TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, março 02, 2016

LAVA JATO: DELAÇÃO PELA METADE NÃO COLA.

Procurador Carlos Fernando 
Um dos coordenadores da força-tarefa da Operação Lava-Jato e negociador de colaborações premiadas, o procurador federal Carlos Fernando dos Santos Lima disse ontem considerar pouco factível a hipótese do que classificou como uma “delação pela metade” por parte de executivos da Odebrecht, com aval de Marcelo Odebrecht.
A possibilidade de delação foi mencionada em notas publicadas nos últimos dias. Por meio de sua assessoria, a Odebrecht nega a estratégia e diz se tratar de hipótese divergente da linha de defesa jurídica escolhida pela empresa.
— Acordo parcial, onde o executivo só entrega parte dos fatos que sabe, talvez esteja só na imaginação das pessoas. Não é assim que as coisas funcionam. Eles podem até querer falar. Mas não será feito de acordo com beneplácito da empresa. Se vier com metade da história, não tem acordo. Para a delação ocorrer, ela tem que vir com sinceridade — disse Carlos Fernando.
Marcelo: provável condenação
Para a força-tarefa, as colaborações só ocorrem quando o delator confirma fatos já apurados com base em provas colhidas pela Lava-Jato, e ainda apresenta fatos novos. Assim, para aceitar a delação de um executivo da Odebrecht, um dos primeiros passos seria que eles estejam dispostos a admitir crimes de corrupção, inclusive com participação de Marcelo Odebrecht. Para a Lava-Jato, ele sabia dos pagamentos de propina.
— Depois que Camargo Corrêa e outras grandes empresas fecharam acordos, ficou mais difícil ocorrerem novas colaborações. Os fatos estão esclarecidos. Talvez já esteja na hora de punir algumas pessoas pelos crimes que cometeram — afirmou o procurador.
De acordo com o jornalista Ricardo Noblat, Léo Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS, já condenado pela Lava-Jato, reuniu parte da família na semana passada e comunicou que decidiu fazer delação. Condenado a 16 anos de prisão pelo juiz Sérgio Moro, Pinheiro foi solto, mas usa tornozeleira eletrônica. Se for condenado pela 2ª instância, voltará a ser preso. Ele enfrenta sérios problemas de saúde.
De acordo com o blog de Lauro Jardim, o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, deu início às conversas com o MPF para fazer delação premiada. Um dos pontos que interessam aos procuradores é que Bumlai dê detalhes sobre os supostos R$ 2 milhões que o lobista Fernando Baiano disse ter repassado a pedido dele para nora de Lula.Do site de O Globo

7 comentários:

Anônimo disse...

Prisão caprichada neles e quando sentirem as dores do isolamento, resolverão abrir os bicos!
Deve ser coisa muito pesada por terem tanto medo e revelarem só "aquelas" coisas; as pesadas, não...
Tá; Dr Moro tratará de seus casos!

fred oliveira disse...

Provas os procuradores, creio, ja' tem de sobra, inclusive sobre Lula. Aluizio, mudando um pouco de assunto, veja os amigos do lula: Genoino ( foi preso), Dirceu(preso), Joao Paulo Cunha (foi preso), Pizzolato ( preso), Delubio ( foi preso), Silvinho ( condenado ) Andre Vargas ( preso), Delcidio do Amaral ( foi preso), Vaccari ( preso), Joao Santana ( preso), Bumlai ( preso), Marcelo Odebrecht ( preso) Leo Pinheiro ( foi preso) , Renato Duque( preso ) Pedro Barusco ( foi preso ), Cerver' ( foi preso ) e o nosso Paulinho ( foi preso)...faltou alguem?...Por que Lula tem tantos amigos encrencados na justica, alguem abe responder? e por que o pt tem tantos membros importantes presos ou que passou recentemente pela cadeia? Isso sem falar os amigos suspeitos que ainda podem ser encarcerados como Pallocci e Edinho.

Anônimo disse...

Os colaboradores tentarão usar meias verdades para contar mentiras inteiras,
mas o Dr Carlos Fernando já deu a dica:sem enrolação.Ou conta tudo ou permanece em cana.Alguém tem que avisatr o MO que cara feia não assusta juiz e nem procurador.Léo Pinheiro e Bumlai já dão sinais de fadiga,então é só aumentar a pressão e elles desmoronam.

Anônimo disse...

Ta demorando perder Palocci...

Anônimo disse...

Não entendo por que o Marcelo não abre a boca e acaba logo com isso. Fazendo uma delação total como quer o Dr.Fernando, melhoraria sua situação e colocaria na cadeia essa que está desafiando a Justiça.

Anônimo disse...

Com Dr Moro é assim, sem moleza prá malandro: ou caga ou da da moita; no segundo caso, uma cana legal para o sujeito ver com quantos paus se faz uma canoa!

Anônimo disse...

É mesmo? Então deveriam reabrir o caso Banestado. Pois foram culpados os doleiros (Youssef entre eles) banqueiros, os laranjas usados Só esqueceram de investigar quem ficou com o dinheiro, quem eram os chefes dos laranjas e para quem servia o esquema...

Moro e o MP (apesar de alguns novos noves, e algumas gratas surpresas), continuam infelizmente os mesmos...Só focam nos fracos e nos bagrinhos.

Se este procurador tivesse um pingo de vergonha na cara, reabriria o caso Banestado. Começaria questionando Jose Mentor PT, pois escondeu no Congresso os dados dos correntistas, sabendo se alias que o PT era rival do PFF, o governador do PR na época que investigaram o Banestado(com atraso) era rival do Lerner, e..mesmo assim...não levaram adiante. Devem ter ficado muito assustados.

Agora, 10 anos depois, este procurador, o juiz e alguns personagens antigos, vem fazer demagogia...Youssef ficou mais poderoso por voces foram molengas...

O Lula não é investigado por que? Investigação contra governistas e aliados andam devagar por que?

Por que só querem punir empresarios?

Não, com o histórico desta gente, a LJ vai ser mais um desânimo, mesmo que sacrifiquem o Lula no final.