o assalto para viver"

2 - A “fabricação” de terras indígenas e comunidades quilombolas está fomentando, no país, mais um “Apharteid Étnico” a exemplo do implantado pelos indígenas da Raposa e Serra do Sol, em relação aos não índios.

3 - A demarcação de áreas em nome de um “Resgate Histórico” é um engodo, criado pelas ONGs e governos estrangeiros, infelizmente encampado por todos governos desde o final do período militar. Atualmente, se vê índio preto com cabelo pichaim. Trata-se de mais uma farsa montada por ONGs fajutas e petistas ladrões.

4 - A privatização da Companhia Vale do Rio Doce – (FHC em 1997) desnacionalizou um dos mais rentáveis patrimônios do país e deixou a exploração do minério brasileiro totalmente à mercê do capital internacional. O que sobrou esvaiu-se na corrupção do PT.

5 - O PSDB mudou o estatuto da Petrobras para em 1999 para fazer os golpes mortais contra a Petrobras - a entrega das ações na Bolsa de NY, a entrega das petroquímicas, a venda da petroquimicas para um grupo turco. O PT interrompeu a desnacionalização apenas por um pequeno período enquanto ampliava a corrupção pré existente e em seguida retomou a desnacionalização. Nenhum deles tem noção de Pátria. Imagine-se o que sobrará se a principal traidora, Marina Silva, for eleita um dia .
Mais aqui:
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/20968/Comentario-Gelio-Fregapani---Turquia--Russia-e-OTAN--Sem-nocao-e-Um-problema-financeiro/