TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, fevereiro 12, 2016

AONDE ESTAMOS INDO?

Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
Esta é uma pergunta extremamente complexa que diz respeito não só ao Brasil, mas ao contexto mundial, sendo impossível de ser respondida num breve artigo.
Darei apenas breves pinceladas sobre o tema sem tratar da revolução dos meios de comunicação eletrônicos, da iminente era dos robôs dotados de inteligência emocional, da modificação genética de embriões, dos avanços da ciência que nos possibilitarão viver bem mais e morrer com cara de 30 anos.
Isso e muito mais não é ficção e trará grandes mudanças ao planeta. Entretanto, se o futuro está acelerado e só será interrompido se algum maluco cismar de fazer uma demonstração atômica acabando de vez com o mundo, meu interesse é por outros tipos de mudança, aquelas que alteram valores, comportamentos e atitudes.
O tema mudança social é amplo e existem variadas análises elaboradas por filósofos, sociólogos, historiadores, cada qual com seu enfoque. Aqui cito apenas o filósofo e historiador alemão, Oswald Arnold Gottfried Spengler (29/05/1880 – 08/05/1936), que entre outras obras escreveu The Decline of West, ou seja, O Declínio do Ocidente.
Spengler, como tantos outros que se debruçaram sobre o estudo da mudança social pensava que sociedades são como organismos humanos que nascem, crescem e morrem. Não vou discutir se sociedades morrem ou apenas se transformam, mas penso ser interessante citar o pensamento do autor alemão que afirmou no início do século XX: “A civilização ocidental está agora em declínio e sua desintegração é inevitável, pois ela deve percorrer o caminho de todas as civilizações extintas”.
Isso pode parecer drástico e, claro, não acontece de uma hora para outra, pois processos históricos são longos diante da brevidade de nossas vidas. Contudo, já se percebe o declínio ocidental, especialmente na Europa com a entrada dos mulçumanos, não só os que já tinham se radicado especialmente na França e na Bélgica, como através dos milhões de refugiados que estão sendo acolhidos na Alemanha e nos demais países europeus.
Explicando melhor, como as populações europeias estão envelhecidas e a natalidade daqueles países é baixa, em tempo relativamente curto os mulçumanos serão maioria e, obviamente farão prevalecer sua cultura político-religiosa como de certo modo já o fazem.  Então, a sharia será amplamente implementada e não haverá mais infiéis Lembremos ainda, que sendo o Islã expansionista a ideia é a de se impor globalmente.
Já houve tempos e lugares em que judeus, cristãos e mulçumanos conviveram de forma pacífica como na Espanha antes da Nova Inquisição dos reis católicos Fernando e Isabel. Hoje isso é difícil uma vez que está havendo um choque de visões de mundo opostas, sendo que o grande alvo do ódio terrorista são os judeus.
Para ficar mais claro tomo o exemplo das mulheres: Entre mulçumanos a mulher é inferiorizada, coisificada. Há países em que não podem estudar ou sequer dirigir um carro. Vestem o xador ou a burca, roupas nas quais apenas os olhos aparecem.
No ocidente as mulheres trabalham, estudam, ocupam empregos antes só desempenhados por homens. Contudo, muitas se coisificam ao ficar praticamente nuas nas praias e vestir roupas que mais mostram que escondem certas partes do corpo.
Recentemente, em Colônia – Alemanha, jovens alemãs foram estupradas por refugiados. Elas portavam minúsculas minissaias e andavam sozinhas. Para a cultura mulçumana elas eram solteiras e estavam disponíveis e mulçumanos só obedecem a suas próprias leis e não as dos países que os acolhem. Para nós ocidentais foi um ato brutal e reprovável como são os ataques terroristas.
Onde estavam os homens alemães para defender suas mulheres? Perguntou uma entrevistadora a uma jornalista dinamarquesa. Esta respondeu dizendo que os homens europeus foram efeminados, ensinados a ser corteses, a não protestar, a se adequar a tudo e isso produziu um desequilíbrio no qual os homens perderem seus valores. 
Acrescento que esse desequilíbrio se deve em grande parte ao nefando politicamente correto, que impõe a autocensura por temor à opinião pública. A sociedade ocidental está sufocada por essa excrescência ideológica, de matriz esquerdista e com viés de dominação, pois tudo que se diz pode ser interpretado com preconceito, racismo ou crime passível de severa punição.
Muitos outros exemplos de choque de civilizações podem ser dados, quem sabe em outros artigos, mas o fato é que valores ocidentais estão se perdendo e expressões da vida, incluindo a arte, vão se tornando vulgares e banalizadas.
No Brasil acentua-se não o declínio, mas a degradação social e econômica comandada em larga medida por um governo que institucionalizou a corrupção como nunca antes nesse país.
Aonde estamos indo? Regredirá o mundo a uma sombria Idade das Trevas? Tomara que não.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.

9 comentários:

A caminho da reconstrução disse...

Já estamos na Idade Média, moral e eticamente.
Não nos esqueçamos que o agente saneador é a Peste.
Ela virá.

Anônimo disse...

Artigo lúcido.
Já temos os Reis (lula, maduro, merkel...) os Senhores da terra (george soros, mais uma cambada de ricões...) os bárbaros (islâmicos) e os vassalos (nós).

samuel disse...

AONDE ESTAMOS INDO? Sob a liderança da president zika estamos indo para a M$#%@

Anônimo disse...

As considerações a seguir, foram copiadas do Livro de Urântia, sendo parte de um documento elaborado por um Conselheiro Divino, advindo as esferas mais alta e sob autorização dos Anciãos do Dias.
Precisamos de uma choque de realidade para nos dar conta de que o processo de evolução é o caminhamento para o engrandecimento, fortalecimento da Ordem Moral, do Caráter, da Dignidade, longe de, digamos, homens afeminados e mulheres masculinizadas.
Leiam e reflitam:

As incertezas da vida e as vicissitudes da existência de nenhuma maneira contradizem o conceito da soberania universal de Deus. Toda a vida da criatura evolucionária é assediada por certas inevitabilidades. Considerai o seguinte:

A coragem — a força de caráter — é desejável? Então, o homem deve ser criado em um ambiente que requeira um enfrentamento das dificuldades e uma reação às decepções.

O altruísmo — o serviço aos semelhantes — é desejável? Então, a experiência de vida deverá propiciar-lhe o deparar-se com situações de desigualdade social.

A esperança — a grandeza da confiança — é desejável? Então a existência humana deverá confrontar-se constantemente com inseguranças e incertezas renovadas.

A fé — a suprema afirmação do pensamento humano — é desejável? Então, a mente humana deverá ser colocada frente a grandes dificuldades, nas quais sempre sabe menos do que pode crer.

O amor à verdade e a disposição de ir até onde quer que esse amor conduza são desejáveis? Então, é bom que o homem cresça em um mundo no qual o erro esteja presente e a falsidade seja sempre possível.

O idealismo — um conceito muito próximo do divino — é desejável? Então, o homem deve labutar em um ambiente de relativa bondade e beleza, em cercanias que estimulem a busca incontida de coisas melhores.

A lealdade — a devoção ao dever mais elevado — é desejável? Então, o homem deverá continuar sempre em frente, apesar de rodeado de possibilidades de traição e deserção. O valor da devoção ao dever advém do perigo implícito de fracasso.

O desapego — o espírito do auto-esquecimento — é desejável? Então, o ideal é o homem mortal viver frente a frente com o incessante clamor de um ego inescapável, que exige reconhecimento e honras. O homem não poderia escolher a vida divina, de um modo dinâmico, se não existisse uma vida do ego à qual renunciar. O homem não poderia nunca se aferrar à salvação, na retidão, se não houvesse nenhum mal em potencial exaltando e diferenciando o bem, por contraste.
O prazer — a satisfação da felicidade — é desejável? Então, o homem deverá viver em um mundo no qual a alternativa da dor e a probabilidade do sofrimento sejam possibilidades experimentáveis sempre presentes.

Marcos Pereira

Anônimo disse...

Acho que o europeu está sendo vítima da mídia sensacionalista e de governantes irresponsáveis que não mediram as consequências de seus atos "politicamente corretos", mas de irresponsabilidade ímpar. A chegada dos “refugiados ”, tem características de invasão sem precisar dar um tiro colocaram a Europa de joelhos e fizeram seus cidadãos seus próprios reféns sem direito de defesa.
O "politicamente conveniente" tem como regra rotular como desumanos, racistas etc os que cumprem a lei, e transformam em heróis aqueles que pintam e bordam. Se os que pagam a conta não levantarem a voz serão esmagados como ratos, aliás vemos isso diariamente no nosso pais.
Quanto aos jovens alemães, com certeza, não usavam minúsculas saias, quem escreveu deve ter confundido com as meninas do Brasil que na grande maioria gravitam em torno da nudez.

O Libertário disse...

O objetivo do Islã, declaradamente, é destruir o ocidente por dentro. E está avançando. O ocidente cristão já está batido e dificilmente terá condições de reagir. Entretanto, o ocidente está prenhe do povo e da cultura judaica e os judeus não vão se submeter como nunca se submeteram completamente. Só se os judeus forem exterminados o ocidente cai, e se isso acontecer a civilização da terra volta aos tempos das cavernas ou algo parecido. Os bárbaros não darão continuidade ao desenvolvimento como conhecemos; seus valores são outros. Toda essa tecnologia desaparecerá por falta de continuidade, as florestas retomarão seus lugares (os ecochatos vibrariam, se existissem), sobrarão alguns feitos do homem assim com sobraram as pirâmides.

Anônimo disse...

Um frio desgraçado,e as meninas de mini-saias?

Anônimo disse...

Os homens não foram efeminados eles foram calados, com o politicamente correto. Na Europa em especial na Alemanha o povo como um todo foi rotulado como fascista devido genocídio nazista e estão pagando a conta até hoje, aliás é o único povo que indenizou as vítimas e o único povo que é o estrangeiro no seu próprio pais, calado vai pagando a conta.
Já os mais de 20 milhões mortos de Stalin com requintes de crueldade que inspirou Hitler, segundo a História, parece que foi assim um" mal necessário".

http://www.youtube.com/watch?v=UqSmVJEIL0Q

E os horrores vívidos pelo povo ucraniano agora estão sendo resgatados pela história.


http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1046

SUCRIS disse...

TÃO SIMPLES,TÃO NA CARA PRA QUALQUER UM VER!MAS COM CERTEZA UM MONTE DE ABESTADO VAI DIZER QUE É TEORIA DA CONSPIRAÇÃO,QUE DE TEORIA AGORA,DÁ PRA ENXERGAR QUE ULTRAPASSOU!É SÓ JUNTAR OS PONTOS,O MOSAICO DAS AÇÕES ULTRA,EU DISSE ULTRA ESQUERDISTA, ÀS GRADAÇÕES SOCIALISTAS EM VÁRIOS PAÍSES DE FORMA QUE TANTAS IDÉIAS BOAS,DECENTES E VIÁVEIS,"ESPOSADAS"PELO POLITICAMENTE CORRETO,VIRARAM AÇÕES BIZARRAS E DESCONSTRUTORAS DAS CIVILIZAÇÕES OCIDENTAIS!CRIANDO GRANDES INVERSÕES,DISTORÇÕES DESPROPORCIONAIS,PROBLEMAS COGNITIVOS QUE JUNTANDO TUDO ACIONARÁ O GATILHO DO CAOS!E AÍ VIRÁ "ALGUÉNS" COM A SOLUÇÃO,NO MEIO JÁ DE TANTA TURBAÇÃO!DIFÍCIL DE ENTENDER?DIFÍCIL DE COMPREENDER?SE FOR PRA NÃO FICAR TOTAL INDEFESO PEGA O "P CORRETO E MANDA PRA PQP E SEGUE EM FRENTE, ONDE SÓ É VIÁVEL O QUE SUA ÉTICA,ALMA E CORAÇÃO FIRMAR QUE É!OBVIO QUE A RECEITA É SÓ PRA QUEM TEM ESSAS ARMAS FIDEDIGNAS! !