TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, março 29, 2016

O RECADO CERTEIRO DE MICHEL TEMER

Impedido de participar em Portugal de congresso internacional de Direito em Portugal, por injunções de ordem política que todos conhecem, o vice-Presidente Michel Temer enviou um vídeo em que profere uma rápida palestra e saúda os advogados e juristas que participam desse conclave.

Michel Temer combina ao longo de sua vida duas carreiras simultâneas: o magistério e a política. Doutor em Direito, Temer é um constitucionalista e autor de inúmeras obras jurídicas nesta área e teve destacada participação na elaboração da Constituição brasileira de 1988. Inclui-se entre os mais destacados juristas brasileiros no âmbito do Direito Constitucional. 

Nesta sua rápida palestra em vídeo, em que dispensa o teleprompter, Temer faz um exercício de Direito Comparado, traçando um paralelo entre o constitucionalismo português e brasileiro. Em apenas 20 minutinhos Temer profere uma aula grandiosa e de incontida devoção ao constitucionalismo não apenas como marco regulatório do convívio social mas, sobretudo, como uma extraordinária conquista da racionalidade do Direito, baliza que promove a harmonia das ações e relações sociais. É o cerne da segurança jurídica, fator indispensável para o progresso social e econômico. Sem a segurança jurídica tem-se o caos e, como corolário, o nefasto totalitarismo de todos os matizes políticos.

Não deixa também de ser um recado elegante às vivandeiras do arbítrio e, por outro lado, uma manifestação de fé inabalável no Estado de Direito por ser este um facho luz poderoso que rompe as trevas da incerteza e induz à paz social.

Esta breve alocução de Michel Temer serve para dar uma ideia do quanto a inteligência, a educação, as boas maneiras, o respeito e sobriedade emanadas de uma autoridade tem fundamental importância na vida de uma nação. Em síntese, esta fala de Michel Temer soa como uma música maviosa nos ouvidos dos brasileiros, haja vista que vêm sendo vilipendiados há mais de uma década pela truculência e agressividade de um bando de desordeiros, grosseiros, arrogantes e mal-educados encastelados no poder.

21 comentários:

Anônimo disse...

Quando vi essa mensagem de Michel Temer,senti um bem-estar que há muitos anos não sentia em relação aos políticos.Sei que os brasileiros vão voltar a sentir orgulho desse país com esse homem na Presidência da República. É muito inteligente,conhece a Constituição, muito educado, qualidades fundamentais num chefe de Estado. Parabéns!

TERMINATOR disse...

Também acho que agora é torcer para que Temer componha uma boa equipe de governo e promova uma transição para novos tempos. Quem sabe ele repete o feito de Itamar Franco quando ele substituiu o Collor.

Anônimo disse...

E como disse o Coringa ao matar o mafioso georgiano: "Esta cidade merece uma classe melhor de criminosos"

Anônimo disse...

Sr.Aluísio, sabe se tem alguma investigação sobre as propagadas do governo? Além de mentirosas usam o dinheiro do povo e toda semana tem uma nova e sempre nos melhores horários possíveis da TV e do rádio!

Anônimo disse...

"As instituições estão funcionando regularmente"???
Mentira deslavada. O sr. Temer mente!!!
Se elas tivessem funcionando, o Brasil não estaria hoje no caos político, social, econômico e moral. Ainda estão fazendo de tudo parar melar a LJ!!!

Esses políticos estão com medo dos verdes-olivas tomarem o poder e fazerem a faxina na política nacional.

Por isso esse alvoroço das empresas, da OAB, dos jornais, enfim de outras instituições, como institutos de pesquisas, estarem favoráveis ao impeachment.
Coloquem o Lula e Dilma presos. Aí sim, estaria funcionando razoavelmente.

Anônimo disse...

reparei no teor dos comentarios do pessoal la do Antagonista...

assim como eu, todos achamos um alivio ter, finalmente, alguem com boa educação e nível cultural e intelectual no comando...

ultimamente o Brasil só era comandado por gente tosca e sem nada a acrescentar...

ao menos com o fim melancólico do lulopetismo espero que tenha acabado essa ilusão de o brasileiro achar que só poderia ser comandado por quem "nasceu pobre" ou nao frequentou a escola...

estávamos trilhando um caminho perigoso do populismo idólatra da ignorância, da burrice e do comportamento tosco e primitivo...

chega, temos de acabar com esse negocio de nos levarem para o fundo do buraco com a cultura e a musica que hoje vigoram no Brasil...

não quero elitismo, quero trazer essas pessoas para o lado da melhor cultura, daquela que enaltece o ser humano e seus valores...

nao ha como criar uma sociedade com valores sadios quando a sua cultura reflete os padrões mais primários e primitivos do ser humano...

Temer, seja bem vindo...

faça os jovens admirarem alguém que estudou, que tem valores, que possui algo a acrescentar, que faça algo que enalteça a qualidade humana...

Anônimo disse...

É verdade que a Constituição Federal precisa ficar livre de artigos pertinentes à leis comuns assim como é sem propósito que leis federais sejam repetidas em leis estaduais e municipais. Chega! É tempo perdido que só interessa aos "especialistas em direito", é uma tradição tosca. É preciso regular a vida do cidadão com o enxugamento dessas leis. A lei orgânica dos municípios, por exemplo, estão sempre desatualizadas em face da promulgação DIÁRIA de novas leis estaduais e federal.

Se a promulgação diária de novas leis, portarias, regulamentações, jurisprudências e etc resolvessem efetivamente a vida dos brasileiros nós seríamos o pais mais avançado do universo.

Essas normas legais deveriam antes de sua promulgação passar pelas mãos de filólogos e linguistas para que se evite nos tribunais superiores a "interpretação" de juízes, gerando mais jurisprudência.

Anônimo disse...

Outro que na escala dos políticos brasileiros leva a nota tres no ranking da sem-vergonhice, note que qualquer petralha sempre esta colado no limite superior, seja dez da escala.Pobre país, ter de escolher entre os menos bandidos para nos governar...Fui

Anônimo disse...

É obvio que o vídeo tem um efeito amortecedor, diante das pressões.
Não esqueçamos, NUNCA!, que muitos empresários e políticos deram guarida e apoio ao Projeto do PT. Deixaram as coisas avançarem muito. Até demais!
Caro Aluízio, se não me engano, há denúncias, nada provadas, contra Temer, sobre a uma tal questão dos Portos, no RJ. Era bom deixar claro que não admitiremos políticos safados nos enganarem, com cara e fala mansa, com discursos água com açúcar.
Sim, sei, primeiro arrancar o PT e depois a gente faz barba, cabelo e bigode do resto.
Sendo honesto, não me emocionei muito com a fala do Temer. Não é por pessimismo, não!
Fora o Bolsonaro, e talvez outro raro tal qual, ouviste alguém denunciar as estratégias gramscistas, bolivarianas, da cartilha petista?


Cavalaria Ligeira

Anônimo disse...

O GRANDE PROBLEMA É DE COMO E ONDE RECOMEÇAR A RECONSTRUIR O BRASIL DEPOIS DA SAÍDA DA QUADRILHA DO PT, TAREFA PARA HÉRCULES!
Mas, pelo menos o gigante terá saído do bolivarianismo e do Foro de S paulo - bom começo, assim esperamos de Temer, ajuntando-se à Argentina que se livrou da peste comunista!
Depois os outras desgraças comunistas da América Latina cairão!
Os petistas, peçonhentos como são, voltando á oposição, ao verem seus "direitos" eventualmente sendo cortados, começarão a promoverem arruaças de odio de terem perdido a bocada, bem possível!
Mas uma coisa parece certa: nunca mais voltarão ao poder e nem com gente que sejam a mesma coisa, como seus aliados e nem via a melancia Maria Silva, reserva técnica do PT, que se fosse honesta naõ teria ficado 25 anos convivendo com os piratas do PT!
Saiu de lá por não ter chance de ser indicada presidente; é da mesma merda!

Anônimo disse...

Temer é a antítese de Dilma e Lula: é um diplomata nato no trato com as pessoas e muito discreto, além de homem culto. Com Temer na Presidência cessa as baboseiras tipo mulher sapiens do dilmês e os ditos grosseiros e pornográficos de bordel e botequim que caracterizam as falas do “líder metalúrgico”. Vai ser difícil endireitar o Governo, que não se espere milagre de reconstrução imediata sobre os escombros do terremoto com tsunami que foi essa longa passagem do petismo na direção do país. Um CARMA, sem dúvida! O PT vai espernear, vai jogar ainda mais sujo, se isso é possível, mas VAMOS TORCER pela mudança, o BRASIL precisa ir em frente e se livrar dos parasitas comunistas. (lídia)

Anônimo disse...

http://www.diariodobrasil.org/ciro-gomes-ameaca-michel-temer-nao-vai-ser-presidente-porque-eu-nao-vou-deixar/
Prezado Professor,o que o Ciro Gomes está a dizer é verdade?Se for, confirma que todos estão de um jeito ou de outro atolados num lamaçal sem fim.Sendo assim,talvez as FFAA possam resolver ou tem outro jeito?


.'.


Sidney disse...

Um homem probo, um verdadeiro constitucionalista

Anônimo disse...

Aluízio,

Temer tem preparo político e jurídico, é um constitucionalista, sua palestra para o congresso internacional de Direito em Lisboa considero bem equilibrada, inteligente. Entretanto, não me conformo com a delonga do PMDB na aliança com o PT. A pergunta que fica é: Se o povo não se manifestasse nas ruas, de norte a sul do país por mudanças, o PMDB estaria largando o osso? Ou estão largando um osso apenas para tomarem conta do esqueleto todo? De qualquer forma melhor com o PMDB do que com o PT mas, nas próximas eleições, não terão o meu voto a menos que apresentem um projeto sério de nação para os próximos 20 anos bem como, no menor prazo possível, as reformas estruturais de que o Brasil tanto precisa. Quando se quer se faz. Vou aguardar!

Índio Tonto/SP

Anônimo disse...

Toda a sorte para Michel Temer!

Que forme uma ótima equipe para assessorá-lo tal qual fez Itamar Franco.

Preparo político ele tem, elegância e educação também. E, acima de tudo, é um conhecedor do Estado Democrático e de Direito.

Ele tem uma tarefa árdua pela frente. Precisará fazer importantes reformas e encarar os problemas de frente para poder solucioná-los, inclusive com a ajuda da sociedade.

Infelizmente os 13 anos de PT devastaram o país!


Chris/SP

Anônimo disse...

Sera muito bom ter um presidente que. fala bem e e educado. 14 anos de presidentes ignorantes e grossos emburreceram o Brasil.

Anônimo disse...

O Brasil a 13 anos vive a era da mediocridade,quera Deus esse pesadelo chegue ao fim e que dias melhores brotem no seio dessa sofrida nação.

Anônimo disse...

Pena que demorou uma "adolescência"(14 anos) para o PMDB tirar o time de campo quando percebeu que até a OAB virou a casaca e as noticias contra o governo começaram finalmente serem anunciadas pela Globo, que, queiram ou não, tem uma abrangência e influência extraordinária.Tanto é verdade que em seguida dobrou a quantidade de manifestantes!O PT reagiu com fortes ameaças à Rede Globo.

A deterioração da economia,(e não patriotismo)contribuiu também fortemente na decisão.

De qualquer forma, parece que estamos finalmente nos livrando do comunismo.o pior dos males.

Anônimo disse...

Se é para fechar a torneira da corrupção e também desfazer as leis anti cultura judaica Cristã colocadas nas escolas publicas comandada pelo partido das trevas! 0 Temer SERVE!

Anônimo disse...

Acabei de deletar o endereço deste site.Apoiar este membro da ORCRIM chamado Temer é dose...

Anônimo disse...

Não se deixem seduzir pelo canto da sereia:
Michel Temer apoia e pretende continuar com o Foro de São Paulo.

https://youtu.be/yPVyLEzGpjk