TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, março 17, 2016

O GOLPE

Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
Os fatos têm se precipitado no Brasil de modo espantoso. A cada dia acontece um episódio contundente na esfera política, como se as páginas da história fossem escritas aceleradamente, enquanto a economia esboroa infelicitando a vida da população.
No dia 13, desse agitado mês de março, um protesto espontâneo e gigantesco encheu as ruas brasileiras. Milhões de pessoas clamaram de forma pacífica contra a corrupção, centrando foco nos responsáveis que roubam da população uma vida digna para encher os próprios bolsos.
Fora Dilma. Fora Lula. Fora PT. Foram esses os brados que ecoaram Brasil afora no maior movimento de massa já havido no País. Impressionou São Paulo, onde um mar de gente tomou conta da Avenida Paulista entupindo também as ruas laterais. No Rio de Janeiro a orla de Copacabana foi ocupada de ponta a ponta por cidadãos indignados com as falcatruas governamentais. E não só nas capitais, mas nas cidades de porte médio ou do interior, a mesma manifestação apartidária, composta por pessoas de todas as classes sociais e não só pela “elite branca de olhos azuis” como querem fazer crer inutilmente os petistas fanáticos ou temerosos de perde a boa vida que a corte lhes proporciona, tingiu as ruas de verde e amarelo.
Foram às ruas homens, mulheres, crianças, idosos, pessoas em cadeiras de rodas, todos coesos, todos centrados no mesmo objetivo: livrar-se de uma governanta incompetente que não governa, assim como do seu partido, o mais corrupto de nossa história, e do presidente de fato, Lula da Silva.  Este, além das acusações de grossa corrupção que surgem nas delações premiadas, chegou ao ponto de assaltar o acervo governamental dizendo que era presente do povo brasileiro.
O verdadeiro tesouro, composto por objetos valiosos ofertados por governantes estrangeiros ao governo brasileiro, Lula escondeu em um cofre do Banco do Brasil convertido em caverna do Ali-Babá. Naturalmente, ele desconhece que a Constituição reza que um presidente da República só pode considerar como seus presentes algo até R$ 100,00. Será que Lula roubou também cinzeiros dos hotéis de luxo por onde tantas vezes passou?
Em contraste com a esbórnia da corrupção avulta a figura de Sérgio Moro, juiz competente, íntegro, corajoso que tem posto na cadeia ricos e poderosos demonstrando que a lei é para todos. Por isso, multidões em todos os recantos pátrios o aclamaram provocando a fúria, o despeito, a inveja petista.
Inclusive, como o ministro Joaquim Barbosa, o juiz Moro tem sido ameaçado de morte. Ele que se cuide porque os membros do “exército de Stédile” que Lula convocou ou suas milícias, os camisas-vermelhas, são violentos, boçais, truculentos e capazes de tudo para servir à jararaca de ovos de ouro que os sustenta. Isto foi demonstrado, por exemplo, quando as milícias lulistas atacaram senhoras de idade para arrancar-lhes das mãos a bandeira do Brasil.
Os fatos acontecem como turbilhões diários. Não me deterei nos acontecimentos de ontem ou de dias atrás. Mas se 13 de março foi marcante como nosso maior ato de civismo, dia 16 o País sofreu o golpe dado por Lula da Silva. Ironicamente, os petistas e a governanta se referiam ao pedido de impeachment como golpe, mas foram eles, a mando do chefe, que perpetraram um golpe ao por em pratica o plano B arquitetado desde o ano passado: a nomeação de Lula como ministro.
Alguém duvida de que agora seja ele o presidente de fato, melhor, o ditador? Aliás, nunca deixou de mandar na criatura, uma espécie de marionete em suas mãos. Porém, aboletado no Palácio, ao mesmo tempo em que foge vergonhosamente do Juiz Moro passa a comandar o país usando novamente sua errática e populista política econômica. Enquanto isso, ele se prepara para envergar a faixa presidencial em 2018. Não que precise dela como agora, mas porque gosta de ostentá-la como uma caricia ao seu ego descomunal. Ele conta com políticos venais, um Supremo que deu a entender é camarada e com instituições que se calam.
Lula deu uma monumental e venenosa cusparada na cara do povo. Atingiu não só os milhões que foram às ruas, mas, os mais de 70% que o repudiaram nas pesquisas de opinião. Uma cusparada perigosa porque jararaca é bicho peçonhento. Estamos de luto, Estamos precisando urgentemente de um antídoto.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.

3 comentários:

Ferreira Pena disse...

Simplesmente maravilhoso!

Anônimo disse...

SOMOS A FAVOR DO TERRORISMO ORGANIZADO E ISSO DEVE SER ADMITIDO FRANCAMENTE - Stálin.
Nenhum governo comunista, caso do PT, tem qualquer projeto de governo, apenas projeto de poder e exercido de manutenção apenas dos da mafia.
A TOMADA DO PODER DEVE SER POR OBRA DA INSSURREIÇÃO, MAS AS METAS POLÍTICAS SE VÊEM DEPOIS DE ENTRADA NO PODER - Lênin.
Estão vendo: comunistas são uns aventureiros, uma mafia organizada e Fidel Castro é o exemplo de um governo terrorista que usufrui dos bens e deixa o povo escravizado!
O PT quer fazer do Brasil e de seu povo como mercadoria do PT, de coleira no pescoço e fecho eclair na boca, mas o povo NÃO ACEITARÁ!
Fora com essa peste chamada comunismo, PT, Lula-Dilma, a desgraça de uma nação!

Anônimo disse...

O GOVERNO AFRONTA O POVO em rede nacional!!! A Anta, na cerimônia de posse do chefe da quadrilha, sem ter o que dizer, mas tendo que ocupar o espaço televisivo, “comprimentou” praticamente todos os presentes nominalmente, se estendendo aqui e ali em puro palavrório de encher linguiça. Ficou claro que o prestígio do Luladrão está mesmo no ralo, só cupinchas e palacianos compareceram. Mas, enquanto escrevo, às 11,00 h de 17/03, as ruas protestam com panelaço e o buzinaço em São Paulo e, na Av. Paulista e outros lugares país afora, os manifestantes estão de prontidão. E cadê a prontidão das FFAA para defender a Constituição Federal do Brasil?